Faculdade de Educação Física - FEF/ICED
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O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FEF) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) foi criado em 2006, e, em sua origem, possuía o Núcleo Docente Estruturante (NDE) formado por seis (06) professores de Educação Física. O objetivo do curso é Formar professores de Educação Física capacitados teórica, técnica e politicamente, para atuação junto à sociedade no que tange à educação e à produção do conhecimento nas áreas das práticas de cultura corporal, cultura do movimento e corporeidade, por meio de uma postura crítico-construtiva comprometida com o processo de transformação social, guardando os princípios de justiça social, solidariedade, igualdade e humanidade, sendo capaz de: reconhecer a escola como um local de socialização de conhecimento historicamente construído e sistematizado, de pesquisa e de projetos de extensão, utilizando-se desse espaço para o projeto de uma sociedade justa, livre e de uma nação democrática e soberana colaborando para a formação do cidadão crítico-criativo; identificar as concepções de corpo que estão presentes nas relações sociais do homem moderno, que de forma direta ou indireta, interferem nas relações humanas na sociedade contemporânea; efetuar uma leitura crítica das práticas corporais próprias da realidade brasileira e amazônica, na busca da identificação de valores, crenças, normas de comportamentos e ideologias que se traduzem em técnicas corporais, num processo de superação do senso comum, com vista à constituição do conhecimento que oriente uma práxis pedagógica da Educação Física engajada histórica e socialmente.
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Luta marajoara: as implicações do processo de esportivização da luta marajoara enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago do Marajó(2022-07-28) SILVA, Tiago Paiva da; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315A luta marajoara (LM) é uma modalidade de luta genuinamente brasileira e tradicional do arquipélago do Marajó no Pará, e está diante de um iminente processo de esportivização. Este estudo tem como objetivo discutir os principais riscos desse processo para a prática da LM enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago. Este estudo se configura como básico de cunho qualitativo e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica direcionada pelo estado arte sobre o tema. Os principais riscos apontados foram baseados no processo de esportivização de outras modalidades que passaram por um processo parecido. Os resultados obtidos mostraram que o processo de esportivização da LM oferece riscos a essa prática enquanto símbolo da cultura popular, pois fatores como: domínio do esporte de rendimento sobre outros elementos da cultura, valorização do tecnicismo, exclusão dos menos aptos para competições e inclusão de técnicas de outras modalidades de luta interferem na forma com que a LM é vivenciada pelos praticantesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará(2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará(2022-07-28) SANTOS, Rodrigo Carréra dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO seguinte estudo tem como tema os impactos do uso de aplicativos fitness por profissionais de educação física em academias de musculação de Belém do Pará. Teve como objetivo analisar a influência dos aplicativos para os profissionais, caracterizando o uso, os fatores que contribuem para a utilização dos aplicativos e se eles colaboram significativamente com o profissional. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 12 professores que atuam em academias de musculação, aplicando questionários estruturados, na qual foi possível mensurar pela escala de Likert de 5 pontos. Os resultados mostraram-se um bom indicador de que essas ferramentas digitais estão cada vez mais atuantes nesse setor, bem como a sua aceitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos do exercício resistido na obesidade: revisão sistemática(2022-07-12) SILVA, Rita de Cassia da Fonseca; REZENDE, Monica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014A obesidade está associada a várias complicações e vem aumentando o risco de mortalidade em indivíduos obeso. E importante a pratica de atividade física para a saúde A mudança no estilo de vida é uma das intervenções fundamentais para melhora desses indivíduos, sendo a prática de exercícios físicos um dos seus componentes. Com base nisso, o objetivo desde estudo foi analisar os benefícios do treinamento resistido em indivíduos obesos dentro da literatura. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2017 a 2022, nas bases de dados PubMed. Após a busca de dados, 5 artigos foram incluídos na pesquisa. Os resultados encontrados comprovam os efeitos e benefícios que o exercício resistido trás na obesidade. Dentre os principais benefícios encontrados podemos destacar: aumento do metabolismo barsal, e melhora na composição corporal. Os resultados também apontam benefícios com exercícios aeróbicos e de resistência que reduz a perda de peso, melhora a aptidão física, promove aumento da massa magra, melhoras no porcentual de gordura, melhora na resistência corporal, função física, metabólica e cárdio respiratório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Qualidade de vida de atletas de voleibol sentado(2022-07-08) GONZAGA, Raqueline Trindade; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XSabemos que a prática de atividade física traz vários benefícios à saúde e tem sido uma importante aliada na melhora da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é a percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, no contexto cultural e no sistema de valores dos quais vive, e também em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida dos atletas do voleibol sentado, do projeto ACEAB. Para isso, foi desenvolvido um estudo de campo. A coleta de dados utilizou como instrumento o questionário WHOQOL-Bref, aplicado em 13 atletas do sexo masculino, praticantes de voleibol sentado, com faixa etária entre 29 e 52 anos. As informações foram analisadas descritivamente através de gráficos e estatísticas. Os resultados obtidos demonstram que o voleibol sentado influenciou positivamente nos aspectos psicológicos e sociais da qualidade de vida dos atletas que participaram da pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O impacto do covid-19 na atividade física dos professores da rede pública e privada de Belém do Pará(2022-02-23) PAIVA FILHO, Paulo Cézar Colorado Damasceno de; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310Como consequência da pandemia de Covid-19, diversas esferas da sociedade foram afetadas de forma imprevista. Pretendendo impedir a difusão do vírus, regulamentos foram adotados em todos os países, entre eles o distanciamento social e a quarentena, os quais acarretaram na suspensão das atividades presenciais em todas as instituições de ensino público e privado brasileiras. Em vista desta realidade, a presente pesquisa visou investigar o impacto da Covid-19 na atividade física dos professores das instituições de ensino do Pará, a partir de um questionário com perguntas fechadas, analisando suas práticas antes e durante o período pandêmico. A partir dos dados coletados com o questionário, elencamos as perguntas que estavam diretamente relacionadas à atividade física dos professores, e fora mensurada uma redução expressiva das atividades realizadas habitualmente pela amostra de 154 participantes. Os resultados do presente estudo apontaram que, assim como em outros países, a atividade física diária dos professores do Estado do Pará também sofreu declínios expressivos como a diminuição da atividade caminhada no deslocamento ao seu local de trabalho, durante o trabalho e no decorrer da semana; com respectivamente 42,9%, 30,6% e 23,4% de redução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incidência de escoliose em alunos do ensino fundamental: revisão bibliográfica(2022-07-15) MIRANDA, Merian Souza; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065Este estudo tem como tema os desvios posturais em estudantes do ensino fundamental: Revisão Bibliográfica. O objetivo do referido estudo foi investigar na literatura a incidência de possíveis desvios posturais, em especial, a escoliose que pode ser ocasionado pela má postura relacionada às carteiras escolares e ao uso de mochila por crianças do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão na literatura de artigos relacionados ao tema desvios posturais com ênfase na escoliose. Foram encontrados cerca de 34 artigos e por critério de exclusão eliminamos 20, foram usados cerca de 14 artigos para a investigação da incidência de escoliose em estudantes do ensino fundamental com idade entre 07 e 12 anos. Os resultados mostraram que o uso inadequado de mochilas e o peso destas, além da má postura adquirida pelos alunos nas salas de aula, influenciam no aparecimento de desvios posturais, sendo um destes a escoliose, além desses, outro fator que destacamos é a postura incorreta que alunos assumem, que é o resultado do desconforto provocado pela mobília usada nas escolas. Nesse sentido, podemos concluir que a escoliose está presente no ambiente escolar, porém, esses males podem ser minimizados se exercícios compensatórios forem ensinados aos alunos para melhorar a postura e prevenir possíveis algias, resultando na melhoria da qualidade de vida do escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Valores no mundo dos jogos eletrônicos: análises e reflexões(2022-05-28) BRAGA, Maurício da Silva; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310Os Jogos Eletrônicos no Brasil e no mundo apresentam-se como novo fenômeno no esporte. Neste estudo analisamos as implicações dessa prática e a tentativa de inserção no Movimento Olímpico, verificando especialmente os valores inerentes aos praticantes de e-Sports, como o respeito pela Diversidade e