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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma abordagem sobre a segurança da informação no mundo atual(2022) MENDES, Joyce de Andrade; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162Na última década a tecnologia tem se tornado parte essencial do dia-a-dia das organizações e está cada vez mais presente na vida das pessoas, atualmente é um dos principais meios de comunicação. Desta forma, a quantidade de dados processados ou armazenados é imensurável e vão desde simples mensagens de texto até dados bancários e, para as organizações, seus dados representam um dos bens mais valiosos, sendo fundamental para a continuidade do negócio. Assim, a segurança da informação se torna fundamental não só no âmbito empresarial, mas também para a sociedade. Neste trabalho de conclusão de curso é abordado o tema de segurança da informação, seu conceito, finalidade, princípios, suas vulnerabilidades e o seu papel no mundo atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem videocirúrgica na terapêutica de hérnias umbilicais em bezerros(2024-06-21) CARVALHO, Lucas Santos; TEIXEIRA, Pedro Paulo Maia; http://lattes.cnpq.br/8807940650929492; https://orcid.org/0000-0001-8828-8675As onfalopatias são um dos principais problemas enfrentados durante a criação de bezerros, sendo as hérnias umbilicais as que mais acometem esses animais. Sua principal forma de correção é por meio da herniorrafia umbilical de maneira convencional. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi estabelecer uma nova abordagem cirúrgica para o tratamento de hérnias umbilicais, criando um modelo de estudo em fetos bovinos, e avaliar a viabilidade da técnica de correção percutânea videoassistida em comparação com a técnica convencional. Foram utilizados 16 fetos bovinos de vacas gestantes abatidas no matadouro para o experimento, dividindo-os em dois grupos: o grupo de controle representou a cirurgia aberta, de abdominorrafia por laparotomia (GA=8) e o grupo videocirúrgico (GV=8), com sutura percutânea videoassistida com 3 acessos no flanco direito. Dividido em duas etapas, a etapa 1 consistiu em realizar o acesso e exploração da base umbilical, ressecção das estruturas umbilicais e criação da lesão abdominal e etapa 2, consistindo na abdominorrafia por laparotomia no GA e sutura percutânea nas bordas da lesão no grupo GV e exploração final até reversão dos acessos. Ao analisar os dados, foi possível observar que não houve diferença estatística significante entre os grupos na E1. Entretanto, no E2 ouve diferença estatística substancial entre os dois grupos (p < 0,0001), sendo o grupo GA com o maior tempo cirúrgico (33.10±0.43 minutos) comparado ao grupo GV (10.13±0.68 minutos) e o tempo cirúrgico total foi maior no grupo GC (38,48 ± 0,35 minutos) em relação ao grupo GV (15,86 ± 0,67 minutos). A correção de hérnia utilizando a abordagem laparoscópica permitiu, de maneira satisfatória, a criação de um modelo de estudos para sutura percutânea videoassistida com três portais em menor tempo cirúrgico em relação à técnica convencional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades(2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Acidente ofídico em equídeos no Bioma Amazônico, Pará, Brasil(2024-06-26) SERRUYA, Analiel; SILVEIRA, Natália da Silva e Silva; http://lattes.cnpq.br/7512206773380526; https://orcid.org/0000-0002-0270-8948Bothrops atrox é a serpente mais comum na Amazônia, e seu veneno provoca alterações locais e sistêmicas. Este relato descreve os achados clínico-patológicos e laboratoriais de ofidismo por Bothrops em seis equídeos no Pará, Brasil. Os animais, que pertenciam a cinco propriedades rurais diferentes, apresentaram sinais clínicos de apatia, anorexia e aumento da sensibilidade ao toque em áreas de aumento de volume. Três animais foram picados na parte distal dos membros pélvicos e três na região da cabeça. Os animais afetados na área dos membros pélvicos apresentaram edema acentuado que se estendia do boleto até a coxa e exibiam dificuldade de locomoção. Aqueles afetados na região da cabeça exibiam aumento de volume que conferia a aparência de uma "cabeça de rinoceronte", bem como escurecimento da mucosa dos lábios e gengivas. Todos os animais apresentaram taquicardia e taquipneia, e os achados laboratoriais de dois animais evidenciaram anemia, leucocitose, aumento do tempo de coagulação e aumento das enzimas hepáticas (AST e GGT) e renais (ureia e creatinina). O tratamento foi ineficaz, e três dos quatro animais tratados faleceram. A necropsia foi realizada em três animais e foi observada hemorragia extensa no tecido dos locais da picada da serpente e líquido sanguinolento incoagulável nas cavidades. Observou-se congestão no diafragma, na serosa do intestino delgado e áreas mais claras na superfície renal. A histopatologia mostrou degeneração muscular, necrose, necrose tubular aguda, hemorragia e cilindros hialinos nos rins. Este relato destaca os achados clínico-patológicos de picada de serpente em equídeos. Além disso, este é o primeiro relato de envenenamento por Bothrops em uma mula no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acompanhar e acolher uma criança autista na escola: relatos de uma experiência de formação(2017-11-29) DAMASCENO, Simone Santana; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O presente trabalho apresenta as incursões do Acompanhamento Terapêutica Escolar (ATE) de uma professora, acadêmica do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal/UFPA, na educação fundamental menor de um aluno autista. A inclusão pedagógica e social da criança no ambiente escolar e a capacitação da professora para acolher, integrar e incluí-lo deram-se em um período de três anos. A diferenciação e a ampliação dos conceitos de integrar e incluir foram um dos demarcadores de observação, estudo, pesquisa, intervenções colocadas em movimento nesse período de aprendizagem e formação. Para alcançar os objetivos propostos nesta experiência de formação, que segundo Larossa (2002) é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca (1) faremos relatos de experiência de acompanhamento/facilitação/intervenção em momentos educacionais, (2) descreveremos algumas atividades e expedientes burocráticos e analíticos que fizeram parte dos instrumentos de observação e, (3) enredado a esses momentos, faremos ensaio de análise e interpretação da ação das intervenções pedagógicas do acompanhamento deste trabalho. Utilizados como leitura base ao Acompanhamento Terapêutico Escolar foram estudados os trabalhos de Assali (2006); Kupfer (1997; 2006; 2007); Franguas e Berlinck (2001); Riviére (2004); Barros e Brandão (2011); Sereno (2006). No tópico "Autismo e Educação", quatro autores destacam-se: Reviérie (2004); Simbenberg (1998); Fráguas (2004); Laznik (2004). As reflexões no campo da "Inclusão Social e Escolar" foram referendados por Matos & Dinis (2014); Assali (1999); Relatórios – Brasil/MEC (2007, 2008); Salomão (1998); Prieto (2005); Lajonquíere (2001). Nossos parâmetros metodológicos se balizaram nas pesquisas de cunho qualitativo tendo o estudo de caso como parâmetro metodológico em autores como Teschi (1990); Bogdan & Biklen (2003) e Yin (2001). Essa experiência nos encaminha a pensar que a ação significativa para incluir/facilitar alunos com autismo num ambiente escolar pode ser mediada cognitiva, afetiva e social pelo ATE. Importantes intervenções ao desenvolvimento e aprendizagens, sugere que professores ou pedagogos que tenham formação, supervisão e orientações podem fazer essa tarefa dentro da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afecções cirúrgicas do sistema urinário de cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (2017-2023)(2024-07-15) MONTEIRO, Alanna Maria de Oliveira; RODRIGUES, Danilo Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5091316856829953Este estudo objetivou realizar uma análise abrangente das afecções cirúrgicas do sistema urinário em cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará entre janeiro de 2017 e dezembro de 2023. Foram analisados dados provenientes de fichas médicas dos animais submetidos a procedimentos cirúrgicos, incluindo data do atendimento, espécie, idade, sexo, raça, diagnóstico da afecção e procedimento cirúrgico. No total, 49 animais foram diagnosticados com afecções do sistema urinário que necessitam de cirurgia, tendo 56 procedimentos cirúrgicos realizados, correspondendo a 3,19% do total de cirurgias executadas pelo Hospital Veterinário. Dos procedimentos do sistema urinário 54% dos casos envolveu a espécie canina e 46% os felinos. A cistolitíase foi a afecção mais prevalente, com 69% dos casos, seguida pela obstrução uretral, que representou 9%. As cistotomias foram as cirurgias mais frequentes, correspondendo a 72% dos procedimentos, seguidas pelas uretrostomias, com 11% dos casos. Esses resultados destacam a relevância dos hospitais veterinários universitários no ensino, pesquisa e extensão, além de evidenciar a importância de avanços na nefrologia veterinária e sua contribuição para a promoção da saúde animal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA(2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil(2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras(2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e processo de ensino e aprendizagem: narrativas sobre a prática docente(2022-12-28) BARBOSA, Hevelly Sousa; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O estudo tem como tema central a discussão sobre o papel da afetividade no processo de ensino e aprendizagem a partir da prática docente. Assumo os princípios teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa, compreendendo que a narrativa é o melhor modo de entender e estudar o ambiente da vida real através dos relatos de experiências. Investigar os sentidos da afetividade na prática docente de professoras que atuam na Educação Infantil se constitui no objetivo geral e, especificamente, identificar aspectos de afetividade assumidos e presentes na interação entre professor e aluno na relação pedagógica, além de, investigar como as relações de afeto são utilizadas na pratica docente. Participaram da pesquisa três professoras que atuam na Educação infantil em uma instituição privada da cidade de Castanhal-PA. As entrevistas foram realizadas com finalidade de identificar a relevância da afetividade no processo de ensino aprendizagem para as docentes e de que modo às relações de afeto eram utilizadas pelas professoras dentro de sala de aula. Sendo assim, mediante esta pesquisa, constatou-se a importância dos afetos dentro do ambiente da sala de aula e, mais precisamente, na relação entre professor e aluno, pois a afetividade e cognição não se dissociam. Logo, os afetos permeados nesta relação interpessoal podem gerar impactos determinantes no processo de ensino e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem em um centro de educação infantil no município de Castanhal (PA): uma análise a partir dos discursos docentes(2018-12-28) BRAZÃO, Ida Conceição de Nóvoa; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945A presente pesquisa tem como tema central Afetividade e Suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem em um Centro de Educação Infantil no Município de Castanhal (Pá): uma análise a partir dos discursos docentes. Nesse sentido, a minha pesquisa teve como objetivo principal abordar a importância da relação afetiva e entender como essa relação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, considerando as teorias de alguns pesquisadores que muito contribuem nesse processo como Henri Wallon, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Celson Antunes, Augusto Trivinos, Eugênio Cunha, entre outros. Para realizar nossa investigação, dispomos da pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com duas professoras do segmento da educação infantil na faixa etária de quatro e cinco anos que fazem parte do referido CMEI Benedito Rufino em Castanhal. A análise e discussão dos dados construídos ao longo de minha pesquisa mostraram que tais reflexões contribuem significativamente para que esses profissionais voltem o seu olhar para o educando, deixando um pouco de lado a pressa em querer desenvolver os conteúdos para o cumprimento de metas e estatísticas e passem a observar a educação como algo mais amplo onde se constrói as relações humanas, onde educador e educando tem a oportunidade de se relacionarem quer seja com um olhar, quer seja com um abraço ou gesto de carinho. Diante do exposto evidencia-se que a afetividade contribui de forma efetiva para o desenvolvimento afetivo, social e não apenas o cognitivo como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança como um todo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental(2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agenda virtual para o meio jurídico(2018-12-11) FERREIRA, Rodrigo da Silva; CARDOSO, Jorge Amaro de Sarges; http://lattes.cnpq.br/8483188010111086O presente trabalho tem como principal objetivo idealizar ferramenta tecnológica que auxilie no trabalho dos advogados e pessoas envolvidas na região paraense. O aplicativo tem como principal função o agrupamento das datas e horários das pautas de audiências dos diversos tribunais em que o usuário possa exercer suas atividades laborativas (Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Tribunal Regional Federal, etc.), alertando a proximidade dessas, visando o preparo antecipado dos envolvidos para o evento, desta forma o projeto auxiliará o profissional na organização de seu escritório, atentando-os as audiências, que de praxe são esquecidas ou lembradas apenas “em cima da hora”, ressalta-se também que é importante o profissional manter seu clientes informados, sobreaviso quanto ao esperado, evitando remarcações, atrasos no tramite do processo, tal como perdas significativas nas decisões judiciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ajuda Pet: protótipo para adoção e apoio de animais abandonados(2022-06-22) MAIA, Fabio de Almeida; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903Neste trabalho é apresentado uma proposta de sistema web que visa auxiliar na resolução do problema de animais abandonados e ou em situação de rua. A solução proposta é o desenvolvimento de um protótipo em formato de portal que dispõe de publicações, contendo informações sobre tais animais que necessitem de ajuda, sendo o principal objetivo a adoção destes animais. Para o desenvolvimento utilizou-se um conjunto de ferramentas modernas voltadas ao desenvolvimento web. A expectativa se dá na centralização dessas informações em um meio, pois elas estão dispersas em redes sociais, logo facilitar a comunicação entre usuários em um ambiente dedicado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá(2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteridade e literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana(2018-07-30) MELO, Arlen Maia de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823O presente trabalho tem como objetivo analisar a proeminência da temática da alteridade e seus desdobramentos na obra O Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Para isso, desdobra-se este objetivo geral em especificidades, sendo estas: a necessidade de reconhecer como se configura a relação desse outro/prisioneiro com a figura do sujeito selvagem; compreender a noção de alteridade e a proposta antropofágica na literatura modernista brasileira; refletir sobre o legado deixado pelos estudos modernistas de Oswald de Andrade e como eles se consolidam numa ressignificação atual do homem antropófago. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho consiste em estudo bibliográfico. Para tanto, utilizam-se os trabalhos de Candido (1997), Fausto (2011), Kiening (2014), Nunes (1979), entre outros estudiosos. A contribuição modernista de Oswald de Andrade e sua produção no cenário literário brasileiro são importantes e significativas para o reconhecimento da identidade nacional. Com isso, a propagação do verdadeiro "homem antropófago" colabora com o pensamento de um Brasil do novo, moderno, e até mesmo, autêntico. Um país constituído pela diferença, mas que muitas vezes foi, e ainda é, marcado pela constante negação deste "outro".Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental(2023-04-05) LIMA, Eduardo Garcia de; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903Este trabalho teve como objetivo comparar quatro aplicativos para o ensino de matemática, visando identificar suas principais características e apontar suas potencialidades e limitar o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a análise descritiva e comparativa dos aplicativos selecionados, considerando critérios como conteúdo, interface, interatividade e recursos didáticos. Os resultados apontaram que os aplicativos apresentam diferentes abordagens pedagógicas e características técnicas, o que pode influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Foi possível verificar que alguns aplicativos apresentam uma maior variedade de recursos didáticos, enquanto outros se destacam pela facilidade de uso e interatividade. Diante desses resultados, conclui-se que a escolha do aplicativo mais adequado para o ensino de matemática deve levar em consideração as características da turma e dos objetivos pedagógicos, bem como as limitações e potencialidades de cada aplicativo avaliador. A pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de uso dos aplicativos para o ensino de matemática e pode subsidiar a tomada de decisão de professores e gestores educacionais na escolha dos recursos tecnológicos mais adequados para seus alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de ferramentas de monitoramento, planejamento e gerenciamento de redes de computadores(2019-01-19) PEREIRA, Rogerio Machado; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162Atualmente, pode-se afirmar que as redes de computadores estão ficando cada vez mais complexas e maiores, exigindo uma atenção especial das organizações em aspectos que antes não existia. O alto nível da quantidade de dispositivos exigiu que houvesse integração entre os mesmos, tornando o acompanhamento do desempenho, funcionamento e disponibilidade pontos cruciais a se monitorar em qualquer empresa. Quando pensamos em monitoramento, o principal objetivo é maximizar a eficiência e a produtividade de uma ou mais redes, além de mantê-las estáveis. Ao desenvolver um plano para realiza-lo, se faz necessário ativar funções que possibilitem o controle total da rede e seus serviços, com mecanismos de análise e controle de recursos. Ter um ambiente mapeado e monitorado é fundamental para o processo de crescimento de uma empresa. Já está mais do que comprovado que com um ambiente de TI bem planejado seu negócio tem mais chances de dar certo, mesmo para as empresas em que o principal foco não seja TI, pois todos dependem hoje da Internet e dos serviços que ela disponibiliza. E para isso é necessário utilizar ferramentas de gerenciamento e monitoramento de redes, as quais foram abordadas durante este trabalho, então foi realizada uma análise feita em cenários de redes semelhantes. Essa análise teve por objetivo definir qual ferramenta é a mais adequada, fazendo testes, definindo a que mais obteve gerenciamento de desempenho, todas as ferramentas utilizadas foram testadas na versão demo, são elas; Netflow Analyzer, PRTG, WhtasUp Gold, Wireshark, então foi extraído e coletado dados de cada ferramenta e foi feita a análise e comparação dos resultados.