Navegando por Assunto "Geometria"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA(2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas na arte do ladrilhamento(2023-12-21) DIAS, Darlene do Socorro Miranda; VILHENA, Simone Quaresma; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341Este estudo aborda a importância do ensino da Geometria por meio de experiências práticas utilizando as construções geométricas, de modo a explorar os conceitos de uma maneira mais visual, criativa e dinâmica, criando um ambiente participativo e de aprendizagem significativa. Com uma abordagem qualitativa, o presente relato de experiência consiste na aplicação de uma oficina a alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Abaetetuba/PA, com o intuito de promover uma melhoria no processo de ensino da Geometria por meio da arte do ladrilhamento. Os resultados obtidos sugerem o aprimoramento da compreensão da Geometria, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e o raciocínio lógico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os desafios do ensino inclusivo de matemática para alunos cegos: uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização geométrica(2022-12-22) CORRÊA, Alex Carneiro; ARAÚJO, Paulo Anderson de Carvalho; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da prática pedagógica em matemática, e seus desafios e perspectivas para a inclusão escolar. Sabe-se que durante séculos, a educação especial era interpretada de forma preconceituosa, pois era entendida como uma forma de educação que buscava segregar alunos com necessidades especiais, fora dos ambientes escolares convencionais. Muito se avançou no mundo, em termos legais, a respeito da educação especial e inclusiva, entendida como um direito a dignidade humana. No Brasil, os marcos legais avançaram, entendendo que todos têm o direito a educação, instituindo a educação especial e inclusiva como modalidade de ensino obrigatória nas escolas regulares. Ainda assim, muito ainda se deve avançar, principalmente em termos de sensos comuns e preconceitos que ainda estão presentes nos ambientes escolares em relação a inclusão. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é compreender através de revisão bibliográfica, os desafios e perspectivas do ensino de matemática, no âmbito da geometria, para alunos cegos. Objetivos específicos: (I) Abordar os aspectos da alfabetização matemática, com foco em geometria, e sua interface com a educação especial e inclusiva; (II) Externalizar os desafios e expectativas da alfabetização geométrica para alunos cegos. Fundamentamos a pesquisa em revisão bibliográfica, consultas a livros, artigos, dissertações de mestrados, as distintas concepções acerca dos desafios da docência em matemática, no âmbito do ensino de geometria ara alunos cegos. Consideramos que embora os desafios sejam ainda uma realidade, perspectivas se desenham no horizonte da prática docente, ferramentas didáticas como as maquetes táteis se tornam mecanismos de promoção o ensino de geometria através do toque, possibilitando a aprendizagem de alunos cegos e sua real inclusão no processo formativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano(2024-02-07) SILVA, Cleudiane Priscila Silva da; COSTA, Leonoura Reis da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo explorar o processo de ensino-aprendizagem utilizando o geoplano para o ensino dos Polígonos Regulares para alunos do 6º ano, estabelecendo uma conexão como os alunos podem aprender a relacionar o conhecimento concreto com o abstrato, de forma significativa e duradoura. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritiva. O trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, em uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, localizada na zona rural do município de Salinópolis no estado do Pará. Ao final, conclui-se que ao longo da realização deste trabalho aplicado em sala de aula o geoplano constitui-se como um meio dinâmico para os alunos explorarem os desafios propostos, na medida em que podiam fazer, refazer e desfazer figuras e calcular área e perímetro com grande facilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A estimativa do primeiro autovalor do laplaciano para hipersuperfícies mínimas(2023-12-13) SANTOS, Williams da Silva; SILVA, Adam Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/2721856201150293; https://orcid.org/0000-0003-2587-1729Neste trabalho, abordaremos os principais conceitos da geometria riemanniana, o qual é um campo da geometria diferencial dedicado ao estudo das variedades riemannianas. Estes conceitos têm a capacidade de estender, por exemplo, a compreensão dos principais operadores do cálculo diferencial integral, como o laplaciano. A partir disso, usaremos esses conceitos para obter uma estimativa para o primeiro autovalor do laplaciano para a hipersuperfícies minimamente mergulhadas em Sn+1, o qual foi obtido em [2], nessa demonstração empregamos a conhecida fórmula de Reilly. Porfim, combinaremos esse resultado comum resultado obtido por P.Yang e S.T.Yau em[8], para obter um limite inferior para a área de uma hipersuperfície mínima em termos de seu gênero, da sua dimensão e do primeiro autovalor do laplaciano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo da geometria por atividades experimentais(2022-12-22) REIS, Tárcia Valéria dos Santos; SOUZA, Thaísla Costa de; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O objetivo desta pesquisa é analisar através de um estudo exploratório e qualitativo, atividades experimentais em matemática utilizando a geometria, assim como também suas aplicações em sala. O ensino da geometria pode contribuir para a formação do aluno, de forma a favorecer um tipo particular de pensamento, buscando novas situações, sendo sensível aos seus impactos visuais e interrogando sobre eles. Os conteúdos relacionados à geometria exigem do estudante concentração, raciocínio, além de despertar no aluno o interesse pela descoberta e exploração do conteúdo estudado, e utilizando variados recursos pedagógicos, o professor pode proporcionar isso aos seus estudantes. Numerosos estudos, como o de Ana Paula Malheiros e o de Altair Baldisserra sugeriram a aprendizagem construtivista da geometria 3D, que defende que os alunos devem construir e perceber propriedades geométricas manipulando objetos 3D. Além disso, materiais de aprendizagem digital usando visualização por computador têm sido defendidos para facilitar o aprendizado geométrico em 3D. A utilização de materiais concretos no estudo da Geometria, ao contrário do que se imagina, proporciona um melhor aprendizado não apenas quando utilizado com crianças, mas também com qualquer faixa etária. Dessa forma, o presente estudo atingiu o objetivo proposto ao constatar que atividades experimentais como: realidade virtual, software, blocos de madeira e entre outros são essenciais para o ensino da geometriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geometria para surdos por meio do tangram(2014-12-20) GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo(2022-09-01) DAMASCENO, Luana Campos; SILVA, Waldilene Mendes da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O artigo tem como tema alguns registros que tratam da Historicidade da Geometria e suas relações com a Astronomia a partir da medição de terras, no período da cheia do rio Nilo. Tem como objetivo geral, analisar a história da geometria e da astronomia: a partir da cheia do rio Nilo. E os específicos: identificar a historicidade da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; descrever como se deu o processo histórico da geometria e da astronomia a partir da cheia do rio Nilo; analisar processo histórico da geometria da astronomia e sua importância para humanidade. O artigo foi caracterizado pelo estudo exploratório, de modalidade bibliográfica. Com uma abordagem qualitativa, Enfoque crítico – dialético, pesquisa essa de cunho qualitativo. Foi possível entender, que a partir das enchentes do rio Nilo se deu início ao surgimento de uma geometria caracterizada pelo traçado de desenho de formas, fórmulas, cálculo de medidas de comprimento de área. Esse trabalho também ressaltou a importância do período de cheia do rio Nilo para o desenvolvimento das técnicas de medição (metria) de terras (Geo), além do que, as medições de tempo também foram muito importantes, uma vez que, se credita que os primeiros calendários surgiram no Egito, e sua criação foi devido à falta de parâmetros precisos de previsão nas épocas de plantio devido a cheia de rio Nilo. Como resultados desse estudo, esperamos colaborar para a ampliação de estudos da Geometria e da Astronomia, nas aulas de matemática, no Ensino Fundamental.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) INTRODUZINDO A ASTRONOMIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem geométrica(2018-12-12) MENEZES, Márcio de Souza; NASCIMENTO, Leandro Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/1873253517088633Neste trabalho realizamos um enfoque diferenciado sobre o ensino de astronomia para o ensino fundamental, utilizando uma abordagem geométrica. Tratamos inicialmente sobre as Ferramentas Matemáticas onde discorreremos sobre Triângulo Retângulo: definição deste, soma de seus ângulos internos e Teorema de Pitágoras, além de, Semelhança de Triângulos e Funções Trigonométricas (Cosseno, Seno e Tangente). Dissertamos sobre a temática Fazendo Medidas Astronômicas onde abordamos sobre A Astronomia: sua definição, o que ela estuda, seu histórico, sua importância, ciclo de vida das estrelas, diagrama HR, além das Primeiras Medições: o tamanho da Terra, o tamanho da Lua, a distância Terra-Lua, a distância Terra-Sol e o tamanho do Sol, a distância do Sol até uma estrela: O Método da Paralaxe. No capítulo final descrevemos algumas atividades práticas para entender as primeiras medições.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O número de ouro, a sequência de Fibonacci e a contextualização de suas aplicações à aprendizagem em sala de aula para alunos do ensino fundamental II(2022-08-20) NAZARÉ, Wenderson Araújo de; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557O Foco deste trabalho foi elaborar uma revisão bibliográfica sobre o número de ouro e a sequência de Fibonacci com objetivo de contribuir como base de estudo para alunos do ensino fundamental II para afins de conhecimento, aprendizagem e na busca de integralizar ainda mais o conceito sobre geometria, álgebra, números irracionais, proporções, aritmética e razão. Analisando o tema sobre o assunto, obteve se uma pesquisa qualitativa através do google acadêmico com cerca de 15.000 pesquisas relacionadas ao número de ouro e 2.470 sobre a sequência de Fibonacci entre o período de 2011 – 2022 pelo qual foram filtradas vinte e uma obras para a construção deste trabalho, sendo que, dois deles está diretamente relacionado com o ensino nas escolas, como a BNCC e o PCN. Além disso, a análise foi feita de forma descritiva, permitindo reduzir de forma significativa o material que foram catalogadas como de acervos públicos, livros, Monografias, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, revistas eletrônica, repositórios acadêmicos e sites. Para realizá-la, foram abordados temas do cotidiano do aluno para que possa visualizar, identificar e resolver problemas relacionado com o assunto de forma crítica e construtiva, aprimorando sua capacidade de raciocinar e solucionar conteúdos de matemática, partindo de sua origem, seguido com o seu desenvolvimento matemático, geométrico até a constatação de suas aplicações em diversas áreas da natureza, além de sugestões de atividades baseado neste artigo. É importante ressaltar que esse estudo é essencial em sala de aula, pois desperta o interesse do aluno sobre a importância da matemática em nosso dia a dia. Os resultados sugerem que através desta temática, figuras, tabelas e gráficos mostraram que o número de ouro encontra se em obras de arte como a Mona lisa, na arquitetura como na pirâmide de Gizé, na Biologia como nas dimensões do corpo humano e até mesmo na religião como no cronograma de Cristo. Com isso, conclui-se que o estudo sobre o número de ouro traz possibilidades para que o aluno aprenda ainda mais sobre conceitos de Matemática, além de ser interessante que faz com o que se torne motivador, tornando o aprendizado bem mais didático e proveitoso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria(2019-12-06) CUNHA, Eliana Catarina Farias; MARTINS, Jeová Pereira; http://lattes.cnpq.br/3909598558519646O ensino da geometria nos anos iniciais pode ser prioritário no trabalho docente, com foco em desenvolver nos alunos competências necessárias para que compreendam o contexto em que vivem e nele se desenvolvam. Assim, este trabalho tem por objetivo propor atividades de ensino de geometria para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pautadas na problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com o estudo de fotografias de duas igrejas de Bragança-Pa e com um levantamento bibliográfico com foco nos documentos curriculares oficiais, resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema em fundamentos teóricos para o trabalho que advém das ideias de Miguel e Mendes (2010) e de Farias e Mendes (2014) sobre o ensino de matemática por meio de artefatos da cultura. Os resultados apontam que prédios antigos de Bragança, no Pará, quando submetidos a problematizações poderão fornecer elementos que remetem à geometria plana dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que poderá favorecer a aprendizagem dessa geometria pelos estudantes desse nível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização de recursos visuais no ensino de geometria para estudantes surdos(2023-01-20) DOURÃO, Isane Pantoja; BRITO, Jaqueline Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente artigo tem como objetivo tecer reflexões acerca do ensino de matemática para estudantes surdos no âmbito educacional, e nessa perspectiva buscou-se analisar e assim evidenciar através de uma intervenção formas de oportunizar um ensino inclusivo âmbito do ensino regular. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, pôde-se observar que a intervenção que foi explanada no presente trabalho, teve uma pontos positivos, visto que esta possibilitou a estudante surda e aos demais colegas de classe, a visualização e identificação de algumas figuras geométricas e suas características, através dos conceitos apresentados, como área e perímetro. Sendo o geocampo, apenas um exemplo do que pode ser utilizado pelos professores de matemática no âmbito educacional, visando de fato a aplicabilidade o que se é garantido pela legislação, e assim, oportunizando a construção de uma escola inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus estudantes e sempre levando em consideração as diferenças de cada estudanteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variedades unidimensionais não-hausdorff e folheações do plano(2023) LIMA, João Marcos Xavier de; BERTOLINI, Marcel Vinhas; http://lattes.cnpq.br/1495009615949354Neste trabalho, abordaremos conceitos fundamentais de topologia geral, variedades e folheações, com o objetivo central de demonstrar o resultado principal apresentado no artigo [3] de André Haefliger e George Reeb. Esse resultado estabelece que o espaço de folhas de uma folheação do plano possui uma estrutura de variedade unidimensional, possivelmente nãoHausdorff. Inicialmente, introduziremos conceitos básicos de topologia geral, com ênfase em topologia quociente, fornecendo exemplos essenciais para o entendimento do tema. Em seguida, explora-se o estudo de variedades topológicas, conceitos como espaço quociente de uma variedade, espaços simplesmente conexos e exemplos focados em variedades unidimensionais. Dedicaremos atenção especial à definição de folheações em uma variedade, agora de Hausdorff, e suas classes de equivalência conhecidas como folhas. Apresentaremos alguns resultados sobre espaço de folhas e exemplos de folheações. Exploraremos a íntima relação entre as folheações do plano e a estrutura de variedades unidimensionais simplesmente conexas. Por fim destacamos como esses resultados revelam uma demonstração do Teorema de Kaplan.