Graduação - CBREVE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudando física através dos exercícios realizados nas academias de musculação de Breves-PA(2014-07-08) LEITE, Anderson Corrêa; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A biomecânica é uma das áreas da biofísica que melhor proporciona um profundo entendimento sobre o movimento do corpo humano, pois o esqueleto humano é um sistema de componentes ou alavancas, no qual o osso pode ser visualizado como uma barra rígida que pode transmitir e modificar força e movimento. As forças exercidas no corpo (incluindo as forças musculares) têm componentes que tendem a produzir movimentos não só rotatórios como translatórios nas articulações do corpo humano, até quando realizados em pequenas magnitudes, são importantes para entendermos o estresse e a estabilidade articular.O conhecimento dos movimentos possíveis e seguros de cada articulação do corpo humano, bem como dos graus de amplitude de cada movimento articular, proporciona uma diretriz para uma correta análise biomecânica. Assim, quando o braço entre as forças (Peso e muscular) e o eixo do movimento (articulações) muda por todo o movimento, afeta diretamente o torque. Neste trabalho tentamos mostrar como os princípios físicos podem descrever e favorecer na execução de um exercício de musculação nas academias de Breves para que se tenha uma boa eficiência sem a preocupação com lesões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos epidemiológicos do uso de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves-Pará(2014-07-10) ARAÚJO, Liliane Gonçalves de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Geralmente, o início do consumo de bebidas alcoólicas ocorre na passagem da infância para a adolescência. Atualmente, o álcool é a substância psicoativa mais consumida pelos adolescentes. Sendo que, o consumo de álcool em excesso está associado à diversos problemas sociais, econômicos e de saúde. Estudos epidemiológicos sobre consumo de bebidas alcoólicas no Norte do Brasil são escassos. Baseado nisso, este trabalho investigou a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre estudantes do ensino médio no município de Breves, Pará. Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio de Breves, onde os estudantes preencheram questionários estruturados para a descrição e análise de condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Os testes de qui-quadrado (2) e Odds Ratio (OR) foram utilizados para indicar e quantificar a contribuição dos fatores associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Dentre os 3.218 estudantes matriculados, 1.828 aceitaram participar deste trabalho. A faixa etária foi de 14 a 52 anos, sendo detectada predominância feminina (55,9%). A prevalência de experimentação e uso regular de bebidas alcoólicas foi 26,3% e 34,3 %, respectivamente. A idade média dos estudantes usuários regular de bebidas alcoólicas foi de 19,6 anos, tendo geralmente consumido o primeiro gole em torno de 15,6 anos. Os fatores associados ao uso de bebidas alcoólicas entre os estudantes foram: idade superior a 17 anos, escolaridade reduzida do pai, reduzida participação dos pais na vida escolar dos respectivos filhos-estudantes, estudar no turno da noite, defasagem no estudo, ter pais que bebem, ter amigos e familiares que bebem e ter a maioria ou todos os amigos e familiares que consomem bebidas alcoólicas. A prevalência de estudantes que consomem bebidas alcoólicas é relativamente alta no município de Breves quando comparada à outras localidades no Brasil. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas começa precocemente entre adolescentes em Breves, frequentemente, influenciando no rendimento escolar, a partir, principalmente, da influência de pais, familiares e amigos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de história em quadrinhos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da dengue(2014-09-29) LIMA, Adriana Carvalho de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770Uma história que pode fazer parte do cotidiano do aluno foi utilizada para ilustrar o processo de ensino aprendizagem sobre a dengue. O objetivo foi analisar a aplicabilidade da história em quadrinhos (HQs) e a interferência da mesma, como metodologia de ensino dentro da ação educativa. A história foi confeccionada, contendo assunto sobre dengue e foi aplicada a alunos do Ensino Fundamental maior. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 80 alunos de uma escola municipal do município de Breves no Arquipélago do Marajó Pará. Para a análise do uso da história, foram elaborados dois questionários, aplicados antes e após o uso desse instrumento de aprendizagem, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Após a aplicação das histórias em quadrinhos, foi detectada a melhora considerável na aprendizagem dos discentes da escola onde aplicamos o gibi. Esta atividade proporcionou aos alunos uma ação educativa prazerosa e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tétano: uma abordagem em historias em quadrinhos (HQs) sobre o ensino do tétano nas aulas de ciências naturais(2015-03-24) TENÓRIO, Kesy dos Santos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso visa verificar como as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem do tétano. As Histórias em Quadrinhos vêm sendo alternativa de ensino/aprendizagem eficaz comprovado por vários estudos, sendo que seu código de formação própria e a linguagem universal utilizada tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado ênfase, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a utilização da História em Quadrinho como instrumento no ensino do tétano. Desse modo, foi construído uma História em Quadrinho que abordasse sobre o tétano e foi distribuído junto a alunos do ensino fundamental para que pudesse ser analisado o entendimento dos alunos sobre o tétano prévio e pós aplicação das histórias em quadrinhos. Como objetivo específico, propomos fazer uma análise se a história em quadrinho apresentado aos alunos fez com que os mesmos compreendessem as principais características do tétano, bem como os meios de prevenção e tratamento. Caracterização do tétano: doença infecciosa aguda, não contagiosa, resultante do binômio solução de continuidade de pele/mucosa e contaminação pelo bacilo Clostridium tetani. Ciclo de vida: o período de incubação em média é de 10 dias, variando de 24 horas a 30 dias. Alguns casos chegam a meses. Prevenção: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a vacina antitetânica, quando garantida a sua produção, conservação, aplicação, doses completas da vacina, conformerecomendação do esquema vacinal e resposta imunológica. Quando todos estes fatores ocorrem,a sua eficácia está em torno de 99%. Tipo de pesquisa: foi escolhida a abordagem qualitativa,sendo que o tipo de pesquisa foi a pesquisa de campo em uma escola do ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. Coleta de dados: questionário com questões fechadasaplicadas com 22 alunos do ensino fundamental. Resultados da pesquisa: os resultados da pesquisa apontam que após aplicarmos a história em quadrinhos junto aos alunos do 6ºano do ensino fundamental, os mesmos apreenderam conhecimentos acerca do tétano. Vale ressaltar que ao levar a história em quadrinhos junto aos alunos, os mesmos se mostraram dispostos a estarem apreendendo sobre o tétano a partir da leitura do gibi. Nesse sentido, posso afirmar que após os alunos lerem a história em quadrinhos, os mesmos demonstraram ter apreendido mais ainda sobre o tétano, bem como os meios para a sua prevenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O que dizem os alunos do 9º ano no município de Curralinho sobre biodiversidade?(2015-04-10) SANTOS, Cibelle Natália Alves dos; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751Sabemos que a questão ambiental é uma temática que vem sendo discutida constantemente nos meios de comunicação, fazendo com que nos questionemos sobre como surgiu os problemas ambientais e o que vamos fazer para ameniza-lo. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as concepções dos alunos de 9º ano do ensino fundamental a respeito da temática biodiversidade na escola estadual “Prado Lopes” município de Curralinho. De maneira a saber se conhecem o tema biodiversidade e qual a sua importância, se já tiveram contato com este tema antes na escola, se conseguem identificar as causas da perda da biodiversidade e como sua perda irá afetar o nosso planeta. Para chegar a esses conhecimentos foi aplicado um questionário com questões abertas em duas turmas do 9º ano da referida escola, obtendo o total de 55 questionários analisados de forma qualitativa, tendo a abordagem da pesquisa caráter exploratório, explicativo e descritivo. Através da pesquisa podemos perceber que devido a popularização do tema muitos alunos já ouviram falar sobre biodiversidade, porem poucos sabem defini-la de maneira clara e objetiva, a maioria dos alunos citaram ter estudado essa temática na 6ª série devido a estrutura curricular da mesma; quanto as preocupações com a perda da biodiversidade, é possível perceber que muitos alunos ainda pensam de forma antropocêntrica, se preocupando apenas com a subsistência da espécie humana. Espera-se com este trabalho ajudar aos educadores formar cidadãos mais sensibilizados com a temática abordada, pois mesmo havendo muitas leis criadas para a proteção da biodiversidade, a educação continua sendo o principal instrumento de proteção da biodiversidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA(2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Nanociência e Nanotecnologia: projetos, investimentos e aplicações em eletrônica molecular(2015-04-21) ROCHA, Denison CarvalhoA Nanociência e Nanotecnologia (N & N) é um campo de pesquisa multidisciplinar, com destaque para Química e Física, por meio de cálculos matemáticos podem ser estudados as transformações da matéria em escala atômica e molecular, já as engenharias são responsáveis em desenvolver produtos a partir da Nanotecnologia e a computação por meio de software para fazer simulações em Nanociência com o objetivo de entender o comportamento da matéria e suas transformações. Um dispositivo nanométrico deve esta em uma escala de aproximadamente 1 a 100nm. Este trabalho irá abordar as aplicações de N & N na eletrônica molecular, sendo uma área promissora para se desenvolver dispositivos altamente eficientes, como exemplo, nanotubo de carbono pode ser utilizado para produzir dispositivos em nanoeletrônica (nanotransistor, nanodiodo, etc.) com alta resistência mecânica, grande flexibilidade, que suporte altas temperaturas e alta capacidade de transportar corrente elétrica. Entre os maiores investidores em N & N estão os EUA e Japão, especificamente em aplicações de dispositivos nanoeletrônicos. Já os investimentos do Governo Federal (GF) no Brasil ainda é pouco comparado com essas potências, porém as instituições públicas com maior destaque dentre outro grupos que desenvolvem estudos e pesquisa voltadas para Nanotecnologia estão UFRJ, UNICAMP, UFMG e EMBRAPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios(2015-11-11) RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo destinados aos diretores das escolas pesquisadas e teve como objetivos: investigar as possibilidades e desafios da utilização da horta escolar para alfabetização científica e ecológica; realizar levantamento sobre a existência de horta nas escolas públicas no municípiode Breves; verificar como escolas que possuem hortas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem; e investigar se os professores de Ciências utilizam as hortas para alfabetização científica e ecológica. A pesquisa foi baseada nos princípios do paradigma qualitativo e como instrumento de coleta de dados adotou o questionário. Os resultados indicaram que apesar da riqueza de possibilidades oferecida pelo espaço da horta dentro de escolas, constatou-se que o mesmo não é explorado por professores, em especial pelos professores de Ciências. Na maioria da escola do município de Breves a horta não existe, e nas escolas que há o espaço destinado a horta o mesmo ainda é pouco utilizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?(2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vírus influenza A (H1N1) : conhecer para se proteger(2016-02-19) COSTA, Jaydson Alves da; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A influenza ou gripe é uma doença respiratória que atinge o homem e várias espécies de animais, podendo provocar surtos e epidemias. Tem a capacidade de sofrer mutações e dar origem a novos subtipos virais. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar os alunos a se prevenir contra o VÍRUS A H1N1, bem como: Propor o gibi como uma estratégia para resgatar o interesse à leitura da comunidade escolar e familiar sobre doença endêmica da região de Portel; Orientar os alunos das consequências do vírus A (H1N1). Mostrar aos alunos que hábitos de higiene saudável previnem não só a gripe influenza A (H1N1), mas também outros vírus prejudiciais a nossa saúde. Demonstrar através do gibi de forma ilustrativa e lúdica como se previne, como se contrai e como trata a doença. O trabalho apresentado em caráter exclusivamente bibliográfico, teve como base artigos e teses publicados em revistas científicas, elaboração do método pedagógico dinamizado (gibi). O trabalho vem fomentar a necessidade de se aplicar métodos práticos nas aulas de ciências no 7º ano do ensino fundamental das escolas de Portel, para incentivar a prática assídua desses métodos de ensino aprendizagem que comprovadamente proporcionam uma eficácia maior na mediação do conhecimento e na interação em sala de aula entre professor mediador e educando, tendo em vista que toda atividade feita na prática se torna, mas interessante, pois proporciona ao educando uma aprendizagem significativa, alegre e divertida o mesmo aprende brincando sem contar que aumenta a participação ativa de toda a turma. Contudo o trabalho ligado à prevenção pode desenvolver nos alunos a forma a consciência de que um simples ato de lavar as mãos pode ser considerado assim um passo muito importante para saúde de todos que estão envolvidos de forma direta e indireta. Assim tivemos uma reciprocidade de aprendizagem conhecimento mudando diante dos problemas e da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização da ferramenta de DNA Barcoding sugere espécie críptica dentro da raia criticamente ameaçada Aetobatus narinari Euphrasen, 1790 no atlântico sul ocidental(2016-02-19) OLIVEIRA, Cintia Negrão de; SALES, João Bráullio de Luna; http://lattes.cnpq.br/1304788054324708; https://orcid.org/0000-0001-5914-2124Os elasmobrânquios (peixes cartilaginosos) estão inseridos no grupo dos vertebrados viventes mais antigos que existem, com registro fóssil datado entre 350-400 milhões de anos atrás, inserido dentro da classe Chondrichthyes, a qual se divide em duas subclasses: Elasmobranchii (Tubarões e Arraias) e Holocephalii (Quimeras). Apresentam atualmente cerca de 1.100 espécies. O gênero Aetobatus é composto por pelo menos quatro espécies nominais das quais A. narinari é a mais importante dentro do gênero devido ao fato de possuir distribuição global. Estudos realizados nos últimos anos tem confirmado a presença de espécies crípticas dentro de A. narinari, entretanto, a fauna do Atlântico Sul Ocidental ainda não foi alvo de investigações morfológicas ou moleculares. O presente estudo pretende testar a eficiência da ferramenta de DNA barcoding na identificação de A. narinari vendida e processada em mercados de Bragança-PA e Valença-BA, identificadas como arraia pintada. Os resultados indicam que as amostras provenientes de Bragança e Valença, são geneticamente idênticas a indivíduos provenientes da Florida, Belize e Cayman, havendo ainda a formação de vários subgrupos ao longo das sequencias utilizadas no presente estudo. Adicionalmente, os resultados também indicam que sequências provenientes de indivíduos do estado de São Paulo, são geneticamente muito distantes de todas as outras sequências utilizadas no presente estudo, indicando a presença de possíveis espécies crípticas dentro de A. narinari no Atlântico Sul Ocidental. Novos estudos moleculares e morfológicos são necessários para tentar elucidar quantas espécies realmente existem dentro de A. narinari, bem como se existem ainda subpopulação ao longo de sua área de ocorrência na região do Atlântico Sul Ocidental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relevância da experimentação de física no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental da E.M.E.F. Dr. Abel Nunes de Figueiredo de Portel/PA: produzindo um livro virtual(2016-03-18) SOUZA, Adaias da Cruz de; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho aborda a relevância da experimentação de física no ensino de ciências e a produção de um livro virtual de experimentos. Essa estratégia de ensino sempre foi deixada em segundo plano por professores das escolas públicas, devido a grandes deficiências estruturais das escolas, porém é inegável a importância da experimentação para o ensino de ciências, pois ela proporciona uma visão científica mais real e menos abstrata dos fenômenos físicos, proporcionando uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente vivemos na era digital, da informação e comunicação, com vários recursos digitais e tecnológicos disponíveis no ciberespaço, então saber utilizar esse aparato em prol da educação se torna essencial, e fazer uso desses recursos disponíveis no ciberespaço na produção de um livro virtual é uma realidade. Os principais objetivos desse trabalho são: identificar os reais problemas enfrentados pelos professores para a utilização da experimentação, identificar a aprendizagem dos alunos através dessa estratégia, mostrar que é possível levar a experimentação para dentro da sala de aula através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, além de produzir e disponibilizar para comunidade escolar um livro virtual de experimentos. Para atingir esses objetivos foram realizadas experiências de Física em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abel Nunes de Figueiredo localizada no município de Portel/Pa e depois aplicado questionários para avaliarmos a opinião de professores e alunos sobre a experimentação de física, e produzido um livro virtual com os experimentos apresentados, através dos recursos digitais e tecnológicos do ciberespaço. As conclusões dos dados obtidos mostraram que realmente a experimentação de física é raramente utilizada por professores devido as limitações estruturais das escolas, porém eles reconhecem sua importância e os alunos gostariam de ter experimentos em sala de aula além de aprenderem melhor através dessa estratégia, e o livro virtual de experimentos ameniza um dos problemas identificados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos experimentos de física para o ensino de ciências nas turmas de 8º ano das escolas municipais de Portel-PA(2016-03-18) RIBEIRO, Jessica Benedita Machado; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho de conclusão de curso vem destacar a importância do uso de experimentos de física nas aulas de ciências, os quais possuem grande relevância e favorecem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar não somente a importância, mas também a necessidade da experimentação na construção do conhecimento científico. Nossa pesquisa busca comprovar que com o uso de materiais simples e de baixo custo, o professor proporciona aos alunos uma aula divertida e atrativa, além de promover uma aprendizagem significativa, acabando com a passividade da aula teórica-tradicional. Para tal, foi escolhido como processo metodológico a realização de experimentos de física com alunos do 8° ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Maria das Graças Lima e Maria de Lourdes Brasil, além de uma pesquisa de abordagem qualitativa com a opinião dos alunos e professores sobre os experimentos de física desenvolvidos nas escolas. Os dados obtidos na pesquisa apontaram que a opinião dos alunos está de acordo com o resultado esperado para este trabalho, confirmando que a experimentação é crucial no ensino de ciências, salientando o grande potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse apresentados pelos alunos durante as atividades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevenção e diagnóstico do vírus HIV 1 e HIV 2 em idosos no bairro da Castanheira da cidade de Portel do Estado do Pará(2016-03-29) NOVAIS FILHO, Osmar Baia; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770Na atualidade, a AIDS é considerada como um dos maiores desafios à saúde pública em todo o mundo, ao longo de pouco mais de trinta anos a humanidade ainda está à procura de uma boa convivência com essa doença. Um dos grupos de risco são os idosos, hoje com tratamentos de disfunção sexual e expectativa de vida aumentando gradualmente, estão prolongando a sua vida sexual, e com isso se tornando cada vez mais o grupo de maior risco de contágio do HIV, pois não se reconhecem com tal e têm dificuldades de adaptação para práticas preventivas, como o uso do preservativo. Nesse contexto, a presente pesquisa se fez necessária, visou estabelecer a prevenção e o diagnóstico do vírus HIV-1 e HIV-2 em idosos do Bairro da Castanheira da Cidade de Portel do estado do Pará. O tamanho amostral foi de 40 idosos, a coleta de dados foi realizada ao longo do mês de novembro de 2015. Depois de assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi encaminhado individualmente o idoso a um local reservado onde pôde ser realizado uma orientação a título de prevenção a respeito do contágio e riscos da doença, logo após houve a coleta sanguínea para análise, toda coleta obedeceu normas de biossegurança e ética necessárias a pesquisa. O diagnóstico foi dado através do RAPID CHECK; um teste rápido que detecta o vírus HIV 1 e 2 em 15 minutos. No término do tempo de espera foi dado o resultado do teste ao idoso. Todos os idosos participantes da pesquisa e prevenção obtiveram um resultado negativo para a presença do vírus HIV 1 e 2 em seu organismo, podendo se afirmar que no Bairro da Castanheira do Município de Portel não há indícios do vírus na população de idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A incidência de malária no município de Portel - Pará - Brasil(2016-03-29) MASCARENHAS, Jefeson da Silva; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A malária é um dos mais sérios e complexos problemas de saúde que a humanidade continua enfrentando no século XXI, sendo o maior causador de problemas socioeconômicos no mundo. No Brasil a doença atinge principalmente a região amazônica. O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência epidemiológica da malária no município de Portel - Pará - Brasil, no período de 2008 a 2015 por meio da investigação dos casos notificados pela Secretaria Municipal de Saúde. Assim, de todas as variáveis verificadas detectou-se que foram constantes as oscilações entre os inúmeros períodos estudados. Sendo que os anos de maior incidência de casos positivos de malária foram 2009 e 2011. Os objetivos do estudo foram alcançados e acredita-se que a inclusão de informações qualitativas às investigações epidemiológicas contribui significativamente nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle da malária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hanseníase : uma análise qualitativa do tratamento no município de Portel(2016-03-29) BARBOSA, Willians Tenório; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida por vias aéreas superiores e representa um importante problema de saúde pública, não somente pelo grande número de pessoas que acomete, mas também pelas incapacidades advindas da doença. Diante disso, esse estudo objetiva relatar as experiências vivenciadas na rede de saúde do município de Portel, no Pará, no tocante a assistência prestada ao portador de hanseníase. Assim, neste estudo será adotada uma pesquisa bibliográfica e de campo de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados será utilizado questionário com perguntas à Secretaria Municipal de Saúde sobre a incidência de hanseníase no município de Portel. As consultas consistem no diálogo e na escuta qualificada ao portador de hanseníase como forma de torná-lo sujeito ativo no controle da doença. O atendimento consiste na orientação e educação em saúde relacionada ao processo da doença e fornecimento dos medicamentos. Conclui-se que é baixa a incidência da hanseníase no município e o atendimento tem como objetivo propiciar condições para melhorar a qualidade de vida do cliente, portanto esta precisa estar pautada no diálogo e na escuta qualificada. Sabe-se que a não adesão ao tratamento é uma das principais causas de permanência da doença, dessa forma o bom atendimento é