Navegando por Assunto "PNAE"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adversidade do nutricionista para o processo de aquisição de gênero da agricultura familiar de determinadas regiões intermediárias do Estado do Pará(2023-07-04) CRESCÊNCIO, Josiane Pantoja; SILVA, Isameriliam Rosaulen Pereira da Silva; http://lattes.cnpq.br/2291198571306745; DUTRA, Claudia Daniele Tavares; http://lattes.cnpq.br/4293912171586268Objetivo: Analisar as principais adversidades dos nutricionistas responsáveis técnicos (RTs) para processo de aquisição de gênero da agricultura familiar de determinadas regiões intermediárias do estado do Pará. Método: Estudo transversal com abordagem quali quantitativa, realizado em algumas regiões intermediárias do estado do Pará, no período de 2019 a 2021, executado pelo CECANE/UFPA. Foram selecionados 20 municípios que apresentaram um percentual inferior a 30% de compras oriundas da AF. O estudo iniciou por meio do contato com a RT, de cada região, através de ligação e mídias sociais e por e-mail, onde foi encaminhado o link de acesso da ferramenta Google Forms®, versão nº 0.8/2015 para preenchimento do questionário com perguntas abertas e fechadas de múltiplas escolhas sobre o Programa Nacional em Alimentação Escolar-PNAE. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel® e analisados de acordo com as legislações do PNAE. Resultados: Observou-se que a maioria dos nutricionistas apresentava o vínculo através de contratos temporários, falta de quadro técnico, dificuldades na participação das chamadas públicas e na elaboração do termo de referência. Em relação aos agricultores e gestão do município, destaca-se o não recebimento de propostas de projeto de venda, para contemplar as pautas de compras no edital, quantidade insuficiente de produção local, falta de variedades dos produtos, inviabilidade dos produtores, quanto ao fornecimento regular dos gêneros alimentício e descumprimento de contratos através dos agricultores, itens pelos quais prejudicam a aquisição de produtos da AF. Na pandemia (2020) foram identificados: falta de estrutura e armazenamentos para os produtos da AF e a inclusão destes na composição dos kits de alimentos. Conclusão: As principais adversidades dos RTs encontradas neste estudo (falta de quadro técnico, impasse com a chamada pública e entraves relacionados aos agricultores e entidade executora) ressalta a relevância do nutricionista no processo de aquisição de gêneros alimentícios proveniente da AF, visto que o mesmo é um elemento essencial para a boa execução do PNAE.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caracterização da produção acadêmica sobre Alimentação Escolar(2022-07-29) FAVACHO, Amanda Irene de Campos; CABRAL, Maria da Conceição Rosa; http://lattes.cnpq.br/6960454497062570O presente artigo teve como finalidade identificar e caracterizar a produção acadêmica brasileira sobre o tema Alimentação Escolar, e identificar a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental na modalidade definida como estado do conhecimento, realizada na plataforma da Scielo, com o recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 a 2019. Foram identificados 42 artigos que tratam do tema e entre os principais resultados, observamos que duas revistas tiveram o maior número de publicações, a primeira é a Revista “Ciência & Saúde Coletiva”, seguida da Revista de Economia e Sociologia Rural. No que diz respeito à metodologia usada nas produções, identificamos um maior interesse por pesquisas qualitativas, com uso de entrevistas e formulários, o que é muito positivo. Com relação às temáticas de interesse, há uma predominância na área da “Política de alimentação escolar”, com especial preocupação com a implantação da Lei 11.947/2009. Outra temática de interesse é “O papel do nutricionista”, com foco na importância do profissional na elaboração do cardápio e na avaliação da aceitabilidade. Sobre a presença do elemento “regionalidade” nos programas de alimentação escolar, ainda que a Lei 11.947/2009 estabeleça, nas diretrizes da alimentação escolar, o emprego da alimentação que respeite a cultura e as tradições, identificamos entre os artigos levantados apenas uma pesquisa com proximidade com a categoria “regionalidade”, ao investigar elementos da cultura indígena na alimentação escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará(2022-08-19) CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e potencialidades da atuação do conselho de alimentação escolar durante a pandemia de COVID-19(2023-07-04) BENÍCIO, Suele dos Santos; SOUSA, Jucilene Magalhães Alves; http://lattes.cnpq.br/5112510062144981; https://orcid.org/0000-0003-1481-6353; FRAZÃO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; https://orcid.org/0000-0003-0746-9533O PNAE é reconhecidamente como a mais antiga política pública na área de segurança alimentar e nutricional do Brasil, considerado um dos maiores programas no mundo quando se trata de atendimento universal a estudantes e de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Por conta disso, a sua execução precisa ser acompanhada, entrando em ação os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), que é um órgão cuja atribuição é garantir a efetividade desta execução e, assim contribuir para que os objetivos do programa sejam alcançados, principalmente quanto ao desenvolvimento integral dos estudantes. Contudo, foi durante a pandemia de Covid-19 que sua atuação se fez ainda mais necessária, não só devido ao período, como também devido a insegurança alimentar que o país se encontrava e ao desmonte de políticas públicas que estava ocorrendo, já que o PNAE era uma dessas políticas e dada a relevância social e econômica programa. O objetivo foi analisar de que forma o CAE contribuiu para que o PNAE assegurasse o direito a uma alimentação e nutrição adequadas e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em municípios paraenses. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-retrospectivo realizado a partir análise documental de artigos sobre PNAE, CAE e pandemia, legislação do PNAE e de recursos audiovisuais. Foram analisadas as falas de conselheiros de 8 (oito) gravações de um total de 4 (quatro) encontros virtuais, ocorridos no ano de 2021, em dois dias seguidos, com duração de 4 horas. Para a transcrição das falas dos conselheiros foi feito primeiro a escuta e logo após a escrita no Microsoft Word, também foi usada a ferramenta on-line e gratuita Web Captioner, a qual realiza transcrições por meio de reconhecimento de voz. Logo após foi feita a análise dos dados obtidos observando os objetivos deste trabalho. A transcrição das falas gerou 4 documentos em Word com 32, 29, 25, 30 páginas cada, e um quantitivo de 119 falas. Os resultados encontrados foram expostos em dois tópicos, sendo Desafios apontados nas falas e em seguida Potencialidades apontadas nas falas. Dentro do tópico Desafios foram gerados os subtópicos: Falta de apoio da Eex /falta de divulgação do CAE; Logístico/financeiro/ planejamento/ atendimento universal a todos os alunos matriculados nas escolas durante o período da pandemia e intervenção de outros órgãos de controle; Falta de capacitação e treinamentos adequados/ conhecimento; Dificuldades na composição/renovação do CAE/falta de interesse em participar; Infraestrutura/ ausência de local adequado, equipamentos de informática e recursos humanos para a execução e registro das atividades executadas pelo CAE. Quanto às potencialidades foram gerados: Pensamento coletivo e apoio da EEX; Compartilhamento de experiências, conhecimento/ parceria com outros órgãos; Articulação entre os atores envolvidos na execução do PNAE; Importância das formações promovidas pelo CECANE. Diante do contexto encontrado, o estudo evidencia que o CAE enfrenta os mais diversos desafios frente a execução do PNAE, e que são recorrentes, mas passíveis de solução. Para isso será necessário que todos os envolvidos na execução do programa assumam seu papel com responsabilidade. Os achados demonstram que as entidades executoras estão se eximindo de seu papel dentro do programa, e que, mesmo sem muita orientação e apoio o CAE tem conseguido contribuir para a SAN e o DHANA dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e potencialidades da atuação do conselho de alimentação escolar durante a pandemia de covid-19(2023-07-04) BENICIO, Suele dos Santos; SOUSA, Jucilene Magalhães Alves; http://lattes.cnpq.br/5112510062144981; https://orcid.org/0000-0003-1481-6353; FRAZAO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873O PNAE é reconhecidamente como a mais antiga política pública na área de segurança alimentar e nutricional do Brasil, considerado um dos maiores programas no mundo quando se trata de atendimento universal a estudantes e de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Por conta disso, a sua execução precisa ser acompanhada, entrando em ação os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), que é um órgão cuja atribuição é garantir a efetividade desta execução e, assim contribuir para que os objetivos do programa sejam alcançados, principalmente quanto ao desenvolvimento integral dos estudantes. Contudo, foi durante a pandemia de Covid-19 que sua atuação se fez ainda mais necessária, não só devido ao período, como também devido a insegurança alimentar que o país se encontrava e ao desmonte de políticas públicas que estava ocorrendo, já que o PNAE era uma dessas políticas e dada a relevância social e econômica programa. O objetivo foi analisar de que forma o CAE contribuiu para que o PNAE assegurasse o direito a uma alimentação e nutrição adequadas e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em municípios paraenses. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-retrospectivo realizado a partir análise documental de artigos sobre PNAE, CAE e pandemia, legislação do PNAE e de recursos audiovisuais. Foram analisadas as falas de conselheiros de 8 (oito) gravações de um total de 4 (quatro) encontros virtuais, ocorridos no ano de 2021, em dois dias seguidos, com duração de 4 horas. Para a transcrição das falas dos conselheiros foi feito primeiro a escuta e logo após a escrita no Microsoft Word, também foi usada a ferramenta on-line e gratuita Web Captioner, a qual realiza transcrições por meio de reconhecimento de voz. Logo após foi feita a análise dos dados obtidos observando os objetivos deste trabalho. A transcrição das falas gerou 4 documentos em Word com 32, 29, 25, 30 páginas cada, e um quantitivo de 119 falas. Os resultados encontrados foram expostos em dois tópicos, sendo Desafios apontados nas falas e em seguida Potencialidades apontadas nas falas. Dentro do tópico Desafios foram gerados os subtópicos: Falta de apoio da Eex /falta de divulgação do CAE; Logístico/financeiro/ planejamento/ atendimento universal a todos os alunos matriculados nas escolas durante o período da pandemia e intervenção de outros órgãos de controle; Falta de capacitação e treinamentos adequados/ conhecimento; Dificuldades na composição/renovação do CAE/falta de interesse em participar; Infraestrutura/ ausência de local adequado, equipamentos de informática e recursos humanos para a execução e registro das atividades executadas pelo CAE. Quanto às potencialidades foram gerados: Pensamento coletivo e apoio da EEX; Compartilhamento de experiências, conhecimento/ parceria com outros órgãos; Articulação entre os atores envolvidos na execução do PNAE; Importância das formações promovidas pelo CECANE. Diante do contexto encontrado, o estudo evidencia que o CAE enfrenta os mais diversos desafios frente a execução do PNAE, e que são recorrentes, mas passíveis de solução. Para isso será necessário que todos os envolvidos na execução do programa assumam seu papel com responsabilidade. Os achados demonstram que as entidades executoras estão se eximindo de seu papel dentro do programa, e que, mesmo sem muita orientação e apoio o CAE tem conseguido contribuir para a SAN e o DHANA dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Programa nacional de alimentação escolar (PNAE) – aspectos do funcionamento(2023-12-11) GUIMARÃES, Larissa Gabriele Da Silva; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779Este trabalho teve como objetivo descrever os aspectos envolvidos no funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com artigos publicados de 2013 a 2023, no idioma português. Como pergunta norteadora foi utilizada: Quais os aspectos envolvidos no funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)? Foi utilizada a plataforma Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil, que permitiu acesso às fontes de informações: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), COLECIONASUS, Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), Sec. Est. Saúde SP e Localizador de Informação em Saúde (LIS), a partir dos descritores: PNAE, Brasil, Alimentação Escolar. Foram encontrados 12 artigos completos, que respondem à pergunta norteadora e respeitam os critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que o PNAE é uma política pública importante, que deve ser olhada com atenção nos pontos que evidenciam a necessidade de melhorias, para que consiga cumprir com seus objetivos, visto que é uma grande referência à segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes