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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil(2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma análise das práticas educativas desenvolvidas no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM(2019-08) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536O presente estudo intitulado A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO DE RECUPERAÇÃO REGIONAL DE CAMETÁ-CRRCAM, analisa como as práticas desenvolvidas na educação de jovens e adultos são promovidas para a ressocialização de sujeitos privados de liberdade que cumprem pena no Centro de Recuperação Regional de Cametá-CRRCAM, bem como identificar como se organizam essas práticas e discutir seus resultados na vida destes sujeitos a partir do trabalho do pedagogo que atua nesse espaço não escolar. Neste sentido, a estratégia da metodologia nos levou para uma pesquisa de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e com a utilização de instrumentos de coleta de dados como: Entrevistas, observação, análise de documentos disponibilizados pela SEMED e CRRCAM. As discussões foram construídas com as colaborações das obras de importantes autores da área como: Freire (1996) e (1967) uma referência da educação de jovens e adultos. Assim como Libâneo (1999) vem complementar o debate das práticas educativas e a ação do pedagogo. Os resultados apontam que a organização das práticas educativas se desenvolve aleatoriamente, até mesmo pela falta do pedagogo na instituição e do coordenador pedagmógico. Essa falta de planejamento resulta em não saber para onde essa educação vai caminhar, se possui o objetivo de somente a elevação da escolaridade ou de uma efetiva ressocialização desses sujeitos. Poucos resultados são apresentados quanto a mudanças significativas na vida dos sujeitos privados de liberdade. Pois, muito problema enfrentado para a efetivação do ensino no CRRCAM, são os mesmo que perpassam pelas instituições escolares. Portanto, ainda é necessário que as ações das práticas educativas se tornem mais efetivas e abraçadas de fato pelas instituições ao gerarem mudança de vida para os sujeitos apenados dentro e fora do contexto dos centros de recuperação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais(2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A experiência do estágio supervisionado na coordenação pedagógica: análise dos desafios enfrentados e dos aprendizados adquiridos(2025-02-21) GONÇALVES, Marcilene Rodrigues; PEREIRA, Edir Augusto Dias; http://lattes.cnpq.br/8073664444803317Este relato descreve a experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado na Coordenação Pedagógica, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na EMEF Santa Maria, situada no município de Cametá Pá. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, teve como objetivo acompanhar e participar das atividades da coordenação pedagógica e observar as práticas e interações no cotidiano escolar. Durante o estágio, foi realizada uma intervenção com o tema 'Escola: um lugar estratégico para cuidar da saúde mental', com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com a saúde mental no ambiente educacional. Além disso, a vivência permitiu uma análise crítica dos desafios enfrentados pela coordenação pedagógica, com destaque para questões de comunicação entre a equipe pedagógica e administrativa, e a criação de estratégias para promover um ambiente inclusivo e eficaz. Esta experiência foi essencial para a formação acadêmica, ampliando a compreensão sobre a complexidade do papel do coordenador pedagógico e sua importância na implementação de práticas educacionais de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves(2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A relação entre saberes da Etnobotânica e o ensino de Botânica no ensino médio: experiência com estudantes do Sistema Modular de Ensino no Município de Cametá- Pa(2022-02-07) SANTOS, Rosely Costa dos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810Este trabalho traz uma investigação à respeito da relação entre saberes da etnobotânica e o ensino de botânica no ensino médio, tendo como foco a experiência com estudantes do Sistema de Organização Modular de Ensino no Município, localizada na comunidade de Furtados no Município de Cametá-Pa. A pesquisa realizou a seguinte questão: como a relação entre a etnobotânica e a botânica contribui no processos de ensino/aprendizagem no ensino médio da escola do campo? Os objetivos desta pesquisa foram analisar a relação da etnobotânica com a botânica no ensino de Biologia, além de identificar o diálogos entre os saberes dos sujeitos do campo e o currículo de Biologia do ensino médio, no que tange à botânica. A pesquisa foi