Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2250
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 28-Jun-2019 |
Title: | Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico |
Other Titles: | Acquisition of reading and writing in youth and adult education: a bibliographical study |
Creator: | JESUS, Kelly Cristina Mendonça de |
First advisor: | RIBEIRO, Madison Rocha |
Citation: | JESUS, Kelly Cristina Mendonça de. Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico. 2019. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2250. Acesso em:. |
Resumo: | A aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se processos simultâneos na escolarização desses sujeitos, com características peculiares quando comparado com o processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, a presente monografia visa conhecer, a partir dos teóricos brasileiros que discutem essa temática, como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita no âmbito da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, do tipo bibliográfica. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se em obras como artigos científicos, livros, teses e dissertações, a compreensão do objeto de estudo, o qual versa sobre a aquisição da leitura e escrita na EJA. Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979; 2008), Soares (2001), Silva (2009), Almeida e Corso (2014), dentre outros, deram base à discussão desenvolvida. Em conformidade com a pesquisa bibliográfica realizada, por meio manual e eletrônico, foi possível constatar que a educação de jovens e adultos vai além do ato de ler e escrever, pois tal modalidade de ensino permite aos educandos a serem seres críticos, participativos perante os processos nos quais estão sendo submetidos. Enfim, o estudo demonstrou que a aquisição da leitura e escrita se dá a partir de métodos e técnicas, pensadas de acordo com o contexto, a cultura e a realidade dos educandos. |
Abstract: | The acquisition of reading and writing in the Education of Young and Adults (EJA) constitute simultaneous processes in the schooling of these subjects, with peculiar characteristics when compared to the process of children's literacy. In this sense, the present monograph seeks to know, from the Brazilian theorists who discuss this theme, how the process of acquiring reading and writing in the scope of youth and adult education occurs. It is a research anchored in the presuppositions of the qualitative research approach, of the bibliographic type. For the development of the study, works such as scientific articles, books, theses and dissertations were searched for, understanding the object of study, which deals with the acquisition of reading and writing in the EJA. (1990), Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979, 2008), Soares (2001), Silva (2009) and Almeida and Corso (2014). According to the bibliographical research carried out, by means of manual and electronic, it was possible to verify that the education of young people and adults goes beyond the act of reading and writing, since this modality of education allows the students to be critical beings, participatory before the processes in which they are being submitted. Finally, the study demonstrated that the acquisition of reading and writing is based on methods and techniques, thought according to the context, culture and reality of learners. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Educação de adultos Leitura Escrita Adult education Reading Writing |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AquisicaoLeituraEscrita.pdf | 676,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License