Navegando por Assunto "Pedagogo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: dificuldades e possibilidades(2023-09-18) ATAÍDE, Beatriz Neves; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A pedagogia hospitalar é uma ramificação da pedagogia que busca dar continuidade aos estudos da criança que se encontra internada. Sua prática através de uma equipe multidisciplinar, leva aquela criança assistência na classe hospitalar, atendimento no leito e brinquedoteca hospitalar. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo no atendimento de crianças em ambiente hospitalar. A metodologia refere-se de revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em junho a julho de 2023 partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como Trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os descritores utilizados foram: pedagogia hospitalar, pedagogo, ensino. Selecionou-se no universo de 48 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados apontam que o pedagogo em suas atribuições dentro do hospital juntamente a uma equipe multidisciplinar encontra possibilidades de grande valia, pois é notório o desenvolvimento tanto cognitivo, intelectual quanto emocional dos pacientes internados, enquanto as dificuldades de atuação profissional se relacionam aos direitos negados e à ausência de estrutura física de trabalho. Conclui-se que o pedagogo, na pedagogia hospitalar, pode atuar de forma a humanizar e complementar através de métodos educacionais para o tratamento clínico à adolescentes e crianças em idade de escolarização, que o impulsionam a trazer melhorias em sua prática. O trabalho é relevante para a comunidade no sentido de agregar mais conhecimentos sobre a importância de se ter um profissional neste ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará(2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/ Campus Altamira(2018-11-14) SANTOS, Maria das Graças Moura; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Nesse artigo são apresentados dados da pesquisa qualitativa que teve como objetivo identificar em quais atividades profissionais estão atuando egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com questões objetivas e subjetivas a 25 egressos que iniciaram o curso nos anos de 2011 a 2014. Os egressos estão compreendidos em sua maioria na faixa etária entre 20 a 30 anos, em sua maioria com renda inferior a quatro salários mínimos. A maior parte dos participantes da pesquisa não escolheu o curso de Pedagogia como sua primeira opção no processo seletivo e somente quatro dos 25 participantes da pesquisa estão trabalhando como docentes na educação básica. Todos os participantes atribuem importância à sua formação, a maioria por permitir continuidade dos estudos e atuação em outras áreas. Capacitação para atuar na docência, ampliação sobre o conceito de educação e desenvolver capacidade para trabalhar relações interpessoais também foram indicados como fatores de importância do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização: desafios e potencialidades(2023-12-22) RIBEIRO, Ruth Pereira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este estudo bibliográfico busca discutir os desafios e potencialidades da pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização, para compreender a eficácia dessa abordagem educacional, identificando oportunidades de melhoria e adaptação para enfrentar os obstáculos existentes. A pedagogia social é caracterizada como uma reflexão orientada para a ação com o propósito de promover transformações. O pedagogo social de rua atua como um agente social de mudança, desempenhando um trabalho conectado com a família, a comunidade, a cultura e a sociedade. O foco principal do profissional é exercer sua função por meio da educação, contribuindo para a formação de sujeitos e respeitando seus conhecimentos prévios. A atuação do pedagogo adquire um novo caráter, no qual sua função política e social como formador de indivíduos é acentuada. Diferentemente de simplesmente auxiliar os educandos a assimilarem informações de maneira sistematizada, o foco é torná-los autônomos o suficiente para problematizar a realidade ao seu redor, desenvolver pensamento crítico e compreender o mundo, possibilitando a construção de suas próprias vidas com base no ambiente em que estão inseridos.