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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental na escola Américo Brasil(2022-02-08) LOPES, Ocilene dos Passos; CORRÊA, Edilena Maria; http://lattes.cnpq.br/2019366890337810O presente trabalho busca contribuir com as questões sobre a abordagem CTS (Ciência Tecnologia Sociedade) CTSA (Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente) no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental a partir de uma pesquisa realizada com docentes da escola Américo Brasil, no município de Oeiras do Pará. A relevância da pesquisa está diretamente ligada com meu percurso como estudante do curso de licenciatura em educação do campo, a partir de experiências vivenciadas em escolas durante as disciplinas de estágios. A pesquisa foi realizada em 2021, e constitui-se de uma abordagem qualitativa, a qual buscou responder a seguinte problemática: como a abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências pode possibilitar uma aprendizagem mais significativa na escola do campo? Como objetivo busca-se mostrar a importância da abordagem CTS/CTSA no ensino de ciências nas escolas do campo, assim como refletir acerca de questões referentes a Ciência, tecnologia sociedade e ambiente e sua importância no contexto das escolas do campo, bem como discutir a abordagem CTS/CTSA a partir da realidade e dos modos de vida dos sujeitos do campo. Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico, através da leitura de diversas produções de estudiosos como: AULER, (2007), MORTIMER (2002), SANTOS (2007, 2008) etc. que vêm realizando pesquisas, estudos e produções referentes a abordagem CTS/CTSA no ensino de Ciências.). Baseado nos estudos realizados, entende-se que as escolas do campo têm um importante papel na formação desses sujeitos, e um ensino de ciências, se trabalhados de forma contextualizada, lhes possibilitara a construção de pensamento crítico e uma formação sistêmica e emancipatória dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais(2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Editoras universitárias na internet: um estudo em Belém (PA)(2022-07-06) SANTOS, Ivone de Lourdes Rodrigues dos; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248; https://orcid.org/0000-0002-2739-1182O estudo tem como foco as editoras universitárias, visando entender de que forma elas contribuem para a disseminação do conhecimento na sociedade e como usam a Internet na divulgação e nas vendas de suas obras. O trabalho foi conduzido por meio da pesquisa bibliográfica e documental, com dados obtidos do site das seguintes editoras de instituições de ensino superior públicas em Belém, Pará: Editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA; Editora da Universidade Federal do Pará - EDUFPA; e Editora da Universidade Rural da Amazônia - EDUFRA. Embora o lucro não seja o principal objetivo dessas editoras, foi verificado que a tecnologia é uma importante aliada para o sucesso delas, em especial na disseminação do conhecimento produzido no âmbito das universidades. Ao utilizar a Internet para divulgar as obras que editam, as editoras universitárias mostram que não é possível promover a ampla divulgação dos seus produtos editoriais sem romper o isolamento geográfico por meio de recursos que possibilitam a venda remota.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A improvisação na tela: A dança na plataforma Bigo Live(2022-06-23) FERREIRA, Virginia de Oliveira Ferreira; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de improvisação em dança a partir da interação entre artista e público por meio do aplicativo Bigo live, a fim de compreender como este processo criativo de influência mútua amplia possibilidades de fruição da dança nas redes sociais. O estado de pandemia que assolou o mundo no início de 2020 que perdurou quase dois anos, gerou uma atmosfera de grande insegurança para a comunidade artística que se deparou com a privação do trabalho presencial, promovendo, assim, outras instâncias compositivas como por exemplo de lives e vídeo-danças, possibilitaram a relação e o encontro de singularidades para criação em ambiente virtual. Assim, para discorrer sobre a dança virtual e improvisação, tendo apoio bibliográfico nas pesquisas das autoras Jussara Miller,Cora Miller Laszlo, Rolf Gelewski, Helena Katz e Rudolf Laban. Instante é preciso se reinventar para dar conta das demandas criadas no contexto pedagógico e artístico e, mesmo, em outros contextos. A plataforma da bigo live é mais um espaço de busca alternativas de se expressar, de se sentir no mundo produzindo e, portanto, vivenciando novos experimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inovações tecnológicas na produção da farinha de tapioca em Abaetetuba-PA(2019-07-18) GOMES, Graciete Pereira; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410A farinha de tapioca é um produto característico do Estado do Pará, produzido à partir da fécula da mandioca (Manihot esculenta Crantz), podendo ser encontrada em supermercados e comércios em território nacional. Trata-se de um produto que tem passado por muitas transformações nos processos produtivos, para atender a uma demanda crescente. O objetivo do trabalho é analisar os fatores que influenciaram as mudanças sociais e tecnológicas relacionadas à produção de farinha de tapioca. A pesquisa foi realizada na comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, km 14 da Zona Rural de Abaetetuba-Pará, nos meses de março e maio de 2019 com agricultores familiares que produzem a farinha de tapioca, por meio de entrevistas a 7 famílias. Como principais resultados, constatou-se mudanças nos artefatos, incluindo mecanização, com consequente aumento da produção de farinha de tapioca, além da diminuição no tempo de trabalho. A partir das consideráveis mudanças, os agricultores apresentaram um crescimento essencial na produção de farinha de tapioca, podendo produzir mais em menos tempo, estimulando também a ampliarem suas áreas de cultivo de mandioca para o aumento futuro da produção da fécula, produto principal para a fabricação da farinha de tapioca.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA(2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Redução da exposição de risco na mineração com uso de ferramenta IoT(2023-06-27) SILVA, Matheus Gama da; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166O presente trabalho apresenta projeto de monitoramento aplicado dentro da mina de ferro em Carajás, para empresa Vale S.A, realizado com o objetivo de reduzir o tempo de exposição da equipe à riscos. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a ferramenta de monitoramento ZABBIX, para realizar a coleta de dados dos equipamentos, através de sensores embarcados nos equipamentos e, assim, se comunicar com a rede interna da companhia e através do software Grafana pode gerar relatórios dinâmicos. Os resultados obtidos indicam uma redução significativa de tempo gasto nas inspeções dos equipamentos monitorados: Gerador, Eltek e Shelter, levando em conta o ano de 2022 que não possuía o monitoramento com os dados atuais até junho de 2023, quanto alguns dos equipamentos já se encontram monitorados. Este projeto contribui para área de telecomunicação, redes de computadores e automação por apresentar importante aplicação para o segmento industrial.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) SISCOB: uma ferramenta de dados para otimização de recursos públicos: estudo geoestatístico de incêndios na área do 26º GBM(2025-02-27) ALVES, Agnaldo Teixeira; BENTES, Delso Volnei dos Santos; SANTOS, Artur Vinícius Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/7136004873949490; https://orcid.org/0000-0001-5143-240XA habilidade de controlar e produzir fogo foi uma das maiores descobertas tecnológicas da humanidade, possibilitando o surgimento de inúmeras outras inovações, mas também trouxe consigo um poder destrutivo, evidenciado em incêndios para combater esses sinistros foram criados os corpos de bombeiros. Para melhor embasar decisões e atender a população em casos de documentação o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), criou o SISCOB (Sistema de Controle e Cadastro de Ocorrências). Esse sistema permite a atualização em tempo real de informações sobre ocorrências, alimentando um banco de dados robusto para decisões estratégicas. Contudo, o SISCOB não relaciona os eventos à sua localização geográfica pontuais, uma limitação que poderia ser facilmente superada com a implementação de tecnologias simples, como aplicativos móveis que utilizam fotos georreferenciadas com dados de localização por GNSS podendo subsidiar a instalação adequada de hidrantes e unidades de combate a incêndios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias e o ensino remoto emergencial nas discursividades de docentes e discentes do curso de Pedagogia da UFPA(2022-06-14) SILVA, Maria Beatriz Ramos da; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa é sobre as tecnologias e o Ensino Remoto nas discursividades de docentes e discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ofertado no Campus Universitário de Capanema-PA, especialmente com a participação da Turma de Pedagogia 2017. O objetivo principal é analisar os discursos de docentes e discentes a respeito do uso de tecnologias como estratégias e recursos da inclusão digital nas aulas do Ensino Remoto Emergencial do Curso de Pedagogia. Elegi os objetivos específicos para identificar nas falas de docentes as tecnologias utilizadas para a oferta do componente curricular no ERE; identificar nas falas de discentes a percepção da inclusão digital no Ensino Remoto; caracterizar o uso das tecnologias no ERE pelos docentes e discentes do Curso de pedagogia. Os aportes metodológicos são com autores e autoras como Kenski, Lévy, Moran, Masetto, Behrens, Pretto, que tratam das tecnologias e do uso de recursos tecnológicos como uma democracia social do conhecimento. E, Dejours que trata do sofrimento na ergologia do trabalho, recorro a ele para falar do ensino e aprendizados no ERE como medo, sofrimento. A abordagem é de cunho qualitativo e quantitativo por considerar que às duas metodologias são complementares entre si, geradas por um questionário elaborado no Google Forms para a geração de dados. Os resultados revelam que a convivência na composição de todo o período do ERE, deixa claro que as tecnologias podem ser agregadas para a educação, facilitando o acesso de vários lugares, mas precisam ser utilizadas por meio de contextos que visem o desenvolvimento e articulação de saberes, aperfeiçoando o conhecimento pré-estabelecido para melhor aplicação de sua utilização. Concluindo-se que a pandemia da COVID-19, junto ao Ensino Remoto Emergencial ministrado por intermédio das tecnologias, acarretou várias dificuldades durante seu percurso, desde a adaptação a conclusão das disciplinas, mas com a aproximação das TICs, foi viável a compreensão de como utilizá-las no contexto dos cursos superiores e principalmente na incorporação meio as metodologias.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Ti, ti, ti na história: uma ferramenta midiática para o ensino de História(2018-08-18) SILVA, Márcia Nascimento da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934O trabalho intitulado “Ti, Ti, Ti na História: uma ferramenta midiática para o ensino de história”, trata da criação de uma página no Facebook , com objetivo de propor o estímulo à pesquisa e à construção do conhecimento histórico por meio virtual, atentando para as especificidades do trabalho do historiador, que nesse novo momento da busca pela construção do saber histórico, aproxima-se das novas tecnologias da informação e da comunicação como alternativa para motivar os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém-Pa, a se interessarem pelas aulas de história. Está mais do que evidente, que não há mais espaço para aquela sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, mesas e cadeiras. O professor, na condição de agente de transmissão de conhecimento, e visando melhorar cada vez mais o ensino de História no país, precisa estar atento às novas alternativas de complementar o ensino. A tecnologia é uma delas. É necessário, que escola e professor reconheçam a grande importância que essa ferramenta tem em nossas vidas, afinal, não há nada, atualmente, que atraia mais a atenção de crianças e jovens do que a tecnologia. Já não estamos mais em tempo de ignorar ou evitar o uso dela em sala de aula. Ela está aí, em todos os lugares, o tempo todo .Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The use of digital learning objects while and after the pandemic period by english teachers: a case study.(2022-12-12) SOUSA, Fabiana Pereira de; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277Este artigo explora o que foi vivenciado por professores da rede pública após o período da pandemia na cidade de Bragança-PA, no que diz respeito ao uso de objetos digitais de aprendizagem. Para esta pesquisa primeiramente foi preciso compreender se esses objetos também foram utilizados no período da pandemia pelos professores em Bragança e se de alguma forma a pandemia influenciou o uso desses objetos nas aulas presenciais após o período pandêmico. Para alcançar o que foi proposto, um questionário foi elaborado baseado em uma abordagem qualitativa através da plataforma Google Forms, e este formulário foi direcionado aos professores da rede pública de Bragança. Como resultado, descobriu-se que as práticas vividas durante o período de pandemia de fato influenciaram alguns professores a usar ODAs em suas aulas presenciais, e esses professores estão enfrentando vários empasses ao tentar incluir estes recursos em suas aulas, seja por preocupação acerca de como utilizar os ODAs, ou pela falta de infraestrutura no ambiente educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso das inovações tecnológicas na mineração: uma análise sistemática da tecnologia Tailings Dry Backfill – TDB(2024-11-01) SIQUEIRA, Cristina de Nazaré Barral; NEVES, Mayra de Nazaré Barral das; http://lattes.cnpq.br/7055376040506253; SOUSA, Daniel José Lima de; http://lattes.cnpq.br/7807631055051705; https://orcid.org/0000-0001-7607-9067Este estudo adota uma abordagem exploratória, qualitativa e analítica para investigar a tecnologia Tailings Dry Backfill (TDB) na disposição de rejeitos de bauxita, comparando-a com métodos convencionais. A pesquisa explora a sustentabilidade ambiental, a segurança técnica e operacional, e a aplicabilidade da TDB em processos industriais de outros minerais. A metodologia de pesquisa incluiu a seleção criteriosa de artigos relevantes, estudos de caso e diretrizes técnicas, oferecendo uma visão abrangente e crítica sobre a adoção da TDB. A TDB mostra-se ambientalmente adequada, reduzindo riscos e impactos ambientais, bem como promovendo o uso eficiente de áreas mineradas ao secar e confinar rejeitos. Em termos técnicos, a tecnologia oferece maior controle sobre hidratação e compactação, aumentando a estabilidade estrutural de depósitos de rejeito e diminuindo os custos operacionais e de manutenção. A análise sugere que, com adaptações, a TDB pode ser viável para outros minerais, destacando seu potencial de inovação e mitigação de impactos ambientais no setor mineral. Através dessa revisão, o estudo contribui para um melhor entendimento de suas vantagens e limitações, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aplicações práticas no setor de mineração, com ênfase em soluções mais seguras e sustentáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas(2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.