a amizade uns para com os outros. As reflexões são baseadas na literatura disponível, que ainda é incipiente. O desejo por saber quais sãoos valores presentes nos praticantes dos Jogos Eletrônicos é que nos faz mergulhar nos estudos que debatem os valores no esporte, especialmente os que estão correlacionados com o Movimento Olímpico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O monitoramento da atividade física por meio da tecnologia de biofeedback dos relógios inteligentes: revisão de literatura(2022-06-03) CARDOSO, Leonardo da Silva; REZENDE, Monica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014O artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica cerca do uso da tecnologia de automonitoramento de atividade física, pondo em questão a relação existente entre o uso dos relógios inteligentes durante a prática de exercícios físicos e a eficácia dos parâmetros de medição que esses dispositivos são capazes de obter. Com essa novas prática no cotidiano de uma considerável parcela da população, os praticantes de atividade física conseguem ter um biofeedback da resposta que o seu corpo dá mediante o exercício, encorajando-nos a questionar de quais formas esse modelo de tecnologia pode auxiliar o usuário a monitorar a sua atividade física?Quais os impactos ocasionados pelo uso de relógios inteligentes no cotidiano de praticantes de atividades físicas? Portanto, a pesquisa buscou responder a essas questões norteadoras por meio de pesquisa bibliográfica, analisando detalhadamente alguns estudos já realizados e selecionando dez deles para embasamento teórico e expositivo deste artigo.Por conseguinte, o referido estudo traz por objetivo verificar como a tecnologia dos rastreadores fitness pode auxiliar na medição de sinais fisiológicos durante o treinamento, visando entender como a tecnologia dos relógios inteligentes funcionam, identificando quais os sinais biológicos o corpo indica durante a atividade física e averiguar o biofeedback mensurado pelos relógios inteligentes durante o treinamento. Após vastapesquisa em artigos, revistas e periódicos, seguido de estudo bibliográfico dos resultados apresentados nas pesquisas foi possível concluir que os dispositivos de tecnologia de rastreamento de atividades físicas podem dar suporte a todos os indivíduos ao longo de suas vidas cotidianas e potencialmente ser implementado em monitoramento móvel de saúde e bem-estar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil morfofuncional de praticantes da modalidade parkour(2022-06-20) MACHADO, Laryssa Evellyn Barros; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065O Parkour se trata de uma modalidade acíclica que envolve a utilização do próprio corpo do indivíduo, com movimentos diversos que desencadeiam mecanismos de força e potência muscular que pode ser compreendido, além de uma mera diversão para seus praticantes. O Parkour possibilita distintas oportunidades que potencializam a superação de desafios. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi analisar o desempenho físico em indivíduos praticantes da modalidade Parkour da cidade de Belém do Pará mediante atestes de força e potência muscular. A pesquisa ocorreu em dois dias, nos quais ocorreram os registros antropométricos, bem como a execução dos testes físicos com 8 indivíduos do sexo masculino (21 ± 4,17) anos, com no mínimo 2 anos de pratica a referida atividade. Os indivíduos deste estudo foram previamente instruídos acerca dos procedimentos e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Os referidos participaram de testes padronizados como flexão e extensão de braço, abdominal em 1 minuto, salto vertical, salto horizontal e medicine ball. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva (média e desvio padrão), sendo classificados com base em tabelas de referência para cada teste. Nos respectivos resultados obtidos no teste de flexão e extensão de braço, 75% dos sujeitos alcançaram “condição atlética” e 25% a "faixa recomendável". Na força/resistência abdominal, 62,5% foram considerados "excelentes", 37,5% tiveram valores "bons" ou na "média". Na impulsão vertical obteve-se todos os resultados “excelente” e na Impulsão horizontal 4 sujeitos estão na faixa “muito bom”, 1 sujeito na faixa “bom” e 3 sujeitos na faixa “regular”. Nesse sentido, pode-se concluir que o parkour aparenta desenvolver força/potência em seus praticantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Los niños warao : o lúdico e a socialização na escola e na comunidade: uma etnografia junto a indígenas venezuelanos na Escola Municipal Prof. Pedro Demo e na comunidade prosperidade em Outeiro, Belém-PA(2022-07-14) RIBEIRO, Karem Rafaela Rocha; MATOS, Lucilia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195Este estudo tem por objetivo compreender como as práticas lúdicas de crianças indígenas venezuelanas da etnia warao influenciam em sua socialização na escola e na comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na Escola Municipal Prof. Pedro