Graduação - CBREVE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudando física através dos exercícios realizados nas academias de musculação de Breves-PA(2014-07-08) LEITE, Anderson Corrêa; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A biomecânica é uma das áreas da biofísica que melhor proporciona um profundo entendimento sobre o movimento do corpo humano, pois o esqueleto humano é um sistema de componentes ou alavancas, no qual o osso pode ser visualizado como uma barra rígida que pode transmitir e modificar força e movimento. As forças exercidas no corpo (incluindo as forças musculares) têm componentes que tendem a produzir movimentos não só rotatórios como translatórios nas articulações do corpo humano, até quando realizados em pequenas magnitudes, são importantes para entendermos o estresse e a estabilidade articular.O conhecimento dos movimentos possíveis e seguros de cada articulação do corpo humano, bem como dos graus de amplitude de cada movimento articular, proporciona uma diretriz para uma correta análise biomecânica. Assim, quando o braço entre as forças (Peso e muscular) e o eixo do movimento (articulações) muda por todo o movimento, afeta diretamente o torque. Neste trabalho tentamos mostrar como os princípios físicos podem descrever e favorecer na execução de um exercício de musculação nas academias de Breves para que se tenha uma boa eficiência sem a preocupação com lesões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apresentação de alunos sobre o aprendizado de física e química do 9º ano do ensino fundamental(2014-09-14) MACHADO, Juan Cleber; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/3058263895154601O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as impressões que os alunos egressos do ensino fundamental possuem sobre as disciplinas de Química e Física, bem como identificar as principais dificuldades dos alunos relacionadas às disciplinas Química e Física, como também elencar as principais estratégias de ensino que os alunos tiveram contato durante o ensino fundamental. Com isso, aqui se destaca a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na educação de ciências. Estratégias de ensino adequadas pode ser uma solução para problemática gerada no ensino de ciências, são essas estratégias que fogem do velho modelo tradicional de aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa fundada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizamos levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e fechadas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa alunos do 1° ano do ensino médio que estudam em uma das escolas públicas do município de Breves – Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários demonstram que as estratégias não são utilizadas de forma ideal por boa parte dos professores de ciências o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. É de importância fundamental que durante o seu processo de formação, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de história em quadrinhos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da dengue(2014-09-29) LIMA, Adriana Carvalho de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770Uma história que pode fazer parte do cotidiano do aluno foi utilizada para ilustrar o processo de ensino aprendizagem sobre a dengue. O objetivo foi analisar a aplicabilidade da história em quadrinhos (HQs) e a interferência da mesma, como metodologia de ensino dentro da ação educativa. A história foi confeccionada, contendo assunto sobre dengue e foi aplicada a alunos do Ensino Fundamental maior. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram 80 alunos de uma escola municipal do município de Breves no Arquipélago do Marajó Pará. Para a análise do uso da história, foram elaborados dois questionários, aplicados antes e após o uso desse instrumento de aprendizagem, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Após a aplicação das histórias em quadrinhos, foi detectada a melhora considerável na aprendizagem dos discentes da escola onde aplicamos o gibi. Esta atividade proporcionou aos alunos uma ação educativa prazerosa e significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) TÉTANO: uma abordagem em historias em quadrinhos (HQs) sobre o ensino do tétano nas aulas de ciências naturais(2015-03-24) TENÓRIO, Kesy dos Santos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso visa verificar como as Histórias em Quadrinhos (HQs) podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem do tétano. As Histórias em Quadrinhos vêm sendo alternativa de ensino/aprendizagem eficaz comprovado por vários estudos, sendo que seu código de formação própria e a linguagem universal utilizada tem influenciado a formação cultural de várias gerações. Dado ênfase, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a utilização da História em Quadrinho como instrumento no ensino do tétano. Desse modo, foi construído uma História em Quadrinho que abordasse sobre o tétano e foi distribuído junto a alunos do ensino fundamental para que pudesse ser analisado o entendimento dos alunos sobre o tétano prévio e pós aplicação das histórias em quadrinhos. Como objetivo específico, propomos fazer uma análise se a história em quadrinho apresentado aos alunos fez com que os mesmos compreendessem as principais características do tétano, bem como os meios de prevenção e tratamento. Caracterização do tétano: doença infecciosa aguda, não contagiosa, resultante do binômio solução de continuidade de pele/mucosa e contaminação pelo bacilo Clostridium tetani. Ciclo de vida: o período de incubação em média é de 10 dias, variando de 24 horas a 30 dias. Alguns casos chegam a meses. Prevenção: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a vacina antitetânica, quando garantida a sua produção, conservação, aplicação, doses completas da vacina, conformerecomendação do esquema vacinal e resposta imunológica. Quando todos estes fatores ocorrem,a sua eficácia está em torno de 99%. Tipo de pesquisa: foi escolhida a abordagem qualitativa,sendo que o tipo de pesquisa foi a pesquisa de campo em uma escola do ensino fundamental da zona urbana do município de Breves-PA. Coleta de dados: questionário com questões fechadasaplicadas com 22 alunos do ensino fundamental. Resultados da pesquisa: os resultados da pesquisa apontam que após aplicarmos a história em quadrinhos junto aos alunos do 6ºano do ensino fundamental, os mesmos apreenderam conhecimentos acerca do tétano. Vale ressaltar que ao levar a história em quadrinhos junto aos alunos, os mesmos se mostraram dispostos a estarem apreendendo sobre o tétano a partir da leitura do gibi. Nesse sentido, posso afirmar que após os alunos lerem a história em quadrinhos, os mesmos demonstraram ter apreendido mais ainda sobre o tétano, bem como os meios para a sua prevenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Álbum digital de aves da Amazônia como recurso didático no ensino de ciências na Escola Miguel Bitar no município de Breves-PA(2015-04-13) ANJOS, Paulo José Romão dos; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo a elaboração de um álbum digital de aves da Amazônia, com a pretensão de utiliza-lo como recurso didático no ensino de ciências, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância das aves amazônicas e aproximar a realidade dos estudantes no processo de ensino, e através do recurso apresentar as características morfológicas, a distribuição geográfica e a classificação cientifica do grupo, e as relações entre as aves, meio ambiente e o ser humano. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários para os alunos, no qual foram submetidos a analises, sendo avaliadas a aceitação e eficácia do álbum digital como recurso didático e o tema aves como gerador. Através da análise dos dados os resultados mostraram que o recurso didático despertou o interesse dos alunos pela aula, tornando os mesmos mais participativos, contribuindo dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos assim, que o álbum digital de aves da Amazônia, foi bem aceito quanto recurso didático no ensino de ciências. Nesse sentido como todo recurso didático, vem para somar e complementar a tradicional aula, adotando novos meios didáticos trazem bons resultados. Dessa forma, despertar a atenção dos alunos, tornando os conteúdos interativos, promovendo o ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Nanociência e Nanotecnologia: projetos, investimentos e aplicações em eletrônica molecular(2015-04-21) ROCHA, Denison CarvalhoA Nanociência e Nanotecnologia (N & N) é um campo de pesquisa multidisciplinar, com destaque para Química e Física, por meio de cálculos matemáticos podem ser estudados as transformações da matéria em escala atômica e molecular, já as engenharias são responsáveis em desenvolver produtos a partir da Nanotecnologia e a computação por meio de software para fazer simulações em Nanociência com o objetivo de entender o comportamento da matéria e suas transformações. Um dispositivo nanométrico deve esta em uma escala de aproximadamente 1 a 100nm. Este trabalho irá abordar as aplicações de N & N na eletrônica molecular, sendo uma área promissora para se desenvolver dispositivos altamente eficientes, como exemplo, nanotubo de carbono pode ser utilizado para produzir dispositivos em nanoeletrônica (nanotransistor, nanodiodo, etc.) com alta resistência mecânica, grande flexibilidade, que suporte altas temperaturas e alta capacidade de transportar corrente elétrica. Entre os maiores investidores em N & N estão os EUA e Japão, especificamente em aplicações de dispositivos nanoeletrônicos. Já os investimentos do Governo Federal (GF) no Brasil ainda é pouco comparado com essas potências, porém as instituições públicas com maior destaque dentre outro grupos que desenvolvem estudos e pesquisa voltadas para Nanotecnologia estão UFRJ, UNICAMP, UFMG e EMBRAPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Horta