de cunho qualitativa com ênfase na pesquisa-ação, contou com um estudo bibliográfico com referência em Xolocotzi (1982) e Albuquerque (2005) que abordam a etnobotânica como um campo científico que estuda as inter-relações que se estabelecem entre o ser humano e as plantas, através do tempo e em diferentes ambientes. Como resultados, compreendemos que o ensino de botânica e os saberes da etnobotânica, apontam para uma prática educativa que valoriza a natureza e possibilita novas perspectivas para o currículo do Ensino Modular, assim como amplia o acesso ao saber contextualizado na educação básica e isonomia de direitos, assegurando a ampliação do nível de escolaridade e a permanência dos alunos em suas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adaptações e desafios: a Educação do Campo em tempos de ensino remoto e a alternância pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) na pandemia(2023-05-04) CASTRO, Terezinha de Jesus Pompeu de; FURTADO, João Miranda; http://lattes.cnpq.br/2652499606578531O artigo aborda os desafios enfrentados pela Alternância Pedagógica - Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC) - durante a pandemia do novo coronavírus no Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Universitário do Tocantins Cametá - CUNTINS/UFPA. O texto discute a importância da Pedagogia da Alternância como proposta educativa necessária para a formação inicial de professores capazes de atuar nos espaços educacionais e sociais do campo. A pesquisa analisa as possíveis implicações geradas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no processo formativo dos alunos da LEDOC (Campus de Cametá/UFPA), em particular, os eventuais entraves à Alternância Pedagógica como metodologia do curso. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013) e análise documental (GIL, 2002; 2008), tendo como base teórica autores como Lima, Hage, Souza (2021), Calejon, Brito (2020), Arroyo (2014), Maria (2021), Molina, Freitas (2011), Freire, Batistela et al. (2015), entre outros. O estudo mostra que a adoção do ensino remoto durante a pandemia apresentou muitos obstáculos para a Alternância Pedagógica, principalmente devido à dificuldade de acesso à internet pelas populações do campo. Essas observações corroboraram na compreensão a respeito da importância da Alternância Pedagógica no curso de Educação do Campo, enquanto metodologia de ensino, o que significa dizer que pode prejudicar na formação docente , já que nega a voz dos sujeitos que a protagonizaram, desarticulando o Projeto Político pedagógico do Curso (PPC) construído mediante as realidades e especificidades dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos(2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise epidemiológica da pandemia de Covid-19 em Cametá durante o ano de 2021(2023-11-24) BRITO, Sandro Willian Viana; SILVA, Júlio Roberto Soares da; http://lattes.cnpq.br/1449991706012638Na pandemia de COVID-19, a rápida disseminação do Coronavírus torna desafiador entender sua evolução. A modelagem matemática é essencial para estudos epidemiológicos. Neste artigo, abordamos um estudo de caso do tipo ex-post-facto em 2021 no município de Cametá, Pará, usando modelos SIR, SIRS e Verhulst. Com dados reais, ajustamos curvas usando o modelo logístico para casos confirmados e recuperados, e estimamos parâmetros dos modelos SIR e SIRS. Essa abordagem possibilitou simulações numéricas, compreendendo aspectos como taxa de reprodução, incidência, transmissão, casos e picos. Isso contribui para entender o impacto local da pandemia, orientando estratégias de saúde pública e controle do vírus.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise ergológica: implicações da pandemia nas práticas pedagógicas de professoras da E.M.E.F Francisca Arnould de Pina, Cametá-Pa e os desafios do retorno ao ensino presencial(2025-02-21) FREITAS, Whellen Lopes de; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461A pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 2023, investigando as implicações da pandemia na prática pedagógica das professoras e o processo de ensino aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Francisca Arnold de Pina no município de Cametá–PA, localizado na mesorregião da Amazônia Tocantina, no interior do Estado do Pará. Com objetivo central de identificar os desafios enfrentados pelos professores e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades de ensino remoto e garantir a continuidade do aprendizado. Se adotou como metodologia a pesquisa qualitativa, para coleta de dados utilizou-se a entrevista com professoras atuantes na escola, a análise foi feita a partir da autoconfrontação na óptica da ergologia. Nesse sentido conclui-se que o retorno às aulas presenciais