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Navegando por Assunto "Transtorno do espectro autista"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comportamento alimentar e estado nutricional de portadores do espectro autista: uma revisão integrativa
    (2021) OLIVEIRA, Fabrícia Leão Cardoso; CAVALCANTE, Carla Nely Bentes; http://lattes.cnpq.br/7314725120260903
    Introdução: Indivíduos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam comportamento alimentar altamente específico, que os tornam extremamente seletivos, o que pode afetar seu estado nutricional, tornando-os suscetíveis a déficits metabólicos. Objetivo: Identificar o comportamento alimentar e estado nutricional de portadores do espectro autista. Metodologia: Essa pesquisa trata­-se de uma revisão integrativa de literatura dos últimos dez anos, disponível em bancos de dados como Lilacs, Scielo e Pubmed, a partir das seguintes palavras chaves: Alimentação; Transtorno do Espectro Autista; Nutrição. Resultados: Foram identificados 10 artigos que preencheram os critérios de inclusão, os quais identificaram o estado nutricional e comportamento alimentar dos envolvidos na pesquisa, através de parâmetros antropométricos, avaliações dietéticas, aplicação de questionários sobre preferências alimentares, frequência alimentar e queixas sobre sintomas relatados a respeito do trato gastrointestinal (TGI). Considerações finais: Pessoas com TEA possuem maior vulnerabilidade quanto ao seu estado nutricional. Em vista disso, dietas que excluam o glúten e a caseína podem diminuir efeitos deletérios sob o TGI, que é um dos sistemas mais afetados por esta dinâmica. Além da deficiência de Vitamina A e Ferro, que também pode ser um fator de agravo. Assim, o acompanhamento do profissional nutricionista, por meio de inclusão em programas de educação nutricional e inserção desta compreensão no ambiente familiar, pode mitigar os efeitos deletérios advindos deste processo, além de melhorar a dinamização do processo alimentar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e avaliação do aplicativo “autismo-cartões de emoções, expressões e ações”
    (2019-06-13) TRAVASSOS, Talita de Cacia Sousa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental que atinge o desenvolvimento infantil. O TEA normalmente se manifesta nos dois primeiros anos de vida da criança, e atualmente é classificado em três níveis, indo de leve, moderado a grave. Segundo estudos recentes, a distinção entre os níveis ocorre levando em consideração o grau de prejuízo na comunicação social recíproca e na interação social da criança. É importante que o acompanhamento de crianças diagnosticadas com TEA por profissionais especializados inicie o mais precocemente possível para que ela receba o auxílio necessário, e se desenvolva da melhor forma possível. A tecnologia é considerada por especialistas uma boa aliada no acompanhamento e desenvolvimento de pessoas com TEA. Com o uso da tecnologia é possível criar ambientes interessantes e sem distrações, sendo assim mais simples acompanhar dificuldades e avanços, e deste modo criar as melhores estratégias para o melhor desenvolvimento do indivíduo. Levando isso em consideração, foi desenvolvido o aplicativo e jogo “Autismo – Cartões de Ações e Emoções (CEEA)”, que busca ser uma ferramenta de auxílio para profissionais e responsáveis por crianças com TEA. Após o desenvolvimento, foram realizados testes e avaliações com especialistas para avaliar o aplicativo. 22 participantes participaram das avaliações, dos quais 100% concordam que o aplicativo é uma ferramenta útil no desenvolvimento de crianças com TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção nutricional no manejo de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
    (2021) LEITE, Juliana de Lima; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    O presente trabalho tem como objetivo levantar artigos dos últimos dos últimos seis anos sobre as intervenções nutricionais e descrever sua importância no manejo para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Realizou­-se uma revisão sistemática nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scielo e periódicos CAPES. Consideraram se artigos científicos, projetos de monografia, publicados em revistas e documentos legais disponíveis na internet que abordam o tema. Os trabalhos analisados foram preferencialmente do período dos últimos seis anos de 2016 a 2021. A pesquisa foi realizada nos idiomas português e inglês. Foram adotadas para consulta nas bases de dados referentes o s seguintes descritores: “Transtorno do Espectro Autista AND estado nutricional”, “Transtorno do Espectro Autista AND dieta”, “Transtorno do espectro autista AND Dietoterapia”, “Autism Spectrum Disorder AND Diet”, Autism Spectrum Disorder AND diet therapies “Autism spectrum disorder AND diet gluten free”, “Autismo e Nutrição”, “Autismo e Dieta”. Vinte e sete artigos foram incluídos na revisão, em relação as estratégias os estudos demonstraram certo benefício na utilização da tríade dieta de exclusão de glúten e caseína, suplementação de prebióticos e probióticos e suplementação de vitamínica. Entretanto, as evidências científicas das principais estratégias nutricionais ainda são muito escassas. Conclui­se que a intervenção nutricional tem um papel fundamental no tratamento do autismo, deve ser considerada um recurso terapêutico importante, visando ampliar novas intervenções e benefícios para o tratamento do autismo desde que esse aconselhamento nutricional seja realizado por um profissional que considere a especificidade cada criança Autista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão de escopo
    (2021) OLIVEIRA, Bruna Thayane Ferreira de; BARROS JÚNIOR, Marcos Antônio Pereira; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    O presente estudo objetivou realizar uma revisão de escopo, mapeando a literatura nacional sobre a atuação terapêutica ocupacional junto a pessoas com TEA. A metodologia utilizada para este estudo foi uma de revisão de escopo. Utilizou­-se o checklist PRISMA para o direcionamento da pesquisa. A busca foi feita nas bases de dados Scielo, Web of Science e Embase, em periódicos nacionais de Terapia Ocupacional (Cadernos de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional -­ RevisbraTO, Revista Baiana de Terapia Ocupacional) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A pesquisa da literatura limitou-­se a publicações sobre intervenção da Terapia Ocupacional e TEA, feitas a partir de 2011 até os dias atuais, fornecendo um resultado de 375 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, restaram 8 artigos potencialmente relevantes para o estudo. Os resultados demonstram a importância da atuação do terapeuta ocupacional junto às pessoas com TEA, visto que favorece os processos de inclusão social e escolar, atua na aquisição de habilidades, seja no autocuidado ou ganhos na mobilidade. Desta forma, visualiza -se no decorrer dos estudos, que a Terapia Ocupacional age na potencialização das habilidades e na participação dessas pessoas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A legislação brasileira na eficácia da salvaguarda das pessoas com transtorno do espectro autista: a garantia do direito fundamental à saúde
    (2023-12-04) RIBEIRO, Alyssa de Sousa; RAIOL, Raimundo Wilson Gama; http://lattes.cnpq.br/6271053538285645
    Esse escrito objetiva elucidar a norma no ordenamento jurídico ao que versa os direitos e garantias como prerrogativa destinadas às pessoas diagnosticadas com TEA no Brasil. Nessa tese, inicialmente, será abordada as características gerais sob o aspecto patológico, corroborando conceitos e as suas classificações, assim como diagnósticos, métodos de tratamento e desenvolvimento. Logo após, será explanado o âmbito jurídica e constitucional, disposição legislativa disposta no ordenamento jurídico brasileiro, como a Lei n.° 12.764/2012 e Lei n.°13.146/2015, apresentando a sua aplicabilidade com enfoque nos direitos fundamentais e princípios da dignidade da pessoa humana. E por último, os ditames que envolve a efetividade, trazendo a reserva do possível para garantia de implementação das políticas públicas e o mínimo existencial como elemento norteador das políticas de saúde como salvaguarda de proteção do direito fundamental e saúde e a promoção da democracia desse grupo minoritário.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Limites e possiblidades de desenvolvimento de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física na escola de aplicação da UFPA
    (2019-12-10) SANTOS, Ingrid Marques dos; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847
    Este estudo tem por objetivo identificar limites e possibilidades de desenvolvimento de um aluno com Transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física da EAUFPA. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um aluno do ensino fundamental I com transtorno do espectro autista. O aluno em questão pertence a uma turma regular do Ensino Fundamental I, na Escola de Aplicação da UFPA, no município de Belém-PA que é uma escola referência no município em educação básica, sendo a mesma de âmbito federal. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a observação participante e a escrita de diários de campo por parte de 6 bolsistas do Programa Residência Pedagógica que atuavam na instituição e acompanhavam a turma na qual o aluno fazia parte semanalmente. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. O processo de intervenção foi realizado no período Outubro de 2018 a Setembro de 2019, no acompanhamento de duas aulas semanais de Educação Física regular de 50 minutos hora aula. Como resultado, o estudo, identifica que a atuação da professora se torna essencial nesse processo, pois a atitude acolhedora por parte da professora se torna um meio eficaz para que ocorra o processo de inclusão. A possibilidade de conhecer o aluno identificando suas potencialidades, pode gerar a criação de arranjos pedagógicos que auxiliem e tornem a aula de educação física mais atrativa ao aluno. A participação dos pais também é importante nesse processo, assim também como a escola em geral. No entanto o processo não é tão fácil assim, pois os níveis de autismo variam então não é possível deixar uma “receita” pronta de como incluir o aluno autista nas aulas, mas através de esforços em conjunto podemos aos poucos tornar possível esse processo de inclusão nas aulas de educação física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança com autismo
