Navegando por Assunto "Poesia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental(2019-07-19) BARBOSA, Thamires do Socorro; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181; https://orcid.org/0000-0001-7642-7551O presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição da poesia no processo de formação de leitores do Ensino Fundamental. Ao apresentar os conceitos de poesia, leitura e formação de leitores compreenderemos de que forma a poesia, de fato, contribui nesse processo de formação do aluno leitor. Para tanto, faremos um diálogo com alguns autores que já trataram de forma direta ou indireta sobre o tema, tais como: Magda Soares (2006), Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1995, 1998), Paul Zumthor (1993, 2007, 2010), Maria Cunha (2003) e Vigotsky (2004, 2007, 2014).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El discurso de las mujeres através de la poesía: una mirada latino-americana(2023-03-01) BRAGA, Sílvia Letícia da Cruz; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O foco principal desta pesquisa é propor uma reflexão sobre o pensamento da mulher como sujeito de sua própria história. Com isso, apresenta os resultados a partir de uma visão ampla e aberta em relação à voz da mulher por meio da poesia. Dessa forma, entende-se que é fundamental abrir a possibilidade de discussões e sugerir alternativas para trazer o referido tema para o ambiente escolar, no intuito de resgatar ideias que podem estar silenciadas ou simplesmente desconhecidas. A metodologia de pesquisa está relacionada principalmente a estudos teóricos, bibliográficos, baseados em autoras que demonstram suas lutas para conquistar direitos feministas e valorizar suas histórias. Também foi realizada uma pesquisa de campo para saber como esse tema é trabalhado na escola. No primeiro momento, traçou-se a trajetória referencial desenvolvida pela crítica poética feminista. Em seguida, foram apresentadas as discussões teóricas desses pensamentos e fatos poéticos, posteriormente em forma de palestra, pesquisas que viabilizem e aproximem os alunos com o objetivo de despertá-los para conhecer o universo da poesia. Portanto, pode-se concluir que a investigação é de grande importância para entender como ocorre a expressão da voz da mulher por meio da poesia. Em suma, foi uma chance de aumentar o interesse poético.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La traducción de la poesía para los estudiantes sordos de Español como lengua extranjera(2018) NUNES, Valéria Lima; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; https://orcid.org/0000-0001-6278-2667; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361Esse artigo tem por finalidade apresentar o gênero poesia espanhola para os estudantes surdos brasileiros, ressaltando sua importância para a poesia traduzida que permitirá aos estudantes o contato com uma terceira língua. A poesia para pessoas surdas é um fenômeno excepcional que permite o desenvolvimento crítico, uma vez que a língua viso-espacial e o gênero literário caminham juntos para compreender as emoções. Portanto, no momento em que eles possam compreender o sentido das poesias espanholas traduzidas para sua Libras (Língua Brasileira de Sinais), os sentimentos poéticos serão como um diálogo construtivo, desde que eles possam se amparar em sua nacionalidade para ter contato com uma língua latina nesse caso, o espanhol como língua estrangeira. Os teóricos selecionados são: Octavio Paz (1956) “La poesía revela este mundo; crea otro”, uma obra relevante para a sociedade que utiliza palavras que expressam, de acordo com a realidade, a explosão de sentimentos decorrentes do autor para o leitor. Bellini (1997), que mostra como o fenômeno poético está relacionado com a experiência do ser humano; Eagleton (1998) o qual afirma que o pensamento literário não é somente o real ou fantasioso e, sim, por meio de uma linguagem peculiar; Quadros e SuttonSpence (2006) reforçam que os surdos compreendem melhor por meio de produções surdas; Berman (2007) aborda que a tradução não significa somente traduzir palavras, mas o sentimento deve estar inserido. Todavia, se tratando dos surdos no Brasil é respaldo a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, e o Decreto 5.626/2005.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Noções básicas de versificação como instrumento de interação para a composição de poesia(2013) GONÇALVES, Wanderlei Ferreira; NASCIMENTO, Lilian Cristina Barata Pereira; http://lattes.cnpq.br/8988695521604964; https://orcid.org/0000-0003-3587-849XEste projeto consiste em dar uma nova dinâmica na forma como se trabalha o conteúdo “versificação”, possibilitando assim, uma maior participação do estudante na efetivação das aulas. O embasamento teórico se pauta principalmente no texto guia do professor Drº Alcmeno Bastos intitulado, “Alguns conceitos básicos de poesia” e fragmentações de vários autores. É um projeto singelo com uma carga horária de aproximadamente doze horas-aula distribuída em quatro encontros, um a cada semana e destina-se ao ensino médio. Esses encontros possuem duração de duas aulas e versam uma sequencia lógica. Não objetivamos formar poetas, porém apenas estimular os participantes através de versos livres a despertar o gosto pela leitura e pela poesia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina(2022) DUARTE, Tiago Braga; BAHIA, Silvia Helena Arias; http://lattes.cnpq.br/2391902445390605; https://orcid.org/0000-0003-2201-8909; DEL NERO, Luciana Brandão Carreira; http://lattes.cnpq.br/5056614008350803; https://orcid.org/0000-0001-8563-0535INTRODUÇÃO: Ao longo do curso de medicina, o estudante se depara com inúmeros termos comparativos, informais e poéticos, sendo o uso das metáforas recorrente em educação médica durante toda a matriz curricular. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo realizar um registro de tais termos. MÉTODO: Os termos foram coletados mediante consulta direta à literatura médica, sendo contempladas quatro grandes áreas médicas, além de duas outras especialidades. RESULTADOS: No universo de 865 termos, Clínica Médica correspondeu 35,8% deste total. A Patologia Clínica contribuiu com (26,2%), seguida da Pediatria (22,0%), Cirurgia geral (17,4%), Radiologia (10,5%), e a Ginecologia e Obstetrícia, por sua vez, (7,0%). 667 termos (77,5%) faziam alusão apenas a imagens enquanto 168 (19,5%) termos fizeram alusão metafórica de sentido. Além disso, apenas 92 (10,6%) dos termos constam na base de dados internacional consultada, enquanto 773 (89,4%) inexistem na mesma. CONCLUSÃO: A capacidade humana de criar e comparar, além da sensibilidade poética e artística intrínseca ao ser humano, está também presente na Educação Médica. Nestes termos informais e poéticos, as alusões de imagem foram majoritárias. Porém, é necessário que haja uma maior valorização destas expressões a nível científico, com atualizações na base de dados dos DeCS para que haja a inclusão da maioria destes termos e expressões. Assim, é importante que haja mais estudos nesta área rica de possibilidades e ainda pouco explorada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Poema e poesia através da literatura infantil(2018-07-09) SANTOS, Josiane Cardoso dos; PARENTE, Garibaldi Nicola; http://lattes.cnpq.br/1831495265487090O trabalho com literatura infantil tem como possibilidade de resultado desenvolver a formação de leitores/escritores competentes, uma vez que é estimulado o desenvolvimento da imaginação infantil, fazendo do sujeito alguém crítico e envolvido com o ato de interpretação do mundo, e através dessa compreensão pode modificar o contexto no qual está inserido; o objetivo desse trabalho é mostrar a importância bem como as diferenças entre o poema e a poesia na literatura infantil, expondo as concepções de estudiosos a respeito da poesia e do poema, fazendo uma reflexão acerca da importância da linguagem poética bem como sua estrutura. Justifica-se a mediação do texto poético como fator de suma importância para o imaginário da criança, dessa forma, faz-se necessário apresentar exemplos e analises de poemas de cunho destinado ao publico infantil com temáticas ligadas ao seu cotidiano fazendo uso de uma linguagem acessível a sua condição de criança em fase de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As representações da negritude na obra “Batuque” de Bruno de Menezes(2018) PANTOJA, Elisa Cardoso; SILVA, Jucileide Sena da; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286; https://orcid.org/0000-0002-9933-4806Com a proposta de estudar a presença da negritude na obra Batuque de Bruno de Menezes (1893-1963), o presente trabalho buscou estudar o fenômeno da negritude e sua relação com a literatura, especificamente na literatura paraense. A relevância do trabalho consiste em considerar que as obras de Bruno de Menezes carregam a presença africana, vivenciada pelos descendentes afros residentes na Amazônia, onde o cotidiano do negro está representado de forma coletiva, através de suas manifestações grupais, na maneira como ocorrem as condições de trabalho, nas formas ritualísticas religiosas e nas suas expressões culturais e folclóricas onde apresentam uma unidade de ser e estar no mundo, pois se trata de uma presença carregada de memória, história, poesia e vida. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográfica e de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, é oferecido uma visão contextualizada na obra Batuque para que seja situada a questão da negritude no cenário da literatura brasileira especialmente na literatura paraense.