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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)
    (2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)
    (2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510
    O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
    (2024-11-04) MELO, Robson Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A presente pesquisa objetiva-se por analisar o Multiculturalismo no livro didático de história projeto Araribá, “Manual do Professor” do 7º ano, anos finais do ensino fundamental, sobre a temporalidade de 2008 a 2017. Utilizamos como fontes os Editais e os Guias do PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) referente à temporalidade de 2008 e 2017 além de 04 manuais impressos, sendo esses: Projeto Araribá 7º ano PNLD 2008, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2011, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2014 e Projeto Araribá 7º ano PNLD 2017 a fim de averiguar à abordagem conceitual de Multiculturalidade nessa obra. Versaremos pela abordagem de Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro e Lana Cláudia Fonseca (2018), entre outros, afim de que esses privilegiem o desenvolvimento das discussões sobre o multiculturalismo. Por fim, almeja-se que por meio dessa e de outras pesquisas o multiculturalismo possa ser dialogado dentro é fora de sala de aula. Aonde as Leis, os Docentes e os Materiais Didáticos de História venham a proporcionar um ensino voltado a consolidação de uma consciência multicultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos e aspectos históricos da educação especial no Brasil
    (2022-11-25) QUEIROZ, Fabiane da Silva Rodrigues; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho busca compreender a trajetória da Educação Especial no Brasil que é uma modalidade de ensino destinada no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas escolas. Para isso faremos um levantamento histórico das lutas que aconteceram ao longo dos anos através das políticas educacionais que contribuíram com a inclusão das pessoas deficientes no âmbito escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais
    (2018-05-01) ALVES, Elizabeth Lima; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014
    A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A disciplina História na educação popular: discursos e representações
    (2025-02-20) SALLES, Leandro Jorge de Barros; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936
    Desde o início deste século, no Brasil, ganharam força as produções situadas na Didática da História, campo que se ocupa das diversas reflexões e metodologias em torno da aprendizagem histórica. Este trabalho, seguindo a linha dos esforços apresentados, buscou entender as percepções sociais acerca da disciplina História entre os discentes da Rede Emancipa em Belém, elencando as diferenças entre as experiências escolares e dentro dos cursinhos populares. Os aportes teóricos escolhidos se baseiam nos Estudos Críticos do Discurso (Dijk, 2023) em conjunto com a filosofia da linguagem (Bakhtin, 2014) para a compreensão dos discursos sobre a História acionados pelos estudantes. A metodologia se baseou na aplicação de formulários digitais, bem como na coleta das respostas às perguntas “o que é História?” e “Para quê serve a História?” realizadas durante as aulas e escritas pelos discentes, sendo organizado um banco de dados digital dos resultados obtidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NA PRELAZIA DO MARAJÓ: um estudo sobre a Ordem dos Agostinianos Recoletos e a criação de escola em Breves-PA
    (2020-11-30) CUSTÓDIO, Luciane Barbosa; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este estudo apresenta como tema a relação entre educação e religião na Prelazia do Marajó. Tal temática é discutida a partir de uma escola de educação infantil e ensino fundamental criada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) em Breves-PA. A problemática ancora-se nas seguintes questões: Que relação há entre a religião católica e a educação desenvolvida pela escola da OAR em Breves-PA? Como a Ordem dos Agostinianos Recoletos contribui com a educação escolar em Breves-PA? Há influências dessa Ordem na concepção de escola, educação e currículo? O objetivo desta investigação é compreender a relação estabelecida entre a religião católica e a educação realizada no espaço escolar pertencente a OAR em Breves. De modo específico buscou-se conhecer as contribuições da OAR para a educação escolar em Breves e, identificar as possíveis influencia dessa Ordem na concepção de educação, escola e currículo. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de abordagem qualitativa que usou como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo. Para coletar os dados em campo recorremos ao uso da entrevista semiestruturada. A análise dos dados empíricos seguiu os pressupostos da técnica da análise de conteúdo, em especial a elaboração de categorias e inferências. Nesse processo da base bibliográfica surgiram as seguintes categorias: pluralidade cultural; ensino laico e liberdade religiosa. Dos dados empíricos, selecionamos como categorias: o papel da OAR em Breves; escola para formar e, também, socializar aspectos da religião católica; currículo. Nos resultados obtidos verifica-se que educação escolar e religião com foco no catolicismo se entrelaçam. Todavia, não há uma imposição religiosa, sobre a formação escolar das crianças, até porque, muitas crianças pertencem às famílias não católicas. A influência da OAR nas concepções de educação, escola e currículo não se dá diretamente, pode-se dizer que ocorre de forma indireta e por meio dos rituais de orientação católica adotado na recepção das crianças e em atividades como a “Coroação de Nossa Senhora”. Conclui-se que a formação oferecida na escola gerida pela OAR corrobora para que todas as confissões religiosas existentes sejam reconhecidas, podemos dizer que não há espaço para doutrinações, exclusividades, segregação ou intolerância religiosa, sendo capaz de atender a todos os grupos religiosos. Neste sentido, vislumbra-se a oportunidade para um diálogo que aproxima e possibilita a comunicação e o respeito entre as religiões.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre memórias e histórias de uma pedagoga ribeirinha
    (2018) BAÍA, Madalena Vilhena; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Com a finalidade de descrever a minha trajetória profissional de forma crítica e reflexiva, o presente memorial, entre outras coisas, me possibilitou a descrição de fatos do meu cotidiano e sua vasta amplitude, no que se refere às relações por mim vivenciadas nos cenários interpessoal e educacional. Os agentes que fizeram e fazem parte dessa teia humana são os alunos, colegas de profissão, professores da graduação, diretores, funcionários, membros de minha família que de uma forma direta ou indireta foram decisivos para que desempenhassem de maneira efetiva e afetiva minhas práticas de docente. As memórias e histórias aqui presentes são acompanhadas de reflexão sobre os fatos acima citados. Isso só foi possível por meio de teóricos como Andrade (1999), Borba (2006), Cury (2003), Freire (2000), Moreira (2008), Smole (2007), que permitiram por meio de suas abordagens, uma análise coerente com cada fato detalhado. A todos que partilharem dessa leitura, desejo que tenham nas interpretações e reflexões presentes nesse memorial a oportunidade de cruzar informações e conhecimentos com as próprias práticas pessoais, a fim de somarmos experiências em nossas relações no contexto educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema
    (2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563
    Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e memória da comunidade quilombola do Jacarequara (PA)
    (2025-04-02) ROSÁRIO, Oséas Sérgio do; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    O presente trabalho tem por objetivo abordar a Comunidade Quilombola do Jacarequara, destacando a territorialidade quilombola no estado do Pará como um conceito que vai além da delimitação física, integrando-se profundamente ao modo de vida das comunidades que ali habitam. A pesquisa discute como essa relação se manifesta por meio de práticas culturais, rituais e saberes transmitidos entre gerações, reforçando o pertencimento e a identidade coletiva. Além disso, o estudo está estruturado em diferentes eixos temáticos: as atividades econômicas desenvolvidas na comunidade, com destaque para a agricultura e seus relatos e tradições; a religiosidade como um pilar essencial da vida quilombola; os conflitos agrários enfrentados na luta pela manutenção do território; e as práticas de esporte e lazer como formas de integração e resistência cultural. Assim, o artigo busca contribuir para a compreensão da territorialidade quilombola como elemento fundamental na preservação do patrimônio imaterial e na luta pela autodeterminação dessas comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História e memória: Comunidade Quilombola Campo Verde
    (2022-01-17) SILVA, Elizabete Trindade da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das músicas escritas por moradores da comunidade quilombola Campo Verde e como as pessoas se identificam através dessas músicas, firmando uma identidade e mostrando resistências, lutas e conquistas por seus direitos. Para a realização desta pesquisa fez-se necessário o uso de fontes como: entrevistas com moradores, lendas, fotos e letras das músicas. Para tanto, fiz uma análise da história de fundação do município de Concórdia do Pará, sua localização geográfica, a história de fundação da comunidade de Campo Verde no período de 1979 até os dias atuais. Em se tratando de uma comunidade quilombola também se engloba nesta pesquisa um pouco da história de fundação da ARQUINEC (Associação dos Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará).
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú
    (2022-12-12) NASCIMENTO, Poliane Silva do; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História local: pesquisa e possibilidades no ensino
    (2022-12-19) REIS, Laila Karen Santos; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    O presente trabalho é produto do Plano de Trabalho intitulado “Memórias da BR-010”, que faz parte do Projeto de Pesquisa “Avanço Tardio do Capital na Amazônia: grandes projetos, memórias e representações”, vinculado ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC- UFPA). O projeto tem por objetivo analisar a percepção popular acerca da relação entre Estado e população local, destacando o âmbito local, natureza e sociedade atingidos pela obra rodoviária, nas décadas posteriores à 1950, a partir dos relatos de moradores do entorno do município de Castanhal-Pará. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, previu pesquisa bibliográfica, observações no campo empírico, com realização de entrevistas. O trabalho contribui para a produção de conhecimentos de caráter regional, aponta a possibilidade do ensino de história local desde o ensino fundamental, ao explicar articulações entre eventos locais, nacionais e globais, desde a iniciação científica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Livro, a biblioteca e o bibliotecário: uma relação que se transmuta e se atualiza a serviço do conhecimento
    (2022-12-13) MACIEL, Marcos Paulo Pereira; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    O presente trabalho a partir de alguns dos principais acontecimentos históricos que se sucederam desde a Antiguidade até a modernidade, trata da relação e dos diferentes propósitos de existência a qual tanto livro, como bibliotecas e bibliotecários passaram no decorrer do tempo, que culminaram com as formas de preservação e disseminação do conhecimento, que por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar, contrastar e caracterizar alguns dos principais eventos e fatores, que ocasionaram numa importante e fundamental relação entre livro, biblioteca e bibliotecário, que vem atualizando-se desde então a serviço da preservação da memória e do conhecimento humano, fazendo com que este estivesse a ser transmitido continuamente às gerações futuras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memoria dos moradores sobre a educação escolar na escola Olavo Bilac, vicinal da dez, município de Brasil Novo-PA
    (2018-06) ALVES, Adriele Teixeira de Souza; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    A proposta desse trabalho é descrever a história da educação na comunidade São José a partir da memória dos comunitários e profissionais da área. Foram entrevistados cinco ex-professores, sendo que três desses professores atuaram também como diretores, três alunos, dois moradores pioneiros, uma ex auxiliar de serviços (merendeira), uma auxiliar de serviço atual e uma professora atual. Foram identificadas quatro fases representativas da história da escola Olavo Bilac, caracterizadas pelas mudanças nos aspectos estruturais, da gestão pública pelo governo estadual ou municipal, quadro de recursos humanos e escolaridade atendida. Atualmente a escola atende até o ensino fundamental maior, com 19 servidores, mantendo ao longo de todas as fases o ensino em sistema multisseriado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As narrativas e memórias sobre o chupa-chupa em Colares e práticas educativas do ensino de história nas séries iniciais
    (2017) SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de; BANDEIRA, Sérgio
    O presente Trabalho de Curso traz uma abordagem investigativa sobre o fenômeno chupa-chupa, ocorrido na cidade de Colares-Pará na década de 1970 na perspectiva de cruzar essas memórias e potencializá-las como elemento incorporado a cultura do referido município e as suas possibilidades de uso para a valorização da história local e para o ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental. É um estudo de abordagem qualitativa e para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista com alguns moradores que vivenciaram a situação apresentada como as aparições das luzes do chupa-chupa que provocaram significativas mudanças no cotidiano da cidade de Colares e região. Através de estudo levantado outras fontes também foram utilizadas, tais como os jornais O LIBERAL e O ESTADO DO PARÁ, ambos periódicos conceituados que veicularam no ano de 1977 a notícia dos avistamentos de Óvnis, e ainda publicações da Revista UFO, especialista em Ufologia, do ano de 1997 que está disponível no sitio eletrônico da revista. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância das narrativas e da memória dos moradores sobre o caso em evidencia e podem ser viabilizadas para o ensino de História local para os alunos das séries iniciais em Colares. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o fenômeno chupa-chupa através das memórias e narrativas de moradores de Colares pode ser utilizado como elemento didático para a desenvoltura de um ensino dinâmico e contextualizado da história do lugar e da realidade presente do aluno que se esclarece a partir do conhecimento do passado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas terapêuticas ocupacionais em um hospital psiquiátrico de Belém, Pará, nas décadas de 1960 e 1970: uma análise histórica
    (2018) FERREIRA, Ana Carolina Silva; BENÍCIO, Rosana de Almeida; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produto audiovisual de extensão: Arquivo Público do Estado do Pará
    (2022-10-13) MARTINS, Átila Clivea da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    A difusão é uma função arquivística que proporciona acesso à documentos de arquivo em que estão registradas informações que fazem parte da construção das histórias e das memórias de uma sociedade. Embora seja relevante para história e para memória os arquivos e seu acervos são poucos conhecidos pela sociedade. Por isso, tem-se como objetivo realizar a difusão do acervo documental do Arquivo Público do Estado do Pará, devido sua importância à memória social da região amazônica, mais especificamente ao Estado do Pará. Assim, por meio de visita técnica para coleta de áudios, vídeos e fotografias teve-se como resultado foi um produto audiovisual que conta as memórias e narra as histórias do Arquivo Público do Estado do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
    (2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Resistência e Luta racial: o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental e a importância da etnicidade
    (2024-11-01) ALMEIDA, Lorenna Monteiro; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho foi realizado a partir da experiência da disciplina Estágio Supervisionado no ensino fundamental, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará(UFPA). Este trabalho se deu por meio de um projeto didático pedagógico que tinha por objetivo destacar a necessidade da disciplina de estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e fortalecer a discussão sobre a importância do ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste processo, também alimentou debate sobre a relevância de histórias de pessoas negras, lembrando a importância de valorizar o povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, assunto trazido ao 3º ano do ensino fundamental no intuito de se voltar para a importância dos povos africanos na formação social, histórica e cultural do meio em que vivem. Portanto, através de atividades participativas e educativas, procurou-se envolver os estudantes em discussões sobre a história e a cultura afro-brasileira, incentivando o respeito e a valorização da diversidade, uma visão mais inclusiva e crítica sobre as desigualdades sociais e raciais ainda presentes. Por fim, pode se deixar evidente que o trabalho só pôde ter êxito com a junção de pesquisa e experiências, sendo a escolarização básica e o estágio na educação, um espaço que pode dar o pontapé inicial e privilegiado para esse aprendizado.
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