Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Textual Genres"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Poesia na sala de aula: reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula através da literatura
    (2021-03-01) MAGALHÃES, Vania Newma Ribeiro; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778
    Como professora, buscamos articular nossa prática às nossas pesquisas. Este artigo discorre sobre as práticas de leitura cotidiana, dos textos literários Literatura em nossas Salas de Aula. A poesia é uma modalidade textual que, no conjunto da Literatura, apresenta especificidades. Trabalhar com poesia se faz necessário para que possamos sensibilizar nossos alunos desde os primeiros anos. Poesia é beleza, é fruição, é viagem ao imaginário. Resta a nós, professores, descobri-lo e inseri-lo no dia a dia do nosso contexto escolar. É uma libertação. O texto poético – maleável, criativo, ousado, transgressor - ajuda-nos a compreender a linguagem sob outros muitos e diversos ângulos. Não utilizamos muitos teóricos, mesmo porque, no formato adotado, não caberiam muitas conceituações. Apresentamos, como suporte teórico, entre outros, Octávio Paz e José Luiz Foureaus de Suza Jr.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O texto em sala de aula: práticas de linguagem, alfabetização e letramento (s) nos anos iniciais
    (2025-10-17) BARROS, Brena de Cássia do Mar; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
    A alfabetização e o letramento permanecem como desafios centrais no cenário educacional brasileiro, mesmo com a implementação de políticas públicas voltadas para superar o analfabetismo. Dados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (2023) revelam que cerca de 60% dos alunos do 5º ano apresentam baixo desempenho em Língua Portuguesa, indicando fragilidades desde os anos iniciais. Nesse contexto, o estudo da Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro; Teberosky, 1986) e a perspectiva de alfabetizar letrando (Soares, 2020) oferecem fundamentos para compreender os processos de apropriação do sistema alfabético e da inserção social da escrita. Os gêneros textuais, entendidos como práticas discursivas (Marcuschi, 2010), tornam-se recursos pedagógicos que aproximam as crianças das funções sociais da linguagem. Este trabalho, realizado em uma escola pública de Capanema-PA, analisa a presença e a utilização dos gêneros textuais em práticas de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza pesquisa-ação, utilizou observação participante e diário de bordo como instrumentos de coleta. Os resultados evidenciam práticas ainda marcadas pela ênfase na decodificação, em contraste com as orientações da BNCC, que propõe o texto como unidade central do ensino. Conclui-se que o uso significativo de gêneros textuais pode potencializar a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA