Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "School physical education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
    (2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030
    Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
    (2019-12-19) PEREIRA, Amanda Rodrigues; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física escolar: um estudo em escolas públicas no bairro da terra firme em Belém do Pará
    (2019-12-18) GOMES, Robson de Albuquerque; SANTOS, Jorge Monteiro França dos; http://lattes.cnpq.br/3739093883921087
    Este Trabalho de Curso, da área de conhecimento Educação Física, tem como tema “EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo em escolas públicas no bairro da Terra Firme em Belém do Pará”. Temos enquanto problema de pesquisa “Como tem sido a atuação da educação física escolar na prevenção ou no combate a obesidade nos alunos de duas escolas do ensino fundamental do bairro da Terra Firme?”. O objetivo é analisar o papel da Educação Física Escolar na prevenção da obesidade em alunos do ensino fundamental em duas escolas do bairro da Terra Firme em Belém do Pará. O estudo foi do tipo exploratório e sua classificação é de campo em que a coleta de dados se deu pela leitura dos PPPs das escolas pesquisadas, pela aplicação de um questionário para os professores de educação física dessas escolas e a coleta do peso e da estatura dos alunos/sujeitos da pesquisa. Os resultados do estudo demonstraram que os PPPs das escolas não fazem referência a prática de atividade física. Em relação aos professores de educação física, estes poderiam estimular ainda mais a prática de atividade física proporcionando uma maior qualidade de vida para o alunado. Na coleta de dados do IMC, percebemos que vários alunos estão na zona de risco, ou seja, estão com sobrepeso ou obesos. Esse trabalho constitui uma importante fonte de pesquisa e contribui significativamente para a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade. Cabe ressaltar que ainda há muito que pesquisar a respeito desse tema, principalmente, em relação ao ambiente escolar, já que, é um lugar de socialização e ampliação do conhecimento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA