Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Traditional knowledge"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização da produção da mandioca na comunidade Vila Valério, município de Oeiras do Pará
    (2025-04-28) OLIVEIRA, João Batista dos Santos; POMPEU, Gisele do Socorro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1325364359318180
    A mandioca (Manihot esculenta Crantz.) é o produto mais popular da alimentação brasileira. Tradicionalmente a cultura da mandioca na Amazônia é praticada via sistema itinerante ou nômade, conhecida popularmente por roça. Para a comunidade da Vila Valério, é importante o registro da produção desse tubérculo, devido a importância sociocultural, ambiental e econômica para os sujeitos locais. O presente artigo tem por objetivo caracterizar a produção da mandioca na comunidade Vila Valério, no município de Oeiras do Pará, como forma de registrar as experiências desenvolvidas pelas famílias agricultoras. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, caderno de realidade e observação in lócu. Os principais resultados denotam que para todos os entrevistados a cultura da mandioca é a principal fonte de renda, entretanto, as famílias produzem também outras culturas. Os tratos culturais com a mandioca ocorrem no mês de novembro, com a limpeza de área, seguido do plantio no início do período chuvoso e colheita entre os meses de junho e outubro. A relevância do conhecimento tradicional que as famílias possuem sobre o manejo da mandioca, além da percepção da necessidade da diversidade de espécies para alcançar tal objetivo é corroborado pelo registro da existência da interface agricultura-floresta praticado na Comunidade. Ainda assim, há necessidade de incentivos para melhorias da agricultura familiar, em que as políticas públicas considerem as peculiaridades do Território, o estilo de vida dos camponeses e os saberes tradicionais e demandas dos sujeitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina
    (2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica
    (2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel dos conhecimentos tradicionais no cotidiano da escola e na comunidade do rio Maúba
    (2018-12-11) PINHEIRO, Edésio da Silva; VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2756101845713264
    O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos saberes tradicionais da comunidade do rio Maúba e como os professores têm trabalhado esses saberes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os autores que balizam as análises são: CASTRO (2017); COSTA (2016); CHARLOT (2005); CUNHA (2009); DOURADO (2012); FARIA, A. R etal. (2009) ; FOLADORI (2001); FREIRE (1996); FREIRE (2001); LATOUR (1994); LEFF (2001); NOGUEIRA (2005); SANTOS (2010). Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa visando destacar o cotidiano dos sujeitos entrevistados. Como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista com 03 trabalhadores da comunidade, 02 professores e 03 alunos. Esta pesquisa mostrou as primeiras entrevistas realizadas com os moradores da comunidade de Maúba. Nas análises desta pesquisa, observou-se que na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do rio Maúba, os saberes que mais se destacam são os saberes da pesca artesanal (bloqueio, Espinhel, Viveiro, Puça, Camboa, Gapuia, Caniço, Tapagem e o Cacuri), o manejo do açaí e o trabalho braçal. Segundo os trabalhadores/pais esses conhecimentos tão importantes para a comunidade local, comportam adaptações significativas nos conteúdos aprendidos nas aulas que seus filhos aprendem na escola, porém ainda precisar de um empenho melhor dos professores para a preservação da natureza e valorização dos traços da cultura da comunidade. A escola deveria ter consciência do tipo de conhecimento que estão repassando para suas gerações. Ela deveria respeitar os conhecimentos locais, valorizá-los em seus currículos de forma que estes possibilitasse a reflexão de sua realidade. De acordo com as entrevistas realizadas com os professores percebeu-se que eles possuem um conceito sobre os saberes tradicionais, reconhecem sua importância, porém ainda enfrentam muitas dificuldades em realizar os diálogos entre os formais e os científicos. Essas dificuldades são inúmeras como: a valorização dos conhecimentos científicos contidos nos livros didáticos, internet, aportilhas ignorando os conhecimentos tradicionais dos alunos. Contudo, reconhecem a importância do diálogo entre eles para desenvolver uma produção do conhecimento, para os alunos no contexto da sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plantas medicinais usadas na preparação do “choque” no assentamento agroextrativista São João Batista – rio Campompema, Abaetetuba, Pará
    (2019-06-11) SILVA, Roberto Júnior Ribeiro da; PEREIRA, Maria das Graças; http://lattes.cnpq.br/0220812599721202
    Na Amazônia brasileira vivem diferentes povos tradicionais que utilizam as espécies vegetais nativas como as de uso medicinal. Neste sentido esse trabalho busca Compreender e analisar o conhecimento tradicional das mulheres ribeirinhas do Projeto de Assentamento Agroextrativista São João Batista, Rio Campompema, Abaetetuba – Pará acerca do uso de plantas medicinais na manipulação dessas espécies para a preparação do “choque” como remédio caseiro. A área de pesquisa foi a Ilha Campompema, um complexo de 4 ilhas, localizada a sudoeste da zona urbana de Abaetetuba. Foram usadas a técnica bola de neve para seleção das entrevistadas, além de entrevistas semiestruturada para coletas de dados, já as coletas das espécimes vegetais foram realizadas durante turnê guiada e estas depositadas no Herbário do Instituto Federal do Pará HIFPA Campus Abaetetuba. A identificação final deu-se sempre que possível comparando as espécies coletadas com as depositadas no Herbário, além de consulta a sites como, Flora do Brasil 2020 (http://floradobrasil.jbrj.gov.br) e Trópicos do Missouri Botanical Garden (http://www.tropicos.org/). As entrevistas foram realizadas entre mulheres com idade entre 33 e 73 anos. Foram mencionadas o uso de 21 etnoespécies, destas, 4 espécies não foram identificadas, 17 espécies estão distribuída em 11 famílias, destaca-se principalmente Lamiaceae com 4 espécies, a Asteraceae com 3 espécies e a Rutaceae com 2 espécies. Os ambientes utilizados pelas colaboradoras são os quintais, já as partes dos vegetais usadas destacam-se as folhas, que aparecem em 62% dos casos. Os problemas de saúde em que o “choque” foi utilizado como tratamento foram, dor de cabeça com 57% dos casos, gripe com 14%, tonteira com 9%, outros problemas como enchaqueca, dores musculares e até mesmo esipra (erisipéula) ambos com 5%. Observou-se ainda que esse conhecimento a cerca do uso das plantas medicinais não está se perpetuando nas futuras gerações.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quintais agroflorestais em duas localidades na zona rural de Abaetetuba: relato de experiência das vivências dos estágios supervisionados do curso superior de tecnologia em agroecologia
    (2023-09-25) COSTA, William da Silva; COSTA, Franciele Silva da; MAIA, Ricardo Eduardo de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1679371180659052
    O presente texto tem por objetivo relatar aprendizados sobre quintais agroflorestais obtidos a partir da vivência dos Estágios Supervisionados do curso de Tecnologia em Agroecologia, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. As experiências dos estágios ocorreram nos períodos de 18 a 22 de julho e 21 a 25 de novembro de 2022 em dois estabelecimentos agrícolas familiares, localizados na Comunidade Quilombola Ramal do Bacuri e na Comunidade Agroextrativista Ramal Cataiandeua, ambas localizadas na zona rural do município de Abaetetuba, Pará. Dentre tantas trocas de experiências e construção de saberes junto às famílias que nos acolheram em suas casas, destacamos os quintais agroflorestais, pois através deles foi possível vivenciar a Agroecologia em sua essência. Os quintais agroflorestais são manejados a partir de práticas agroecológicas, as quais exaltam culturas e saberes repassados de geração para geração, de modo que as famílias conservam de uma forma muito especial a agrobiodiversidade local, e contribuem através destes agroecossistemas para uma melhor segurança alimentar e nutricional de suas famílias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reconhecimento dos territórios pesqueiros da comunidade de Espírito Santo do Tauá, Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense
    (2020-02-03) BARBOSA, Ana Laide Soares; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857X
    O Plano de Ação aqui apresentado é a consolidação entre a conclusão do Curso em Etnodesenvolvimento e o prosseguimento das demandas surgidas no decorrer dos Tempos Comunidades (TC) dos pescadores e pescadoras da comunidade pesqueira da Vila do Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá /Pará, litoral amazônico. Tem como objetivo produzir elementos, por meio das atividades agendadas, para apresentar um dossiê sobre o território tradicional de pesca almejando seu reconhecimento. Buscar-se-á evidenciar os conhecimentos tradicionais, teóricos e práticos nesse processo de construção almejando o entendimento sobre o conceito de território pesqueiro dessa comunidade, num diálogo de saberes. É o que se pretende neste trabalho. Será um desafio a sequência do mesmo em plena pandemia, porém é um tempo propício para aprofundar a relevância que está posta neste plano. De um lado, o conceito de território baseado numa economia de exploração dos bens naturais, petrolíferas, mineração e acumulação; de outro, a construção de territórios a partir das práticas e saberes tradicionais, fundamentados no conhecimento ancestral. Envolver órgãos institucionais de fiscalização e gestão ambiental, de direitos humanos, academia e a sociedade civil, é premissa para a viabilidade do plano de etnodesenvolvimento na comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do látex presente no Mamoeiro (Carica papaya. L) como amaciante natural para alimentos na comunidade rural Alvorecer da Esperança-Rosquelícia, Abaetetuba-Pará
    (2019-07-11) COSTA, Eloane VIlhena Pantoja da; SILVA, Sebastiao Gomes; http://lattes.cnpq.br/9572985229927350
    O presente artigo vem dissertar sobre os conhecimentos que as comunidades tradicionais possuem, dando ênfase no conhecimento tradicional que os indivíduos da comunidade Alvorecer da Esperança desfrutam, referente ao uso do látex do mamoeiro como amaciante alimentar. O trabalho tem como objetivo realizar um levantamento sobre o conhecimento tradicional, a respeito do uso do látex como amaciante alimentar. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográficas e pesquisa de campo, com observações e aplicações de questionários semiestruturados para os moradores da comunidade. Os dados obtidos foram avaliados de forma quantitativo-descritiva e qualitativa. Pode-se perceber que 82% dos entrevistados utilizam o látex do mamoeiro como amaciante alimentar principalmente na carne, no estômago (bucho) e na pata (mocotó) de gado. Além disso os indivíduos que fazem uso desse saber possuem faixa etárias de idades diferenciadas, com isso nota-se que os mesmos estão preservando a cultura local e repassando de geração para geração.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA