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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do campo no município de Breves
    (2022-06-17) TAVARES, Ana Cléia Araújo; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377
    Este trabalho tem como objetivo discutir “a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de alunos da educação infantil, em uma escola do município de Breves”, com ele buscamos desenvolver reflexões que pudesse responder a essa problemática. O objetivo geral dessa pesquisa foi: Reconhecer a importância de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil de uma escola do município de Breves. Como objetivos específicos: Identificar como se dá a ocorrência da utilização de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, na turma pesquisada; analisar o entendimento de professores e professoras sobre a importância do uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil; analisar as possíveis contribuições uso de jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. A metodologia se desenvolveu inicialmente com um levantamento bibliográfico, para a construção do referencial teórico, seguindo das ações que permitiram o desenvolvimento da investigação, que seguiu uma abordagem qualitativa, na qual utilizou-se questionários para coleta dos dados junto a professores e professoras. Após as análises dos dados coletados, à luz da teoria consultada, consideramos e ratificamos que, de forma geral, os jogos e as brincadeiras mostram-se muito importantes para o bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, para as crianças que fazem parte da escola pesquisada, fortalecendo as possibilidades de desenvolvimento de atividades que podem facilitar a socialização e o aprendizado das crianças da educação infantil que não possuem uma escola que as atenda especificamente dentro dessa modalidade de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental
    (2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359
    Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência
    (2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil
    (2022-07-21) MIRANDA, Iana da Cruz; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente trabalho de conclusão de curso intitulado: A contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Em que teremos como temática questões que envolvem o desenvolvimento da criança, educação infantil e a ludicidade. Pois segundo Zanluchi (2005), é através da ludicidade que a criança é preparada para a jornada da vida, mantendo relações com o contexto social a sua volta, sistematizando com as situações cotidianas. Assim, a problemática que norteia este estudo, está em como se dá a ludicidade no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil? Este estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil; como também mais especificamente: compreender o desenvolvimento da criança, reconhecer as contribuições do lúdico para o desenvolvimento da criança e analisar a ludicidade na prática dos professores da Educação Infantil. Com isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se em autores que fazem estudos sobre a temática. Este estudo também se enquadra em uma Pesquisa Qualitativa, adotando como procedimento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas para educadoras da Educação Infantil, através de uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil de Abaetetuba/PA. Assim, pode-se concluir que a criança se desenvolve integralmente por meio da ludicidade, através das estratégias pedagógicas adotadas no contexto educacional da Educação Infantil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA DINAMIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DE UMA ESCOLA DO CAMPO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO MARAJOARA DE BREVES-PA
    (2020-11-04) SANTOS, Raila Trindade dos; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou analisar a contribuição da ludicidade na dinamização da proposta curricular de uma escola do campo, localizada no município de Breves-PA. Esta pesquisa propôs responder ao seguinte questionamento principal: Como a ludicidade pode contribuir na dinamização da proposta curricular de uma Escola do Campo localizada no município marajoara de Breves-PA? As questões norteadoras atreladas a esse problema de pesquisa foram: Qual é o espaço ocupado pelas atividades lúdicas nas diretrizes curriculares da educação do campo no Brasil, bem como na proposta curricular das Escolas do Campo do município de Breves-PA? Como as atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem dos conteúdos relacionados aos temas geradores da proposta curricular das Escolas do Campo localizadas no município de Breves-PA? Quais as contribuições do Projeto de Extensão “Atividades Lúdicas para o Currículo da Escola do Campo no Município Marajoara de Breves-Pará” para a inserção ou incremento de atividades lúdicas nessa proposta curricular? Esta pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e o estudo de caso que ocorreu a partir do Projeto de Extensão. Para a análise dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. As discussões desta pesquisa têm como base Caetano (2013), Almeida (2015), Ritter (2016), Evaristo (2017) e Rolim (2017), analisamos ainda documentos oficiais tais como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002) e a Proposta Curricular (anos finais) do Ensino Fundamental das Escolas do Campo (BREVES, 2014). Os resultados da pesquisa apontam que a ludicidade contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois propicia uma prática pedagógica que estimula os alunos de forma mais dinâmica. Constatou-se ainda que o Projeto de extensão foi de grande relevância para a escola São Pedro, pois proporcionou formação para os docentes, que apesar de demonstrarem conhecimento acerca da ludicidade e de utiliza-la em sala de aula, trabalhavam-nas de forma descontextualizada. As ações que o projeto desenvolveu contribuíram para que os professores pudessem realizar um trabalho pedagógico atrelado a ludicidade de forma sistemática, compartilhando e construindo saberes, através de um momento de troca de experiência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da ludicidade na educação infantil
    (2022-12-14) FERREIRA, Fabiani do Socorro Dias; BARBOSA, Ozilma Alves; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discute a importância da ludicidade na Educação Infantil, visando compreender a ludicidade como parte integrante do ser humano bem como estudá-la na perspectiva do currículo escolar neste nível de ensino, especialmente problematizando o processo educativo com as crianças que frequentam turmas do maternal. Para isso, o estudo de abordagem qualitativa, sob um caminho metodológico que envolveu a pesquisa bibliográfica e com documentos oficiais do município de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho usamos como embasamento as ideias de autores como Vigotsky (1988), Ariès (1986), Bacelar (2009), Carvalho et al. (2015), Castro (2016), Brasil (2009) entre outros. Como resultado, ainda que incipiente, podemos dizer que as crianças são seres lúdicos, brincantes, dinâmicos e ávidos por aprender com alegria e prazer, assim as atividades lúdicas na escola precisam partir das vivências, sabenças e agrupamentos de crianças, pois com liberdade tais sujeitos galgam o aprendizado da autonomia e de uma escola viva. Assim, a ludicidade ganha seu valor no desenvolvimento das crianças pequenas (do maternal), afinal é nesse período em que elas conhecem a escola e, assim, iniciam seu processo educativo escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A criança e a ludicidade: uma experiência na escola Maximiano Antônio Rodrigues
    (2018) MARQUES, Maria do Socorro Cardoso; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    Este trabalho traz uma pesquisa realizada com crianças da educação infantil da escola Maximiano Antônio Rodrigues localizada na PA 151 km 04, comunidade Murutinga, município de Abaetetuba/Pa. Esta pesquisa tem como foco a ludicidade na educação infantil, mais precisamente foram utilizadas as cantigas de roda enquanto brincadeira cantada e uma estratégia metodológica que favorece o ensino a o aprendizado das crianças. Além disso, busca ainda favorecer o resgate cultural dessa brincadeira tão antiga mas pouco utilizada hoje em dia. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o uso das cantigas de roda enquanto processo metodológico lúdico o processo ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil da escola supracitada. Ainda busca incentivar a postura do professor alfabetizador com relação ao uso de jogos, brincadeiras e cantigas de roda no cotidiano escolar, bem como, analisar as estratégias utilizadas pelo professor na utilização de atividades lúdicas como mediadores do processo de aprendizagem no cotidiano escolar. Conhecendo a relação entre a prática do professor e as expectativas dos alunos diante das atividades lúdicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança, espetacularidade e ludicidade no Boi Pavulento de Ouro em Benfica-Benevides/PA
    (2023-12-18) AMARAL, Talita Gabriele Ribeiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    Este trabalho de conclusão de curso foi organizado, conforme a Instrução Normativa Nº01/2023- PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização do TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, em virtude das consequências em decorrência da pandemia da COVID-19. O presente artigo discorre sobre o Boi Pavulento de Ouro, do distrito de Benfica-BE/PA, criado e organizado pela autora-brincante, por meio dos estudos da Etnocenologia, que estuda as práticas e os comportamentos humanos espetaculares, de acordo com Pradier (1999). Dialogando com a Etnocenologia, trago a Ludicidade por meio de Andrade (2013), que se debruça sobre o estudo do lúdico. A pesquisa de cunho qualitativo, se delineia pela autoetnografia, apresentando o principal objetivo do trabalho, que trata da análise e escrita de uma experiência pessoal, no caso a vivência da brincadeira do Boi Pavulento de Ouro - pratica familiar, que se tornou mais consistente ao longo do Curso de Dança. Intitulei esse boi de boizinho-dançante, apresentando as principais características das danças populares: improviso e repetição, conforme Oliveira (2019), que estuda as danças populares paraenses. Trazendo como colaboradores da realização deste trabalho, minha mãe Luciane Ribeiro dos Santos e meu pai Eduardo Amaral Neto. No qual, concluo que na brincadeira do Boi Pavulento Ouro, me possibilitou estudar os mais variados comportamentos dos brincantes de forma espetacular, deixando o primeiro registro dessa tradição de um cunho familiar, em Benfica-BE/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA
    (2023-12-04) MELO, Kerollen Pinheiro de; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946
    O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Do quilombo à universidade: as escrevivências de formação de uma educadora matemática nos afazeres decoloniais da extensão universitária
    (2022-12-16) CHAVES, Amanda da Costa; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858
    O trabalho, apresentado e organizado em formato de portfólio acadêmico, destaca às produções científicas realizadas por mim, durante a participação, como bolsista, no Projeto de Extensão Ludicidade Africana e Afro-Brasileira (LAAB), vinculado a faculdade de pedagogia do Campus de Castanhal. Entre as diversas ações realizadas no projeto, apresentam-se as relacionadas às questões etnicorraciais no ensino e aprendizagem de matemática, com foco nos conteúdos de operações básicas, números racionais e naturais, lógica matemática em probabilidade e explorações de transformações geométricas. Esses itens são apresentados em três textos desenvolvidos no decorrer dos anos de 2018 a 2022, que coincidem com a permanência na bolsa de extensão e na graduação em Licenciatura em Matemática. Os três artigos foram submetidos à eventos acadêmicos da área de educação, sendo aprovados, apresentados em formato de comunicação oral e publicados, na íntegra, nos anais do evento e em e-books. O primeiro texto constitui-se em um relato de experiência com o jogo Li’ bel Merafib, em turmas de 2° e 5° ano, analisando o desenvolvimento do pensamento numérico, estratégico e lógico-matemático, sendo um resultado das práticas de extensão em escolas públicas do Ensino Fundamental. O segundo texto, apresenta reflexões sobre as atividades lúdicas e matemáticas desenvolvidas pelo projeto LAAB, de 2012 a 2019, destacando as ações realizadas em comunidades quilombolas e nas formações para alunos do Campus da UFPA Castanhal. A terceira publicação, volta-se para a formação de professores que ensinam matemática, apresentando a oficina de formação lúdica e cultural, realizada de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, focada nos conteúdos de simetria, por meio da análise de padronagens e práticas culturais africanas, em especial os traçados e pontos denominados sona. Assim, os artigos apresentam três tipos de públicos e de ações desenvolvidas no projeto LAAB e evidenciam a grande contribuição dessa experiência como bolsista de extensão para o pensar e fazer uma educação matemática culturalmente significativa para as comunidades negras e quilombolas e para se repensar, em bases críticas e antirracistas, a relação entre Cultura e Educação Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação de professores e a ludicidade como aspecto teórico-metodológico para o ensino e aprendizagem em ciências
    (2019-12-02) SILVA, Kamili Souza da; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    O presente trabalho tem como objetivo principal analisar propostas lúdicas no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente sobre como podemos avaliar a aprendizagem das crianças nessa etapa de escolaridade fazendo o uso de aula dinâmica através da ludicidade, e diferenciada no tratamento dos conteúdos de ciências nesta fase de ensino, bem como, analisar os aspectos históricos da Formação de Professores de Ciências no Brasil e o modo como foi e ainda está sendo tratada a educação em Ciências dentro das escolas brasileiras. Embasado neste pensar, também coube analisar, a relação existente entre a ludicidade sob a ótica do ensino e aprendizagem e sua inserção no interior das escolas, como alternativa exequível e como instrumento viável para o ensino. A formação de professores de Ciências sofreu inúmeras influências externas desde a década de 1950, estando intimamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico como alternativas para o crescimento e avanço do país, sob a perspectiva de acompanhamento das grandes potências econômicas mundiais, sendo norteadas principalmente, pelos modelos norte-americanos de fazer Ciência. Neste artigo, serão discutidos aspectos históricos e didáticos que norteiam as propostas educativas do ensino de Ciências ao longo dos anos, bem como, ratificar a importância do desenvolvimento tecnológico neste processo evolutivo, sem postergar as relações existentes entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e suas contribuições e correlações com a sociedade e sua evolução. Em uma análise do processo de desenvolvimento do país por meio da implantação de políticas públicas de valorização da Ciência e da tecnologia no Brasil, remetem a compreensão do quão importante e necessário é investir em uma educação considerando os critérios de uma abordagem qualitativa sobre o ensino de Ciências que é destinado às crianças nos anos inicias do ensino fundamental, para que este ensino não seja passivo, informativo ou neutro. Para nortear este estudo, fiz-me os seguintes questionamentos: Como foi tratado o ensino de Ciências na história da educação brasileira, com base no desenvolvimento científico e tecnológico do país desde a década de 1950? ; Como foi tratada a formação de professores de Ciências no Brasil? ; O que dizem estudiosos acerca da ludicidade no ensino dos conteúdos escolares? Este estudo teve como metodologia de apresentação de resultados, uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde a intenção foi mostrar os aspectos relevantes do processo educativo das escolas brasileiras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade como instrumento facilitador da leitura no 2º ano do ensino fundamental
    (2018-06-26) PINHEIRO, Odábias dos Passos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da Silva
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa destacando pontos relevantes sobre a utilização da ludicidade como ferramenta facilitadora no processo de leitura no ensino fundamental. As ideias aqui apresentadas baseiam-se em autores como Vigotsky (1987, 1998 e 2001), Piaget (1996 e 1997). Morais (2012), Freire (2007), Ferreiro (2004) e outros em que ressaltam a importância da ludicidade para formarmos alunos leitores. A pesquisa enfatiza sobre como é importante à utilização da ludicidade nas praticas de sala de aula. Trata de uma reflexão em autores sobre o processo de construção de conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações ocorridas na atualidade. O estudo permitiu entender como a reflexão deve está na vida deste profissional. Desenvolvida através de leituras bibliográficas de caráter qualitativo e observações de campo contudo caminhando para uma melhor compreensão do fenômeno social na qual está inserido o ensino fundamental. Desta forma a pesquisa faz conceito de ludicidade bem como o resgate histórico das metodologias tradicionais às atuais no processo de ensino aprendizagem. Discute-se sobre o papel pedagógico que a ludicidade deve ter no ensino fundamental, baseada na prática pedagógica e a formação do professor que é de extrema importância, destacando como relação ao ensino e o brincar. Destacando que todo o atendimento deve acontecer de maneira lúdica e dinâmica para que a criança possa alcançar em seu processo de aprendizagem o desenvolvimento integral e social. Os resultados da pesquisa apontam a importância dos profissionais trabalharem com qualidade para formação de alunos leitores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais
    (2018) QUARESMA, Marcilene Costa; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    O presente trabalho tem como objetivo fazer o estudo a respeito da importância do uso da ludicidade no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de concepções teóricas de Fortuna (2013); Negrine (200); Cardoso (2000); Paiva (2003); Antunes (2005); Kishimoto (2008); Val (2006); Soares (2005); Silva (2004); Perez (2002); Ferreiro (1996); Soares (2009) e outros, que possibilitaram novos saberes, para trilhar o estudo sobre o lúdico, que é um recurso didático indispensável no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Crê-se que mesmo com todas as dificuldades observadas no ambiente escolar tais como: estrutura física, falta de materiais didáticos e outros, as referidas professoras buscam em sua ação – reflexão – ação um fazer pedagógico diferenciado através de jogos, brinquedos e brincadeiras, proporcionando um ensino prazeroso, concreto e significativo, para que realmente os alunos possam ser alfabetizados na perspectiva das práticas sociais. Em seguida foi realizado uma pesquisa de campo com aplicação de questionário composto por 9 perguntas direcionadas as professoras do 1º, 2º e 3º Anos do Ciclo da Alfabetização. Como resultado percebeu-se que as presentes professoras não só enfatizam o conceito do lúdico, mas também sua aplicabilidade metodológica como suporte no processo de aprendizagem da leitura e escrita, relacionando teoria e prática no contexto escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O lúdico no processo de desenvolvimento educacional da criança com autismo
    (2022-12-19) LUZ, Regiane Machado da; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    A presente pesquisa objetivou entender a influência que a ludicidade possui sobre o desenvolvimento de crianças autistas durante o processo de educação infantil. A discussão do tema utilizou-se como bases os artigos encontrados por meio de pesquisa qualitativa do tipo revisão da literatura e utilizando como ferramentas de busca os sites do Google Acadêmico, SciELO e periódico CAPES. Como resultado, foram encontrados diversos materiais que abordam o tema da ludicidade, os quais mencionam que o lúdico é necessário para que as crianças possam se desenvolver integralmente, visto que, a aplicação dessa metodologia em sala de aula facilita a compreensão do que se ensina e ajuda a fixar o novo conhecimento devido à espontaneidade com que o conteúdo é repassado. Dessa forma, a inserção de jogos, brinquedos e brincadeiras na rotina das crianças faz com que estas aprendam de forma mais prazerosa e eficaz. Por conta destes benefícios, a utilização da ludicidade tem sido indicada também para crianças autistas que, devido aos obstáculos ocasionados pelo distúrbio, possuem dificuldades para criar laços e interagir com os demais membros da turma e realizar as tradicionais atividades pedagógicas. A pesquisa demonstrou que este pode ser considerado um método capaz de proporcionar impacto positivo na educação infantil de crianças autistas. Pois quando o ensino é adaptado ao lúdico, o docente promove o aumento da comunicação, da imaginação e, principalmente, da interação social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Polinômios no ensino fundamental II: abordagens lúdicas no ensino e aprendizado
    (2022-08-26) TRINDADE, Bruno Perdigão; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776
    Esse trabalho de conclusão de curso, enfatiza os polinômios no ensino fundamental II: Abordagens lúdicas no ensino e aprendizado. A pesquisa tem como intuito contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II direcionado para o sétimo e oitavo ano desenvolvido a partir de estratégias lúdicas (jogos e brincadeiras) como ferramenta significativa no ensino da Matemática. Procura-se fazer uma pesquisa bibliográfica, partindo do método descritivo com abordagem qualitativa, em etapas que envolverão leituras e coleta de dados bibliográficos em livros, revistas e artigos científicos, buscando novos olhares sobre o problema previamente definido, o que poderá analisar o objeto de estudo e suas particularidades relevantes à pesquisa. Conclui-se a pesquisa considerando que o ensino e aprendizagem de polinômios no ensino fundamental II ocorre por meio de estratégias lúdicas, pois esse tipo de metodologia poderá estimular a criatividade e a imaginação dos alunos; em especial os que estão saindo da infância para a adolescência, como é o caso dos alunos do ensino fundamental II, pois a ludicidade colabora para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos e na interação deles entre si e com o seu professor.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu
    (2021-09-17) LIMA, Myrian Aguiar; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741
    Esta monografia visa identificar as contribuições de uma ferramenta lúdica, onde a mesma pode proporcionar subsídios/ reforços para a aprendizagem do ensino de biologia. Sendo essa responsável pela construção e compreensão dos conhecimentos de professor e aluno sobre seus cotidianos. a pesquisa foi iniciada no III estágio supervisionado ofertado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo ênfase em ciências da natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Escola Comunitária Casa familiar Rural Dorothy Stang – Anapu- Pará, com uma turma do 3º ano do ensino médio integrado com o curso de técnico em agropecuária. A metodologia utilizada para a realização do estágio foi dividida em dois momentos: observação da professora de biologia e regência, onde surgiu-se a problemática de estudar genética por meio do lúdico. Durante o estágio foi percebido que a professora trabalha sua disciplina de forma contextualizada, onde a mesma possui uma preocupação com o aprendizado do aluno, procurando sempre ensinar os conteúdos com alguma conexão com a realidade e de forma interdisciplinar. Já enquanto a elaboração e aplicação da atividade lúdica complementar de alguns conceitos básicos de genética, a mesma visou estabelecer relações entre o conhecimento científico, popular e a ludicidade, atividade essa conhecida como Senhor e Senhora Batata, inspirado nos personagens do filme Toy Story. Ao final observou se o progresso do conteúdo de genética pelos estudantes, pois através da atividade lúdica conseguiram relacionar termos científicos com nossas características físicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
    (2018-06-28) OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792
    O presente trabalho tem por finalidade, analisar de forma descritiva e argumentativa a valorização das vivências das crianças, por meio de atividades próprias da cultura infantil, a exemplo das atividades lúdicas e imaginativas como uma das vias propícias para a motivação nas aulas de ballet clássico. Os aspectos psicomotores aplicados nas turmas de baby class como parte integrante do processo do ensino da dança, se delineia como mais um caminho na construção dos sentidos expressivos. O método utilizado foi o estudo qualitativo, pesquisa ação e exploratório, além das vivências e experiências em sala de aula. (Bem como a pesquisa bibliográfica) caracterizado como pesquisa bibliográfica descritiva, visando dar suporte teórico para este trabalho. Concluindo com os argumentos e teorias apresentadas em que a psicomotricidade e a ludicidade na turma de baby class, são elementos fundamentais para serem trabalhadas nas aulas de Ballet Clássico. Tendo em vista que a construção do saber, a partir do trabalho com o lúdico, estimula as crianças no sentido de participação nas atividades propostas, bem como a elaborar metas, perceber, criar e explorar diferentes estímulos, antecipando resultados, levantando hipóteses e formulando estratégias, visando a possíveis soluções para os problemas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples
    (2019-12-11) COSTA, Adanilson da Silva; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de um ábaco no processo de Ensino e Aprendizagem de regra de três simples. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre como a Matemática da sala de aula é vista muitas vezes somente como a disciplina de decorar e aplicar fórmulas, o que não atrai a maioria dos estudantes. Pensamos também na importância de se trabalhar esta problemática com o intuito de desmitificar essas ideias que estão presentes na realidade escolar e abordamos esta problemática através do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, envolvendo a ludicidade. Deste modo, iniciamos com o aporte teórico do tema, no qual nos embasamos principalmente nas teorias de Deneca e Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach e Pavanelo (2007) e Vale (2002), além de discutir as recomendações presentes na Base Nacional comum Curricular (2018). O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém-PA, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Para o levantamento de informações, utilizamos a pesquisa de campo, além de questionários e a observação, assim como registros em vídeos e imagens. A análise das informações foi feita a partir de algumas respostas dos alunos, coletadas por meio dos questionários. Os resultados revelam que a metodologia escolhida para a realidade pesquisada foi satisfatória no que tange o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois contribui para esse processo de maneira em que os alunos, juntamente com a mediação do professor, se tornem participantes ativos na construção do conhecimento, além de colaborar para uma aula mais dinamizada, interativa, divertida e lúdica, diversificando assim as metodologias usadas comumente em sala de aula.
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