essencial para eliminação da hanseníase no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue : índice de casos no munícipio de Portel, Pará nos respectivos anos de 2007 à 2014(2016-03-29) PACHECO, Taynara de Castro; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A dengue é uma importante arbovirose que acomete o homem, a ocorrência de grandes epidemias mantém a doença como um grave problema de saúde pública no Brasil. O estudo realizado teve como objetivo apresentar o número de casos de Dengue notificados no município de Portel – Pará nos anos de 2007 à 2014, dados esses fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde de Portel. Foi realizado uma pesquisa quantitativa, um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados que foram obtidos, foram de 529 casos notificados num período de 08 anos e podemos observar deste anos ocorreu alternações de um ano ao outro, sendo que em 2010 e 2013, foram os anos em que houve os maiores índices de epidemia da dengue em maior escala no município de Portel – Pá. Os anos que apresentaram baixo números de casos deve-se provavelmente por conta da medida de controle aplicadas após as grandes incidências. As medidas de controle são necessárias ao combate, a população tem extrema importância ao combate a essa doença, com parceria das secretárias do município e da prefeitura. O conhecimento da epidemiologia da dengue em Portel – Pá, auxilia no monitoramento contínuo, na prevenção, no planejamento de estratégias eficaz no combate à doença, e assim levando a uma diminuição dos índices de casos notificados decorrentes da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Água, saneamento básico e sua influência sobre a saúde : um estudo da população que habita as margens da praia de Portel-PA(2016-03-29) SANTOS, Vanessa Abreu dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, encontrada na superfície ou no interior da Terra, é utilizada para inúmeros fins, porém apesar de saber de sua importância, não lhe é dispensada a devida atenção. Por conta das atividades antrópicas a água utilizada está sendo desperdiçada ou contaminada. A falta de água adequada para o consumo mostra o crescimento desordenado das cidades, a falta de planejamento adequado e falta de saneamento básico. O saneamento básico é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. A água pode veicular um elevado número de enfermidades, essa transmissão de doenças esta relacionado à qualidade da água. Partindo deste ponto, este trabalho tem como objetivo descrever as condições ambientais em que vive a população da ponte beira mar no bairro do Bosque - município de Portel/PA, identificando as doenças que ocorrem com frequência no município. Foram realizadas pesquisas quantitativas com 20 famílias na cidade de Portel, a fim de adquirir informações pertinentes sobre o saneamento básico do bairro. Podemos concluir que a população esta residindo em uma área inapropriada, morando em casas de palafitas, na encosta da praia. Causando crescente degradação ambiental. Essa área ocupada desordenadamente mostra uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores esses que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais e sociais. Nesse sentido, mais estudos devem ser incentivados sobre a temática explorada contribuindo para uma intervenção melhor podendo levar informações para melhoria de vida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os casos de leishmaniose no município de Portel-Pará nos anos de 2011 a 2015(2016-03-30) CARVALHO, Andrei Sarges de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho faz um estudo de cunho quantitativo sobre o número de indivíduos humanos afetados pela Leishmaniose na região de Portel-Pará entre os anos de 2011 a 2015 e tendo como fundamentação teórica, o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana – do Ministério da Saúde. 2ª edição e outros artigos científicos publicados com intenção de descrever: conceito, parasito, classificação, vetor, as áreas de infestação, ciclo de vida dos flebótomos, do patógeno, de transmissão e mapeamento das áreas infectadas no país. O trabalho justifica-se pelo fato de que não há publicação do número de indivíduos humanos infectados e seu quantitativo de resultados positivos; assim também objetiva realizar um estudo bibliográfico nos registros locais presentes na Secretaria Municipal de Saúde de Portel. Foi realizada tabulação das informações encontradas no livro de registro dos casos e distribuídas mensalmente indicando o número de indivíduos humanos infectados, distribuição por áreas – rios de Portel e área urbana, por sexo e o tipo de diagnóstico, além do quantitativo de infectados geral. Como resultado viu-se que há dados de indivíduos infectados em outras regiões e o percentual anual observado nos gráficos e que mesmo assim, só foram diagnosticados dentro do município de Portel, de outra maneira, não há campanha de divulgação de infestação ou contágio da doença na área região de Portel.