Curso de Pedagogia - CUNTINS

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios do acesso e permanência dos estudantes de graduação no Polo Universitário Sérgio Maneschy - Mocajuba/PA
    (2021-04-29) GAIA, Cheliane Estumano; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735
    Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores que dificultam o acesso e permanência dos estudantes do curso de graduação do centro universitário Sérgio Maneschy- Mocajuba/Pa. Fez-se uso do método materialismo histórico dialético, embasada na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, sendo dividida em três fases que englobam pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e a análise e sistematização dos dados. Com isso se baseou em autores como CUNHA (1989), CHAUÍ (2001), SILVA (2020), COELHO (2008), FILHO (2006) dentre outros. Portanto, a partir das análises realizadas, verificou-se que o processo de interiorização no Baixo Tocantins tem sido de extrema importância para expansão do ensino superior e consequentemente o ingresso dos alunos aos cursos de graduação, principalmente daqueles de camadas populares que por muito tempo ficaram à margem desse ensino. Os desafios encontrados que se caracterizam como indicadores para essa especificidade dialogam com os dados apresentados anteriormente, onde para ingressarem nessas instituições o papel das políticas de acesso se torna fundamental e inerente às possibilidades de ampliar o ingresso de cada vez mais alunos oriundos de classes populares nesse meio. No entanto, não basta somente propiciar o acesso é preciso criar condições para que esses alunos permaneçam e concluam os cursos, com isso foram encontrados indicadores que dificultam esses elementos, tais como o deslocamento dos alunos para o município a fim de estudarem, além da renda mensal desses alunos ser um indicador que contribuem para essas demandas se tornarem mais desafiadoras.