revelou discrepância no nível de aprendizado dos alunos, com alguns alunos enfrentando dificuldades para acompanhar os novos conteúdos devido ao déficit de aprendizado durante a pandemia, para mitigar esses impactos negativos, é fundamental que os educadores ofereçam suporte diferenciado e implementem estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais dos alunos com suportes adequados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de técnicas front-end no desenvolvimento de uma plataforma web para divulgação de eventos(2025-03-26) PANTOJA, José Wendel Viana; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480O avanço da tecnologia e da internet tem proporcionado mudanças significativas na maneira como os eventos são organizados e divulgados. Este trabalho, resultado de um estágio supervisionado, apresenta o desenvolvimento da plataforma CommunityEvents, um sistema web voltado para a centralização e divulgação de eventos, utilizando técnicas de desenvolvimento Front-End. A plataforma foi desenvolvida com React, Context API, Styled-Components e Ant Design, permitindo uma interface responsiva e eficiente. Além disso, utilizou-se o Firebase para gerenciar autenticação e armazenamento de dados, otimizando o tempo de desenvolvimento. A metodologia adotada envolveu a elicitação de requisitos, prototipação e implementação do sistema, seguindo princípios de boas práticas no desenvolvimento Front-End. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia da plataforma na organização e apresentação de eventos, melhorando a experiência dos usuários na busca por informações. Como trabalhos futuros, propõe-se a implementação de um painel administrativo para maior controle sobre os eventos cadastrados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa(2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assembleia de aves registradas em armadilhas fotográficas na flona de Caxiuanã(2024-07-07) CARDOSO, Douglas Nascimento; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo tem como objetivo determinar as espécies de aves registradas a partir de armadilhas fotográficas na Floresta Nacional de Caxiuanã, uma vez que estudos da avifauna da Amazônia são de suma importância para entender sua diversidade, podendo ser base para estudos posteriores. O estudo foi desenvolvido com base em dados coletados no período entre 2010 e 2017, fornecidos a partir da captura pelas armadilhas fotográficas. Foram feitas 1242 detecções de aves, em que foram identificadas 7 ordens, 7 famílias, 11 Gêneros e 14 espécies. As câmeras como método para a coleta de dados se mostraram importantes ferramentas no monitoramento de algumas comunidades de aves terrestres, em que se destacou maior abundância no registro de guildas de aves Frugívora e Onívoro de serrapilheira e sub-bosque. Houve diferença na composição das aves em relação as duas margens do Rio Caxiuanã, a diferença no registro pode ter interferência do rio na distribuição das aves.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assistente de ensino baseado em um modelo de linguagem de grande escala brasileiro(2024-11-27) MORAES, Augusto Nonato; SIQUEIRA, Elton Sarmanho; http://lattes.cnpq.br/6836143760585970; https://orcid.org/0000-0002-2199-1910Contexto: O uso de Assistentes de Ensino em IA (AE-IA) no contexto educacional visa apoiar aprendizado de estudantes em disciplinas complexas, em que existe dificuldade de assimilação de conceitos interdisciplinares e necessidade de respostas rápidas e precisas. Problema: Estudantes enfrentam barreiras ao estudar disciplinas que exigem conhecimento prévio em múltiplas áreas, resultando em dificuldades de compreensão, afetando negativamente no percurso acadêmico dos alunos. Solução Proposta: Propõe-se um AE-IA baseado no modelo de linguagem brasileiro Sabiá 2.0, com mecanismos de Verificação Rápida, Expansão e Correção de Erros, para aprimorar sistema de perguntas e respostas. Teoria de SI: Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Social, que explora como indivíduos adquirem conhecimento em contextos de interação mediada por tecnologias. Essa teoria é aplicável ao uso de AE-IA, que funcionam como mediadores do aprendizado, promovendo a aquisição de conhecimento e facilitando a compreensão de conceitos complexos. Método: A metodologia é Design Science Research, com abordagem descritiva e análise quantitativa, realizando prova de conceito e avaliação prática com usuários. O sistema foi implementado em um ambiente educacional e testado quanto ao desempenho e a satisfação dos alunos. Sumarização dos Resultados: O sistema apresentou alta taxa de satisfação na qualidade das respostas, porém revelou limitações em tempo de resposta para consultas usando modelo, sugerindo melhorias na otimização da API. Contribuições e Impacto na área de SI: Este estudo contribui para área de SI ao demonstrar como modelos de IA podem melhorar ensino e suporte ao aluno, propondo uma solução robusta e adaptável para ambientes de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banguê como prática de ensino e aprendizagem na comunidade de Rio Jacaré Xingú Cametá-Pa(2018-10-10) NUNES, João Mauricio Rodrigues; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461O presente estudo foi centrado na Comunidade de Rio Jacaré Xingú, no município de Cametá-Pará, tendo como objetivo analisar a prática cultural Banguê como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem de diferentes gerações na comunidade de Rio Jacaré Xingú. Assim como, conhecer a importância histórica do Banguê nas comunidades ribeirinhas, compreendendo como se dá a relação dos saberes e práticas culturais proporcionadas pelo Banguê na construção da identidade da população do Rio Jacaré Xingú. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em busca de trabalhos que falasse acerca do tema proposto, como: CANDAU (2011), FREIRE (2005), PINTO (2007), GOMES (2003) entre outros, que abordam a temática em questão, após o levantamento bibliográfico foi realizado a pesquisa de campo quando feita a coleta de dados na localidade de Rio Jacaré Xingu, através da observação do dia a dia da referida localidade, com realização de uma série de entrevistas com os integrantes do grupo de Banguê, além de professores, alunos e moradores locais. Neste sentido, a pesquisa se utilizou de fonte oral, mediante aos relatos orais e histórias de vida, coletados através das entrevistas, observação do cotidiano e conversas informais. Dados da pesquisa apontam, que o Banguê é uma prática cultural afro-brasileira que deve ser vista como uma pratica pedagógica, capaz de afirmar identidades e fazer com que as populações ribeirinhas se reconheçam como sujeitos históricos no processo educacional, pois essa prática é carregada de saberes que estão arraigados nas vivências cotidianas, na memória dos mais velhos, nos gestuais corpóreos, na musicalidade, nas diferentes formas de trabalho e de diversão, na confeção das ferramentas e petrechos de trabalhos, e nos instrumentos musicais do Banguê.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização da produção da mandioca na comunidade Vila Valério, município de Oeiras do Pará(2025-04-28) OLIVEIRA, João Batista dos Santos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180A mandioca (Manihot esculenta Crantz.) é o produto mais popular da alimentação brasileira. Tradicionalmente a cultura da mandioca na Amazônia é praticada via sistema itinerante ou nômade, conhecida popularmente por roça. Para a comunidade da Vila Valério, é importante o registro da produção desse tubérculo, devido a importância sociocultural, ambiental e econômica para os sujeitos locais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção da mandioca na comunidade Vila Valério, no município de Oeiras do Pará, como forma de registrar as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, caderno de realidade e observação in lócu. Os principais resultados denotam que para todos os entrevistados a cultura da mandioca é a principal fonte de renda, entretanto, as famílias produzem também outras culturas. Os tratos culturais com a mandioca ocorrem no mês de novembro, com a limpeza de área, seguido do plantio no início do período chuvoso e colheita entre os meses de junho e outubro. A relevância do conhecimento tradicional que as famílias possuem sobre o manejo da mandioca, além da percepção da necessidade da diversidade de espécies para alcançar tal objetivo é corroborado pelo registro da existência da interface agricultura-floresta praticado na Comunidade. Ainda assim, há necessidade de incentivos para melhorias da agricultura familiar, em que as políticas públicas considerem as peculiaridades do Território, o estilo de vida dos camponeses e os saberes tradicionais e demandas dos sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Casos notificados de sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde da Família da Marambaia nos anos de 2021 a 2022(2022-11-23) SANTOS, Naldinei Diniz dos; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, infectocontagiosa, transmitida pela bactéria Treponema pallidum, que quando adquirida durante a gestação, pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo, nos ossos e neurológico. No Brasil desde de 2005, aumentaram os casos de sífilis gestantes e congênitas, o qual demonstrar a urgência em um sistema de prevenção e controle desses indicadores. Neste contexto, o estudo objetiva investigar os números de casos de Sífilis em gestantes na área da Estratégia da Saúde Família da Marambaia - ESF, no período de 2021 e 2022, assim como traçar um perfil dessa população. A pesquisa ocorreu no município de Curralinho no período de setembro a outubro 2022 a coleta de dados ocorreu através das fichas e prontuários de pacientes da Unidade de Saúde Estratégia da Saúde da Família da Marambaia. Foram analisadas 07 pacientes grávidas diagnosticadas com sífilis, sendo registrado 01 caso em 2021 e 06 em 2022, representando um aumento significativo próximo de 86%. Com relação ao perfil são todas pardas, com idade entre 15 a 29 anos, maioria estudantes com ensino médio incompleto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Clube do HTML: uma abordagem extraclasse para Introdução ao Desenvolvimento Web(2025-03-25) PEREIRA, Heverson de Nazaré Lima; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480O mercado de desenvolvimento web tem crescido significativamente, demandando profissionais qualificados para atuar na área. O curso de Sistemas de Informação da UFPA Cametá não possuía uma disciplina obrigatória com abordagem a esse tema. A fim de introduzir conceitos fundamentais da área e capacitar alunos da FASI, criou-se o projeto extraclasse Clube do HTML. Ao final do projeto foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto do clube na formação dos graduandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conflitos agrários e a importância dos STTR na conquista da terra: educando os agricultores a se contrapor ao latifúndio(2025-01-03) LIMA, Jovaldo Tavares; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180Este Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo investigar o papel do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) na posse da terra pelas famílias agricultoras em Oeiras do Pará, atuando como mitigador de conflitos. Os conflitos envolvem interesses de classes antagônicas, refletindo a dinâmica de uma sociedade dividida e os sindicatos desempenham um papel crucial na luta pela posse e regularização da terra, especialmente para os trabalhadores rurais. Em Oeiras do Pará, o STTR atua como um órgão fundamental na articulação desse processo. O percurso metodológico da pesquisa dialoga com a abordagem qualitativa e como principal ferramenta norteadora a observação participante. Os dados foram sistematizados combinando as respostas dos entrevistados com observações sobre a interação com o STTR. Utilizamos a estatística descritiva para analisar os dados. Os principais resultados indicam que a orientação contínua dos sócios para permanecerem em suas propriedades e a formação de associações fortalece a luta coletiva e minimizam conflitos agrários. O apoio do STTR na demarcação dos lotes e a criação de reservas extrativistas são exemplos concretos das vitórias obtidas. A participação ativa dos agricultores, dos movimentos sociais e instituições públicas foram fundamentais para essas conquistas e a formação acadêmica em Educação do Campo, com turmas formadas em Oeiras do Pará, surge como uma oportunidade de fortalecimento dos movimentos sociais e de aprimoramento das ações do STTR, integrando saberes tradicional e científico na busca por uma gestão mais democrática e participativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conhecimento popular e o uso de plantas medicinais: narrativas de idosos moradores do bairro da Primavera, em Cametá - PA(2023-06-28) SILVA, Débora Reis da; PINTO, Sherlyane Louzada; http://lattes.cnpq.br/5222963875628609; https://orcid.org/0000-0002-5938-1886O presente estudo objetiva entender a partir do grupo de idosos selecionado, de que forma o uso de plantas medicinais está relacionado com o conhecimento popular e com a história de formação do Bairro Primavera, em Cametá-Pará. A pesquisa encontra-se ancorada nos estudos de: Gama (2006), Loya et al (2009), Monteiro e Bradelli (20017), dentre outros que nos permitem entender que o uso das plantas medicinais. Trata-se de uma prática antiga, repassada às gerações pelos mais velhos e encontra-se fortemente ligada aos saberes de cunho popular. Por sua vez, os dados empíricos foram construídos por meio de uma pesquisa qualitativa alicerçada nos pressupostos teóricos da História Oral, realizada com 06 (seis) moradores do Bairro em questão. A partir das narrativas dos entrevistados contextualiza-se que o Bairro Primavera possui uma história de construção ligada a utilização das plantas medicinais e isto encontra-se vivificado nos saberes dos idosos com quem dialogamos, de igual modo, considera-se que ao relembrar o uso das plantas medicinais na atualidade os idosos interagem com as suas memórias coletivas compartilhadas com os outrem com quem mantiveram convívio e relações sociais, e ainda reverberam conhecimentos de cunho popular que perpassarão às gerações futuras.