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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola e a constituição de identidades juvenis
    (2019-03-13) PAZ, Ataíze Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica, realizada na Escola Cristo Trabalhador, com foco no Grupo Educar pela Pesquisa e seus integrantes. O objetivo foi investigar a constituição das identidades dos alunos que participam do Grupo. Como instrumentos de produção de informação utilizei a observação participante, a captura de imagens, a conversação, o questionário, que serviram para a composição do diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos que participam do Projeto Educar pela Pesquisa, alguns funcionários da instituição e um grupo de professores. O problema de pesquisa apresenta as seguintes questões: Como a dança contribui na constituição de identidades dos alunos da Escola Cristo Trabalhador? Para auxiliar a reflexão contarei com Bourdieu (1983), Canclini (1989), Dayrell (2007), Ribeiro (2013) e Silva (2000). Como resultados destaco que a dança é uma manifestação cultural que auxilia na constituição de identidades dos alunos, pois participar do grupo de dança fornece aos alunos a compreensão de si próprio e do que está a sua volta; também enfatizo como o Projeto educar pela pesquisa incentiva a formação ética e cidadã dos alunos em razão das multiculturas presentes nesse espaço.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Exposição de adolescentes e jovens à violência: efeitos em trajetórias de desenvolvimento de estudantes de escolas públicas em Belém - Pará
    (2019-06-28) NASCIMENTO, Bruna Thaiza Silva Nascimento; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/5758168217659420; https://orcid.org/0000-0001-8871-5913
    Este estudo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-conceitual a respeito da ‘adolescência/juventude’ e ‘violência’, de modo a identificar os aspectos centrais que perpassam o desenvolvimento desses sujeitos. A metodologia é constituída por uma revisão bibliográfica, onde utilizamos os descritores ‘Juventude’, ‘Adolescência’ e ‘Violência’, nas bases de dados Periódico da Capes/MEC e Scientific Electronic Library Online (Scielo) e, através da leitura prévia do título, dos resumos e palavras-chave, selecionamos os estudos que trataram diretamente do tema a ser estudado. Após seleção, foram definidas três categorias de análises: 1. Concepções de Adolescência/juventude. 2. Juventude e Violência. 3. efeitos da violência nas juventudes. A revisão mostrou que o termo adolescência/juventude assume um caráter heterogêneo, na medida, em que é configurado por múltiplos significados, sendo estes relacionados às diferentes condições e trajetórias dos jovens. A violência é tratada na literatura como um fenômeno complexo, pois pode ocorrer de formas e circunstâncias diferenciadas. Já os efeitos da violência são vistos de modo amplo, pois estes são caracterizados pelos danos físicos e psicológicos a estes sujeitos. Verificou-se também que esses impactos, por vezes, estão relacionados a existência de outros fatores de risco no contexto familiar ou comunitário (uso de álcool, vulnerabilidade social, baixo autoestima, entre outros), sendo prejudiciais a esses jovens, interferindo, de modo negativo, na trajetória de vida destes. E assim, notou-se a importância do coping 4na vivencia desses sujeitos, com a finalidade de que consigam superar as adversidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Letramento digital no período pandêmico: percepções de uma professora na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)
    (2022-06-06) OLIVEIRA, Aline Silva; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541
    Trabalhar o letramento digital é uma tarefa desafiadora para a educação principalmente nesse período de pandemia da Covid-19 no qual estamos vivenciando. Esses desafios se ampliam ainda mais quando observamos as práticas educacionais na modalidade Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) já que os desafios nas práticas de leitura e escrita para esse público se apresenta de forma acentuada, e quando tratamos de letramento digital, os desafios aumentam ainda mais. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, cujo objetivo é compreender como ocorre a inter-relação das práticas de leitura e escrita na modalidade EJAI, por meio da percepção de uma professora, buscando também identificar as competências das práticas frente ao letramento digital. A metodologia empregada na pesquisa consiste na obtenção e análise de depoimentos sobre o tema em questão com uso da Análise Textual Discursiva associada ao software Iramuteq. Concluímos que o meio digital utilizado na EJAI se apresenta como uma ponte de comunicação, mas não de fato uma ferramenta que propicie o letramento digital, pois a medida tomada para uso das ferramentas digitais ainda não pode ser considerada um processo ideal de construção do letramento digital, pois há uma notória separação dos processos tradicionais com a utilização dos meios digitais. O que necessita ser feito é uma conciliação dos saberes antigos com os novos conhecimentos tecnológicos, não os colocando à parte, mas em conjunto. Essa prática permitirá a (re)construção de práticas e habilidades necessárias para o aprendizado do letramento digital.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pastoral da Juventude nas ilhas de Abaetetuba-PA: um jeito de ser e fazer
    (2018-07-26) COSTA, Max José Costa e; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a pastoral da juventude (PJ) da paroquia nossa senhora Rainha da Paz pertencente à diocese de Abaetetuba-PA. O objetivo é investigar a Pastoral da Juventude e de forma particular nas ilhas de Abaetetuba buscando entender sua importância na formação de lideranças sociais. A proposta de trabalho surge a partir do curso de educação do campo quando ao longo de pesquisas perceberam-se antigos militantes da pastoral da juventude inseridas nas lideranças de comunidades, associações e atuando dentro das escolas. É possível analisar o crescente número de jovens saindo das suas comunidades localizadas nas ilhas para buscar melhor qualidade de vida dentro da cidade, além disso, a formação de família precocemente é outra problemática a ser pensada, consequentemente uma grande parcela do público juvenil se ausenta da formação integral da pastoral da juventude, vale ressaltar que a educação não formal se atrela a esta tema por se tratar de uma organização que trabalha a formação humana fora da sala de aula. A indagação no decorrer do trabalho se deu por pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturado aberto e fechado, com pesquisa qualitativa, levando em consideração a história oral e analise de registros documentais da pastoral. Conforme a fala de alguns entrevistados, o sujeito que passa pela PJ é diferenciado, por isso é que as lideranças formadas na pastoral da juventude tende a ocupar com eficiência os espaços que ocupam na sociedade seja em associações, sindicatos, concelhos ou cargos públicos. Foi possível notar que muitos militantes da organização desconhecem teoricamente a formação integral e as etapas da pastoral (convocação, iniciação, nucleação e militância). Contudo, ao se deparar com pessoas que passaram pela Pastoral da Juventude e hoje são pessoas que estão lutando em prol de uma sociedade justa e igualitária é perceber que um trabalho de base para além da educação formal é necessário tendo em vista que a educação formal precisa dialogar também com os sujeitos que adquirem uma formação fora da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As Representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida
    (2019-09-22) SANTANA, Magda Sousa; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    Atualmente as constantes avaliações sobre a baixa escolaridade da população brasileira, realizadas por diversas instituições nacionais e internacionais, apontam que é necessário repensar as políticas voltadas à garantia da educação básica. Inúmeros projetos são implantados visando minimizar as distorções idade/ano da população acima de 15 anos. No Estado do Pará, o Projeto Mundiar é implantado a partir de 2014 com o discurso de acelerar o tempo de estudos desses jovens, a partir de financiamentos de Organismos Internacionais. Tal cenário, nos leva a pensar, quais são as representações sociais dos jovens sobre o Projeto Mundiar e quais as implicações educacionais e sociais em seu projeto de vida? No sentido de responder esse questionamento, o objetivo dessa pesquisa é compreender as representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida. Para isso situamos esse estudo ao campo teórico e metodológico das representações sociais, mais especificamente na abordagem processual de Jodellet (2001) a partir da tridimensionalidade que envolve: a) sujeitos; b) contextos e c) efeitos. Para mostrar quem são os sujeitos iniciamos com a abordagem sobre a juventude com os autores Dayrell (2003), Serra Freire (2007), Ramos; Araújo (2013), Neves (2014) e Farias (2018). O contexto em que os jovens que colaboraram com esse estudo, são de uma turma do ensino fundamental anos finais do Projeto Mundiar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro do município de Bragança-PA. Utilizamos Mesquita (2018) e Pará (2013; 2016) para dialogar a respeito desse contexto. Os efeitos/implicações educacionais e sociais são discutidos com Leão; Dyraell; Reis (2011) e Klein; Arantes (2016). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas (Gil, 2008) e entrevista semiestruturada (Minayo, 2009). Os resultados demonstram que esses jovens vivem em condições sociais e econômicas que fragilizam suas existências e colocam em risco seu futuro; sua trajetória escolar de exclusão, pouco sofre alterações com a sua participação no Projeto Mundiar, embora este se apresente como a oportunidade diante do estigma de incapazes - de sujeitos de que não aprendem e/ou tem dificuldades de aprender – reforça a desigualdade social a partir de um modelo escolar que certifica, sem assegurar as possibilidades futuras desses jovens, limitando-os ao subemprego.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Resistência que atravessa gerações: titulação e reconhecimento da comunidade remanescente de quilombo de Calados, Baião-Pará
    (2022-02-07) MEDEIROS, Gildete de Freitas; BRILHO, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte; http://lattes.cnpq.br/0855952974118408
    Para as comunidades remanescente de quilombos o direito ao território é central, para isso, a titulação – um processo administrativo realizado pelo Estado – é etapa fundamental na reivindicação de permanência na terra, do respeito ao vínculo com a cultura e ancestralidade. A luta pela titulação de terra da comunidade remanescente de quilombo de Calados-Baião, (PA), remonta à história de muitas gerações. Objetivou-se conhecer essa história da comunidade, as dificuldades encontradas para obter o título de posse como território quilombola destacando o protagonismo das mulheres e da juventude quilombola na comunidade. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa de abordagem qualitativa por orienta- se à uma perspectiva mais interpretativa e construtivista. Com isso, ressalte-se a capacidade efetiva de organização, nos gestos de solidariedade. Os conhecimentos e experiências de luta e resistência na comunidade remanescente de quilombo de Calados também contribuíram e ainda contribuem para as famílias se organizarem neste período pandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol
    (2021-10-18) NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648
    O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI - Polo Cametá)
    (2019-08-31) GUEDES, Alessandro de Sá; SILVA, João Batista do Carmo; http://lattes.cnpq.br/5437954641195296; https://orcid.org/0000-0002-3170-4735
    Este apresenta os resultados finais da pesquisa intitulada: “Trabalho e universidade: análise do perfil formativo de jovens trabalhadores universitários do centro universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI – Polo Cametá)” orientada pelo Professor Dr. João Batista do Carmo Silva, como parte integrante do Projeto de pesquisa “Formação, Trabalho e Universidade: análise do perfil de formação de trabalhadores universitários do curso de Pedagogia no Município de Cametá/Pa. Teve como objetivo analisar o processo de formação e inserção de jovens trabalhadores universitários no mundo do trabalho, no sentido de explicitar as implicações resultantes da inserção precoce desses profissionais ainda em formação no “mercado de trabalho”. Para isso, desenvolveu-se em três fases que englobaram: levantamento bibliográfico e sessões de estudo, pesquisa documental e pesquisa de campo. Esse estudo fundamentou-se em Marx (1978), Saviani (2007), Gadotti (2000) entre outros teóricos que deram suporte para esta pesquisa. E com base na análise feita durante este estudo, destacamos que a maioria dos alunos da UNIASSELVI-Cametá 73,81% são trabalhadores, e desse percentual, apenas 17, 90% possuem trabalho formal, restando um total de 82,10% dos estudantes inseridos no trabalho informal, vale ressaltar também que 52,74% desses alunos trabalhadores possuem filhos, e 39,95% são jovens entre 18 a 24 anos de idade, e que 41,49% tem uma carga horária diária de trabalho de 8 ou mais horas, e que por esses motivos 36,63% tem disponível no máximo 2 horas de estudos, 23,73% 1 hora e apenas 0,25% disponibilizam 4 horas ou mais. Conclui-se que, por se tratar de uma universidade a distância, esse tempo de estudo afetado pela carga horária de trabalho, influencia no processo formativo destes alunos, dificultando uma formação integral.
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