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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação e análise do software PSIM em projetos de sistemas elétricos e eletrônica de potência
    (2025-04-02) MONTEIRO, Roseana Mata; VIEIRA JÚNIOR, Petrônio; http://lattes.cnpq.br/1958791286192330; FERREIRA NETO, João Aberides; http://lattes.cnpq.br/5402777019025681
    A crescente complexidade dos sistemas elétricos e de eletrônica de potência exige ferramentas avançadas que otimizem a análise, o projeto e a simulação desses sistemas. Este trabalho apresenta um estudo preliminar sobre a aplicação do software PSIM (Power Simulation Software) em projetos voltados para sistemas elétricos e de eletrônica de potência. O PSIM destaca-se pela sua interface intuitiva, robustez e capacidade de realizar simulações precisas em circuitos de potência e controle, sendo amplamente utilizado em ambientes acadêmicos e industriais. A monografia explora as principais funcionalidades do software, abordando suas ferramentas de modelagem e análise, como simulação de circuitos, integração com controle digital e otimização de projetos. Foram realizados estudos de caso que demonstram a eficácia do PSIM na análise de conversores de potência, sistemas de geração distribuída e controle de máquinas elétricas. Os resultados evidenciam que o PSIM proporciona precisão nos resultados, redução do tempo de desenvolvimento e maior confiabilidade em projetos. Conclui-se que o uso do PSIM em projetos de sistemas elétricos e eletrônica de potência é uma abordagem eficiente para enfrentar os desafios tecnológicos do setor, destacando-se como um recurso para engenheiros e pesquisadores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Correlação entre IMC e parâmetros motores: uma análise em atletas masculinos de futevôlei
    (2021-10-14) RODRIGUES, Gabriel Moutinho; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente estudo busca esclarecer as capacidades físicas envolvidas no futevôlei e suas influencias. Este trabalho foi realizado em Belém do Pará e tem por objetivo analisar a relação do IMC e sua influência no desempenho motor em atletas amadores da modalidade. Estudo transversal e observacional, com amostra por conveniência de voluntários atletas amadores de futevôlei do sexo masculino na cidade de Belém, no estado do Pará. Como critério de inclusão todos os jogadores testados obrigatoriamente são praticantes regulares de pelo menos duas vezes na semana, ter no mínimo um (01) ano de prática e idade entre 18 e 35 anos (média: 26,6 anos/ Desvio padrão: ±4,14) . Todos foram avaliados igualmente através de uma avaliação antropométrica que mediu a massa corporal (kg) e a estatura (m). Aplicação de testes pliometricos de salto vertical e agilidade (shuttlerun). Foi relizada a análise descritiva por meio da correlação de Pearson um valor maior que 0 indica uma associação positiva, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o mesmo acontece com o valor da outra variável. Um valor menor que 0 indica uma associação negativa, isto é, a medida que o valor de uma variável aumenta, o valor da outra diminui. Foi encontrado uma correlação de (ρ) = - 0,80 para IMC e Salto Vertical, sendo variáveis inversamente proporcionais e (ρ) = 0,85 para IMC e Shuttlerun, como variáveis diretamente proporcionais, além de evidenciar uma forte relação entre eles. Portanto, foi possível observar que há uma influência direta do IMC no desempenho motor dos atletas avaliados. Logo, atletas com IMC mais elevados apresentam uma potência de salto menor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discursos de crianças do ensino fundamental sobre práticas escolares de avaliação
    (2019-09-06) SILVA, Elenize Saraiva da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho analisa discursos de crianças do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem, procurando perceber os sentidos que as mesmas atribuem à avaliação realizada no contexto escolar e como esta prática pode ser pensada enquanto dispositivo de disciplinamento e controle exercido sobre as mentes e os corpos dos alunos e alunas a partir de um variado número de rituais institucionais. As análises estão pautadas no pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no que tange à discussão sobre a relação entre discurso, saber e poder e sobre os dispositivos de poder disciplinar colocados em ação pela escola por meio das práticas avaliativas. O estudo opera com o referencial foucaultiano em diálogo com autores brasileiros do campo da avaliação educacional, tais como Luckesi (2008); Hoffmann (1994, 1995, 2002); Esteban (2003); Saul (2010). A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram coletados durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Bragança-PA, em que foi possível ouvir os alunos e alunas das turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental sobre as suas experiências com a avaliação, assim como possibilitou caracterizar as práticas avaliativas da escola por meio do diálogo com gestores e professores. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semiestruturada em grupo. Por meio da observação participante foram percebidos eventos vivenciados pelas crianças relacionados à avaliação, bem como as práticas das professoras no contexto de sala de aula. A entrevista semiestruturada foi realizada com um grupo de 10 crianças, 5 de cada turma, envolvendo dinâmicas adequadas à faixa etária das mesmas, com o objetivo de sensibilizá-las para se expressarem acerca do tema. O diálogo com as professoras regentes das duas turmas e com a gestão possibilitou complementar dados sobre a concepção e a prática da avaliação na instituição. Os discursos das crianças mostram a percepção da avaliação como sinônimo de prova e de exame, assim como atribuem a esta sentidos de medo, de punição e de castigo, devido ao poder disciplinar que os pais e professoras exercem sobre as mesmas por meio da avaliação. Argumento que no contexto pesquisado a avaliação envolve atitudes e comportamentos de ameaça por parte de pais e professores, o que gera medo nos alunos, medo do erro, da reprovação, do insucesso. É evidenciado, também, que as práticas de avaliação na escola ainda estão baseadas em um modelo tradicionalista de educação, supervalorizando a prova como instrumento de controle dos educandos, embora muitas vezes, em termos de proposta e argumentos, a gestão escolar e os professores defendam concepções progressistas e a diversificação de procedimentos e instrumentos qualitativos de avaliação. Em síntese, sugere-se que a pesquisa na área da avaliação deveria investigar mais profundamente aquilo que os alunos interiorizam sobre os processos avaliativos, o que muito pode contribuir para a construção de uma outra cultura avaliativa na escola, que aprimore práticas de acompanhamento do desempenho dos alunos num sentido mais diagnóstico e formativo e menos punitivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A política curricular do estado do Pará: impactos na formação dos sujeitos, das sujeitas na educação do campo no município de Tomé-Açu
    (2024-07-02) RIBEIRO, João Vitor de Jesus; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este estudo apresenta o tema sobre a política curricular enquanto relação de poder no contexto da Educação do Campo no município de Tomé-Açu. O objetivo é refletir a política curricular do estado do Pará como instrumento de hegemonia, e seus impactos na educação do campo e na formação dos sujeitos e sujeitas campesinos\as. Utilizando como referencial teórico autores como Michael Apple, Tomaz Tadeu da Silva e Miguel Arroyo, o estudo adota uma abordagem qualitativa, e a análise documental (Cellard, 2008; Phillip, 1974), na medida em que selecionei o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPará) como campo de pesquisa. Os resultados revelaram que a política curricular do estado do Pará é padronizada e atende aos interesses hegemônicos. Seu impacto na educação do campo é sentido no desmonte da Educação do campo, pois enquanto currículo oficial passa a ditar os conhecimentos padronizados, esvaziando a liberdade e a criticidade. Com isso, desconsidera as identidades culturais locais, formando sujeitos\as deslocado\as pela globalização e adaptados\as às demandas do capital. Concluo que este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das forças políticas e econômicas que influenciam nas políticas curriculares, fornecendo subsídios para fortalecer os movimentos de resistência que lutam por uma educação do campo com qualidade social, que reconheça as identidades locais e as necessidades reais dos sujeitos campesinos.
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