Navegando por Assunto "GeoGebra"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades de geometria com o uso do software Geogebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-16) NASCIMENTO, Celso Herbert Alcântara Nazaré do; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O uso de softwares matemáticos como o GeoGebra tem beneficiado o ensino de geometria e também proporcionado novas vivências aos alunos, com oportunidades de experimentação, simulação e observação. A partir do exposto, este trabalho objetiva apresentar três atividades propostas, envolvendo a utilização do software de simulação GeoGebra, para o ensino de Geometria no 9o ano do ensino fundamental. Este trabalho trata-se de uma pesquisa propositiva e a construção das atividades foi baseada nos objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, disponíveis para o ensino da geometria no 9o ano e em anos anteriores do ensino fundamental. Cada atividade apresentada foi definida levando em consideração: os objetos de conhecimento da geometria a serem trabalhados; as condições essenciais para sua aplicação e orientação para a realização das mesmas. Com isso, espera-se que a interação dos objetos de conhecimento tratados nas atividades com o uso do software GeoGebra seja capaz de envolver, estimular e despertar o interesse de alunos do 9o ano em aprender Geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integrais de Riemann em sólidos de revolução com uso do software Geogebra(2021-11-26) MIRANDA, Renan Augusto da Silva; TAVARES, Carla Cristina de Souza; http://lattes.cnpq.br/2591812924244726Este trabalho aborda algumas reflexões e discussões sobre integrais de Riemann para o cálculo de volumes e sobre como se utilizar o GeoGebra como ferramenta auxiliar para este propósito. É mostrado como utilizar a integral simples (com apenas uma variável) para o cálculos de volumes de sólidos, em especial os sólidos de revolução assim como também é mostrado o GeoGebra como ferramenta de visualização 3D para estes sólidos. O objetivo é retratar a característica do objeto em estudo sem demonstrar forte interesse nas possíveis aplicações e benefícios decorrentes da pesquisa na área educacional , sendo portanto uma pesquisa básica qualitativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do Software GeoGebra no ensino dos cilindros de revolução(2023-01-20) FERREIRA, Geovane Farias; ARAUJO, Pascoal Beserra da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho objetiva-se apresentar o software GeoGebra como instrumento auxiliador na aprendizagem no ensino dos cilindros de revolução. Nesse sentido, descreve uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para isso, primeiramente buscou-se por referenciais os quais possibilitassem eloquência para o assunto em questão, posteriormente foi desenvolvido uma intervenção, que possibilitaram tecer as reflexões que estão expostas neste trabalho, reflexões estas que foram percebidas durante a intervenção e posteriormente a aplicação de um breve questionário aos estudantes que participaram da intervenção. Os resultados indicaram que os estudantes manifestavam pouco entusiasmo em estudar geometria espacial, pois alegavam que este conteúdo é tido como um dos assuntos desse componente curricular de mais difícil compreensão, especificamente pela dificuldade encontrada na hora de compreender alguns conceitos pertinentes ao tema, principalmente pela ausência de uma visualização clara das figuras que possuem três dimensões, sem auxílio de algum instrumento didático, visto que somente com a explanação dos professores e os textos matemáticos isso não é possível. Contudo, após a utilização do software GeoGebra, foi observado que os estudantes apresentaram uma maior compreensão durante a intervenção, tendo em vista, que eles respondiam as perguntas feitas confiantemente. Conclui-se que os recursos tecnológicos, e em especial o software GeoGebra apresenta-se como facilitador no entendimento do conteúdo matemático, pois a partir deste é possível se ter uma visualização de uma figura tridimensional, fazendo com que os conceitos sejam compreendidos de forma mais clara.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Utilização do Geogebra na resolução de problemas contextualizados: uma proposta para o ensino de matrizes(2022-08-26) CASTRO, Adriane do Socorro Pires; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho consiste em propor uma atividade diferenciada ao tradicional ensino de matrizes baseada no uso de tecnologias digitais. Buscou-se promover, a partir da utilização do software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados, uma melhoria no processo de ensino de matrizes para alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da cidade de Acará/PA. Com uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, utilizou-se dois questionários direcionados aos alunos, um de diagnóstico e outro de avaliação, e um questionário direcionado ao professor acolhedor. Os resultados da pesquisa demonstraram que é possível promover o uso de tecnologias digitais em sala de aula aliado a problemas contextualizados para auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do GeoGebra no ensino de análise real: uma proposta para a aprendizagem de sequências numéricas(2022-12-23) GONCALVES, Francisca Sacramento; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta diferenciada ao ensino tradicional de sequências numéricas, assunto abordado na disciplina Análise Real, baseada na utilização de tecnologias digitais. Buscou-se utilizar o software GeoGebra para mostrar o dinamismo e a visualização que o software possibilita a compreensão de algumas noções básicas sobre sequências numéricas. A pesquisa pretende demonstrar que é possível promover a adoção de recursos tecnológicos em aulas de Análise Real, dinamizando e facilitando o processo de ensino de sequências numéricas.