Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Modo de vida Ribeirinho: territorialidade nas Comunidades Tradicionais na Região Insular da Ilha de João Pilatos em Ananindeua/Pa(2023-12-22) SILVA, Eva Maria Tavares da; ARAÚJO, Erneida Coelho de; http://lattes.cnpq.br/6971929506671334; https://orcid.org/0000-0003-2841-9973O presente artigo aborda a territorialidade e o modo de vida da população ribeirinha da região insular de Ananindeua, com foco na ilha de João Pilatos, localizada ao entorno do Furo Maguari e ao redor das outras ilhas do município, o seu modo de produção e os anseios vividos pelas famílias da ilha. Nas comunidades se identificam elementos da cultura ribeirinha na construção de tarefas tradicionais que ainda hoje são transmitidas ao longo das gerações, como: a pesca artesanal, o manejo do açaí e de hortas caseiras. Percebe-se que o ribeirinho não está estático no tempo, embora mantenha suas práticas tradicionais, ele recebe influências diversas da sociedade moderna. A metodologia utilizada compõe-se pela revisão bibliográfica e por entrevistas qualitativas com os moradores da localidade (mais velhos, lideranças políticas e outros), para a compreensão da realidade local, a consulta de reportagens sobre a região Amazônica foi outro meio utilizado para obtenção de informações. Como instrumento na coleta de dados, utilizou-se ainda um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas e a observação in loco. A aplicação desses métodos possibilita estudos de desenvolvimento regional e o modo de repensar as políticas públicas, as quais dificilmente contemplam essas as comunidades tradicionais. Os resultados apontam a carência de políticas voltadas a essa população e ao seu território, como acesso à saúde, à educação e ao saneamento básico, esses fatos, no entanto, não eliminaram a organização política local em busca de melhores condições de vida e acesso aos direitos civis. Independente de tantas adversidades, pode-se afirmar que os ribeirinhos são resilientes e preservam seu modo de vida; produzindo policulturas com a mão de obra familiar e abastecendo o mercado consumidor da cidade de Ananindeua há gerações, e à medida que o capitalismo se expande na região, essas comunidades passam por mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e territoriais. O estilo de vida das comunidades ribeirinhas sofre influência direta dos rios, e assim a sua importância na compreensão da dinâmica local é evidente, acrescenta-se que as populações locais têm o conhecimento do espaço geográfico, noção de suas culturas, suas territorialidades, e práticas cotidianas que favorecem a preservação das florestas na região amazônica, as quais se traduzem, portanto na identidade dos moradores e senso de pertencimento em relação ao território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Zonas de Amortecimento: uma alternativa contra o desmatamento em Terras Indígenas na Amazônia(2024-09-20) TEIXEIRA, Alex Ricardo de Brito; ARAÚJO, Erneida Coelho de; http://lattes.cnpq.br/6971929506671334; https://orcid.org/0000-0003-2841-9973O presente trabalho busca analisar a dinâmica de uso e ocupação do solo em sete Terras Indígenas pressionadas pelo desmatamento no Estado do Pará: Kayapó, Munduruku, Trincheira Bacajá, Alto Rio Guamá, Apyterewa, Cachoeira Seca e Ituna-Itatá. Foi realizada a mesma investigação acerca de suas respectivas Zonas de Amortecimento. O recorte temporal foi estabelecido em quatro períodos, 1986, 1998, 2010 e 2022. Como recorte espacial, foi utilizado alguns Grandes Projetos de Infraestrutura, como rodovias federais e Hidrelétricas, e utilizados como critério de seleção, as Terras Indígenas localizadas dentro do raio de 20 km desses projetos. Para a análise de uso e ocupação do solo utilizou-se os dados matriciais de classificação da plataforma Mapbiomas do Brasil. Os resultados apontaram duas tendências: as Terras Indígenas com área superior a 1,5 milhão de hectares apresentam índices de desmatamento que não superem 1,5% da área total, enquanto as Terras Indígenas com menos de 1 milhão de hectares chegaram a apresentar valores que superam os 13% de área total desmatada. Já as Zonas de Amortecimento, apresentam índices de perda de vegetação que variam 1,71 % a 48%.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gentrificação urbana e o processo de desenvolvimento do Bairro Cidade Nova, Ananindeua - Pa(2024-11-13) SILVA, Luana Patrícia Viana da; MEDEIROS, William Luiz Santos; AZEVEDO, AluísioO trabalho discute sobre a Gentrificação no Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua – PA. A pesquisa realizada buscou compreender a gentrificação sobre as cidades da Amazônia, como a Região Metropolitana de Belém, consecutivamente com o processo de gentrificação na cidade de Ananindeua, em específico, o bairro da Cidade Nova. Tendo em vista essa preocupação, foi estabelecido o seguinte objetivo: entender o processo e o conceito de gentrificação como temática atual para contextualizá-lo e apresentá-lo. Houve uma concentração de pesquisas na cidade de Ananindeua e seu bairro Cidade Nova, descrevendo os parâmetros obtidos por esse conceito, apresentando as experiências mais icônicas da gentrificação dessa região e a sua relação com os conceitos e processos. Na discussão, a análise é posicionada da perspectiva teórica e metodológica da produção social do espaço e enumeram as categorias, conceitos e noções consideradas importantes para a compreensão da questão. Portanto, foi realizado um levantamento bibliográfico para encontrar as possíveis respostas levantadas sobre as hipóteses. A ênfase é colocada na forma urbana como ponto de partida para a discussão da reestruturação Metropolitana de Belém, Ananindeua e do bairro da Cidade Nova sobre um contexto amazônico e na dialética da relação entre estrutura e ação como uma via possível para a realização deste tipo de análise.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Extração de areia: impactos socioambientais no município de Vigia de Nazaré - PA(2024-10-21) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429A extração de areia torna-se uma problemática ambiental a partir do momento em que se torna basilar para a produção de concretos para construção civil, industrial e outros. A dinâmica do mercado com a construção de casas e arranha céus faz desse recurso uma base a ser constantemente explorada na linha econômica, comum a outros minérios o mesmo tem seguimentos legislativos a serem seguidos por ser categorizar como uma atividade potencialmente poluidora, entretanto sua extração desordenada acarreta sérios impactos ambientais e sociais em torno da região, que gradativamente vai sentindo as consequências danosas no seu dia a dia. Este trabalho tem como objetivo analisar como a paisagem nas vilas Acapú e São Cristóvão são afetadas pela gestão ambiental nas atividades de extração mineral da areia no ano de 2023 no município de Vigia de Nazaré-PA. Localizado na zona costeira do estado do Pará, o mesmo possui reservas e afloramentos desse recurso natural adentro do seu espaço geográfico, que é constantemente explorado. Tenciona-se a respeito de qual a posição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acerca do caso, uma vez que esta é responsável pelo processo de licenciamento ambiental e fiscalização das jazidas em relação a essa discussão. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Como resultados, a pesquisa identificou sérios impactos socioambientais que baseiam a comercialização da areia, como exposição do solo, perda da biodiversidade local, assoreamento de córregos e inflamação de doenças resultantes da criação de lagos em decorrência da remoção do minério. Em resposta a SEMMA não dispõe atualmente de nenhum projeto de reversão dos impactos e encontra complicações acerca das fiscalizações.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia na perspectiva da Geodiversidade e Geoeducação(2024-01-03) BRAGA, Leni Soares; FREIRE, Luciana Martins; http://lattes.cnpq.br/4934997801459839; https://orcid.org/0000-0002-9452-8150Por ser desafiador o ensino de Geografia, é uma disciplina em que seus conteúdos estão inseridos na realidade do aluno e da pessoa. Logo, a Geografia em suas áreas permite que os estudos sejam direcionados a diferentes contextos. A Geografia Física inserida nas Ciências da Terra abrange uma diversidade geológica/geomorfológica que explica a complexidade de ciclos e transformações da feição espacial e dinâmicas em relação aos aspectos físicos da Terra. O presente estudo tem o objetivo de analisar o ensino de Geografia como forma de aprimoramento do conhecimento diante dos aspectos da geodiversidade e entender como este ensino pode contribuir para a difusão do conhecimento através da geoeducação uma vez que, a Geografia física possibilita uma abordagem do espaço geográfico em aspectos físicos-naturais que interagem com os aspectos bióticos terrestres. Além disto, temas relacionados a geodiversidade precisam ser motivadores, buscando relacioná-los ao espaço, a realidade e a conservação para a divulgação do conhecimento no contexto geográfico sob um novo olhar contribuindo para a educação. Para isto, tornou-se necessário, analisar os conceitos que fazem referência ao ensino de Geografia, geodiversidade e geoeducação selecionando alguns espaços no município de Belém/PA a fim de identificar os elementos abióticos contidos em espaços turísticos e culturais. Neste sentido, este estudo teve sua metodologia norteada pelos pressupostos da pesquisa de campo, a qual possui característica da ida do pesquisador ao campo. Para tal estudo, a modalidade não formal permite que o campo de investigação sobre educação se expanda, a fim de compreender seu objeto e fenômenos. Assim, as bases teóricas que deram sustentação e validade científica à pesquisa são: As pesquisas de Murray Grey e José Brilha onde ambos concentraram seus estudos na geodiversidade tornando-se referencias para diversas pesquisas científicas. Neste sentido, a geodiversidade nos mostra a amplitude do seu eixo em termos de valor educacional, científico, cultural, histórico, estético, econômico, funcional, turístico entre outros onde resultam em contribuição para a construção do saber.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Território e Estado: um breve Estudo do Caso de São Miguel do Guamá - PA(2024-08-05) MEDEIROS, Diogo Michel de Araújo; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O objetivo do presente trabalho é mostrar como as análises territoriais são necessárias para se pensar a gestão municipal. Para tanto, faremos uma breve revisão do conceito de território, territorialização e relações de poder. A seguir analisaremos as duas últimas leis de divisão territorial oficial do município de São Miguel do Guamá, apontando quais as inadequações encontradas e por fim faremos um breve apanhado geral sobre o processo de constituição, caracterização e impactos para este município. E como metodologia para tal fim, a revisão da literatura será assentada na pesquisa bibliográfica e documental. O referido município fora escolhido dada suas características históricas e sua importância regional. O território fora escolhido como conceito-chave, enquanto uma importante categoria de análise da Geografia e a partir da qual podemos entender determinado recorte espacial e as relações de poder que o constroem. No caso em tela, partiremos desta concepção para analisar como ocorrera a constituição do território do município de São Miguel do Guamá – PA, seus principais atores, seu processo de territorialização e como as indefinições nos limites oficiais tem impactado tanto a gestão pública, quanto a população atingida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Feira da Cidade Nova IV como território de aprendizagem no Ensino Médio: experiência didática na E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito (Ananindeua-PA)(2024-06-24) CHAVES, Camila da Costa; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente trabalho discutirá os saberes e a territorialidade da feira da Cidade Nova IV, localizada em Ananindeua-PA, como estratégia de estudo dos alunos da turma 103 do Primeiro Ano do Ensino Médio com a disciplina Projeto Integrador, da E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Na feira popular é possível ver o que cada região tem de melhor, e também conhecer um pouco da cultura através dela. A metodologia adotada para este trabalho de conclusão de curso foi com base em pesquisas bibliográficas sobre a história da feira e de entrevistas aos feirantes para saber um pouco de suas trajetórias. Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo mostrar a feira da Cidade Nova IV como território de resistência e aprendizagens no Ensino Médio que ocorreu na escola. A pesquisa gerou a produção de um documentário com múltiplos aprendizados regionais e identitários para os bolsistas, alunos e para toda a comunidade escolar, e que têm grande potencial para ser utilizados em sala de aula no Ensino Médio como auxilio na formação escolar e cidadã.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico: um Estudo de Caso do Conjunto Habitacional Japiim localizado no município de Castanhal, Pará(2023-06-30) LIMA, Iara Barbosa; SANTOS, Elisana Batista dos; http://lattes.cnpq.br/3219900674797756; https://orcid.org/0000-0001-9785-6937O aumento da população brasileira provocada pela industrialização do país no início do século XX fez com que o crescimento populacional culminasse para problemas de urbanização, o crescimento desordenado trouxe consequências negativas para as cidades como falta de Saneamento Básico (SB) e, junto a isso, a falta de Educação Ambiental (EA), algo fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os problemas ocasionados pela falta de (EA) e (SB), bem como suas consequências na comunidade residente do Conjunto Japiim na cidade de Castanhal. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso por meio de levantamentos bibliográficos através de artigos científicos e revistas. Houve também um trabalho de campo, no qual foram realizadas entrevistas através de um questionário estruturado e, ao final, foram feitos registros fotográficos. Constatou-se que a falta de EA através da poluição do Conjunto habitacional e, consequentemente, a destruição do pouco SB que havia no local, fez surgir como consequências os alagamentos no Conjunto habitacional devido a chuva, bueiros quebrados e entupidos, aumento de lixos que ocasionam problemas para saúde ambiental por contaminar o solo, a atmosfera e as águas, e prejuízo à saúde humana por haver proliferação de agentes patogênicos transmissores de doenças. Notou-se que nunca houve preocupação por parte do governo municipal com o Conjunto Japiim, não há projetos de consciência ambiental para serem desenvolvidos com os moradores, algo que evitaria a destruição do saneamento local, além da preservação do meio ambiente vivido pela população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Educação Ambiental na RESEX/MAR Soure-Pa: um Estudo de Caso na Escola M.E.I.F “Santa Luzia”(2022-12-27) TAVARES, Adriel Benjamin; ESPÍRITO SANTO, Rafael Silva do; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Reserva Extrativista Marinha de Soure/RESEX-MAR, é uma unidade de Conservação Federal que abrigam famílias tradicionais, as quais possuem uma forte relação com a natureza caracterizando seu modo de vida e sua cultura. Neste sentido, o objetivo central deste trabalho é analisar de que forma e educação ambiental vem sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Luzia”, localizada na RESEX, buscando compreender como os professores trabalham a temática ambiental dentro de sala de aula com os alunos e apresentar uma proposta de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa, a fim de buscar resultados a partir da análise bibliográfica de autores que discorrem sobre o trabalho em estudo, juntamente com uma análise descritiva exploratória e da coleta de dados e nos levantamentos de dados e aplicação de uma oficina de intervenção. Foram utilizados como ferramenta o uso de um questionário aplicado aos professores da instituição escolar, realizado visitas que oportunizaram conversas formais e informais com o corpo docente e a direção e como principal condutor o “Plano de manejo da Reserva Extrativista Marinha de Soure – PA”, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, em julho de 2018. Durante as visitas e estudos feitos em campo foi possível constatar que a E. M. E. I. F. “Santa Luzia” na comunidade de Pesqueiro, não desenvolvia projetos com os alunos voltados para a questão ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agricultura familiar no contexto municipal de Baião: tendências e perspectivas(2022-12-16) RAMOS, Eduarda da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376O presente trabalho tem em vista a importância da agricultura familiar no município de Baião-PA, analisando as tendências e perspectiva da agricultura local, a fim de apresentar as principais limitações e potencialidades da produção. Para isso, foi necessário caracterizar as práticas agrícolas no município, identificar as políticas de incentivos à produção agrícola familiar no contexto nacional, estadual e municipal, caracterizar as práticas de uso e ocupação do solo e identificar as principais problemáticas da agricultura familiar no município. Foi realizado então uma pesquisa bibliográfica e documental do município, levantamento cartográfico e pesquisa de campo. Diante disso, verifica-se que existem poucos projetos municipais de incentivo a produção, poucas comunidades estão inseridas e grande parte da produção está espalhada pela zona rural do município, o que impõe a importância do incentivos e projetos que influenciem os meios de produções agrícolas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari: uma perspectiva geográfica da religiosidade do caboclo marajoara(2023-01-03) AVELAR, Gabriel Augusto Pacheco de; SERRA, Weslen Seabra; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Através da religiosidade, o ser humano expressa suas crenças, doutrinas, sentimentos, ensinamentos, devoções e/ou dogmas, tornando-se o principal veículo de manifestações culturais e ideológicas de grande parte da população. Com o objetivo de re(conhecer) a memória da preservação cultural e histórica da população, a geografia procura estudar as manifestações religiosas, buscando entender os motivos pelos quais os seres humanos atribuem significados a lugares do espaço geográfico como sagrados. Este trabalho vai contribuir para compreender a importância da Religiosidade na cultura do Povo marajoara, bem como suas crenças e costumes, que são heranças da colonização da Amazônia. Portanto, objetivou-se realizar uma revisão literária acerca da manifestação da religiosidade do povo marajoara na região amazônica, especialmente na festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Ainda, em específico buscou-se investigar o papel da geografia na compreensão da manifestação da religiosidade; analisar o significado da festa de São Sebastião para o povo marajoara; identificar e compreender os costumes locais relacionados à manifestação da religiosidade marajoara; e por fim, enfatizar a importância da preservação histórica e cultural da festa de São Sebastião. Para essa discussão, optamos por realizar uma revisão literária de carácter exploratório, de abordagem qualitativa. Almeja-se com as análises de fontes bibliográficas, tais como artigos científicos, livros, teses e dissertações. Além da observação direta dos costumes do povo marajoara na região amazônica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a religiosidade é um elemento importante na identidade da cultura amazônica, e que a Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Portanto, é essencial preservar a religiosidade e a cultura desses locais, pois são elementos essenciais para a identidade da região amazônica e para a compreensão da história e cultura desse povo. Além disso, a preservação e o compartilhamento da história e cultura desses locais, através do turismo cultural, oferecem benefícios econômicos e sociais para a região, além de oferecerem a oportunidade para que os rituais ancestrais sejam preservados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Roteiro geoturístico na Ilha de Mosqueiro Belém/Pa: instrumento para a valoração e divulgação da geodiversidade local(2022-03-10) SILVA, Nailton Nascimento da; FREIRE, Luciana Martins; http://lattes.cnpq.br/4934997801459839; https://orcid.org/0000-0002-9452-8150A Geodiversidade refere-se aos aspectos abióticos da paisagem, os quais podem apresentar valores do ponto de vista científico, cultural, turístico e econômico. Desta forma, os roteiros geoturísticos surgem como instrumentos fundamentais para a divulgação, a conservação e a valoração das formações físico-naturais, podendo contribuir no desenvolvimento de diversas ações e atividades, dentre elas a conservação da Geodiversidade local. Importante faz-se destacar que a Geodiversidade é de suma importância para o turismo na ilha, pois as praias mais frequentadas são as que possuem maior número de elementos físicos da natureza, confirmando o potencial geoturístico presente na Ilha de Mosqueiro. Pelo fato de a Ilha apresentar um potencial turístico já consolidado e uma variedade em elementos da geodiversidade, elaborou-se um Roteiro Geoturístico. Assim, o objetivo desta pesquisa é evidenciar o roteiro como instrumento para a valoração e divulgação do conhecimento sobre a Geodiversidade e colaborando para a implantação da Geoconservação no município de estudo. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram divididos em duas etapas sendo elas: Levantamento bibliográfico e Trabalho de campo no qual se deu através de análise, observação e percepção. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que o Roteiro Geoturístico na Ilha de Mosqueiro é uma ferramenta de extrema importância para a divulgação, a conservação e a valoração da Geodiversidade local, podendo assim contribuir para o desenvolvimento de diversas ações, dentre elas a conscientização da população e a educação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Craque para o futuro: políticas sociais, educação e esporte em Soure-Pará-Brasil(2022-08-08) CONCEIÇÃO, Marcos Adrian Macêdo; RAMIRES NETO, Carmelino Antônio; http://lattes.cnpq.br/3375528919058124; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso buscou compreender a relevância do projeto “Craque do futuro”, como ação social esportiva para crianças e jovens sediadas na região do Marajó Oriental, município de Soure-Pará, bem como investigar-se este cumpre os objetivos propostos, com base nos estudos aprendidos no ensino da Geografia Humana. Procurou identificar ainda se há contradições entre os fatos e verificar quais as relevâncias que este projeto traz na percepção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas coletas de informações com todos os envolvidos no projeto e os dados foram analisados mediante a definição de categorias. Os principais elementos teóricos estavam envolvidos na concepção do Direito Social e Legislação Social, presente na obra de Leonice Aparecida de Fátima Alves, “(...)”. Ela foi estudada para dialogar com o referencial teórico, sobre os dados empíricos e o contexto deste trabalho. Conclui-se que o projeto social esportivo tem boas intenções, porém, os objetivos, efetivamente, não são alcançados como seus idealizadores apontam. Há relevância para essas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do bem-estar físico e social momentâneo ao invés da inclusão social e promoção da cidadania dos participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agricultura familiar em comunidade amazônica: usos da terra e estratégias de produção agrícola no Jagarajó em Ponta de Pedras, Pará(2022-06-30) ANDRADE, Edinaldo Teles de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) propõe-se a discutir a importância da agricultura familiar na comunidade de Jagarajó, no município de Ponta de Pedras, no Estado do Pará. A proposta é compreender como se dá a relação da sociedade com o espaço onde exercem suas atividades, além de destacar questões como relações de trabalho e práticas culturais. Percebe-se que a comunidade vem gerando uma agricultura de importância socioeconômica para as famílias locais, pois se trata da principal atividade econômica e base alimentar, onde as formas de uso da terra e a produção ainda buscam manter um equilíbrio entre a terra e o trabalho, com poucas transformações no que diz respeito a técnicas de plantio. Assim, objetiva-se mostrar como a agricultura familiar se configura na comunidade, descrevendo suas características além de atentar também para a importância do seio da cidade de Ponta de Pedras. Constatou-se que os agricultores enfrentam dificuldades tanto para aumentar suas roduções, assim como, para ampliar o mercado de compra dos seus produtos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Território e desigualdades socioespaciais: uma análise acerca das dinâmicas urbanas na cidade de Barcarena-PA(2022-02-24) MENEZES, Paula Beatriz Rêgo; FERNANDES, Wellingtton Augusto Andrade; http://lattes.cnpq.br/3195108534338786; https://orcid.org/ 0000-0001-5609-8973; RODRIGUES, Jovenildo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/9028575905648156; https://orcid.org/ 0000-0002-5650-1168Os territórios das cidades brasileiras e amazônicas vêm passando por transformações aceleradas nas duas últimas décadas do século XXI, como resultado da incorporação desses territórios no contexto de mundialização do capital. Na escala da cidade de Barcarena evidenciou-se um rápido processo de industrialização e de expansão urbana, fatos que tem provocado avanço de novos agentes econômicos, elevado crescimento demográfico além de ampliação das desigualdades socioespaciais nos territórios da referida cidade, evidenciado pelo reduzido acesso à terra e infraestrutura e serviços urbanos. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar as dinâmicas demográficas, de expansão urbana e usos do território no município e na cidade de Barcarena a partir dos anos de 2000. Com isso, o método que será utilizado para a fundamentação da pesquisa constituiu-se acerca do materialismo histórico-dialético. Como procedimentos metodológicos, baseou-se a priori em levantamentos e análises documentais. A pesquisa também foi composta com registros fotográficos, produção cartográfica e entrevistas semiestruturadas com agentes do poder público municipal, privados e representantes das comunidades locais. Por fim, os resultados obtidos pela presente pesquisa revelam que Barcarena-Pa apesar do acelerado crescimento urbano ainda constitui intensas relações urbano-rurais, as constantes transformações potencializadas pela indústria, conceberam um desenvolvimento geográfico desigual, com manifestações expressivas nos usos e contra usos do território.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da ludicidade no ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica: um estudo de caso(2021-10-06) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/ 0000-0003-2026-0822Nas últimas décadas, o ensino de geografia vem passando por transformações significativas no campo da utilização de novas tecnologias, o que pode ter distanciado o professor de geografia do uso de metodologias mais lúdicas, simples e de fácil realização. O objetivo desta proposta, é perscrutar a inserção da ludicidade no ambiente escolar, em um estudo de caso na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM), Ananindeua-PA, para levantar hipótese sobre a viabilidade de sua utilização em sala de aula. A proposta metodológica utilizada nesta pesquisa, foi a quantitativa, pois há uma relação do sujeito com o objeto, no qual, tanto o conhecimento, quanto o objeto e o pesquisador são partes integrantes e dependentes, onde se busca o aspecto da realidade focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais no ambiente escolar. Pretendeu-se, contudo, a inserção de modelos didáticos mais dinâmicos, criativos e estimulantes para além do livro didático e das aulas expositivas, contribuindo para o processo de inclusão de alunos típicos e atípicos no ambiente educacional por meio de metodologias lúdicas como a construção de maquetes, a partir do papel do professor de geografia, na incorporação do desenvolvimento do lúdico em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.