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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A escola como aliada na luta pela terra: estratégias de resistência e permanência no assentamento Terra Nova, Uruará, Pará(2002-03-14) SILVA, Antônia da Conceição da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480O presente estudo tem como objetivo analisar o papel da escola como espaço de luta e resistência no Assentamento Terra Nova, localizado em Uruará, Pará. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com 2 professores, 5 assentados e 2 lideranças comunitárias, além de pesquisa documental no PPP escolar. Também foram utilizados dados gerados na pesquisa do Tempo Comunidade I do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa apresentou como a luta pela terra foi ligada ao acesso à escola na comunidade. Foram ainda apresentados os desafios que a escola enfrenta atualmente distanciamento das famílias da escola, falta de recursos adequados, tanto materiais quanto humanos, e a não adequação do currículo para uma escola do campo. O estudo evidenciou que a escola, quando articulada com o movimento social e a comunidade, pode ser um espaço de resistência e transformação social, contribuindo para a permanência das famílias no campo e a construção de um projeto de vida vinculado à terra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A participação dos pais na vida escolar dos alunos: reflexões a partir do contexto da educação do campo(2025-02-25) SANTOS, Jordane da Conceição; OLIVEIRA, Mateus da Silva; http://lattes.cnpq.br/2519338959002910; https://orcid.org/0000-0001-9616-1084Este trabalho busca refletir acerca da seguinte questão problema “Como a participação dos pais na vida escolar de seus filhos interfere e influencia no processo educativo dos mesmos?”. Esta questão emergiu durante a pesquisa do Tempo Comunidade II, no qual a professora participante da pesquisa relatou “a falta de contribuição dos pais na vida escolar dos alunos”. Tal relato despertou o interesse em investigá-lo, buscando analisar e compreender o estudo, para então entendê-lo e, finalmente discutir sobre os resultados achados. Assim, por objetivo geral temos: investigar sobre a participação da família no desenvolvimento escolar de alunos da Escola do campo Gaspar Vianna, desdobrando em objetivos específicos: analisar as percepções dos pais e professores diante do desempenho escolar; examinar quais os desafios encontrados pelos pais para contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos, e identificar estratégias de participação dos pais que possam contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos. Diante da natureza do estudo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando um roteiro de perguntas, que à medida que a coleta dos dados ocorria, esta encontrava-se disposta a novos redirecionamentos metodológicos e uso de novos instrumentos para coleta dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que almejou compreender as percepções dos sujeitos participantes acerca da temática de estudo. Sobre as etapas da pesquisa, contou-se com a revisão da bibliografia a partir dos autores Azevedo (2016); Chiqueto (2020); Polonia; Dessen (2005); Souza (2011) e entre outros - e respectivamente, a leitura e fichamentos destas; realização de entrevistas com pais, alunos e professores, transcrição e análise dos dados, e por fim, escrita do presente texto. A pesquisa apontou que os pais são quase sempre participativos, porém ainda existem pais que possuem a “crença” de que só conversar e dar conselhos já basta para o desenvolvimento estudantil dos filhos, porém, a participação ativa dos pais é necessária, uma vez que esta demonstra que este processo não se limita apenas ao espaço e momento escolar. Portanto, a participação dos pais na vida escolar dos alunos é algo a ser trabalhado em parceria entre os pais e a escola, pois é uma participação que contribui profundamente para o sucesso acadêmico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização de abordagens conservadoras no tratamento da incotinência urinária: uma revisão integrativa da literatura(2024-09-27) PASSOS, Tássio Roberto de Araújo; SILVA, Leonardo Rodrigues de Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/9137234602194546; https://orcid.org/0000-0002-7496-326X; LIMA, Sérgio Beltrão de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9605804462479747; https://orcid.org/0000-0002-9531-2482Introdução: A Incontinência Urinária (IU) é definida, pela Sociedade Internacional de Incontinência, como qualquer perda involuntária de urina. Sua prevalência é maior em mulheres, tanto nas jovens quantos nas pós-menopausa e idosas, em função da anatomia, dos fatores hormonais e dos antecedentes ginecológicos e obstétricos. Objetivo: Descrever, por meio de revisão, as ferramentas que têm sido utilizadas como boas práticas na abordagem conservadora à incontinência urinária. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura, através da avaliação, análise e síntese dos trabalhos desenvolvidos acerca do tema. Resultados: A amostra final para análise foi constituída por 13 artigos na qual foi utilizada a técnica de análise temática e, por meio desta, eles foram separados em 4 categorias: 1) o uso de auto manejo e farmacoterapia (25% dos estudos); 2) o uso de fisioterapia de forma isolada (33,33%); 3) o uso de fisioterapia associada à farmacoterapia ou ao biofeedback (16,67%); 4) o uso de aplicativos (25%). Conclusão: a associação entre as abordagens conservadoras é capaz de promover mais qualidade de vida às pacientes sem precisar expô-las aos riscos inerentes aos procedimentos invasivos, principalmente, quando aplicadas em estágios mais precoces do desenvolvimento da IU.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A violação do direito á educação: faltam escolas de ensino médio no campo(2025-02-25) MORENO, Luiza Moraes; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este trabalho investiga os impactos da violação do direito à educação na vida de jovens camponeses e suas famílias na região da Transamazônica, no sudoeste do Estado do Pará. Apesar de certos avanços em termos de políticas públicas em geral, quando se trata da educação do campo na etapa terminal da educação básica, o ensino médio, a juventude do campo ainda enfrenta imensas dificuldades de acesso e permanência na escola: ou essa etapa de escolarização simplesmente não existe nas comunidades rurais ou é ofertada de maneira precária, exigindo inúmeros sacrifícios dos estudantes e de suas famílias para acessá-la. O objetivo principal desta pesquisa é ouvir os jovens e suas famílias e, a partir dessa escuta, refletir a respeito de possibilidades menos danosas de efetivar o direito à educação nessa etapa terminal da educação básica nos territórios rurais, com participação popular e qualidade social e acadêmica. A metodologia utilizada se constituiu de pesquisa de campo com realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos. O percurso de reflexão e análise se valeu do diálogo com Stropasolas (2006; 2014), Carneiro (2011), Castro (2009), Dayrell (2007; 2014), Barcelos (2021), entre outros. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se pensar políticas públicas educacionais mais concretas e adequadas à realidade das juventudes camponesas, sob o risco de essa categoria continuar sendo forçada a sair do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará(2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem molecular na identificação de espécies candidatas de Hepatozoon sp.(Apicomplexa: Hepatozoidae)(2018-12-05) PAIVA, Gleicierle Rodrigues; OLIVEIRA, Elciomar Araújo de; http://lattes.cnpq.br/1088366040232425; HERNÁNDEZ-RUZ, Emil José; http://lattes.cnpq.br/9304799439158425; https://orcid.org/0000-0002-3593-3260Hepatozoon spp. são protozoários intracelulares mais frequentes em serpentes. O objetivo deste estudo foi a utilização da abordagem molecular pelo método Automatic Barcode Gap Discovery, para identificar espécies candidatas do gênero Hepatozoon, parasitando as serpentes: Clelia clelia e Drymarchon corais. Das serpentes foram extraidas amostras sanguineas e delas o DNA, do qual foi amplificado um fragmento do gene nuclear 18S por meio da Reação de Cadeira em Polimerase. A análise filogenética, indicou que o Hepatozoon sp. de das duas espécies de serpentes formam grupos distintos das outras espécies do gênero. O alto valor da probabilidade posterior (99%), indica que Hepatozoon sp. de C. clelia e D. corais representam linhagens irmãs, embora mais dados sejam necessários para inferir as relações filogenéticas entre elas. O resultado do ABGD identificou a existência de 33 grupos (prior maximal distance P= 0.001) para a partição inicial, classificando Hepatozoon sp. de C. clelia e de D. corais como sendo dois taxa distintos, podendo ser consideradas como espécies canditadas não confirmadas. Poucos estudos tratam do relacionamento entre as espécies de Hepatozoon, sendo assim os dados morfológicos tradicionalmente usados na taxonomia desses grupos possibilita significativamente a comparação com outras espécies de Hepatozoon, contribuindo para a descrição da diversidade de espécies do gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma unidade básica de saúde no município de Altamira - PA: relato de experiência(2023-06-23) CORDEIRO, Elizandra Nogueira; CAVALCANTE, Rosiane Luz; http://lattes.cnpq.br/5196290385634018; https://orcid.org/0000-0002-4701-4245; DAMASCENO, Helane Conceição; http://lattes.cnpq.br/4329945081636048Introdução: A ausência de informações sobre os cuidados com a região íntima feminina ainda é considerada um tabu na nossa sociedade atual. A higiene íntima feminina diária é de suma importância para a prevenção de infecções e para o bem-estar da mulher. No entanto, percebe-se que ainda existe uma carência de conhecimentos pela parte das mulheres ao abordar tal tema. Objetivo: O objetivo é relatar a experiência em ações educativas sobre as práticas de higiene íntima feminina em uma UBS no município de Altamira, buscando ampliar o acesso às informações das usuárias e com isso avaliar o nível de conhecimentos das mulheres acerca da importância do autocuidado. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo educação em saúde, sendo o público-alvo mulheres que frequentam a Unidade Básica de Saúde selecionada no município de Altamira-PA, mais precisamente tendo como local de aplicação a UBS da Brasília, no bairro Brasília onde serão desenvolvidas ações saúde com auxílio de banners ilustrativo, folders educativos e as palestras que serão ministradas em linguagem simples e objetiva, sobre o conteúdo abordado na intervenção educativa. O presente trabalho servirá como uma ferramenta para ampliar a compreensão da adoção do autocuidado como medida preventiva, promovendo a conscientização e promoção da saúde. A temática esplanada se apresenta favorável visto que rotineiramente as mulheres buscam os serviços de saúde para consultas que envolvem o seu autocuidado, tornando-se válida a disseminação de informações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem terapeutica de joelhos genu varum em pacientes com acondroplasia(2021-11-17) TABORDA, Billy Petterson Moreira; ASSIS NETO, Ciro Francisco Moura de; http://lattes.cnpq.br/4806021047876841Essa revisão sistemática de literatura tem como objetivo realizar a revisão bibliográfica sobre Abordagem terapêutica de joelhos Genu Varum em pacientes com Acondroplasia, apresentando condutas clínicas para o tratamento de joelhos Genu Varum nesses pacientes. Para o presente estudo foi utilizado levantamento bibliográfico do período de 1995 a 2020 nas plataformas SciELO, Lilacs, Medline, Google Scholar e Pubmed utilizando as palavras-chave: Acondroplasia, Genu Varum e Condutas Terapêuticas para a seleção de artigos nas devidas plataformas. Foram selecionados artigos após a leitura dos resumos e então feito a leitura dos projetos mais relevantes sobre o tema geral, analisando o material produzido através de tabelamento e seleção de artigos de acordo com autor; tema; ano; revista; objetivo e principais resultados. Organizou-se os artigos em ordem cronológica, apresentando as abordagens realizadas em cada estudo, dentre os resultados obtidos pode ser observado cada conduta clínica e cirúrgica, evidenciando a osteotomia acompanhada do aperto do ligamento colateral lateral e a não união fibular planejada, além do uso da artrografia como forma de exame complementar. A partir dos resultados adquiridos, conclui-se que além das formas tradicionais de intervenção para joelhos em varo em pacientes com acondroplasia há evidencias cientificas de existências de maneiras alternativas de resolutividade ósseas nestes pacientes, visando qualidade de vida dos pacientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação educativa e percepções de agricultores: importância das abelhas e impactos causados pelo uso de agrotóxicos(2018-05-03) ZEFERINO, Edileno Schmidt; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo tem como objetivo compreender as percepções e conhecimentos dos agricultores sobre as abelhas e a relação com o uso dos agrotóxicos para orientar proposição de ações educativas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida de São Francisco de Assis, município de Brasil Novo, Pará. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, onde através destas foi elaborado um plano de ação a ser desenvolvida com os estudantes do 7ª ano, de acordo com a matriz de competências e habilidades do currículo adotado em Brasil Novo, Pará, em aulas expositivas e de campo. A aula buscou demonstrar o quanto as abelhas são importantes para o equilíbrio ecológico, através da polinização das plantas, o que traz também benefícios para economia mundial, nacional e regional, através da produção agrícola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará(2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará(2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acordo de pesca na comunidade itinerante do Joroca que se forma a partir da comunidade Espírito Santo do Tauá – Santo Antonio do Tauá – nordeste do Pará(2020-09-18) BARBOSA, Adriano Soares; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857XO presente trabalho é um plano de ação coletivo construído junto a comunidade de Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá - PA, sito na PA – 242 – nordeste paraense. A partir de nossos conhecimentos tradicionais identifiquei alguns problemas como conflitos intercomunitários gerados pela implantação do parque pesqueiro industrial nos municípios de Belém, distrito de Icoaraci, Vigia de Nazaré e Bragança e o fornecimento de documentos provisórios de posse de terra concedida pela gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU), regional Pará. O objetivo do plano é discutir um acordo de pesca no território pesqueiro da comunidade Itinerante do Joroca. Para atingir este objetivo, foi realizado um processo de pesquisa-ação durante os Tempos Comunidades (TC) e socializado durante as discussões com os docentes e colegas do Curso de Etnodesenvolvimento no período dos Tempos Universidade (TU), sobre as problemáticas e potencialidades, os processos históricos de luta e resistência e a importância da autonomia dos comunitários na gestão dos seus territórios e recursos. Durante o processo de pesquisa-ação na comunidade, a pesca artesanal resiste até hoje há anos de exploração dos recursos pesqueiros ocorridos a partir das décadas de 1970 e 1980. Para atingir objetivo e diante da problemática levantada, este Plano de Ação propõe a articulação das famílias e entidades de base local, o diálogo, o debate e uma maior reflexão sobre os principais problemas que afetam as atividades pesqueiras, a elaboração da minuta dos acordos de pesca, formação do núcleo gestor e das regras para a gestão dos recursos naturais, promovendo a autogestão do território de pesca, a segurança alimentar, a autonomia das famílias envolvidas e a valorização dos saberes tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adequação às normas de saúde e segurança do trabalho no manejo florestal comunitário na RESEX Verde para Sempre, Porto de Moz-PA(2019-12-05) AZEVEDO, Michele; MENEZES, Marlon Costa de; http://lattes.cnpq.br/3265431991154841; https://orcid.org/0000-0001-9112-6861As Reservas Extrativistas são áreas onde vivem comunidades que tem seu sustento em maior parte retirado da floresta. Algumas formam Associações ou Cooperativas para trabalhar com o Manejo Florestal Comunitário, mas para isso é preciso que essas comunidades se adequem tanto a normas ambientais, quanto sociais, embasadas na legislação vigente, a exemplo das que garantam a saúde e segurança dos manejadores durante a realização das atividades do manejo florestal, permitindo assim um produto legalizado, com inserção em mercados atrativos, quando possível a obtenção de selos de garantia de bom manejador. Com esse viés, o objetivo deste trabalho foi analisar a adequação das operações florestais às normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no manejo florestal sustentável das comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Rio Arimum e Paraíso, na RESEX Verde para Sempre, Porto de Moz-PA. A coleta de dados na comunidade se deu em duas etapas, a primeira foi o levantamento de dados realizado por meio de entrevistas com questionário semiestruturado junto aos manejadores nas diferentes funções exercidas dentro do empreendimento de manejo florestal comunitário e a segunda etapa se deu através de um formulário de observação das características do local de trabalho, contemplando o acampamento, transporte, estradas e área de manejo florestal, observando as técnicas de segurança tomadas para a realização das atividades em campo, através de verificadores. Dos 31 verificadores analisados, a comunidade Arimum totalizou um número de 9 não conformidades que estão ligadas a infraestrutura e procedimentos de segurança, como local de armazenamento de resíduos e terceirização, respectivamente, enquanto que a comunidade Paraíso totalizou um total de 15 não conformidades, relacionados a segurança nas atividades florestais, infraestrutura e procedimentos de segurança, relacionados a utilização de EPI adequados ao risco, condições sanitárias e terceirização de serviço.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afirmação da identidade étnica e memória: o processo de titulação da Comunidade Remanescente de Quilombo São José de Carrazedo- Município de Gurapá-Pará(2023-11-15) COSTA, Maria Orlanda Fonseca da; FARIA, Eliane da Silva Sousa; http://lattes.cnpq.br/3833504657103714Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica e antropológica do processo de fundação da comunidade quilombola de São José do Carrazedo, localizada no município de Gurupá, Pará, e compreender o processo de afirmação da identidade étnica por meio da análise do processo de titulação dessa comunidade como remanescente de quilombo. A metodologia utilizada foi a observação participante, história oral e análise documental. A pesquisa mostrou que a área onde atualmente é a comunidade passou por múltiplas reocupações: uma ocupação pré-colonial, demostradas pelos vestígios arqueológicos encontrados no local, uma ocupação colonial, retratada nos registros históricos que remetem ao século XVIII e uma ocupação atual relatada pelos moradores mais antigos da comunidade. A pesquisa me permitiu conhecer a luta por direitos vivenciada pelos moradores da comunidade, minha origem, cultura, ancestralidade e a valorizar e respeitar minha identidade étnica.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo(2022-05-06) ARAÚJO, Deborah da Silva; BRAGA, Daniel Palma Perez; http://lattes.cnpq.br/7770372860220449A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agrupamento de madeiras amazônicas com base nas características macroscópicas e físicas(2019-12-12) CHAGAS, Dihego Rosa das; REIS, Alisson Rodrigo Souza; http://lattes.cnpq.br/7258026642139407; https://orcid.org/0000-0001-7182-4814A anatomia dá madeira é peça fundamental no combate ao comércio ilegal de madeira, e atualmente essa ferramenta, busca novas metodologias para que aliadas técnicas tradicionais, agilizem e otimizem a identificação da madeira. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo, caracterizar macroscopicamente o lenho de 15 madeiras amazônicas e realizar o agrupamento desses indivíduos através de analises estatísticas multivariadas. As madeiras utilizadas, são oriundas da xiloteca da Faculdade de Engenharia Florestal, UFPA – Campus Altamira. Utilizou-se as técnicas tradicionais usadas em anatomia da madeira e submetida a análise multivariada de conglomerado com a finalidade de agrupar as espécies, baseando-se nas suas características físicas e anatômicas. As estruturas anatômicas mais encontradas foram parênquima axial paratraqueal aliforme e apotraqueal difuso, cada um com 9 individuos. A família Fabaceae foi a que mais teve variações anatômicas entre os indivíduos e o gênero Caryocar foi o que apresentou caracteres das espécies mais similares entre si. As 15 espécies foram divididas em 3 grupos, formado pelas madeiras com características mais semelhantes. Todas as espécies foram identificadas segundo seus caracteres anatômicos e os 3 agrupamentos realizados apresentaram coerência. Mostrando a viabilidade do método, aliado as técnicas tradicionais de identificação de madeira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aleitamento materno exclusivo: conhecimento das puérperas em puerpério imediato em um hospital público na Transamazônica(2021-11-19) PEREIRA, Carlos Wagner Machado; COSTA, Edilene Silva da; http://lattes.cnpq.br/6292621497615921; JACOMEL, Bruna Grazielle Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5313843285644448Uma das ações mais importantes da criação dos vínculos ente mãe e bebê desde o nascimento é o Aleitamento Materno Exclusivo (AME). A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por até dois anos ou mais e nos primeiros seis meses, que ela receba somente leite materno. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento acerca do AME de puérperas no seu puerpério imediato quanto a importância, benefícios do AME e o período de desmame; conhecer o perfil social das participantes; identificar as principais dificuldades ao amamentar no puerpério imediato. METODOLOGIA: O trabalho adotou um estudo de natureza descritiva, transversal e abordagem quanti-qualitativa com uma amostra de 70 puérperas internadas em alojamento conjunto (ALCON) do Hospital Geral de Altamira São Rafael. Os critérios de inclusão foram puérperas internadas em AME, com idade igual e/ou maior de 18 anos, realizado parto vaginal ou cesariana, acolhidas no período do estudo e que permaneceram internadas com os RNs por no mínimo 24 horas e de exclusão; pacientes em trabalho de parto ou em avaliação obstétrica no pré-parto, bem como aquelas que não foram acolhidas no período da pesquisa, idade menor de 18 anos, puérperas indígenas. Os dados de cada paciente foram coletados em ficha própria padronizada e posteriormente avaliados. RESULTADOS: 88% das participantes está entre as faixas etárias com até 31 anos, 57% realizou seis ou mais consultas de pré-natal, 76% não recebeu capacitação sobre AME durante suas consultas pré-natais. 63% assinalaram que amamentaram todos os filhos, apesar de que em torno de 27% do público pesquisado serem a primeira gestação. 80% assinalou que o leite materno é o alimento que possui todo os nutrientes que o bebê necessita até os seis meses de idade, 29% diz que o leite materno possui maior quantidade de benefícios que o leite de vaca. Quanto ao desmame, os maiores índices foram 1 ano e 2 anos, 36% e 30%, respectivamente. 26% das nutrizes assinalou que se sente cansada ao amamentar e 40% possui dificuldade no ato da amamentação, sendo as principais relatadas: relacionadas com leite (pouco leite, leite fraco), psicológica (choro do bebê e estresse), orientação (posição de amamentar e pega do bebê), fisiológicas (mastite) e temporais (madrugada). CONCLUSÃO: A maioria das participantes foi a seis consultas de pré-natal, no entanto afirmam não receber capacitação sobre AME. Relataram amamentar por no mínimo seis meses, todavia ocorresse do bebê não quisesse pegar o seio deixariam de ofertá-lo. É detectado que há um conhecimento frágil sobre função e benefícios do leite materno. Não há problemas quando ao horário de amamentar, tampouco se sentirem cansadas, todavia apresentam dificuldades quanto a pega do bebê ao seio. Assim sendo, é importante um trabalho multidisciplinar de educação em saúde no campo do aleitamento materno às gestantes da região da Transamazônica e Xingu focado nas fragilidades detectadas no estudo e essas sejam notificadas para se tornarem informações compartilhadas para que as futuras puérperas atendidas nos hospitais de referência se sintam mais confiantes em amamentar em seu puerpério imediato.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos(2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e trajetória de uma ribeirinha: da educação básica ao ensino superior(2023-01-24) SOUZA, Bruna Souza e; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente trabalho é uma abordagem qualitativa, por meio do método narrativo aborda a trajetória de uma ribeirinha do Rio Cojuba, localizado no município Gurupá-Pará, da educação básica ao ensino superior. Tem por objetivo identificar e analisar as ações estratégicas para educação pública ribeirinha no município de Gurupá-Para, relatando os desafios e dificuldades, enfrentadas diariamente pelos alunos de uma comunidade ribeirinha localizada no Pólo Cojuba, explicitar as consequências que a falta de estrutura no âmbito educacional tem acarretado no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica ofertada para o campo. Bem como, constata-se a aplicação de algumas mudanças compatíveis com a realidade local, favorecendo o acesso e permanecia dos alunos na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alimentação e nutrição escolar indígena: uma proposta de sequência didática(2021-05-21) ARAÚJO, Talles Vinícius Machado de; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620O avanço das tecnologias e o contato com os centros urbanos influenciam no modo de hábitos alimentares das comunidades indígenas afetando a sua qualidade de vida e saúde. Nesse contexto é importante uma abordagem na alimentação escolar indígena para valorização da cultura alimentar e culinária tradicional de forma a resgatar as atividades de pesca, caça e fomentar a agricultura tradicional, parte vital do sistema produtivo. O objetivo geral desse estudo é propor uma sequência didática para os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca da temática alimentação e nutrição escolar indígena para a comunidade Juruna de Vitória do Xingu/Pará. A sequência é constituída por seis etapas, a saber: a) diagnóstico; b) aplicação de conhecimento; c) problematização; d) análise das informações de rótulos; e) elaboração de cardápio e f) produção de mapas conceituais. Dessa forma, o trabalho visa contribuir no desenvolvimento de autonomia e senso crítico na busca de uma melhor qualidade de vida a partir da sugestão de uma sequência didática para discutir e abordar a temática alimentação e nutrição indígena no contexto escolar.