Navegando por Assunto "Teaching work"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo com professores e professoras de séries iniciais no município de Acará/PA(2024-07-17) FÔRO, Maria Marcilene dos Santos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O trabalho docente em função das transformações da sociedade, exige que os professores e professoras, sejam profissionais competentes e comprometidos com o seu trabalho, e essa série de exigências está tornando a vida desses profissionais um tanto quanto difícil por conta da intensa jornada diária de trabalho ao qual são submetidos, e com isso percebe-se que muitos docentes estão adoecendo em função do exercício de ensinar. Em vista disso, este artigo visa realizar um estudo sobre o adoecimento dos trabalhadores docentes de séries iniciais da rede Pública de Ensino do Município de Acará. O objetivo geral consiste em: Compreender que fatores relacionados à prática profissional podem interferir no adoecimento docente do município de Acará/Pa. Com relevância aos seguintes objetivos específicos: Discutir sobre adoecimento no trabalho e profissão docente; Investigar o quantitativo de professores afastados da sua função por adoecimento e as causas desse adoecimento; Analisar os reflexos do adoecimento docente na prática escolar. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: A priori houve a realização da pesquisa bibliográfica para entender e conhecer melhor o tema, em outra etapa foi realizada uma pesquisa exploratória, em busca de coleta de dados junto à secretaria municipal de educação do município de Acará referente a quantidade de professores que são afastados de seus locais de trabalho por conta de seus problemas de saúde, fazendo relevância a quais problemas são mais comuns entre os profissionais docentes. Os dados disponibilizados neste artigo foram fornecidos de forma espontânea pelo servidor público da secretaria municipal de educação, o qual receberá uma identificação fantasia, pois a pessoa não quer ser identificada por seu nome original, fato este que foi acordado através da assinatura de um documento confirmando o sigilo de sua identidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo da literatura a partir das teses e dissertações no período de 2007 A 2017(2018-12-21) SILVA, Evanilde Silva da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este estudo verifica o que as Teses e Dissertações falam sobre o adoecimento docente, especialmente sobre a prevalência das doenças em professores da Educação Básica no Brasil, no período de 2007 a 2017, e busca identificar nessas pesquisas os fatores que contribuem para a ocorrência de patologias ocupacionais entre estes profissionais, bem como suas causas. Para isto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, tendo como fonte de dados as Teses e Dissertações sobre adoecimento docente, defendidas nos Programas de Pós–Graduação das Universidades Federais, catalogadas na Base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período mencionado. Ao final revisão bibliográfica, os resultados demonstraram que as doenças que mais têm afetado a saúde dos professores da Educação Básica brasileira são a doença mental, o distúrbio de voz e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, tendo como principais fatores determinantes do adoecimento a condição de trabalho docente, a precarização e a intensificação do trabalho, submetendo os professores ao sentimento de desvalorização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Condição docente e adoecimento: pela não interdição do debate(2023-07-05) RAMOS, Vanessa Parente; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente texto discorre sobre aspectos do Trabalho Docente a partir de dois conceitos: condição e o adoecimento docente, em uma escola do município de Abaetetuba-PA. Tem por objetivo analisar a condição docente dos sujeitos em estudo, singularidade do adoecimento e como ocorre a assistência a saúde dos profissionais da Rede Municipal de Educação sob a ótica de duas docentes. O referencial teórico se apoia em Oliveira (2010) para discutir a profissão docente, Izabel Reis (2012) para compreender o adoecimento docente e Assunção e Oliveira (2009) para tratar da intensificação, saúde e condição docente. A metodologia empregada foi de base qualitativa de natureza exploratória, com pesquisa bibliográfica e de campo, tendo por instrumento entrevista semiestruturada realizada com duas docentes. A partir da análise empreendida foi possível constatar que o adoecimento docente das entrevistadas não é fruto das atividades da profissão, todavia o agravamento da doença está relacionada com a condição docente, considerando que a escolha de função para readaptação no ambiente de trabalho é efetivado de forma aleatória e não considera as particularidades de cada doença. Além do mais, a Secretaria de Educação não dispõe de núcleo especifico para assistir os profissionais em adoecimento, sendo tal tarefa realizada pelo setor de Recursos Humanos do referido órgão, além de não fornecer plano de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os efeitos da pós pandemia na saúde mental de professores do ensino médio: um estudo realizado com docentes no município de Acará(2024-06-19) OLIVEIRA, Tiffany Souza de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo tem como finalidade tecer discussões e reflexões acerca da saúde mental de docentes do ensino médio na pós pandemia. O objetivo é analisar os depoimentos de professores que atuam em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Acará-PA, para constatar os impactos da pandemia em sua vida profissional e saúde mental. A abordagem adotada é a pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa é o estudo de caso, visando o aprofundamento do fenômeno estudado. A pesquisa bibliográfica e os relatos dos professores de ensino médio revelaram que existem sequelas em suas vidas causadas pela pandemia, tanto no seu trabalho docente quanto em sua saúde mental, afetadas pela rápida imersão que fizeram no ensino remoto emergencial. A falta de apoio e recursos para desenvolver seu trabalho durante a pandemia, o aumento das demandas de trabalho e as dificuldades em amenizar os danos que a pandemia causou em seus alunos, corroboraram para o aumento de seus níveis de estresse, cansaço e desgaste mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e trabalho docente em educação física: o que dizem os egressos sobre o mundo do trabalho no município de Belém-PA(2019-12-17) LAUREIRO, Lauriany Oliveira; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6147701581227207O presente estudo trata da Formação inicial e Trabalho docente em Educação Física no município de Belém-PA. Teve como objetivo Geral: é analisar a relação entre a formação inicial, o trabalho docente e seus campos de atuação profissional de egressos do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Pará, contando com objetivos específicos: Analisar o campo da formação inicial em educação física no Brasil mediante o contexto da reestruturação produtiva e Analisar a formação inicial e a configuração do trabalho em Educação Física por meio do Projeto Pedagógico de Curso e pelos egressos. A questão problema que norteou o estudo foi: Qual a relação entre a formação inicial e o trabalho docente de egressos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará? A metodologia seguiu o percurso a abordagem crítico-dialética, conforme SanchezGamboa (2007), fazendo uso da pesquisa de campo com sujeitos participantes egressos do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), no total de 41 (quarenta e um) com o uso de questionário online ferramenta do Google Formes. Fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre o debate da formação inicial em Educação Física e seus reordenamentos no mundo do trabalho, foi feito um levantamento das revistas Motrivivência, Pensar a Prática, Movimento e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RCBCE). O tratamento dos dados foi feito a partir da perspectiva da análise de conteúdo Franco (2011). Os resultados revelaram que existe a relação entre a formação inicial no curso e o seu trabalho docente dos egressos, porém com pouca compressão de análise do currículo proposto pela instituição, assim direcionando a formação para a fragmentação do conhecimento voltado para as demandas exigidas do mundo do trabalho. Concluímos que o estudo apresenta sua relevância pela temática e por contribuir com o projeto de formação em Educação Física da Universidade Federal do Pará, assim como compreender como os egressos revelaram suas compreensões sobre a formação inicial e o trabalho que desenvolvem em seus campos de atuação profissional no município de Belém-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Precarização do trabalho docente: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas.(2018-05-18) SILVA, Ana Lúcia Barreto da; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953Este artigo tem o objetivo de discutir a precarização do trabalho docente nas escolas do campo, enfatizando as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas, os quais resistem em meio às condições adversas que configuram a realidade das escolas do campo. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas e aplicação de questionários abertos, por meio dos quais obtivemos os depoimentos do professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, da coordenadora pedagógica que orienta os trabalhos na escola referente à disciplina de Ciências e diretor de ensino do município de Pacajá-Pa. As pesquisas revelam as condições de precarização em que os professores vem atuando em classe multisseriada, como o estado precário da infraestrutura da escola, a falta de formação continuada específica para o professor de ciências que trabalha nestas classes, e as dificuldades enfrentadas para se trabalhar os conteúdos de ciências em turma composta por séries diferentes, oriundas principalmente pela falta de recursos didáticos adequados e em quantidade. Como principal conclusão o estudo aponta que o trabalho do professor de ciências tem se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de se discutir práticas de ensino específicas para garantir condições mais favoráveis para o trabalho docente em classes multisseriadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O trabalho docente e o adoecimento de professores no município de Abaetetuba(2022-08-26) NILES, Adriana Diniz; NEGRÃO, José Nazareno da Conceição; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente estudo está inserido em discussões que tratam do trabalho docente e as possíveis implicações que levam o constante adoecimentos de professores na educação básica de Abaetetuba-Pará, tendo em vista a grande incidência de professores que por diversas razões de ordem física ou psicológica, trabalham doentes. Desse modo, a pesquisa problematiza: Qual a relação do trabalho docente com o adoecimento dos professores da rede municipal de ensino de Abaetetuba. A partir dessa questão têm-se como objetivo, compreender a relação entre o trabalho docente e o adoecimento de professores que atuam em escolas municipais de Abaetetuba. O estudo é de natureza descritiva e exploratória, constituindo-se de uma abordagem qualitativa, pois está centralizado na ação do sujeito e no estudo amplo dos significados. Para isso, utilizamos como técnica para a coleta de dados, a entrevista com 4 docentes dos anos inicias da rede municipal de Abaetetuba, sendo possível analisar a perspectiva de professores em relação ao trabalho docente e a sua saúde, bem como as suas colaborações por meio da prática em sala de aula. De acordo com os dados produzidos a partir do contexto educacional vivenciado, a pesquisa evidencia que as normas e exigências que fazem parte diária do trabalho docente nas escolas municipais de Abaetetuba, em que pese as responsabilidades com o sucesso ou o insucesso escolar dos alunos, obrigam os professores a estarem sempre em busca da perfeição e, por conta dessa responsabilidade, eles se tornam profissionais ansiosos, depressivos e psicologicamente adoecidos, sem contar com outros fatores como, a carga horária de trabalho, a falta de diálogo com a instituição e a baixa remuneração salarial, que comprometem, do mesmo modo, o saúde dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalho docente em salas multisseriadas na escola ribeirinha Dondon Pinheiro localizada no rio Paruru – Abaetetuba/PA(2022-06-30) PINHEIRO, Erica Pinheiro; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, a educação do campo ainda enfrenta diversas problemáticas, dentre as quais, pode-se destacar as turmas multisseriadas. Assim, por conhecer de perto esta realidade, tem-se como objetivo principal nesta pesquisa: conhecer como o trabalho docente é realizado em turmas multisseriadas no contexto de uma escola ribeirinha, visando apontar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor para a efetivação de um ensino de qualidade. Para tanto, foi realizado entrevista semiestrutura com uma professora, observação sistematizada em sala e visita a documentos disponibilizados pela escola, em que foi possível constatar que são diversas as dificuldades que se impõem ao trabalho docente, tanto de natureza estrutural como prédio escolar em péssimas condições, falta de área recreativa, biblioteca e outros espaços minimamente necessários, como dificuldades pedagógicas com falta de formação continuada, alunos de diferentes faixa etárias e níveis de conhecimentos convivendo em um mesmo espaço, sobrecarga de trabalho, adoecimento docente e desvalorização profissional. Dessa forma, é imperativo que mudanças aconteçam, em que se faz necessário um olhar mais adequado do poder público e maior organização da comunidade escolar.