Navegando por Assunto "Tempo comunidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do Campo: alternância pedagógica na formação dos discentes da LEDOC 2016 do município de Oeiras do Pará - Pa(2023-07-10) PINHEIRO, Iolanda do Socorro Pureza; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810A pesquisa proposta buscou investigar sobre a influência da alternância pedagógica no processo formativo dos discentes da LEDOC 2016 de Oeiras do Pará. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a contribuição da alternância pedagógica na formação discentes da turma da LEDOC Oeiras – 2016, considerando a atuação como futuros professores de ciências agrárias e da natureza na Educação do Campo. O método de pesquisa abordado nesta investigação é do tipo pesquisa qualitativa do tipo pesquisa estudo de caso. Por outro lado, abordou-se nessa investigação a pesquisa bibliográfica, pois, segundo Lakatos (2008), ela possibilita o pesquisador se deparar com um compilado de saberes. Os dados da pesquisa foram coletados através do roteiro de entrevista semiestruturado aplicado para os informantes da pesquisa. O lócus de pesquisa foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo LEDOC – Oeiras – 2016. A pesquisa mostrou que o curso de Educação do Campo em Oeiras do Pará contribuiu muito com a formação dos egressos, cuja proposta sempre colocou universidade e comunidades em extremo contato a fim de promover um conhecimento com eles, e não para eles. Portanto, a investigação proposta mostrou que o regime de alternância no curso de Educação do Campo proporciona uma vivência em alternância com os coletivos do campo, isto é, com eles, e não para eles, uma vez que os povos do campo são os pressupostos identitários da Educação do Campo, onde aprendemos sempre em comunidade, no coletivo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância: uma breve análise bibliográfica(2018-01-25) SILVA, Nayara Mendes da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Este artigo tem como objetivo e estratégia metodológica a análise bibliográfica acerca da Pedagogia da Alternância tendo o aporte teórico de: Begnami (2006), Rickmann Neto (2012), Freire, (1980; 1996; 2006) e Nosella (2012). A análise durou cerca de três meses e obteve como resultados que tal proposta metodológico-pedagógica é a mais adequada ao ensino da Educação do campo. Além disso, apontou que o Tempo Escola se desenvolve seguindo o cronograma letivo e com disciplinas da base comum, e quanto Tempo Comunidade, este serve como modelo não somente para as escolas do campo, mas, para todas as escolas em geral.