Navegando por Assunto "Tecnologia assistiva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas(2018) SANTOS, Alveni Queiroz; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa pretende compreender os desafios e possibilidades da educação inclusiva de alunos com deficiências múltiplas no ensino regular. Durante muito tempo as pessoas com deficiências múltiplas foram rotuladas como indivíduos possuídos por demônios sendo excluído do convívio social. Na atualidade ações têm se voltado para um modelo de educação inclusiva, onde todos possam ser incluídos na escola regular sem discriminação e sem preconceito. A pesquisa busca trazer uma discussão de como tem sido feita o processo de inclusão desses alunos na classe regular considerando os desafios que se apresenta, tanto para a escola como para os educadores quanto à promoção da inclusão. O estudo tem como objetivo mostrar que esses alunos, quando atendidos de forma adequada com o uso de materiais lúdicos, têm possibilidade de socialização com as outras crianças e de desenvolver suas habilidades. Temos por objetivo ainda mostrar a importância do Atendimento Educacional Especializado e do uso da Tecnologia Assistiva como meios que favorecem a aprendizagem e possibilitam ao educando mais autonomia e inclusão social. Para análise dos resultados foi utilizada pesquisa bibliográfica, através da leitura de vários autores que abordam o assunto em questão. Por meio dos resultados obtidos, pôde-se constatar que os alunos estão matriculados no ensino regular, mas ainda existe a necessidade de renovação e ampliação das ações pedagógicas voltadas a esse público, assim como adaptações nas estruturas físicas das escolas. Entendemos ainda que os educadores devem ter um olhar mais inclusivo para acolher a todos os alunos independentemente de suas características motoras, intelectuais ou de qualquer natureza física, psíquica, culturais e tantas outras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down(2020-11-21) RAMOS, Adriana da Luz; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de um fluxo dinâmico de dificuldade e viabilização de acessibilidade para o jogo “As Aventuras de Amaru”(2018-02-20) BRITO, Yvan Pereira dos Santos; SOUZA JÚNIOR, Gilberto Nerino de; http://lattes.cnpq.br/8391942175575646; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221No Brasil há um grande número de pessoas analfabetas. De acordo com estatísticas de 2015 do IBGE, cerca de 8% da população brasileira com 15 anos ou mais de idade são analfabetos. Apesar de políticas públicas serem implementadas nas regiões mais precárias do país, a eficiência das mesmas parece não ser suficiente para zerar estes dados ou, pelo menos, diminuir estes números a um nível satisfatório. Com isso, diversos projetos educacionais foram desenvolvidos para contornar estes problemas e um destes projetos foi idealizado a partir de uma parceria entre psicólogos e profissionais da área da computação gerando o jogo chamado “As Aventuras de Amaru”, com o intuito de auxiliar crianças na leitura e escrita utilizando tarefas que apresentam letras, sílabas e figuras. Para este trabalho foram desenvolvidos um sistema de balanceamento de dificuldades das tarefas executadas no jogo com o objetivo de balancear as tarefas que são atribuídas às crianças; e adaptações nas interações com o jogo adicionando uma ferramenta de detecção de movimentos chamada Leap Motion, onde o usuário pode usar movimentos de uma ferramenta acoplada em sua mão para guiar o Amaru pela fase caso o teclado e mouse não sejam a melhor opção. Além disso, foram realizadas mudanças na interface gráfica do jogo para melhor interação com o usuário e com o especialista que manipulará a aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Palp-it: implementação do back-end para uma plataforma colaborativa de compartilhamento de gráficos táteis(2023-08-25) LIMA, Hugo Henrique da Silva; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960A acessibilidade é um termo abrangente que engloba diversos aspectos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. Neste artigo, destaca-se a importância da acessibilidade na educação especial com ênfase na adaptação do conteúdo curricular às necessidades do público-alvo. O presente estudo propõe uma plataforma web chamada Palp-it, desenvolvida com o objetivo de criar um ambiente de compartilhamento de gráficos táteis. Para isso, utiliza-se de uma metodologia que envolve a modelagem de sistemas e a aplicação de tecnologias como PHP, HTML e Angular no desenvolvimento do site. Os resultados alcançados foram satisfatórios, uma vez que conseguimos estabelecer um ambiente propício para a colaboração e o compartilhamento de materiais didáticos voltados para pessoas com deficiência visual. Além disso, identificamos e implementamos soluções eficazes para aprimorar a agilidade de resposta da parte do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quebra-cabeça: um jogo adaptável para fortalecer as habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência(2024) TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Jogos sérios são amplamente aplicados em diversos setores tradicionais, destacando-se em ambientes escolares e hospitalares. Contudo, a falta de jogos sérios adaptáveis gera exclusão digital para pessoas com deficiência intelectual, apresentando desafios para profissionais de saúde e educação. Este estudo propõe o jogo "Quebra-cabeça" adaptável para facilitar a integração de pessoas com deficiência intelectual com tecnologias digitais e auxiliar em seus tratamentos. Desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde, o jogo faz parte de um projeto mais amplo para superar barreiras de interação e promover inclusão digital na área da saúde. Após concluir o primeiro ciclo de testes, seguindo a heurística universal de usabilidade, no qual envolveu pesquisadores em Interação Humano-Computador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência sobre a utilização de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis em um centro de reabilitação(2017-03-13) FIGUEIREDO JUNIOR, Jefferson Ferreira de; SAMPAIO NETO, Nelson Cruz; http://lattes.cnpq.br/9756167788721062Este trabalho entrega uma nova versão de um vocalizador gratuito para dispositivos móveis na plataforma Android, chamado VoxLaPS, e descreve a experiência da sua utilização como recurso para o treino de cores em um centro de reabilitação. Os vocalizadores são ferramentas de Tecnologia Assistiva que buscam oferecer Comunicação Alternativa através de símbolos gráficos, imagens, fotografias, às pessoas com deficiências que interferem na sua capacidade de comunicação (fala). Muitos são os vocalizadores disponíveis no mercado, porém, poucos são gratuitos e focados na língua portuguesa, o que, obviamente, dificulta seu uso por grande parte da população. E é essa a lacuna que esta pesquisa busca mitigar. A segunda parte do trabalho mostra um relato de experiência do uso do vocalizador proposto no Abrigo Especial Calabriano (AEC) e Unidade de Referência Especial em Reabilitação Infantil (URE-REI), onde são acolhidas e atendidas crianças e adolescentes com patologias neurológicas. Ao todo, quatro crianças previamente selecionadas realizaram atividades práticas, com foco no aprendizado de cores, usando o VoxLaPS com a supervisão de profissionais que atuam no abrigo. O autor acompanhou as sessões, ou seja, não teve qualquer participação efetiva nas atividades. Sobre os resultados, poucos ganhos foram observados com relação ao aprendizado das cores, em virtude do pequeno tempo de uso. Contudo, os profissionais opinaram que a ferramenta é um reforço positivo no tratamento e não foi observado nenhum efeito negativo no uso da mesma durante as atividades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais da gestão escolar sobre tecnologia assistiva na escolarização da pessoa com deficiência em comunidades tradicionais no Nordeste Paraense(2021-01-20) OLIVEIRA, Mequias Pereira de; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esta investigação objetiva analisar as representações sociais da Gestão Escolar sobre o uso de Tecnologia Assistiva na escolarização da PcD em Comunidades Tradicionais no Nordeste do Pará. O estudo é de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) com aplicação de questionários abertos (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa seis gestoras e cinco coordenadoras de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas em Comunidades Tradicionais do entorno da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, em Bragança-PA. A técnica utilizada no tratamento dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a interpretação se ancorou nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2015). A discussão envolveu o diálogo entre autores do campo da Gestão Escolar, da Tecnologia Assistiva e documentos da Política Nacional de Educação Especial. Os resultados mostram que nas Comunidades Tradicionais a Gestão Escolar representa a Tecnologia Assistiva como recursos pedagógicos que promovem a acessibilidade e contribuem para o desenvolvimento socioescolar da PcD. Na concepção das participantes os recursos englobam jogos educativos, computadores, softwares, lupas, painel de Libras, materiais pedagógicos em Braille (formas geométricas, alfabetos, silabários), datashow e televisão. A PcD na ótica das coordenadoras e gestoras são sujeitos de direitos e devem acessar a educação escolar. Acreditam que inclusão escolar pode ser impulsionada por intermédio de estratégias pedagógicas e administrativas como a construção de projetos, trabalho coletivo, aquisição de Tecnologia Assistiva, formação continuada para os(as) professores(as), uso adequado dos recursos financeiros, cumprimento de normas, garantia de matrículas, encaminhamento da PcD aos centros especializados para avaliação e, dentro dos limites, com as modificações na infraestrutura e a efetivação da legislação vigente sobre a inclusão escolar da PcD. A investigação mostrou que a Tecnologia Assistiva não é sinônimo de inclusão da PcD, é apenas uma das alternativas que pode contribuir. Concluímos que a Tecnologia Assistiva não é um tema alheio ao trabalho da Gestão Escolar, contudo, a formação continuada é uma necessidade nas escolas, para maior esclarecimento dos(as) profissionais e melhor orientação da PcD, quanto à utilização. Inferimos que essas representações sociais se forjam no contexto da Educação Especial, a partir das relações estabelecidas com as PcD, mediante a participação nos espaços da escola, os procedimentos, os(as) profissionais e os recursos utilizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção e rastreamento ocular para a inclusão digital de pessoas com deficiência motora(2021-08-13) MACEDO, Anne Livia da Fonseca; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903A despeito dos avanços significativos na tecnologia da informação, problemas relacionados à exclusão social persistem, com grande parte da população mundial sem acesso aos conteúdos digitais devido uma série de fatores econômicos, sociais e educacionais. Algumas das pessoas excluídas do universo digital são aquelas que apresentam dificuldades em movimentar os membros superiores, que normalmente são requisitados para o acionamento de determinados dispositivos computacionais como o teclado. Diante disso, o esforço para a inclusão digital tornou-se um consenso social, pois abrange a integração das pessoas à informática e a exploração de métodos que garantam a elaboração de tecnologias acessíveis a todos. Diferentes interfaces adaptadas estão sendo desenvolvidas para substituir os periféricos convencionais. Muitas dessas propostas baseiam-se no rastreamento ocular através de técnicas de visão computacional, propiciando a interação à distância, sem a necessidade de contato físico com o dispositivo. Fundamentando-se nesse contexto, o propósito principal desta pesquisa consistiu na implementação de uma tecnologia de baixo custo computacional voltada para pessoas com deficiência motora, que possibilita o acionamento das teclas direcionais ao rastrear o movimento dos olhos para quatro direções de interesse (cima, baixo, esquerda e direita). O sistema foi desenvolvido através da linguagem de programação C++ com o suporte dos algoritmos pré-implementados da biblioteca OpenCV, e concentrou-se no treinamento e aplicação do método de classificação Haar Cascade para a localização da região ocular e no uso de procedimentos específicos de visão computacional e processamento digital de imagens para determinar a direção do olhar com base no reconhecimento da pigmentação branca da esclerótica do globo ocular. Os resultados alcançados na fase experimental demonstram que o algoritmo proposto tem potencial suficiente para permitir o uso do sistema em tempo real, de forma apropriada e funcional. O modelo manifestou desempenho geral satisfatório na detecção dos olhos ao atingir uma taxa de 82% de verdadeiros positivos, 87% de precisão, 82% de sensibilidade e 84% de F1 Score, e foi capaz de reconhecer os movimentos oculares para as quatro direções de interesse, com tempo de resposta aceitável para execução de determinadas aplicações computacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologia assistiva na distrofia muscular de Duchenne: aporte para deambulação e atividades de vida diária(2020-12-16) SILVA, Vinícius Costa da; SILVA PINTO, Denise da; http://lattes.cnpq.br/9586650002626739A distrofia muscular de duchenne (DMD), patologia incapacitante e segunda desordem genética mais frequente nos seres humanos. Tecnologia Assistiva (T.A) é um recurso para tratamento e promo§ao da independéncia desse publico. Objetivo: Revisar publica§oes relacionadas ao uso de T.A na DMD e suas contribui§oes para deambu1a§ao e realiza§ao de atividades diarias. Metodologia: baseiam-se em uma revisao sistematica de literatura fundamentada nas bases PUBMED, PEDRO, SCIELO e BVS. Resultados: 219 artigos achados, desses 4 foram selecionados pois se relacionavam ao tema. Conclusao: Importancia do estudo para area de T.A voltado para identifica§ao das fun§Ses que essa possui no tratamento da DMD.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016)(2019-07-10) CRUZ, Heytor Victor Nascimento; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bibliográfica possibilitou fazer um levantamento das publicações existentes sobre o tema de estudo. O objetivo desse estudo foi descrever as tendências temáticas predominantes quanto ao uso da tecnologia assistiva aplicado à educação de estudantes público alvo da educação especial. Com isso, foi feito a elaboração de tabelas para a apresentação e discussão dos levantamentos feitos. Com base nesse estudo, verificou-se que a maior quantidade de tendências estão voltadas ao estudo de deficiências especificas, pois, em muitos trabalhos o objetivo é utilizar os recursos de tecnologia assistiva como meio de inclusão, entretanto, temáticas como estrutura física e formação de professores ainda são barreiras que dificultam a inclusão devido aos seus baixos investimentos. Através desse estudo, foi constatado que a tecnologia assistiva ainda é uma terminologia pouco conhecida, porém, muito importante para a educação especial, e também para a sociedade em geral.