    (2019-07-02) NEVES, Bruna Soares; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    A ludicidade é essencial para a criança, pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social, emocional e, também, motriz. Sendo que, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidencia alguma alteração no jogo, especialmente, a nível simbólico. A intervenção desta dificuldade vai repercutir diretamente na área social e comunicativa. Sendo a atividade lúdica uma ferramenta eficaz de aprendizagem e parte vital no desenvolvimento de todo individuo, é importante abordá-la de forma ampla e adaptada às características e necessidades concretas de cada criança. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar o uso do lúdico na prática pedagógica, como elemento importante para o ensino-aprendizagem da criança com autismo. Os jogos e brincadeiras utilizadas em sala, no desenvolvimento das crianças com TEA, ajudam no comportamento da criança. Desse modo, observar como o lúdico se manifesta perante a sua aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a observação participante. Assim, é possível verificar que os processos inclusivos ainda precisam se efetivar na prática e que os professores ainda se sentem despreparados para receber os alunos com desenvolvimento atípico. Todo esse processo educacional mostra a importância e a necessidade dos jogos e brincadeiras para favorecer a inclusão, em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil das crianças com transtorno do espectro autista atendidas no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança da UFPA
    (2022) PEREIRA, Alana Chelye de Lima; MACHADO, Carla Leonor Melo Vinagre; http://lattes.cnpq.br/2563633320927931
    Este estudo objetiva traçar o perfil das crianças com Transtorno do Espectro Autista atendidas no Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. Trata-­se de um estudo descritivo, tipo corte transversal baseado em dados de fichas de prontuários. A investigação envolveu uma população de 265 crianças. Foram realizadas coletas por meio de análise das fichas em prontuários. Os resultados mostram maior frequência do sexo masculino (79,2%) e procedência de Belém (58,5%). A média de idade materna foi 32 anos, com escolaridade em média de 14,5 anos de estudo, sendo a principal ocupação do lar (58,5%). Os encaminhamentos ao Centro, ocorreram pelos pediatras em 50,9% e pela Atenção Básica em 35,9%, em sua maioria devido a atrasos de linguagem associados a problemas de comportamento (26%), sendo estes encaminhamentos ocorridos em média aos 59,8 meses de idade; nascidas com maior frequência até a segunda gestação (77,6%), de parto cesáreo (68,2%) e a termo (87%), com peso ao nascer superior a 2500 gramas (80,9%). A maior parte das mães realizou o pré­-natal (98,9%), enfrentou intercorrências gestacionais (64,7%), e 67% não tiveram intercorrências neonatais, sendo estas últimas do tipo icterícia isolada a mais frequente (37,9%). Com relação aos cuidados recebidos, a maioria apresenta vacinas atualizadas (84,3%) e não possuem alimentação adequada (80,9%) e, as mães desempenham papel de destaque como sendo o primeiro observador dos sinais de TEA (52,3%), algumas fazem uso de drogas (tanto lícitas como ilícitas), com predomínio do álcool (43,2%). As condições socioeconômicas podem ser consideradas insatisfatórias, pois embora as situações de moradia de boa parte da clientela sejam, relativamente, adequadas, as famílias são de baixa renda em sua maioria (52,5%). Conclui­-se então que deve haver maior zelo e investimentos na assistência a saúde infantil, por meio de capacitação de profissionais à nível de atenção básica, bem como criação de novos centros especializados em outras localidades, para detecção precoce dos sinais de TEA, bem como de outros problemas de desenvolvimento, visto que a maior parte dos encaminhamentos são realizadas de forma tardia, além de que muitas famílias precisam migrar de munícipios distantes a procura de atendimento adequado, sendo necessário, portanto, a descentralização do atendimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
    (2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repercussões ocupacionais vivenciadas pelo cuidador familiar da criança com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa da literatura
    (2018) CARVALHO, Jackeline de Souza; ABREU, Letícia de Cássia Luz de; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) traz por definição um grupo de desordens que traçam uma rota de desenvolvimento do indivíduo diferente da usual e tipicamente esperada, principalmente na área da comunicação, interação social e áreas restritas de interesse. Crianças com TEA enfrentam também dificuldades importantes no que tange ao desempenho de tarefas comuns, próprias de sua fase do desenvolvimento, apresentando comprometimento nas áreas de participação social, educação, atividades de vida diária, descanso e sono, e brincar, o que leva a um aumento no nível de dependência para com os pais/cuidadores. Este diagnóstico gera repercussões não só para a vida da criança, mas também para seu núcleo familiar, necessitando, muitas vezes de uma reorganização, o que gera uma sobrecarga emocional e física aos membros da família, em especial a mãe. Objetivou­se identificar as repercussões vivenciadas pelo cuidador familiar da criança diagnosticada com TEA. Trata­se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, quanti qualitatviva, onde foram buscados artigos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2012 a 2017. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos. Observou­se o baixo número de publicações de Terapia Ocupacional no cenário nacional; a utilização de entrevistas não validadas nas pesquisas, e as repercussões negativas vivenciadas pelo cuidador familiar após o diagnóstico. O produtivismo induz a maior parte dos pesquisadores a publicar em periódicos internacionais, por ser um local privilegiado para o diálogo acadêmico e oferece um bom retorno de resultados dos investimentos nacionais em pesquisa. O diagnóstico causa um grande impacto na vida dos cuidadores, onde a maioria passa a enfrentar mudanças na rotina pessoal, familiar e profissional, altos níveis de stress e sobrecarga, entre outras repercussões. Conclui­se então que se faz necessário um olhar atencioso ao cuidador da criança com autismo, pois o cuidar é um fazer duradouro que gera impactos negativos na vida deste cuidador. A Terapia Ocupacional, por ter um olhar específico para o fazer humano, deveria debruçar­se nas pesquisas com cuidadores, por ser uma pessoa de grande importância na vida da criança com autismo, e precisa ser cuidado para cuidar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Terapia ocupacional, corpo e a inclusão educacional de acadêmicos com transtorno do espectro autista no ensino superior
    (2019) MONTEIRO, Alessandra Mourão Pereira; BARBOSA, Jéssica Valente; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional, por meio do trabalho corporal, no processo de inclusão educacional, bem como, no enfrentamento das barreiras atitudinais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Participaram do estudo quatro discentes com TEA de uma Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade da mesma. Utilizaram-se como instrumentos para a coleta de dados: entrevistas semiestruturas (inicial e final), vivências em grupo, registros em diário de campo, registros fotográficos e registro de voz. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em duas categorias, sendo elas: categoria um – Sobre as barreiras atitudinais e suas unidades temáticas: Dificuldades na identificação de barreiras; Contexto social- Relação professor-aluno e aluno-aluno; categoria dois- Sobre o trabalho corporal e suas unidades temáticas: corpo-corpo e corpo-ocupação educação. Os dados apontaram para as dificuldades dos discentes em identificarem as barreiras presentes na rotina universitária, além das dificuldades relacionadas às percepções de si, na relação com os pares e com os professores, o que também incluiu as barreiras pedagógicas. Observam-se ainda as possibilidades do trabalho corporal como facilitadoras para o empoderamento dos discentes e seu engajamento ocupacional no contexto educacional, visto que no decorrer dos grupos os participantes apresentaram maior envolvimento e graduações importantes de exercerem suas corporeidade e relações com ocupação educação. Com isso, o presente estudo contribuiu favorecendo com uma proposta de vivência e intervenção da Terapia Ocupacional neste contexto, assim como, de possibilidades para as demais áreas de atuação no sentido do reforço a ações voltadas as discussões sobre à inclusão de alunos TEA no ensino superior.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do espectro autista e as repercussões sobre a família: revisão sistemática
    (2019) MEDEIROS, Alessa de França Cunha; RIBEIRO, Valéria de Sousa; VIEIRA, Adrine Carvalho dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9908355942244910; https://orcid.org/0000-0002-7134-9926; MENDONÇA, Claudia Roberta Lima Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4296227445262968; https://orcid.org/0000-0002-3927-0134
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes nas áreas comportamentais, sociais e/ou cognitivas, ocorrendo desde o nascimento. Em função disto, há intercorrências não somente para o indivíduo, mas também para os familiares. A partir disto, esta revisão sistemática da literatura objetiva investigar sobre o impacto do diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista para a família. Esta foi realizada na base de dados eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO) e utilizou-­se como critérios de inclusão artigos publicados no período de 2010 a 2019, na língua portuguesa e que estivessem relacionados ao impacto do diagnóstico de TEA na família. Utilizou-­se os descritores “Autismo” AND “Família” AND “Diagnóstico”. Obteve-­se como resultado cinco artigos, e em estudo detalhado verificou­-se como resultados: o momento do diagnóstico ser difícil e até conflituoso entre os pais e/ou fa miliares; a predominância da genitora ser a cuidadora principal, enquanto o genitor tem participação esporádica nas atividades de vida diária (AVD) do filho, e o prejuízo na participação social desses familiares em função do indivíduo com TEA. Conclui-­se que há a necessidade de se investigar mais sobre as repercussões ocupacionais que há na família dos indivíduos com o transtorno, e que apesar da importância de compreender a mãe nesse contexto, considera­-se necessário maiores investigações sobre estas questões na vida de outros familiares envolvidos, principalmente de irmãos que tem menor incidência de contemplação nas pesquisas.
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