Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Tempo comunidade"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do Campo: alternância pedagógica na formação dos discentes da LEDOC 2016 do município de Oeiras do Pará - Pa
    (2023-07-10) PINHEIRO, Iolanda do Socorro Pureza; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810
    A pesquisa proposta buscou investigar sobre a influência da alternância pedagógica no processo formativo dos discentes da LEDOC 2016 de Oeiras do Pará. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da alternância pedagógica na formação discentes da turma da LEDOC Oeiras – 2016, considerando a atuação como futuros professores de ciências agrárias e da natureza na Educação do Campo. O método de pesquisa abordado nesta investigação é do tipo pesquisa qualitativa do tipo pesquisa estudo de caso. Por outro lado, abordou-se nessa investigação a pesquisa bibliográfica, pois, segundo Lakatos (2008), ela possibilita o pesquisador se deparar com um compilado de saberes. Os dados da pesquisa foram coletados através do roteiro de entrevista semiestruturado aplicado para os informantes da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo LEDOC – Oeiras – 2016. A pesquisa mostrou que o curso de Educação do Campo em Oeiras do Pará contribuiu muito com a formação dos egressos, cuja proposta sempre colocou universidade e comunidades em extremo contato a fim de promover um conhecimento com eles, e não para eles. Portanto, a investigação proposta mostrou que o regime de alternância no curso de Educação do Campo proporciona uma vivência em alternância com os coletivos do campo, isto é, com eles, e não para eles, uma vez que os povos do campo são os pressupostos identitários da Educação do Campo, onde aprendemos sempre em comunidade, no coletivo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia da alternância: uma breve análise bibliográfica
    (2018-01-25) SILVA, Nayara Mendes da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    Este artigo tem como objetivo e estratégia metodológica a análise bibliográfica acerca da Pedagogia da Alternância tendo o aporte teórico de: Begnami (2006), Rickmann Neto (2012), Freire, (1980; 1996; 2006) e Nosella (2012). A análise durou cerca de três meses e obteve como resultados que tal proposta metodológico-pedagógica é a mais adequada ao ensino da Educação do campo. Além disso, apontou que o Tempo Escola se desenvolve seguindo o cronograma letivo e com disciplinas da base comum, e quanto Tempo Comunidade, este serve como modelo não somente para as escolas do campo, mas, para todas as escolas em geral.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA