Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Inclusive Education"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.
    (2023-08-14) MACENA, Pâmila de Cássia Matos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835
    Este trabalho tem por objetivo, investigar qual tem sido o foco das produções científicas do ensino de ciências para pessoas com deficiências na Revista Brasileira de Educação Especial. É um estudo de natureza qualitativa que abordou os períodos de expansão e consolidação da referida revista. Assim, todas as publicações da revista a partir de 2005 tiveram seus títulos analisados e assim, 20 trabalhos foram selecionados. De forma geral, a revista apresentou uma ampliação da diversidade de artigos nesta área na última década e apresenta fortemente contemplada pela temática que envolve o ensino de física e a deficiência visual e cegueira. Recomenda-se que outras temáticas também possam ser fortalecidas na revista como ensino de química, geociências, meio ambiente e sustentabilidade. Ao longo deste trabalho foi possível identificar a baixa produção acadêmica sobre o ensino de ciências na perspectiva inclusiva na Revista Brasileira de Educação Especial, levando em conta a importância da temática, o que caracteriza a necessidade de mais trabalhos na área.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança e educação inclusiva: processos educacionais formativos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva na licenciatura em dança
    (2022-06-29) TEIXEIRA, Ana Clara Lira; KREJCOVA, Lane Viana; http://lattes.cnpq.br/2604693973864638
    Esta pesquisa tem como o objetivo de realizar uma análise dos processos educacionais-artístico-formativos para a educação inclusiva a partir dos relatos autobiográficos de uma artista-professora-pesquisadora com deficiência auditiva em Licenciatura em Dança. Objetiva trazer um olhar, a partir dos relatos de experiência de uma aluna com deficiência auditiva, sobre a realidade da formação educacional, dos processos de inclusão e do papel do professor na instituição de ensino, que muitas vezes não estão preparados para lidar com alunos com deficiência. Consideramos neste trabalho que a formação de um professor é contínua, principalmente quando se trata do conhecimento da deficiência de seu aluno, e que os processos de formação perpassam pelo conhecimento da realidade a partir daqueles que a vivenciam. Assim, pretendo aqui colocar, a partir do meu ponto de vista, a questão da deficiência auditiva e o processo de inclusão da pessoa surda no contexto educacional pela perspectiva de uma aluna-artista-professora em formação com deficiência auditiva. Vejo como necessário na formação de professores todo um estudo de como lidar e criar estratégias metodológicas para trabalhar com pessoas com deficiências, e conhecer a rotina do seu aluno a partir de fora da sala de aula e da escola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ver no mundo dos cegos e ser cego no mundo dos que vêem
    (2019-12-16) SILVA, Italo Rafael Tavares da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Esta pesquisa fez parte de experiências vivenciadas em um eixo temático do curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens, com foco no tema inclusão. Os principais objetivos são: refletir sobre as dificuldades encontradas pela aluna de baixa visão e identificar aspectos pedagógicos na sala de aula que estejam em concordância com informações na literatura pertinentes sobre essa deficiência visual. A pesquisa é um estudo de caso e análise é feita por meio de narrativa. A coleta de dados ocorreu por observação sistemática, conversa com a aluna e acompanhamento na sala de aula. Os resultados indicam que a formação docente ocupa um lugar de destaque sobre o assunto, onde há necessidade de adquirir conhecimentos básicos teórico-práticos de questões como, atenção à diversidade e inclusão, utilizar metodologias que favoreçam o desenvolvimento das pessoas com baixa visão e que atendam, minimamente, as necessidades especiais dentro de uma sala de aula. Consideramos, pois que o trabalho docente deva ser fundamentalmente colaborativo a fim de que as barreiras peculiares da deficiência sejam superadas. Por fim, o trabalho permite refletir sobre o importante papel escolar em garantir condições apropriadas de uma educação baseada no respeito às diferenças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA