Navegando por Assunto "TDAH"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de uma aluna com TDAH: reflexões sobre inclusão a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado(2024-07-09) ROSÁRIO, Gabriele Bastos do; CARDOSO, Himylle Jordana de Abreu; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este estudo resultou de uma experiência vivenciada durante a realização de um estágio supervisionado, em uma escola da rede pública do município de Bragança, PA. A experiência aconteceu em uma turma do 3° ano do ensino médio, na qual foi observado e analisado o perfil dos alunos, identificando suas dificuldades, sobretudo as de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa da aluna com TDAH. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em observação participante e realização de anotações em diário de campo, partindo de uma abordagem qualitativa. Para fundamentar esse trabalho, recorreu-se a algumas contribuições teóricas: Lopes (2018), que aborda o contexto histórico da educação inclusiva; Antunes (2003), que discute o ensino de Língua Portuguesa; Mollica et al (2012), que abordam o letramento de sujeitos caracterizados em típicos e atípicos; Pereira (2016), que discorre sobre o progresso da prática leitora de crianças e adolescentes com TDAH. Recorreuse ainda à Lei 13.146/2015, que ampara os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e à Lei 14.254/2021, que garante o acompanhamento dos educandos com TDAH. Quanto aos resultados, a prática pedagógica desenvolvida com a aluna durante o estágio foi bem-sucedida, embora compreenda-se que a inclusão não se limita a esse processo, porém, a abordagem didática mostrou-se conveniente ao momento e às circunstâncias. Infere-se que essa experiência fomentou o desenvolvimento pessoal e profissional das estagiárias, assim como possibilitou aproximação dos desafios e imprevistos que estão imbuídos no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina(2019-08-21) RIBEIRO, Carla Talita Alves; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças de 1ª a 3ª série de escolas de Belém – Pa(2007) BARBOSA, Bruna Nayana Ribeiro; GOMES, Maria do Socorro Vieira da SilvaO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possui alta prevalência entre os escolares. O presente estudo tem como objetivos avaliar a prevalência dos sintomas do TDAH em alunos de 1ª a 3ª série do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de Belém-PA, bem como comparar esta prevalência entre as escolas, entre os sexos e qual subtipo de TDAH dominante. Foram escolhidas, aleatoriamente as escolas participantes, sendo a amostra composta por 313 alunos de escolas particulares e 368 de escolas públicas. Foi aplicado um questionário, denominado SNAP-IV, aos professores dos respectivos alunos. O resultado deste questionário classifica a criança como tendo mais sintomas que o esperado para hiperatividade/impulsividade, para déficit de atenção ou para a combinação desses sintomas. Obteve-se como resultados que a prevalência dos sintomas de TDAH foi de 23,9% entre a população estudada; os alunos de escolas públicas apresentaram um percentual maior de sintomas (30,4%) de TDAH que os alunos das escolas particulares (16,3%); o sexo masculino foi mais afetado pelos sintomas do TDAH (71%); e subtipo do transtorno mais prevalente foi o déficit de atenção (47%). Os resultados encontrados no presente estudo são similares aos encontrados em outros trabalhos, ressaltando a necessidade de outras pesquisas serem realizadas entre os escolares da cidade de Belém-PA, devido a alta prevalência encontrada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Revisão teórica e legal sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e as estratégias educativas com educandos com TDAH(2024-12-14) SIlVA, Tânia Damasceno; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; http://lattes.cnpq.br/9969566482712444; https://orcid.org/0000-0002-8747-5185Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão teórica e legal sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), visando compreender suas características e encadeamentos no contexto de educação. A metodologia adotada será uma pesquisa bibliográfica e documental, que permitirá explorar as diversas manifestações do TDAH, seus critérios para se chegar aos diagnósticos e os impactos no aprendizado dos alunos. A revisão incluiu literatura acadêmica, diretrizes legais e documentos que abordem a educação inclusiva. Os resultados incluem uma análise detalhada das necessidades específicas dos alunos com TDAH, bem como a identificação de práticas pedagógicas que podem ser implementadas para atender a essas necessidades. A discussão se concentra na importância de adaptar o meio escolar e as abordagens de ensino, considerando as particularidades do transtorno. Nas considerações finais, enfatizar-se-á a relevância da formação continuada dos educadores e a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos dos alunos com TDAH.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?(2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.