Faculdade de Letras - FALE/CBREVE

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desconstrução dos estereótipos e arquétipos femininos no filme Garota Exemplar
    (2024-01-26) OLIVEIRA, Isabela Sanches de; SANTOS JUNIOR, Luiz Guilherme dos; http://lattes.cnpq.br/1266664476541392
    A feminilidade, ao longo da história, foi construída em torno de sociedades extremamente patriarcais e machistas, o que levou as mulheres a serem submetidas a papéis e posições sociais pré-determinadas a elas, que focaram, principalmente, a questões de idealização estética e de posições de subserviência aos homens e dentro de seus casamentos. Apesar de tal dinâmica, atualmente, as demandas e discussões em torno do tema nos mais diversos contextos convergem em torno da importância de tais arquétipos e estereótipos serem combatidos. Diante desse cenário, o filme Garota exemplar, lançado em 2014, mostra-se como uma obra muito interessante para se discutir a quebra de tais padrões, visto que, além de apresentar uma protagonista que foge, psicologicamente, de forma total de tais posições, o filme ainda faz isso de modo inteligente, ao utilizar os padrões em torno de sua protagonista, em um momento inicial, como recurso narrativo necessário para a construção de sua trama de suspense para surpreender o telespectador diante as surpresas e o desenrolar da estória contada. Com isto, este trabalho tem como objetivo principal promover uma discussão em torno da desconstrução dos arquétipos e estereótipos de feminilidade a partir de uma análise do filme Garota exemplar e sua protagonista. Em relação aos objetivos específicos, pretende-se promover uma análise geral do filme levando em consideração as perspectivas narrativas que ele dispõe; descrever os padrões de feminilidade que, inicialmente, o filme constrói em torno de sua protagonista; e apresentar o plot twist da obra como o recurso narrativo que leva à quebra dos padrões até então apresentados, sendo, assim, um ponto de virada não somente à trama em si, mas sobre como a imagem da protagonista havia sido construída ao telespectador até então. Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza- se uma pesquisa bibliográfica (Gil, 2008) a partir de uma perspectiva qualitativa (Cardano, 2017). Sobre sua estrutura, este trabalho possui três capítulos: Fundamentação teórica, onde são discutidos os autores selecionados e a metodologia adotada; em Contextualizando o filme Garota exemplar é apresentada, de maneira mais geral, a obra audiovisual analisada, bem como sua trama; por fim, o capítulo A desconstrução dos arquétipos e estereótipos femininos em Garota exemplar apresenta uma discussão sobre como Garota exemplar promove a desconstrução dos arquétipos e estereótipos de feminilidade como um recurso narrativo que contribui para a construção de sua trama de suspense psicológico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representatividade LGBT na história em quadrinhos heartstopper
    (2024-03-01) RODRIGUES, Anderson dos Santos; SANTOS JUNIOR, Luiz Guilherme dos; http://lattes.cnpq.br/1266664476541392
    Abordar e/ou discutir temáticas voltadas à sexualidade em quaisquer cenários ou ambientes, é, ainda nos dias atuais, um tabu. Nas instituições de ensino, por exemplo, raras vezes conteúdos relacionados à sexualidade, por exemplo, são colocados em pauta, sendo a ausência de conhecimento e falta de interesse as principais razões de tal feito. Contudo, cada vez mais se faz importante e necessário abordar tais temáticas, como as questões voltadas ao público LGBTQIAPN+, dada toda a violência que este povo sofre cotidianamente. Falar sobre o tema é necessário porque, entre outras coisas, propaga informações acerca e, direta ou indiretamente, contribui de forma significativa para a quebra de preconceitos e desigualdades. Assim, tendo em vista tais questões, o objetivo principal deste trabalho é abordar a condição atual da comunidade LGBTQIAPN+, a fim de identificar de que forma as personagens que se enquadram no movimento são retratados na ficção, tendo como objeto de estudo os quadrinhos de heartstopper. Para tanto, o trabalho parte, inicialmente, de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os trabalhos de Cirne (1982), Guedes (2007), Leite (2019), e afins. Também há presença da análise qualitativa dos dois primeiros volumes dos quadrinhos de Heartstopper. Ao final do trabalho, concluiu-se, entre outras coisas, que a representatividade LGBTQIAPN+ dentro do quadrinho é vista em diferentes momentos e de formas distintas, seja nas relações homoafetivas tanto masculinas, quanto femininas, seja no acolhimento familiar, seja de quaisquer outras formas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de Leitura: uma discussão a partir de falas de professores da educação básica do município de Breves
    (2024-01-25) RODRIGUES, Mateus dos Santos; PEREIRA, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896
    Este trabalho tem o intuito de analisar e ressaltar a importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica, como também, sua prática nas escolas de Breves, na ilha do Marajó. A construção pesquisa possui fundamentação teórica em bibliografias que destacam aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos proporcionados pela leitura, habilidades essas, como por exemplo, interpretação e produção de textos, extensão de vocabulário, entre outros diversos benefícios. Para a realização da pesquisa, foram realizadas entrevistas com quatro professores da educação básica de Breves, para analisar e compreender suas concepções de trabalho com a leitura. O resultado da pesquisa mostrou que os docentes possuem uma concepção de trabalho com a leitura em sala de aula notável, compreendendo-a com um dos fatores determinantes para o processo de ensino e aprendizagem, pois, as habilidades proporcionadas pela prática de leitura são imprescindíveis para o aprimoramento das capacidades intelectuais dos alunos da educação básica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Resistência e luta armada: Marighella pelas lentes do cinema brasileiro contemporâneo
    (2023-08-16) CASTRO, Ana Luisa da Silva; SANTOS JUNIOR, Luiz Guilherme dos; http://lattes.cnpq.br/1266664476541392
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, a partir de uma convergência entre a biografia intitulada Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães, e a representação fílmica, atentando, ainda, para a trajetória de outros personagens, não menos importantes no que diz respeito à luta armada no Brasil contra a ditadura militar. O filme é consistente quanto aos detalhes da trajetória do guerrilheiro Marighella, com base em documentos que conferem ao filme a veracidade histórica quanto aos feitos do personagem. Vetado no Brasil por conta de questões “ideológicas”, a produção teve boa recepção no exterior, ganhando prêmios de melhor atuação no International Film Festival of India, e elogiado em meio à crítica do Berlin International Film Festival, por captar o submundo da polícia militar e as atrocidades realizadas no período ditatorial brasileiro iniciadas, sobretudo com a chegada do AI-5. Como veremos, tais sequelas políticas ainda alimentaram a polarização ideológica no contexto político brasileiro do governo bolsonarista Concluímos que o filme apresenta de forma realista e brutal o período que configura os “anos de chumbo” no Brasil, em que Marighella representa, junto à guerrilha, a resistência aos desmandos da ditadura por meio da luta armada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó Pará
    (2023-12-22) BORGES, Vitória Rodrigues; Pereira, Elson de Menezes; http://lattes.cnpq.br/8122040004105896
    O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico, sobre os desafios da educação de jovens e adultos no meio rural em Breves-Marajó-Pará. O intuito é evidenciar as especificidades da EJA, fazendo um breve esboço histórico, dos primórdios a contemporaneidade, da Educação de Jovens e Adultos, passando pelo o que a legislação prevê atualmente para a modalidade. E a partir disso, lançando um olhar para a atuação da EJA na Educação do Campo, assinalando a ausência da EJA na BNCC, e a partir desta, evidenciar a importância de haver um currículo adaptado para a modalidade e que tenha relevância, relação e significados para a realidade dos alunos da escola rural/ribeirnha que acessam a modalidade, para assim, discorrer sobre os desafios para garantir a Educação de Jovens e Adultos nas comunidades rurais/ribeirinhas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    SANDMAN - Mestre dos Sonhos: Arte Sequencial, Surrealismo e terror
    (2023-08-25) FARIAS, João Antonio da Costa; SANTOS JUNIOR, Luiz Guilherme dos; http://lattes.cnpq.br/1266664476541392
    O Surrealismo nasce como um movimento pautado em teorias psicanalíticas advindos das teorias de Sigmund Freud. A partir do Manifesto Surrealista de Andre Breton, o movimento artístico se desenvolveu não apenas na pintura, mas também no cinema e outras artes. Nos quadrinhos, a referida arte surge, sobretudo, na estética visual dos quadrinhos de Neil Gaiman, Dave Mckean, Mike Dringenberg e Malcom Jones III. O Surrealismo traz à tona o inconsciente e suas manifestações oníricas que envolvem o tema da loucura, do irracional e do grotesco. Na história em quadrinhos Sandman, a loucura insana sob a influência das pinturas surrealistas surge mesclada ao terror visual. No presente Trabalho de conclusão de curso, analisamos o quadrinho intitulado "Esperando o fim do mundo", de Neil Gaiman e Dave Mckean, publicado em 1991 pela DC Comics. O objetivo central é, com base na estética surrealista, uma leitura interpretativa das relações entre arte sequencial, sonho e terror.