escolar para alfabetização cientifica e ecológica: possibilidades e desafios(2015-11-11) RODRIGUES, Silvia Maria Pacheco; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo destinados aos diretores das escolas pesquisadas e teve como objetivos: investigar as possibilidades e desafios da utilização da horta escolar para alfabetização científica e ecológica; realizar levantamento sobre a existência de horta nas escolas públicas no municípiode Breves; verificar como escolas que possuem hortas a utilizam no processo de ensino e aprendizagem; e investigar se os professores de Ciências utilizam as hortas para alfabetização científica e ecológica. A pesquisa foi baseada nos princípios do paradigma qualitativo e como instrumento de coleta de dados adotou o questionário. Os resultados indicaram que apesar da riqueza de possibilidades oferecida pelo espaço da horta dentro de escolas, constatou-se que o mesmo não é explorado por professores, em especial pelos professores de Ciências. Na maioria da escola do município de Breves a horta não existe, e nas escolas que há o espaço destinado a horta o mesmo ainda é pouco utilizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO DE FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA E.M.E.F. DR. ABEL NUNES DE FIGUEIREDO DE PORTEL/PA: produzindo um livro virtual(2016-03-18) SOUZA, Adaias da Cruz de; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho aborda a relevância da experimentação de física no ensino de ciências e a produção de um livro virtual de experimentos. Essa estratégia de ensino sempre foi deixada em segundo plano por professores das escolas públicas, devido a grandes deficiências estruturais das escolas, porém é inegável a importância da experimentação para o ensino de ciências, pois ela proporciona uma visão científica mais real e menos abstrata dos fenômenos físicos, proporcionando uma melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente vivemos na era digital, da informação e comunicação, com vários recursos digitais e tecnológicos disponíveis no ciberespaço, então saber utilizar esse aparato em prol da educação se torna essencial, e fazer uso desses recursos disponíveis no ciberespaço na produção de um livro virtual é uma realidade. Os principais objetivos desse trabalho são: identificar os reais problemas enfrentados pelos professores para a utilização da experimentação, identificar a aprendizagem dos alunos através dessa estratégia, mostrar que é possível levar a experimentação para dentro da sala de aula através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo, além de produzir e disponibilizar para comunidade escolar um livro virtual de experimentos. Para atingir esses objetivos foram realizadas experiências de Física em sala de aula na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abel Nunes de Figueiredo localizada no município de Portel/Pa e depois aplicado questionários para avaliarmos a opinião de professores e alunos sobre a experimentação de física, e produzido um livro virtual com os experimentos apresentados, através dos recursos digitais e tecnológicos do ciberespaço. As conclusões dos dados obtidos mostraram que realmente a experimentação de física é raramente utilizada por professores devido as limitações estruturais das escolas, porém eles reconhecem sua importância e os alunos gostariam de ter experimentos em sala de aula além de aprenderem melhor através dessa estratégia, e o livro virtual de experimentos ameniza um dos problemas identificados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) OS CASOS DE LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO DE PORTEL-PARÁ NOS ANOS DE 2011 A 2015(2016-03-30) CARVALHO, Andrei Sarges de; PINHEIRO, Luiz Marcelo de Lima; http://lattes.cnpq.br/7993323472325779; https://orcid.org/0000-0003-0406-2770O presente trabalho faz um estudo de cunho quantitativo sobre o número de indivíduos humanos afetados pela Leishmaniose na região de Portel-Pará entre os anos de 2011 a 2015 e tendo como fundamentação teórica, o Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana – do Ministério da Saúde. 2ª edição e outros artigos científicos publicados com intenção de descrever: conceito, parasito, classificação, vetor, as áreas de infestação, ciclo de vida dos flebótomos, do patógeno, de transmissão e mapeamento das áreas infectadas no país. O trabalho justifica-se pelo fato de que não há publicação do número de indivíduos humanos infectados e seu quantitativo de resultados positivos; assim também objetiva realizar um estudo bibliográfico nos registros locais presentes na Secretaria Municipal de Saúde de Portel. Foi realizada tabulação das informações encontradas no livro de registro dos casos e distribuídas mensalmente indicando o número de indivíduos humanos infectados, distribuição por áreas – rios de Portel e área urbana, por sexo e o tipo de diagnóstico, além do quantitativo de infectados geral. Como resultado viu-se que há dados de indivíduos infectados em outras regiões e o percentual anual observado nos gráficos e que mesmo assim, só foram diagnosticados dentro do município de Portel, de outra maneira, não há campanha de divulgação de infestação ou contágio da doença na área região de Portel.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?(2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS: desafios e pespectivas de alunos e professores no processo ensino aprendizagem em Breves-Pará(2016-08-26) MERCÊS, Paulo Santana das; ARAUJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de pesquisa tem por objetivos analisar o processo da experimentação voltada ao ensino de Ciências dentro do contexto escolar no município de Breves, estado do Pará. O trabalho analisa a ação de professores e alunos da rede pública de ensino com foco voltado as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores de ciências em turmas de 6 ao 9 ano do ensino fundamental. O mesmo busca fazer uma reflexão da figura do professor dentro desse processo, já que ele deve ser o principal instrumento responsável por utilizar das melhores práticas pedagógicas afim de contribuir de maneira satisfatória com o processo de formação dos alunos. A fundamentação teórica do trabalho se apoia na leitura de artigos científicos, publicados acerca do tema da experimentação dentro do processo educacional voltada ao ensino de ciências. O trabalho também se apoia em pesquisas de entrevistas realizada com alunos e educadores. Os questionários utilizados foram aplicados após a utilização de alguns experimentos em sala de aula que exemplificam e esclarecem, principalmente aos alunos o que é a experimentação em sala de aula. O trabalho aqui apresentado tem como principal objetivo enfatizar as práticas voltadas a experimentação no ensino de ciências, apurar as práticas utilizadas pelo professor, além de verificar a atuação do aluno seu ponto de vista sobre a utilização de experimentos em sala de aula com foco na relação ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará(2017-02-16) FALABELO, Alex Silva; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar o perfil de alguns professores de Ciências (Física) da rede pública do 9° ano do Ensino Fundamental de Monte Alegre. Isso será feito a partir da apresentação das metodologias utilizadas pelos professores nas aulas e da identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses professores. No entanto, aqui se destaca, por exemplo, a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na área de ciências. Métodos de ensino adequados podem ser uma solução para a problemática gerada no ensino de ciências, mesmo fugindo do velho modelo tradicional de educação. Optou-se por uma pesquisa fundamentada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizou-se levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa, professores que lecionam no nível fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Monte Alegre-Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário demonstram que as estratégias utilizadas por boa parte dos professores de ciências estão fora do ideal teórico, o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. Contudo, se faz necessário que durante o processo de formação superior, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de materiais alternativos nas aulas de ciências envolvendo assuntos de física(2017-05-29) CARDOSO, José Augusto Câmara; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso foi realizado na E.M.E.F Prof. Estevão Gomes em uma turma do 9º ano onde foram apresentados experimentos de Física com o uso de materiais alternativos. Houve várias etapas para a realização desse projeto, mas as principais foram à construção dos experimentos com materiais alternativos, a apresentação desses experimentos de Física e por último foram passados questionários para que os alunos opinassem sobre a atividade realizada na escola. Entretanto, esse projeto possui alguns objetivos específicos, mas os principais são: 1- que os alunos aprendam Física de uma forma mais divertida; e 2- mostrar para a escola a importância dos experimentos com o uso de materiais alternativos para as aulas de Ciências. Através dos questionários podemos analisar as opiniões dos alunos, mostrando que atualmente é mais difícil ensinar Ciências sem a utilização de experimentos de Física construídos com materiais alternativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ESTADO DA ARTE DO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO ENFOCANDO TEMAS DE GEOCIÊNCIAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: estudo de caso concreto na Rede Escolar do Município de Breves, Estado do Pará.(2017-06-26) ARAÚJO, Robenita Guimarães de; ASSIS, José Fernando Pina; http://lattes.cnpq.br/7791019081246270A discussão sobre as necessidades de inserção de temas relacionados à Geologia nos atuais níveis de ensino fundamental e médio vem se fortalecendo no Brasil. As Ciências da Terra podem permitir a busca de soluções para os problemas gerados pelo homem, não se limitando apenas pela sua contribuição científica. É possível encontrar conteúdos relacionados às Geociências nos PCNs e, portanto, é possível abordá-la nos conteúdos programáticos desde o Ensino Fundamental, sistematizado na disciplina de Ciência. Apesar dos conteúdos geocientíficos estarem presentes nos currículos escolares atuais, é praticamente impossível abordá-los de forma adequada sem a preparação do professor, sem que ele entenda e se aproprie das peculiaridades das Geociências. O presente trabalho tem por objetivo analisar o estado da arte do exercício pedagógico, abordando os conteúdos relacionados ás geociências nas escolas de ensino público de Breves, verificando quais alternativas pedagógicas estão sendo adotadas pelos professores para melhorar a qualidade do ensino, medindo o grau de comprometimento dos docentes em relação ao magistério dos conteúdos de geociências, propondo medidas alternativas que venha a contribuir para o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos, levando em consideração a sua relevante importância na formação de conhecimentos dos alunos do ensino fundamental e, proporcionado a eles uma melhor compreensão e conscientização sobre o meio ambiente onde habitamos e as constante transformações que ocorrem no planeta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA DE LOURDES, BREVES-PA(2017-07-02) SILVA, Jairo Ferreira da; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Esse trabalho traz como ponto principal identificar o quanto de conhecimento prévio os alunos da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria de Lourdes, Breves-Pa, tem acerca dos assuntos de Ciências Físicas por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo através de um questionário com 6 perguntas. Assim, fizemos uma análise dos conhecimentos de Física adquiridos pelos alunos no decorrer dos estudos, observando como a Física nos dias de hoje está presente em todos os lugares, retratando assim a importância do conteúdo de Física no processo de ensino e aprendizagem. Nossos resultados, obtidos em duas turmas unidas de 32 alunos da 4ª etapa da EJA no 2º semestre de 2015, através da resposta do questionário foi possível observar que algumas perguntas foram interpretadas de maneira equivocada pelos alunos, contudo 81,25% reconheceram a importância de se estudar Física, 78,125% conseguiram identificar 5 (cinco) fenômenos que podem ser explicados com auxílio da Física, 87,5% conseguiram dizer o que a Física estuda demonstrando conhecimento acerca da disciplina, porém 43,75% disseram que provavelmente apresentarão dificuldades na disciplina de Física no Ensino Médio descrevendo alguns motivos para tal dificuldade, entre eles os cálculos, o tempo de aula e o fato do professor não está capacitado para ministrar os conteúdos da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DESCOBRINDO O ENSINO DA ASTRONOMIA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BREVES-PARÁ(2017-08-16) FAVACHO, Luciano Gonçalves; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho constitui-se em um relato de experiência, que é o resultado dos estudos realizados através no projeto “Introdução ao Mundo da Astronomia na Ilha do Marajó – Breves”, tendo como objetivo analisar o Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental de Breves- Pará (E.E.F.B-P). Além do relatório de ações do projeto, apresenta os resultados da pesquisa, com base nos dados levantados e nas teorias estudadas, entre elas: Afonso (2006), que expõe a história da astronomia indígena; Faria (2009), Veiga, Ponte Neto et al (2015), Moraes e Chiaradia (2007), Steiner (2009), apresentam a História e o Ensino da Astronomia; Langhi e Nardi (2009; 2010), Bretones (1999), Daminele (2009), Daminele e Steiner (2010), Bizzo (2009) debatem o ensino da astronomia e a formação de professores para trabalhar o assunto na educação básica, sendo que todas servem de base para o projeto relatado e para a pesquisa nele realizada. A metodologia adotada foi o estudo de caso nas E.E.F.B-P. Os sujeitos foram professores atuantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se para a coleta de dados aplicação de questionários abertos. Os resultados apontam uma grande necessidade de projetos e formação continuada na área da astronomia que venham suprir as carências no Ensino da Astronomia apresentadas pelos professores pesquisados. Pontuando sugestões para a melhoria no Ensino da Astronomia nas E.E.F.B-P, esse trabalho não esgota a necessidade de novas pesquisas sobre o tema, ainda pouco conhecido e trabalhado em nossa região, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: um estudo sobre o aproveitamento dos alunos de 4° ano das atividades de alfabetização e letramento na Escola de Ensino Fundamental Santa Mônica(2017-10-03) GOMES, Edicleia Rodrigues; SILVA, Solange Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6443895796975686; https://orcid.org/0000-0002-5324-0628O