Demo e na Comunidade Warao - Prosperidade, ambas localizadas no Distrito de Outeiro em Belém-Pa. Através de relatos de vivências das crianças warao, verificou-se a influência das atividades lúdicas e como elas podem ser uma ferramenta importante ao promover compreensão, respeito e valores dentro das relações sociais que permeiam os processos de socialização no ambiente escolar e na comunidade indígena, reconhecendo a importância do lúdico para a inclusão das crianças no ambiente escolar, como também, para o conhecimento, memória e preservação dos jogos tradicionais warao e da cultura desse povo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola(2022-07-14) PINHEIRO, Jonas Gomes; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315Esta é uma pesquisa qualitativa que propõe como tema Educação Física Escolar e Cultura Quilombola: Um diagnóstico do Ensino das Práticas Corporais na Escola Quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a Cultura Quilombola. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas principalmente no que se se refere ao ensino voltado às escolas que estão em território quilombola, tendo em vista o difícil acesso a educação e a valorização da cultura dessas comunidades. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura a partir de diversos autores que discutem e pesquisam sobre a temática da cultura quilombola, das práticas corporais do universo da Educação Física Escolar e das práticas corporais da cultura quilombola para uma melhor compreensão. No segundo momento, foram analisados os dados coletados das entrevistas, a fim de facilitar a compreensão, os dados foram organizados em quatro tópicos: 1) As práticas da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André; 2) ARQUIA e Comunidade: A Participação e o envolvimento com as Práticas Corporais Quilombolas na Escola; 3) Práticas Corporais Quilombolas: Educação Física Escolar e o Projeto Politico Pedagógico - PPP; 4) A Contribuição da Educação Física para a Cultura Quilombola, o que serviu para um melhor conhecimento de como a Educação Física vem sendo trabalhada e pensada na Escola Quilombola santo André em Abaetetuba-Pa. Ao todo, foram entrevistados quatro sujeitos, sendo esses dois professores de Educação Física, um diretor e o presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo das Ilhas de Abaetetuba, que atuam ou mantém uma relação com a disciplina de Educação Física e a Cultura Quilombola na Escola. Dessa forma, o presente trabalho procura apresentar de modo geral, como as práticas da cultura quilombola estão ou não percebidas nas aulas de Educação Física e no cotidiano da Escola Quilombola Santo André da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça, além de buscar apontar como as práticas da cultura quilombola são compreendidas e vivenciadas por sujeitos responsáveis pelo processo educativo na comunidade. Assim, acredita-se que este trabalho apresenta questões importantes para reflexões do significado das práticas corporais da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel da educação física escolar no combate à obesidade infantil(2022-08-15) MONTEIRO, João Tallysson da Cruz Palheta; CUNHA, Flavius Augusto Pinto; http://lattes.cnpq.br/3040208917166065Este trabalho tem como tema “O papel da Educação Física escolar no combate à obesidade infantil”. O nosso objetivo com este estudo foi contextualizar o papel da educação física no combate à obesidade em crianças. As aulas de educação física com a sua especificidade de práticas corporais proporcionam um espaço possível para a adoção de medidas de prevenção e combate a esta epidemia da obesidade em crianças. Nesse sentido, devemos compreender a importância da educação física escolar como ferramenta de prevenção e tratamento da obesidade infantil conscientizando crianças a respeito desse assunto. Além disso, procuramos identificar as principais causas e consequências da obesidade infantil. Para tanto foi realizado uma revisão bibliográfica com artigos encontrados nas plataformas de pesquisa disponibilizadas na internet como: Google Acadêmico, Scielo, Periódico CAPES e outros. Nossos resultados mostraram que a obesidade infantil atingiu números alarmantes como mostram dados da Organização Mundial da Saúde e esses números se agravaram durante a pandemia de COVID – 19. Nesse sentido, podemos concluir que com a prevalência da obesidade em crianças no Brasil e a importância da prevenção sobre essa doença, a escola e as aulas de educação física têm sido consideradas os melhores espaços para se abordar esse assunto, além de serem importantes para as intervenções necessárias que estejam ao alcance do professor de educação física e da escola, visto que os professores com esse contato muito próximo aos alunos, deixa evidente a possível efetividade da educação física no combate a obesidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do grupo de pesquisa e extensão gestão e inovação esportiva para o desenvolvimento e formação humana e acadêmica(2022-06-28) MAGALHÃES, João Felipe Guimarães; SANTA ROSA, Marcelo dos Santos; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310O grupo de pesquisa Extensão Gestão e Inovação Esportiva (GPEx) da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora. A Drª. Carla Rocha Araujo, que busca inserir tecnologia, gestão e inovação dentro do cenário acadêmico paraense de forma a contribuir para a formação dos acadêmicos, profissionais e organizações desportivas , que atuam no mercado esportivo. O GPEx como produto de conhecimento multidimensional que a universidade oferece, nos proporcionou experiências que não se pode apenas ser vivenciadas de forma teórica, e a partir de nossas vivências dentro do grupo conseguimos pôr em prática durante os meses do projeto,ademais, este trabalho tem como principal objetivo apresentar as demandas do grupo de pesquisa e junto a isso relatar nossas experiências vivenciadas enquanto bolsistas voluntários dentro do projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A motivação de mulheres para prática do treinamento funcional, no município de Barcarena-PA(2022-07-28) FACUNERY, Emanuele de Medeiros; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900A prática regular de exercícios físicos está intimamente relacionada com a promoção de saúde e estilo de vida positivo, considerando a visibilidade que o Treinamento Funcional(TF)tem adquirido ao decorrer das últimas décadas, o presente estudo tem o objetivo de investigar as motivações de mulheres para a prática do TF no município de Barcarena-PA, buscando identificar os fatores determinantes para a adesão dessa atividade. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, sendo os dados coletados através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 30 (trinta) mulheres praticantes de treinamento funcional, com faixa etária de 23 a 52 anos (35,83± 6,83 anos).A análise das entrevistas permitiu identificar os aspectos mais relevantes que levam as mulheres a participar da atividade física, sendo estética(33,3%),saúde mental(26,7%), tratamento ou prevenção de doenças(10%), sedentarismo e vida mais ativa(43,3%)as categorias destacadas. O motivo direcionado a prática do exercício físico é um fator importante para determinação pessoal de iniciar ou permanecer na atividade, em contrapartida, a motivação também pode ser desenvolvida no próprio ato de treinar por meio de motivação intrínseca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O impacto do capital social sobre os jogadores de e-sports: uma revisão de literatura(2022-07-28) ROCHA, Elias Junior Batista; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310Este estudo examina sobre os impactos causados pelo Capital Social nos jogadores de jogos eletrônicos denominados de e-Sports, através de uma base de dados de referenciais teóricos focado nessa temática, tem como objetivo analisar e refletir sobre as literaturas correlacionada com o Capital Social no que concerne ao esporte e aos jogadores de e-Sports. Os jogos coletivos eletrônicos, ganham uma popularidade ao passar do tempo, penso nisso, o estudo foca nos pontos crucias, sobre a definição do Capital Social, que o grande causador do movimento participativos de todos a equipe, promove espontaneamente a solidariedade, cooperação, tolerância, solidariedade e reciprocidade, fundamentais para uma participação social em todos de uma comunidade de e-Sports, dependo das relações, elas podem ser fracas (ponte) e fortes (vínculo). O e-Sports desde seu surgimento com finalidade recreativas e de lazer, até se tornar uma modalidade esportiva e sua primeira competição como esporte. O Capital Social no âmbito (d)esportivo tem importância, pois, é ele que dar acessão lucrativa, com investidores e fornecedores de serviços e afins, de uma equipe e com isso a importância do capital social dentro dos e-Sports. Para levantamento dos artigos à cerca do assunto, foi realizada uma busca nas bases de dados Google Scholar, Sucupira em inglês e português, com horizonte do tempo de 15 anos. Entre janeiro a junho de 2022. É coordenado pela professora Dr.ª Carla Rocha Araujo da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal do Pará – Campus Belém e o Professor Tiago Miguel Ribeiro, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), da Universidade de Lisboa. Conclui-se, portanto, que a participação social é um fator que por consequência traz muitos benefícios às equipes de e-Sports, pois promovem uma boa relação entre os jogadores, sua participação cívica dentro da equipe e o empenho dado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Hélice tríplice, esporte e educação física: revisão da literatura(2022-07-29) RIBEIRO, Edilson de Almeida Nogueira; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310O Brasil sofre com a falta de modelos inovadores no esporte, e pesquisas que destaquem esses modelos, sendo assim, observamos o modelo de gestão hélice tríplice que parte da sinergia entre Universidade-Governo-Empresas. O objetivo deste estudo, foi investigar na literatura disponível estudos em língua portuguesa sobre a hélice tríplice que se relacionem com Gestão Esportiva, Esporte e Educação Física. Onde foram encontrados três artigos indexados na base de dados CAPES/SUCUPIRA. Observamos nos artigos que a hélice tríplice relacionado com o esporte pode trazer avanços para a cidadania, crescimento profissional e socialização, além do desenvolvimento regional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores (as) em educação física na Amazônia(2022-07-11) SILVA, Barbara Araújo da; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6147701581227207É partindo do reconhecimento do conjunto socio-cultural, produtivo e biodiverso que forma a Amazônia, que objetivamos analisar a formação de professores em Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando os retrocessos para o campo do conhecimento, do trabalho docente e formação dos sujeitos que integram a Amazônia. Metodologicamente tem como base o materialismo histórico dialético fazendo uso da pesquisa bibliográfica para sua sustentação teórico-metodológica. A BNCC foi moldada numa conjuntura neoliberal, na qual o processo de mercadorização do conhecimento, assenta-se num conjunto de aspectos, dentre os quais destacamos: o processo de homogeneização do currículo para a escola pública, regulação política-ideológica do conhecimento, sobre o trabalho e práticas docentes, desconsideração sobre as diferenças sociais, econômicas e culturais das diversas regiões do país, dentre outros. A Educação Física na BNCC está assentada na concepção de pensamento que super valoriza a subjetividade humana e secundariza o trabalho docente na socialização do conhecimento, evidenciando o esvaziamento e negação dos conteúdos de ensino a serem trabalhados nas aulas de educação física. No campo da formação docente em Educação Física, a BNCC vem se apresentando na perspectiva de regular e intervir nos projetos pedagógicos de cursos, por meio de programas educacionais que buscam promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da BNCC, bem como a Base Nacional Comum para Formação de Professores (BNCF) que representa mais um exemplo gerencial e de regulação sobre o campo da formação docente, de caráter pragmático, que intervém na autonomia docente. Na contramão do que está posto, faz-se necessário um chamamento coletivo, politizado e resistente para o enfrentamento deste cenário que retrocede as lutas históricas em defesa da formação e trabalho docente no Brasil e na Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A sustentabilidade é importante na organização de mega eventos esportivos?(2022-07-12) SOUSA, Ana Luiza Ferreira Cruz e; ARAUJO, Carla Isabel Paula da Rocha de; http://lattes.cnpq.br/0430469792419266; https://orcid.org/0000-0002-4644-6310O termo sustentabilidade é recente, por conseguinte torna-se pertinente investigar este conceito, para que se possa delimitar o que é Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável(DS),neste capítulo será apresentado, a sustentabilidade na ótica do DS, ou seja, o tripé que abarca o econômico, o social e o ambiental. Pois nos parece que esta visão é a que agrega mais valor ao esporte e à humanidade como um todo. Assim, iremos nos debruçar sobre Mega eventos que agregam grande número de participantes, ocorrem num período de longa duração e com implicações diretas nas cidades e/ou países que sediam e em sua magnitude, para ser considerado sustentável, deve impedir a degradação ambiental, gerar a distribuição de riqueza entre as diversas camadas e setores da sociedade afetados, incluindo o próprio empreendedor, evitar o empobrecimento das futuras gerações e também atender necessidades individuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deficientes visuais e prática de atletismo paralímpico: uma análise bioecológica desta relação(2022-07-08) LOPES, Alexsandro dos Santos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XEsta pesquisa tem como foco a resiliência no desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, a partir de uma abordagem contextual com a teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner (1996). O público que compõe este estudo é composto por adolescentes com deficiência visual, com idades entre 12 a 18 anos de ambos os sexos que atuam no atletismo paralímpico. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado com 10 (dez) questões relacionadas a alguns sistemas apresentados por Bronfenbrenner (1996): microssistema, mesossistema e cronossistema. Partindo disso, compreendemos a noção de resiliência a partir de Placco (2002), verificando e compreendendo seu papel no modo como os atletas paralímpicos passam por adversidades e de que maneira eles conseguem superar essas dificuldades. Os dados apontam que o atletismo paralímpico possibilita a inserção do atleta a diversos contextos que proporcionam situações em que o indivíduo assume uma posição resiliente que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento físico, social e psicológico.