Graduação - CBREVE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves(2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos experimentos de física para o ensino de ciências nas turmas de 8º ano das escolas municipais de Portel-PA(2016-03-18) RIBEIRO, Jessica Benedita Machado; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho de conclusão de curso vem destacar a importância do uso de experimentos de física nas aulas de ciências, os quais possuem grande relevância e favorecem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar não somente a importância, mas também a necessidade da experimentação na construção do conhecimento científico. Nossa pesquisa busca comprovar que com o uso de materiais simples e de baixo custo, o professor proporciona aos alunos uma aula divertida e atrativa, além de promover uma aprendizagem significativa, acabando com a passividade da aula teórica-tradicional. Para tal, foi escolhido como processo metodológico a realização de experimentos de física com alunos do 8° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Maria das Graças Lima e Maria de Lourdes Brasil, além de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a opinião dos alunos e professores sobre os experimentos de física desenvolvidos nas escolas. Os dados obtidos na pesquisa apontaram que a opinião dos alunos está de acordo com o resultado esperado para este trabalho, confirmando que a experimentação é crucial no ensino de ciências, salientando o grande potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse apresentados pelos alunos durante as atividades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A incidência de malária no município de Portel - Pará - Brasil(2016-03-29) MASCARENHAS, Jefeson da Silva; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A malária é um dos mais sérios e complexos problemas de saúde que a humanidade continua enfrentando no século XXI, sendo o maior causador de problemas socioeconômicos no mundo. No Brasil a doença atinge principalmente a região amazônica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência epidemiológica da malária no município de Portel - Pará - Brasil, no período de 2008 a 2015 por meio da investigação dos casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Assim, de todas as variáveis verificadas detectou-se que foram constantes as oscilações entre os inúmeros períodos estudados. Sendo que os anos de maior incidência de casos positivos de malária foram 2009 e 2011. Os objetivos do estudo foram alcançados e acredita-se que a inclusão de informações qualitativas às investigações epidemiológicas contribui significativamente nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle da malária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização das etnovariedades da mandioca e seus produtos encontrados na Vila Betel, município de Portel, Estado do Pará(2017-03-24) TORRES, Rosiene Rodrigues Flores; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943A espécie Manihot esculenta Crantz (mandioca) é considerada a mais brasileira das culturas e apresenta uma gama de etnovariedades utilizadas e mantidas pelas populações rurais, principalmente na agricultura familiar. Desta forma o estudo tem por objetivo conhecer as etnovariedades da espécie Manihot esculenta Crantz, além de especificar os produtos derivados da mandioca e sua utilização além de apontar qual dos produtos é mais utilizado doméstica e comercialmente na Vila Betel. A Vila localiza-se na estrada Portel-Tucuruí, à margem esquerda do rio Camarapi, à aproximadamente 18 km da cidade de Portel, no Município de Portel, Estado do Pará. Foram realizados levantamentos de dados botânicos e etnobotânicos por meio da aplicação de questionários semiestruturados, fazendo uso as abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de material botânico foi realizada no período de 15 a 25 de agosto de 2015 e os dados etnobotânicos dias 11 a 20 de outubro e 15 a 30 de dezembro de 2015 e foram coletados três exemplares de cada etnovariedades os quais foram depositados na coleção biológica do laboratório da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, Campus Marajó-Breves. Os resultados da pesquisa constataram sete etnovariedades de mandioca cultivadas pelos produtores: Pai Lourenço, Pindobá, Amarelona, Achada, Acaraí, Pescada Preta ou Zolhuda e Macaxeira. As etnovariedades são utilizadas na produção de derivados tanto para consumo doméstico quanto para comercialização, destacando-se a farinha e a tapioca em ramo com 100% cada, seguida do pé de moleque com 30%, tanto para consumo quanto para a comercialização, enquanto que o beiju destacou-se com 100% de indicação no que se refere apenas para consumo próprio. Por meio da utilização destes produtos observa-se a importância da agricultura familiar de subsistência, na qual Manihot esculenta configura-se como cultura indispensável à estabilidade econômica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma abordagem sobre o esporte: a história do esporte e sua função na escola como ferramenta de inclusão social(2020-09-24) BALIEIRO, Mateus Pinto; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho buscou compreender o esporte como um fator de integração e inclusão social. O esporte como fenômeno social e a esfera da atividade humana desempenham um papel crescente na vida da sociedade moderna. A crescente contribuição do esporte foi fundamental para o desenvolvimento e a paz por meio da tolerância e respeito, do empoderamento do indivíduo e da comunidade e da consecução dos objetivos do esporte são a inclusão social. O esporte para estudantes com deficiência intelectual é de natureza educacional e humanística e visa o desenvolvimento de forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem ao atleta superar os obstáculos da vida; a formação de caráter e responsabilidade moral em situações de adaptação ao ambiente social; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional, para a implementação da auto realização do atleta; criação de condições para o autodesenvolvimento da personalidade criativa do atleta e divulgação de seus potenciais criativos. Os resultados apresentados no artigo confirmam que a presença do esporte na escola, na educação física adaptativa, é educacional, socializadora e humanista por natureza e visa desenvolver forças, habilidades e habilidades espirituais que permitem que um atleta supere os obstáculos da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O adoecimento do profissional docente: a Síndrome de Burnout e suas implicações na vida profissional do professor(a) no município de Curralinho-PA(2020-11-26) CORREA, Nino Castilho; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar se há a presença de Síndrome de burnout nos professores. Primeiramente foi realizada uma pesquisa de natureza teórica com enfoque na definição da patologia abordada e nas múltiplas dificuldades existentes no ambiente escolar que podem gerar o burnout. De acordo com essa realidade foi realizada a coleta de dados através do questionário Instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI), entregues em duas escolas municipais de Curralinho, sendo utilizadas amostras de 10 professores de cada uma. Os métodos utilizados foram observação sistemática, entrevista, questionário, carta de apresentação, orientação, termo de consentimento livre esclarecido e questionário preliminar de identificação da Síndrome de Burnout. De acordo com os dados coletados e analisados constatou-se a existência da Síndrome, na fase inicial em 50% dos professores entrevistados de uma das amostras. Chegou-se a conclusão da necessidade dos professores terem uma melhor qualidade laboral, pois o Burnout interfere de forma significativa no ambiente de trabalho, na relação professor - aluno e na saúde do profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA(2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA(2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?(2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa das dificuldades de ensino aprendizado de ciências nas escolas da zona rural e zona urbana do município de Breves - Pará(2024-05-28) ALMEIDA, Marinete Vilhena; CORRÊA, Alberto Jacques Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3741037050512383As dificuldades de aprendizagem resultam tipicamente do déficit de aprendizagem que é esperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária, com isso este trabalho tem objetivo de analisar as dificuldades encontradas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma escola do meio urbano e outra no meio rural do município de Breves Pará. Para o embasamento teórico se utilizou os estudos de Abreu (2009), Bastos (2013), Bossa (2009), Campos (2010), Cardoso (1977), De Brito (2006), Kirk (1996) entre outros autores, que enfatizam as dificuldades de ensino aprendizagem. Para compreender esse processo no ambiente escolar, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório em ambas as escolas, fazendo uso de questionários com perguntas abertas, com alunos e professores, também se utilizou o método qualitativo e quantitativo, a fim de coletar dados satisfatórios para a pesquisa em questão. A partir do estudo desenvolvido é possível mostrar que as maiores dificuldades de ensino estão relacionadas com a estrutura física escolar, falta de recursos e materiais pedagógicos, falta de formação continuada dos professores, etc. Quanto as dificuldades de aprendizagem estão associadas ao ambiente escolar, falta de materiais pedagógicos, convívio familiar, trabalho, transporte, metodologias tradicionais abordadas, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por um carpinteiro de Breves-PA em sua atuação profissional(2021) PANTOJA, Edson Guimarães; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho trata de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo cujo objetivo é evidenciar a mobilização de ideias e habilidades matemáticas na construção de uma casa de madeira por um carpinteiro da cidade de Breves-PA. Para fundamentação teórica utilizamos a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio que considera o fazer matemático desenvolvido em diversos grupos culturais. Metodologicamente, para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizamos a observação, entrevista não estruturada, gravações de áudio e capturas fotográficas. Para melhor explicitar os resultados criamos categorias que evidenciam as habilidades e ideias matemáticas utilizadas pelo carpinteiro: habilidades para projeção da quantidade de material; técnicas para nivelamento; e técnicas para construir o telhado. Nessas categorias são evidenciadas habilidades matemáticas, bem como habilidades com operações básicas de adição e multiplicação, porcentagem, regra de três simples, proporcionalidade, unidades de medidas. Nesse sentido, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, de modo que foi possível evidenciar o modo que a matemática está presente na realidade do carpinteiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplectana hylambatis baylis, 1927 (Nematoda, Cosmocercidae) infectando Elachistocleis helianneae (Anura: Microhylidae)(2019-10-28) SILVA, Aline Farias da; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO anfíbio anuro Elachistocleis helianneae Caramaschi, 2010, está amplamente distribuído dentre os estados brasileiros do Amazonas, Rondônia e Pará, neste último, onde se incluí o Município Marajoara de Breves. Os Anuros são considerados excelentes modelos de estudos sobre a ecologia parasitária e os parasitos constituem uma parte importante da diversidade considerada invisível da Biota. Diante disto, contribuir com o conhecimento de helmintos parasitando E. helianneae, foi o que motivou a proposta deste trabalho. Desta forma o objetivo foi registrar a ocorrência da espécie Aplectana hylambatis (Nematoda: Cosmocercidae) em Elachistocleis helianneae e contribuir para o conhecimento sobre o parasitismo em anuros Microhylidae da Amazônia brasileira. No período de janeiro a julho de 2019 foram necropsiados nove espécimes de E. helianneae para a busca de helmintos, o Filo Nematoda foi o mais prevalente (98,55%). A espécie mais abundante de nematódeo encontrado nos intestinos de E. helianneae foi o parasito Aplectana hylambatis, representante da família Cosmocercidae. A intensidade parasitaria de A. hylambatis variou de 23 a 178 espécimes por hospedeiros. Aplectana hylambatis, morfométricamente, se mostrou menor do que os registros desse parasito nos demais hospedeiros já conhecidos em literatura. Diante do exposto, este estudo vem contribuir com o relato de novo registro de hospedeiro e localidade para a espécie A. hylambatis e é uma contribuição para o conhecimento da fauna de helmintos de anuros da Ilha do Marajó, Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artrópodes de interesse médico do Campus Universitário Marajó-Breves/UFPA: inventariamento rápido(2023-12-02) JESUS, Jedilkson João Magno de; FREITAS, Tiago Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/5148299236654901; https://orcid.org/0000-0003-3203-3408; MACEDO, Lilian Cristina; http://lattes.cnpq.br/6571940989854674; https://orcid.org/0000-0002-6994-438XO Campus Universitário do Marajó-Breves pertence a Universidade Federal do Pará, está inserido nessa fitofisionomia amazônica e o constante contato entre os artrópodes de interesse médico com a comunidade acadêmica motivou o desenvolvimento deste estudo. Durante o período de 11 a 24 de julho de 2019, no decorrer das atividades práticas da disciplina de Zoologia 1 (Invertebrados), foi realizado um inventariamento rápido dos artrópodes de interesse médico do Campus, a fim de se conhecer estes organismos, estimular a consciência ambiental sobre sua importância ecológica e, ainda, informar a comunidade acadêmica sobre medidas a serem tomadas para se evitar possíveis acidentes ou contato. Foram encontrados representantes das Classes Insecta e Arachnida. Para Insecta, pernilongos hematófagos como a espécie Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), principal transmissor do dengue, chicungunha (chikungunya) e associado a transmissão da febre amarela em áreas urbanas brasileiras, além da mosca de estábulos, Stomoxys calcitrans (Diptera: Tabanidae), responsável por surtos em cães no município. Para Arachnida, carrapatos (Arachnida: Ixodidae), sendo que estudos apontam que os estudantes, depois dos trabalhadores rurais, são os mais atacados por esses animais no Marajó. Foi encontrada também, a espécie Tityus obscurus (Arachnida: Scorpiones), uma das principais responsáveis por envenenamentos na Amazônia Brasileira. E aranhas-caranguejeiras (Arachnida: Theraphosidae), conferindo com a espécie Lasiodora parahybana, qual possui cerdas urticantes podendo gerar, dentre outros, alergias. Entende-se que estudos mais abrangentes devem ser conduzidos considerando a importância médico-sanitária destes organismos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará(2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividade antioxidante de Bauhinia Blakeanna Dunn (LEGUMINOSAE): caracterização, isolamento e identificação dos compostos bioativos.(2023-12-18) SANTOS, Eyshila Evangelista do Espírito; FREITAS, Manolo Cleiton Costa de; http://lattes.cnpq.br/7328679372733759A planta Bauhinia blakeanna dunn é conhecida mundialmente por ser utilizada como hipoglicemiante, ou seja, a mesma é utilizada para a diminuição de glicose no sangue, atuando contra a doença diabetes. O trabalho em questão teve o objetivo de fazer o estudo fitoquímico e da ação antioxidante das folhas da planta. Durante o trabalho foram realizados diferentes experimentos para o conhecimento de suas propriedades fitoquímicas, seguindo metodologias pré-estabelecidas. Entre esses experimentos, como base, primeiramente foram feitos o processamento e a caracterização do pó do material vegetal com realização de determinação Granulométrica do pó onde foi possível perceber que o pó de Bauhonia blakeanna dunn é um pó grosso. Outros experimentos importantes foram feitos no pó da planta como a determinação de índice de intumescimento, teor de umidade e de material estranho no pó com o resultado de 1,9Ml/g, 7,9% e 0,9%, respectivamente. Em seguida realizou-se a padronização e caracterização dos extratos hidroetanólicos a parti do material vegetal pulverizado e pôr fim a realização das análises cromatográficas feitas através da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Ao final da pesquisa, as análises realizadas ajudaram a entender as características fitoquímicas da planta e suas possíveis utilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação como instrumento de aprendizagem: O 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em foco(2018-09-26) SOUTO, Maria Raimunda Ferreira; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441A finalidade geral desta pesquisa foi analisar a prática dos professores enquanto avaliadores no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho. Tomamos como foco de análise os professores e os métodos avaliativos instituídos na prática pedagógica. Indagamos como os professores realizam a avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos educandos no 1º ano do 1º ciclo do ensino fundamental da escola Lindalva Pinho? O referencial teórico ancorasse em Luckesi (2006, 2000), Hoffmann (2002, 2005, 1995), entre outros que abordam a avaliação da aprendizagem. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário. Concluímos que as análises reflexivas dos docentes são feitas de maneira espontânea através de observações e da realização de diagnósticos sobre os conhecimentos prévios dos alunos, a avaliação é concebida como um processo contínuo e visa à aprendizagem dos discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem na educação básica: reflexões sobre as concepções adotadas nas escolas e a perspectiva para uma formação crítica e cidadã(2022-04-18) SARRAF, Daciene Corrêa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147O artigo apresenta reflexões acerca da avaliação da aprendizagem praticada na sala de aula da escola básica a partir da literatura disponível. Para tanto elegemos as seguintes questões: Que concepções orientam avaliação da aprendizagem na sala de aula da escola básica? Como avaliar para uma formação crítica e cidadã? O que deve se priorizar no processo de avaliação que corrobore ao desenvolvimento da cidadania? O estudo caracteriza-se como bibliográfico de abordagem qualitativa e conta com a contribuição de escritos de autores como Tyler (1979), Libâneo (1994), Depresbiteris (1997), Haydt (1995), Saul (2010), Hoffmann (2001, 2008, 2012), Luckesi (2003) e outros. A análise releva que na escola básica ainda se privilegia uma a avaliação da aprendizagem pautada nas perspectivas classificatória e quantitativa. Isso significa que a avaliação volta-se para julgar, medir em vista de obtenção de resultados em avaliações externas. O desafio das escolas e seus docentes para reverter essa lógica perpassam por reflexões críticas acerca de ações e práticas pedagógica e metodológica adotadas. Conclui-se que para promover uma avaliação da aprendizagem que valorize os aspectos qualitativos faz-se necessário adotar procedimentos didáticos pautados em práticas mediadora e dialética, sob orientação de concepções como a diagnóstica, contínua, formativa e emancipatória, enquanto instrumentos para o desenvolvimento da cidadania.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Averiguação sobre a prática do uso de software na educação matemática, através da atuação de um projeto de extensão(2021) SILVA, Cristina Neves da; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Muito tem se debatido e pesquisado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, suas possibilidades de contribuição e como ferramenta de ensino, mas, partindo da teoria, buscamos aqui relatar e analisar a prática desse novo modelo de ensino através dos softwares para o ensino de matemática pelo projeto de extensão estudado neste trabalho, o qual foi projetado para trabalhar com alunos e cooperar com professores do ensino fundamental para explorar softwares educacionais para o ensino de matemática, realizando por meio de ações, possibilidades de contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, na formação de professores e a relevante integração da tecnologia no currículo de matemática desses professores e alunos, uma vez que o projeto visa familiarizar os professores de matemática com os recursos da tecnologia digital, observando especificamente os softwares trabalhados. Neste contexto, os objetivos desse artigo são: 1) traçar e discutir os objetivos do projeto, 2) citar e analisar as ações já desenvolvidas no mesmo. Pretende-se, assim, averiguar a potencialidade (ou não) dele enquanto projeto de cunho intervencionista. Para tanto, partimos de uma pesquisa de caráter bibliográfico.