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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental
    (2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    “A gente veio de uma área alagada pra outra alagada”: impactos socioambientais no conjunto Promorar, Maracangalha (Belém/PA)
    (2022-10-28) CURCINO, Tássia Tamyres dos Anjos; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956
    O presente artigo discute acerca dos impactos socioambientais em áreas suscetíveis a inundações e alagamentos na cidade de Belém, resultantes de um planejamento urbano que tem atuado em conformidade com a produção de desigualdade ambiental. Assim, a produção de desigualdade ambiental, neste caso, ocorre através de um planejamento urbano que, a partir de 1970, intensificou projetos urbanísticos e de macrodrenagem no centro de Belém, o que resultou no remanejamento de pessoas para áreas mais afastadas do centro, áreas suscetíveis a inundações e alagamentos. Neste contexto, o conjunto Promorar, no bairro Maracangalha (Belém/PA) foi uma dessas áreas destinadas para a implementação das políticas de remanejamento que ocorreram neste período. Dessa forma, esta pesquisa busca entender como o planejamento urbano e as formas de uso e ocupação do conjunto Promorar influencia na produção de impactos socioambientais no Promorar, cujo objetivo central é analisar os impactos socioambientais, especialmente, as inundações e alagamentos no conjunto. A metodologia esteve pautada no levantamento bibliográfico sobre desigualdade ambiental, (in)justiça ambiental e percepção ambiental, e documental, considerando o Plano Diretor Municipal de Belém e a sua política ambiental para a cidade. Também, foi realizado o trabalho de campo para a coleta dos depoimentos dos entrevistados a fim de entender as percepções ambientais dos moradores do conjunto, além da coleta de material visual através da utilização de recursos fotográficos. Portanto, essa pesquisa mostra a injustiça ambiental presente na percepção ambiental dos moradores que se expressa na negação de moradia adequada, saneamento, saúde e bem-estar, divergindo da política ambiental presente no plano diretor municipal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relevância da cartografia como recurso ao desenvolvimento da educação geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem pedagógica
    (2023-12-27) MACIEL, Maria de Nazaré dos Santos; DUARTE, Edinaldo Lobato; http://lattes.cnpq.br/0094743148865467
    O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a relevância da Cartografia nas séries para o ensino de geografia no ensino fundamental, a partir de abordagens pedagógicas que valorize o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseando-se no método descritivo-explicativo, realizou-se um levantamento, por meio das bases de dados virtuais: Brasil ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no portal periódico da CAPES.Uma análise comparativa dos artigos revela que eles têm em comum a preocupação em promover uma aprendizagem significativa da geografia, que leve em conta as vivências, os saberes e as demandas dos estudantes e das comunidades onde estão inseridos. Nesse sentido, a Cartografia é vista como uma ferramenta que possibilita a leitura, a interpretação e a representação do espaço geográfico, bem como a participação social e política dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Nova Vida - Assurini - Altamira-PA
    (2018-01-24) MENEZES, Jéssica Cruz de; SILVA, Darlene Costa da; http://lattes.cnpq.br/2572178595254590
    Vivemos na era da tecnologia, os recursos tecnológicos é algo presente no cotidiano do aluno. A educação não pode ser tratada como algo isolado da sociedade do conhecimento, as redes de informações estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surge a necessidade de se pensar novas didáticas pedagógicas que acompanhe essa nova tendência à interdisciplinaridade, ensino baseado na interdependência entre as diversas áreas de conhecimento, ou seja, explorar as possibilidades que a tecnologia oferece ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma a escola exerce o papel predominante na formação de indivíduos aptos a utilizar tais tecnologias, cumprindo seu papel de formação de cidadão capaz de compreender o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de recursos tecnológicos pode favorecer o processo de ensino aprendizagem do ensino da geografia nas turmas de ensino fundamental 6º ao 9º ano na Escola municipal de ensino fundamental Nova Vida, área rural do município de Altamira- PA. Como são utilizados pelos educadores para tornar as aulas de geografia dinâmicas e motivadoras juntamente com a importância desses recursos no processo ensino aprendizagem. O qual mostra resultados positivos e de grande aceitação dentro de sala de aula, tanto por parte dos alunos como do professor. Utilizando os seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica, observação direta da prática pedagógica na E.M.E.F: Nova Vida.
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