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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi
    (2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Difusão arquivística e educação patrimonial no Arquivo Público do Estado do Pará: a experiência do projeto “Conectando Arquivos
    (2024-10-03) NAZARÉ, Stefanie Gama de; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143
    O Arquivo Público do Estado do Pará possui um valor inestimável por seu compromisso em manter, preservar e disseminar os documentos que evidenciam a história da região amazônica. Entre as iniciativas de difusão arquivística e educação patrimonial desempenhadas pelo Arquivo, destaca-se o projeto “Conectando Arquivos” que, além de organizar atividades na própria instituição, promove iniciativas em municípios paraenses. O objetivo dessa pesquisa é apresentar as atividades de difusão arquivística e educação patrimonial desenvolvidas pelo projeto “Conectando Arquivos” nos municípios de Bragança, Barcarena, Cametá, Muaná e Curuçá, bem como identificar suas contribuições à promoção e democratização dos arquivos. Para tanto, utilizou-se, como procedimento metodológico, um estudo de caso descritivo, com base em pesquisa bibliográfica e documental, além da coleta de dados realizada na rede social Instagram do Arquivo Público do Estado do Pará e na aplicação de um questionário estruturado com o seu atual diretor. Como resultado, observou-se que o projeto promoveu uma série de atividades nos municípios analisados, incluindo exposições, palestras, oficinas, mesas redondas, rodas de conversas e visitas guiadas. Ao longo das iniciativas, um total de 11 atividades foram realizadas entre 2022 e 2023, envolvendo a participação de membros das comunidades locais, estudantes e interessados nos arquivos e na história local. As exposições selecionaram documentos históricos relevantes para cada município, enquanto as palestras, mesas redondas, rodas de conversas e oficinas enriqueceram o conhecimento sobre gestão documental, preservação do patrimônio e educação patrimonial. Conclui-se, portanto, que o projeto "Conectando Arquivos" contribui para a promoção, divulgação e disseminação dos arquivos nos municípios paraenses, além de promover o intercâmbio institucional entre o Arquivo Público do Estado do Pará e as instituições locais, fomentando, assim, a educação patrimonial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes: uma experiência extensionista em Arquivologia
    (2022-12-19) SILVA, Bianca Gondim da; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa busca relatar a experiência extensionista vivenciada no contexto do projeto de extensão “Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes”, vinculado à faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. O projeto de extensão teve como principal finalidade promover o conhecimento e a valorização do patrimônio documental custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes da rede pública de ensino, por meio da educação patrimonial. Foram realizadas palestras, exposições de documentos históricos e visita guiada ao Arquivo Público do Estado do Pará junto a estudantes das escolas Dom Pedro I, Eunice Weaver, Dr. Freitas e João Carlos Batista. Conclui-se que o projeto atingiu seus objetivos, cumprindo o papel da extensão universitária ao disseminar os saberes produzidos na universidade em uma perspectiva dialógica com a comunidade escolar atingida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação patrimonial: a experiência do Arquivo Público do Estado do Pará
    (2018-12-19) LIMA, Isy Adelaide Vale; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Considerando que uma das múltiplas tarefas do arquivista é a difusão dos acervos, esta pesquisa visa descrever a experiência de educação patrimonial que tem sido desenvolvida pelo Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) junto a instituições de ensino de educação básica, no contexto do Projeto Arquivo de Portas Abertas. Com base em bibliografia sobre experiências semelhantes, e, a partir de entrevistas e aplicação de check list junto aos técnicos do Arquivo e aos professores e estudantes da comunidade escolar atingida, se buscou compreender os efeitos dessa experiência no que se refere ao conhecimento e valorização do patrimônio documental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Museologia, Educação e Ciência: a coleção de didática de paleontologia do Museu Paraense Emilio Goeldi
    (2014-02-28) ANTUNES, Bruna de Campos; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    As coleções didáticas podem ser definidas como acervos destinados a ensino, demonstrações e treinamento e, para a Paleontologia estas são fundamentais, pois possibilitam o contato efetivo e imediato com fósseis, representantes de uma história pretérita. Porém, o estudo voltado a esta ciência por vezes é limitado para a sociedade, restrito principalmente ao meio acadêmico. Com o intuito de despertar o interesse pela Paleontologia nos estudantes do ensino fundamental e médio, e suprir as lacunas na educação, foi organizada a Coleção Didática de Paleontologia do MPEG, a qual passou por etapas curatoriais museológicas, tais como: Preparação mecânica dos fósseis (limpeza); Identificação do acervo (uso de aspectos morfológicos); Documentação e readequação do Armazenamento – de gavetas de madeira para armários de aço forrados com esponjas. Esta coleção conta, atualmente, com 153 tombos, entre exemplares únicos e lotes, com aproximadamente 1000 fósseis entre vertebrados e invertebrados, onde mais de 90% é oriundo de depósitos da Formação Pirabas, unidade geológica mais importante do estado do Pará, e reconhecida por sua abundância fossilífera. A maior parte da coleção é formada por bivalves, gastrópodes, equinodermos e fragmentos de costela (fragmentos pós-craniais), composta também por vértebras e dentes. Este acervo volta-se a atividades educativas, que atualmente servem principalmente para atender a eventos de divulgação científica realizados pelo MPEG, além de aulas ilustrativas em Universidades. A coleção didática têm se mostrado como um meio de democratização desta informação e das pesquisas realizadas pelo MPEG, pois torna o patrimônio fossilífero da Amazônia acessíve
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