Navegando por Assunto "Teaching mathematics"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática: um estudo de caso em dois municípios da Amazônia paraense(2022-07-08) NEGRÃO, Adrielli Miranda Silva; MENDES, Roger Felipe Sahab; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568O objetivo deste trabalho é compreender como ocorre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino e aprendizagem da matemática, em escolas do município de Santa Isabel do Pará e a APAE no município de Tomé-Açu/PA. A inclusão escolar é uma das dimensões da inclusão social que só pode ser alcançada por meio da promoção do acesso à educação de qualidade, bem como a outros direitos fundamentais. O delineamento metodológico apresentado neste artigo é resultado de um projeto de pesquisa qualitativa e exploratória com descrição de campo e registro das observações realizadas por meio de um diário de campo. No decorrer da pesquisa foi encontrado dificuldades para produção de informações, tais como: quantitativo de alunos com TEA em todas as instituições analisadas, e o nível de autismo desses alunos. Contudo, o tema é intrigante devido às incógnitas que cercam suas causas. Existem várias lacunas a serem exploradas em relação ao TEA, mas, as mais significativas são as lacunas na preparação dos educadores para atender esses alunos e promover seu desenvolvimento integral.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Matemática fundamental e conceitos de astronomia para alunos do 6º ano(2022-06-20) SANTOS, Rosana Cardoso dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437A astronomia é um vasto campo que vista o aprimoramento dos seres humanos como constituintes de um universo vasto. A investigação e o conhecimento na área da astronomia são cada vez mais ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano. Portanto, a necessidade de transmitir conhecimento de forma eficaz aos alunos do ensino fundamental torna-se extremamente importante. Deste modo, este trabalho propõe a relação entre a matemática e a astronomia, como forma de interação multidisciplinar, com o objetivo de exercitar a aplicação de conceitos matemáticos, trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de analisar as dificuldades de conteúdos relacionados a astronômicas e matemáticas por meio da atividade relógio de sol nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. No desenvolvimento desse estudo destacou-se um pouco da história e da interação entre essas duas disciplinas. Para isso, elaborou-se atividades que mostram como se pode utilizar os conceitos trabalhados em cada uma dessas áreas, no processo de formação escolar dos estudantes do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho, foi possível avaliar até que ponto assuntos relacionados à astronomia e novas tecnologias são de interesse dos alunos, concluindo, que é vantajoso usá-los como catalisadores para a construção do conhecimento científico matemático. Outro fator observado, foi que à medida que os alunos abraçam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de suas competências e habilidades ocorre naturalmente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produções acadêmicas sobre o uso do Frac-Soma 235 para ensinar matemática no ensino fundamental: revisão de literatura(2022-03-08) LAMEIRA, Maliete Dias; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O ensino de Matemática é tido, muitas vezes como desafiador. A resistência que muitos alunos já trazem de fora da sala de aula faz com que, muitas vezes, esse aprendizado seja dificultoso. Em virtude da notória dificuldade de boa parte dos alunos nesta tão importante disciplina, cabe aos professores, na maior parte das vezes, a missão de buscar formas alternativas de tornar o ensino mais fácil e dinâmico. Ensinar de forma lúdica é uma das maneiras de fazer com que o aluno quebre o preconceito de que matemática é difícil ou impossível. Para isso os materiais didáticos alternativos aos métodos tradicionais (quadro, giz e livro didático), se fazem muito importantes. Nesse contexto surge como proposta, em meio ao ensino dos números racionais, o uso do Frac-soma 235 para o ensino de frações. O Frac-soma 235 é um material concreto utilizado para o ensino do conceito e das operações utilizando frações. Feito originalmente em madeira, este é composto por 235 peças de cores diversas e em tamanhos fracionados. Esta pesquisa buscou investigar na literatura o que tem sido escrito sobre o uso do material Frac-soma 235 no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental. O método utilizado para isso foi a revisão integrativa da literatura. A base de dados escolhida foi o Google Acadêmico, os descritores inseridos na busca foram “Frac-soma 235”, “ensino de matemática” e “Ensino Fundamental”. A busca retornou 69 resultados, nos quais foram aplicados o filtro de tempo (2016-2021), que trouxe 29 resultados. Destes, após aplicados os itens de inclusão e exclusão, restaram 4 para a discussão. Esta pesquisa conclui que há poucos estudos sobre o uso do Frac-soma no ensino de frações, mas que nas pesquisas em que este foi utilizado os resultados foram bastante positivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental(2024-02-29) LIMA, Geovana Costa; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho destaca o uso de jogos matemáticos, em particular a Torre de Hanói, como uma ferramenta educacional eficaz para ensinar Matemática no ensino básico. Ele explora como os jogos podem tornar o aprendizado da matemática acessível e divertido, incentivando os alunos a se envolverem e a desenvolverem habilidades lógicas. O jogo Torre de Hanói é apresentado como uma situação problema que pode ser aplicada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos. Além disso, o texto discute a Modelagem Matemática como uma abordagem que combina teoria matemática e prática, incentivando os alunos a pensar de forma abstrata e a colaborar na resolução de problemas. Ao final, são apresentadas propostas de atividades de Modelagem Matemática usando a Torre de Hanói como base, destacando como essa abordagem pode ser implementada de forma eficaz no ensino da matemática. Destaca-se que o referido trabalho não traz resultados de aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental(2024-02-29) GOMES, Adhir Araken dos Santos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A proposta central deste trabalho é desenvolver um jogo educativo utilizando o software Scratch, com o intuito de fortalecer o aprendizado das quatros operações Matemáticas entre os estudantes do Ensino Fundamental Maior. O jogo foi concebido com o objetivo de estimular o engajamento dos estudantes, ampliando sua motivação e compreensão em relação aos conceitos matemáticos. O processo deste trabalho se desdobrará em duas etapas fundamentais. Inicialmente, será dedicada uma fase à criação do jogo, seguida pela segunda fase, que consistirá na proposição da sua aplicação aos estudantes do 6º ano. Para embasar essa iniciativa, foi conduzida uma pesquisa básica descritiva, fundamentada na teoria do Construcionismo de Seymour Papert, que enfatiza a importância dos próprios jogadores construírem seus conhecimentos. Através da interação com os jogos digitais, observa-se uma notável elevação na motivação, concentração e habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos. Adicionalmente, essa abordagem se mostra eficaz na promoção de uma relação mais positiva com a disciplina de Matemática, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização do Google Maps para o ensino de coordenadas cartesianas mediada pelo geoplano(2024-02-02) SOUZA, Mara Nayara Monteiro de; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO objetivo é explorar como a combinação as ferramentas podem aprimorar a compreensão dos conceitos geométricos e influenciar positivamente o desempenho dos estudantes. Este estudo foi realizado em uma turma do 2º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Salinópolis – PA. No início, os estudantes são introduzidos aos conceitos básicos de coordenadas cartesianas. Em seguida, o Google Maps é incorporado como uma ferramenta interativa, permitindo que os alunos escolham pontos geográficos reais como referência. O geoplano funcionou como um elemento tangível, proporcionando uma conexão física com os conceitos abstratos das coordenadas. Sugerimos aos alunos posicionarem elásticos no geoplano para representarem pontos no plano cartesiano, criando uma ponte entre a representação digital no mapa e a manipulação prática no geoplano. Durante as atividades, os estudantes foram desafiados a traçar rotas entre diferentes pontos no mapa, utilizando as coordenadas cartesianas aprendidas. Como resultados deste estudo, podemos concluir que: este promoveu não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades de análise espacial e resolução de problemas. A proposta oportunizou não apenas consolidar o entendimento das coordenadas cartesianas, mas também estimulou o pensamento crítico e a aplicação prática desses conhecimentos em situações do mundo real, utilizando a tecnologia do Google Maps como um recurso educacional enriquecedor.