presente Trabalho de Curso objetivou descrever os parâmetros metodológicos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e atividades didáticas para se trabalhar com alunos do 4º ano na escola de ensino fundamental Santa Mônica, no município de Breves-Pá. Dando ênfase na evidencia das pesquisas feitas quanto ao aproveitamento de aprendizado desses alunos, como também mostrar quais as atividades usadas durante este processo e qual a importância do PNAIC na capacitação dos professores e para o desenvolvimento de atividades que visam à alfabetização e letramento dos alunos. Para concretização desta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para fundamentar as discussões desta pesquisa, utilizamos as proposições de Kleiman (2007), Souza (2014), Mendonça (2007), além dos relatos dos professores, objeto desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as atividades didáticas analisadas são relevantes porque destacam categorias centrais na discussão deste tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DIAGNÓSTICO DAS PRÁTICAS DE MELIPONICULTURA: a criação de Uruçu Cinzenta (Melipona fasciculata, SMITH 1854, APIDAE: MELIPONINI) na comunidade de Tamatateua (Bragança-PA)(2018-01-26) MONTEIRO, Gerson Piedade; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943; VEIGA, Jamille Costa; http://lattes.cnpq.br/2287525928643401; https://orcid.org/0000-0001-7554-2785O presente trabalho teve como objetivo descrever as técnicas de criação da Uruçu cinzenta (Melipona fasciculata, Smith, 1854), espécie de abelha sem ferrão nativa da região Amazônica, manejada pelos pequenos agricultores da comunidade de Tamatateua, Município de Bragança- PA. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 22 (vinte e dois) criadores (Meliponicultores) locais, com a aplicação de questionários in loco, contendo questões pré estabelecidas, e ocorreram durante o período de junho a outubro de 2015, com abordagem aos seguintes quesitos: A forma como essas abelhas são criadas; A forma de aquisição de colônias; Identificação dos modelos de caixas utilizadas; Descrição das técnicas de captura e multiplicão de colônias; conhecimento dos criadores acerca da flora meliponícola; objetivo da criação e formas de acondicionamento do mel. Os resultados demonstram que as práticas utilizadas por esses agricultores são tipicamente empíricas, rusticas e tradicionais, repassadas entre os criadores oralmente e com o intuito principal de obtenção do mel. A criação racional de abelhas sem ferrão, ainda é pouco difundida, entre os criadores de abelhas na comunidade, se fazendo necessário acessar esses criadores e discutir a partir de suas experiências, maneiras de melhorar o avanço das práticas de meliponicultura na comunidade, enfatizando a relação com o meio ambiente, na adesão de práticas sustentáveis, tendo o objetivo de gerar ocupação de mão de obra, complementação da renda e estímulo do consumo dos produtos dessas abelhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos(2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIXO ELETRÔNICO: o que dizem os futuros professores de Ciências Naturais?(2018-05-16) TENÓRIO, Layane da Costa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão do lixo eletrônico se tornou um grande desafio mundial. Na última década a intensa evolução tecnológica além de contribuir para as praticidades das tarefas, tem contribuído para o consumo desenfreado da sociedade, e consequentemente, para a alta descartabilidade de eletrônicos. Essa realidade tem levantado a questão sobre a degradação ambiental e suas consequências na saúde humana, em decorrência do descarte incorreto desse tipo de produto, pelo fato de ser composto por materiais não biodegradáveis. A perspectiva do futuro professor de Ciências Naturais sob o enfoque da preservação ambiental implicará em melhores condições de vida, pois contribuirá para formar sujeitos mais críticos e atuantes na sociedade. Os objetivos desta pesquisa foram verificar como o lixo tecnológico é apresentado na concepção dos futuros professores de Ciências Naturais; identificar se os futuros professores conhecem as orientações quanto ao destino do lixo tecnológico; identificar os riscos do destino inadequado do lixo tecnológico; e identificar se os futuros professores sabem dos impactos ambientais causados por resíduos eletroeletrônicos. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 19 licenciandos concluintes do curso de Ciências Naturais. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os licenciandos consultados, não conhecem pouco sobre o assunto, apesar de ser um assunto que rotineiramente tratado no cotidiano. Muitos não conhecem as consequências do descarte inadequado do lixo eletrônico e como o descarte correto poderia recuperar o valor dos produtos após o fim de sua vida útil. Isso demonstra a necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores.