Navegando por Assunto "Qualidade de ensino"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação do campo: uma abordagem sobre a trajetória escolar de quem vive e trabalha na região ribeirinha de Gurupá - Pará(2023-01-24) ALMEIDA, Maria de Jesus dos Santos; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente memorial trás uma breve discussão de quem vive no meio rural, a educação do povo campesino é uma educação que precisa de políticas públicas e um curriculo voltado ao ensino do campo onde os alunos possam ter todos os direitos em seu aprendizado, uma educaação de qualidade onde esses alunos e professores possam ter uma estrutura adequada no ambiente escolar. Então essa política estruturante possa proporcionar uma educação de qualidade ao povo campesino em base nas reflexões voltada a educação e a coletividade do povo campesino, trás um debate muito importante, pois esse povo que sempre luta por seus filhos uma educação de qualidade onde é bastante sofrido. Então é um desafio para todos que vive no meio rural, ribeirinhos, onde as crinças possam aprender sobre seu lugar, sua cultura, onde ela possa dialogar com a sua própria realidade que elas possam ter uma educação que seja por metodologias voltadas para a educação do campo. É fundamental que as políticas publicas possam conhecer as diferentes realidades do povo do campo e que possam assegurar uma educação de qualidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores sociais que interferem no processo ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola em contexto periférico no município de Abaetetuba (PA)(2022-07-11) PAZ, Francilene de Castro; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988O objetivo dessa pesquisa é identificar quais fatores sociais interferem no ensino aprendizagem dos alunos do ensino médio de uma escola localizada no município de Abaetetuba Pará. É comum perceber que o desempenho educacional da maioria dos alunos da rede pública de ensino não é satisfatória, por este motivo surgiu o interesse em pesquisar as causas que podem estar interferindo de maneira negativa no ensino aprendizagem desses jovens. Com isso, vale verificar de que forma os professores organizam suas práticas pedagógicas que venha contribuir para a aprendizagem desses jovens; se faz necessário também compreender de que maneira os fatores sociais interferem na qualidade de ensino desses discentes. Quanto a metodologia desta pesquisa tratou-se de uma pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi a partir de questionários aplicados à alunos e professores, cujo nomes serão mantidos no anonimato. A escolha do questionário foi pela questão de possibilitar aos sujeitos da pesquisa tanto objetividade nas respostas, como um espaço para as reflexões a partir de suas respostas e assim obter informações mais detalhadas. Quanto aos resultados a pesquisa mostrou a realidade dos alunos de uma escola pública que trabalham e continuam os estudos, mas persistem na tentativa de conciliar a vida de trabalhador e estudante, porém a maior partes desses jovens apontam o fator econômico como o principal ponto de desequilíbrio, pois é a partir deste que outros três principais fatores sociais são identificados, a saber: a pobreza pois muitos vivem com renda bem baixa, a fome e a falta de moradia que acabam impactando negativamente no desempenho escolar desses alunos. Apesar disso, se evidenciou a prática pedagógica dos professores de forma expressiva, marcada por ações importantes para a aprendizagem crítica dos educandos, na tentativa de despertar interesse na busca e garantia de direitos sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da educação do campo na comunidade Bela Vista(2019-06-17) RAMALHO, Karina Cordeiro; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A qualidade do ensino nas escolas do campo: o que revelam os estágios supervisionados(2019-06-18) SILVA, Rayane de Amorim; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente artigo pretende discutir a qualidade do ensino nas escolas do campo, especificamente nas Escolas de Ensino Fundamental, nas quais foram realizados os estágios supervisionados I, II, III e IV durante o Curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos. O objetivo deste trabalho é mostrar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas escolas do campo. Para tanto recorremos aos documentos do Estágio Supervisionado, neste caso, os relatórios de estágio, para ser analisado os elementos do processo que envolvem a qualidade do ensino, dados que evidenciam os problemas encontrados, fatos os quais podem ser melhorados, erros a serem erradicados.