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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imagens, sentidos e TDAH: representações sociais dos professores acerca da inclusão de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Amazônia Bragantina
    (2019-08-21) RIBEIRO, Carla Talita Alves; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais dos professores da região dos caetés sobre o aluno com TDAH e as implicações na prática de ensino na Região Amazônica. Como suporte teórico-metodológico, adotamos a Teoria das Representações Sociais a partir tridimensionalidade de Moscovici: conceito, imagens e atitudes para construção de um campo representacional, no qual cada dimensão se configurou como estrutura condutora e campo de análise, onde se destacou as objetivações e ancoragens constituidoras dessa representação. Participaram do estudo 05 professoras que atuam no Ensino Fundamental da cidade de Bragança-PA. A problemática investigada e quais são os processos constituidores das representações sociais dos professores sobre a pratica de ensino para os alunos com TDAH? Para a realização do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; b) Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); e c) Roteiro de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados nos mostram que as professoras são peças fundamentais nesse processo de inclusão, desde o ensino aprendizagem dos alunos, para superar as dificuldades encontradas através do transtorno, á buscar de estratégias, onde as docentes são as mediadoras do conhecimento, buscando sempre inovação e empenho ao elaborar suas aulas. Chegamos à conclusão de que os professores precisam conhecer o aluno com TDAH, e não apenas o transtorno e por meio de intervenções pedagógicas, ajuda esses discentes a superar as dificuldades, potencializando as suas habilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar em Bragança-Pa
    (2019-08-02) CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as representações sociais de crianças negras sobre a cor no contexto escolar. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com aplicação da pesquisa de campo por meio de observação participante (diário de campo) e entrevista com grupo focal, em que foram utilizadas a dinâmica das bonecas, contação de história e a técnica projetiva, com 17 crianças de uma escola de Bragança-PA. A análise dos dados foi realizada por meio da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). O referencial teórico se baseia em Silva (2007), Gomes (2005), Ianni (2004), Santos (2009), dentre outros, para trato das relações raciais; Feitosa (2012), Gomes e Araújo (2014), Del Priore (2012, 2015), para a discussão sobre crianças negras no Brasil. Os resultados revelam a presença de estigmas e estereótipos raciais nas representações sociais das crianças, assim como racismo no cotidiano escolar. As crianças buscam atribuir representações por autocategorização racial e gradações de cor de pele, que se apresentam nos saberes do senso comum dos grupos sociais que integram na escola. Conclui-se que as representações sociais sobre a cor no contexto escolar influenciam significativamente em atitudes e discursos das crianças, ocasionando reprodução de práticas racistas e reconhecimento de pertença a grupos raciais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de professoras sobre as relações étnico-raciais na educação infantil em Bragança-PA
    (2021-01-26) REIS, Maiara da Silva; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as Representações Sociais de professoras sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação infantil em Bragança-PA. Esta pesquisa fundamentou-se no referencial teórico metodológico baseado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de BAKHTIN (2011). Para discussão acerca das Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil dialogamos com Silva (2007), Gomes (2005), Santos (2009), Cavalleiro (2006), Corrêa (2019), Munanga (2001) para a discussão sobre relações raciais e Piaget (1994), Ariés (1981), Kramer 1999), Oliveira (1993) para a incursão sobre Educação Infantil. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual utilizamos como instrumento de coleta de dados questionário e observação, dos quais participaram quatro professoras, que lecionam na Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino do Município de Bragança/PA. Segundo a Tridimensionalidade de Moscovi (1978) na dimensão “Imagem” as objetivações das professoras revelam uma imagem estereotipada da criança negra, ligada a uma classe social desfavorecida que inferiorizam e colocam-nas em uma posição irrelevante em relação a criança branca. Na dimensão “Informação” o campo representacional das professoras revela pouco conhecimento para o trato das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil o que culmina na banalização do racismo na escola, dificultando a construção da identidade dos alunos negros. A dimensão “Atitude”, revela que as professoras e a própria escola não oferecem para os alunos uma educação diversificada baseada nas relações étnico raciais, as professoras tem dificuldade e falta de informação para reverter situações de racismo entre os alunos o que revela a importância da inserção de estudos para as Relações-Étnico-Raciais promovendo uma educação diversificada e multicultural. Conclui-se que as professoras não reconhecem que as crianças nesse nível de ensino percebam as diferenças no seu pertencimento racial, ocultando uma realidade que é exposta nos seus próprios comportamentos, atitudes e palavras. O que demostra que as professoras ainda não têm o conhecimento devido para o trato das Relações Étnico-Raciais, para contribuir com a subversão de práticas discriminatórias na educação Infantil. Para isso, é necessário além da formação regular na área pedagógica, a continuação de estudos específicos aprofundados sobre as relações étnico-raciais, para que os professores de Educação Básica estejam melhor informados sobre as leis e políticas públicas que implicam no exercício do seu trabalho. Dessa maneira, o professor terá um melhor direcionamento para suas práticas em sala de aula, com seu material pedagógico mais desenvolvido, podendo assim direcionar seus alunos a uma educação culturalmente e verdadeiramente diversificada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de professoras sobre o transtorno do déficit de atenção-hiperatividade em uma escola da rede estadual no Pará
    (2019-01-11) MATOS, Bruna Adriely Albuquerque; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767
    A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as Representações Sociais (RS) de dois grupos de professoras do Ensino Fundamental I em uma Escola Estadual do município de Belém sobre o Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade (TDAH) , para tanto foram contatadas quatro professoras, duas da sala comum de ensino, e duas do Atendimento Educacional Especializado (AEE), afim de relacionar os sentidos e significados apresentados por elas, e ainda identificar as práticas pedagógicas diante dos alunos com TDA-H. Este trabalho tem como base referencial teórico-metodológica a Teoria das Representações Sociais (TRS), fizemos utilização de instrumento a entrevistas semi-estruturadas dentro de uma abordagem qualitativa, a pesquisa está dividida em uma trajetória de quatro. A construção do conhecimento de vários assunto e objetos pode ser dado por meio das representações sociais, com base nos autores Nascimento (2013) e Moscovici (1978), as RS são geradas por intermédio das trocas e partilhas comunicacionais, o uso das representações sociais fundamenta as análises desta pesquisa. Sendo assim visualizamos que as professoras têm representações sociais sobre o TDAH, constituídas a partir dos compartilhamentos e de suas experiencias, concebem que os alunos com TDA-H são proativos e que os mesmos podem ter um desenvolvimento cognitivo intelectual satisfatório, e naturalmente podem interagir e contribuir com a turma. Porém, existem representações arraigadas a valores e crenças onde os alunos com TDA-H não eram vistos como capazes de desenvolverem cognitivamente, o que resulta em práticas e intervenções pedagógicas pouco eficazes para o desenvolvimento do aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre formação de professores e relações étnico-raciais (2010 a 2021)
    (2022-01-27) SILVA, Ila Naiara Castro da; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as Representações Sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (2010 a 2021). Problematiza que representações sociais sobre a Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais estão contidas nas produções desse periódico científico. A pesquisa baseia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), alicerçada em Serge Moscovici. O referencial teórico no campo da Formação de Professores se fundamenta em Bernadete Gatti, Selma Garrido Pimenta, José Contreras, Leonor Tanuri e Maurice Tardif. Para a incursão sobre Relações Étnico-Raciais nos balizamos em Antonio Sant’Ana, Nilma Gomes, Raquel Amorim dos Santos, Silvio Almeida, entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, realizada por meio do levantamento bibliográfico de artigos da Revista Cocar (PPGED/UEPA), no recorte temporal de 2010 a 2021. Metodologicamente utilizou-se a Tridimensionalidade (informação, imagem e atitude) de Serge Moscovici visando apreender os processos de ancoragem e de objetivação fundamentais na formação das representações, pois a partir desses fundamentos pode-se criar e dar significado à realidade. A geração dos dados se deu por meio do levantamento bibliográfico de artigos desse periódico científico, considerando como critério de seleção o uso da temática no campo de conhecimento da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Utilizou-se a análise do discurso a partir do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin. Os resultados revelam que as representações sociais emergidas dos artigos da Revista Cocar apresentam aportes teóricos e metodológicos que contribuem para o enfrentamento do racismo no campo da educação. A despeito desse avanço evidenciou-se ínfima quantidade de pesquisas que versam sobre o tema Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais nas produções da Revista Cocar. Isso se configura como um reflexo da invisibilidade da história e cultura afro-brasileira e africana no âmbito das instituições de ensino e seus desdobramentos nas produções científicas. Conclui-se que é necessário a ampliação da temática da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais na Revista Cocar. A inserção desse campo de estudo nas produções de periódicos científicos contribui para a desconstrução de estereótipos racistas e a ampliação e a divulgação de pesquisas científicas no campo da Formação de Professores e Relações-Étnico-Raciais visando o reconhecimento e valorização dos estudos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de deficientes na EJA
    (2019-08-20) CONDE, Joyce Maria da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    Esse estudo analisa as representações sociais dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência na EJA. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Teoria das Representações Sociais, no campo processual de Jodelet (2001). Assim, para atender os objetivos proposto, esse estudo se desenvolveu em duas etapas: Levantamento documental (dados estatísticos) e entrevista com cinco professoras da rede Municipal de Bragança-PA. Desse modo, para a organização do campo de analise, considerou-se as três dimensões constituidoras das Teorias das Representações Sociais (sujeitos, contextos e sentidos). Os resultados revelam: Os sujeitos professoras da EJA que constroem sua identidade, com a inclusão a partir do tempo de docência da EJA. No contexto de circulação das representações os indicadores apresentam a queda significativa no número de matrículas da EJA (Brasil/ Pará/ Regiões dos caetés/ Bragança). Esses dados confirmam não só o processo de exclusão vivenciado na Educação de Jovens e Adultos, como também o descaso do serviço público nessa modalidade de ensino, além da negação dos direitos, em relação aos sujeitos da EJA. Os sentidos que apresentam os discursos das professoras sobre a inclusão dos alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos possibilitaram a construção da figura imagética que possibilitou a identificação dos sentidos construídos pelas professoras sobre a inclusão na EJA, das imagens que são construídas sobre o fazer docente para inclusão da pessoa com deficiência na EJA e por fim, as práticas construídas a partir dos sentidos de inclusão e das imagens construídas sobre o fazer docente em turmas de EJA com alunos com deficiência.
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