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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação
    (2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523
    Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)
    (2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará
    (2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: práticas no espaço escolar e uma análise bibliográfica reflexiva
    (2019-07-11) COSTA, Kercy Cristina de Nazaré; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657
    Esse estudo levantou as seguintes questões problemas: qual o teor das pesquisas sobre a educação ambiental no brasil? Como se dá o processo de conscientização política e educacional nesta temática? Como se dá a formação do sujeito envolvido na ação sócio ambiental? O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância dos discursos e pesquisas sobre a educação ambiental, dando ênfase a reflexões e pesquisas em andamento, através do estado da arte. Além disso, visa-se também conhecer por meio dos objetivos específicos, como: promover uma política educacional sobre educação ambiental através da prática escolar e propiciar uma educação ambiental para a formação cidadã. A nossa metodologia está pautada numa pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. E por fim, apresentaremos uma discussão baseada em diálogos entre os autores e afirmativas sobre o tema, confrontados em ações antigas e atuais dentre a temática da educação ambiental e a transformação social do meio ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: o SOME como uma política de formação no campo
    (2019-12-17) TRINDADE, Maria Eliene Trindade da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    Este artigo tem como objeto de estudo a política de Educação do Campo em especial, o Ensino Médio Modular no Campo, a produção se dá no contexto da Vila Guarumã no município de Acará localizada a 18 km de distância da sede municipal; estuda o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativa utilizando questionários semiestruturados e entrevistas com diálogos abertos com professores e alunos ingressos no sistema modular para coleta de dados. O surgimento do SOME se deu pela necessidade de ampliar a educação básica brasileira visando uma política de formação para jovens e adultos oriundos do campo que tem o desejo de alcançar uma qualificação através do Ensino Médio. Este trabalho visa discorrer sobre a contribuição do SOME para a Educação do Campo no reflexo da política educacional na formação dos alunos do campo. Com foco no processo de formação a partir do SOME, indagamos: de que maneira o SOME contribui ou não na formação da Educação do Campo e, ele responde as necessidades de formação da juventude do campo? Diante disso, apresento como resultado os desafios enfrentados por alunos e professores ingressos do SOME; a contribuição do Ensino Modular na vila Guarumã e o importante papel do SOME na inclusão social do aluno do campo através da Educação do Campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ética na formação do pedagogo
    (2018-12-13) PAIXÃO, Ananda Samanta Melo da; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343
    Pensar a respeito da filosofia da educação e da ética na formação humana, sobretudo do pedagogo, levou-me ao principal problema de investigação, qual seja: Como se dá a formação ética do pedagogo? A partir deste problema pensei as seguintes questões: Qual a importância da ética na formação humana nos dias atuais? Como a ética pode contribuir com a formação do educador/pedagogo? Que dificuldades emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil? Como a ética é refletida e estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? Compreender a ética na formação do pedagogo é o objetivo geral a ser alcançado nesse estudo que tem como objetivos específicos: a) Entender a importância da ética na formação humana nos dias atuais; b) Verificar como a ética pode contribuir para a formação do educador/pedagogo; c) Compreender as dificuldades que emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil. d) Analisar como a ética é estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da UFPA. A metodologia foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais. Teve como principais fontes históricas livros de autores como Rios (1997), Soares (2000) e Vázques (1995), além de artigos de Antônio Joaquim Severino publicados, especialmente, em Periódicos Nacionais no período de 1974 a 2016, e seu currículo lattes, por meio do qual foi possível verificar a sua produção intelectual sobre ética, o Projeto Curricular do Curso de Pedagogia e as entrevistas realizadas com os discentes de pedagogia. Concluiu-se que os sujeitos implicados com a filosofia da educação aliada à ética, preocupam-se com a formação ético-política dos educadores e questionam as variáveis que determinam o perfil desse profissional. Entretanto, apesar de não existir uma disciplina específica de ética no curso de graduação em Pedagogia da UFPA, Campus de Belém, muitos graduados e graduandos conseguem perceber em algum momento da sua formação referências a essa temática, mesmo que isso ocorra somente em algumas disciplinas como por exemplo, filosofia da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação humana em espaço não escolar: a perspectiva da escola bíblica dominical da Igreja Assembleia de Deus, em Salvaterra/PA
    (2023-12-27) FROTA, José Fabiano de Sousa; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A formação humana é um processo contínuo, complexo e multifacetado que envolve o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e valores que moldam o homem em seu ser pessoal, social e em todas as suas dimensões. Ela pode ocorrer em diferentes contextos e espaços como na família, escola, comunidade, igreja e/ou no trabalho. Nesse contexto, o presente estudo tem por finalidade analisar a perspectiva de formação humana desenvolvida pela Escola Bíblica Dominical (EBD) da Igreja Assembleia de Deus (IAD), em Salvaterra/PA. A investigação orientou-se por uma obordagem qualitativa, operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, na qual utilizou-se um questionário com perguntas abertas para 9 participantes que frequentam a EBD em diferentes congregações do locus do estudo. O estudo ancorou-se nas concepções de educação e pedagogia de Saviani (2005), Gohn (2006), Severo (2018), Padilha (2007), Libâneo (2010), e de Escola Bíblica Dominical de Andrade (2000) e Silva (2014), dentre outros. A partir da análise dos dados foi possível atestar que a EBD da IAD de Salvaterra/PA orienta-se por uma concepção de formação e pedagogia cristã, humanizadora, dialógica, inclusiva e multigeracional. Sua ação formativa é intencional, sistemática, obdece a princípios e procedimentos metodológicos e organizacionais próprios. Tem a Bíblia como documento basilar de onde se originam os conteúdos programáticos a serem ensinados. Os reflexos do processo formativo têm incidido em aspectos da vida humana pessoal (espiritualidade, comportamento ético e moral, relacionamentos, autoconhecimento) e social (cidadania, participação social), evidenciando a importância da educação, seja ela em espaços formais ou não formais, como chave para o desenvolvimento do indivíduo, bem como o potencial da EBD enqunto espaço/tempo formativo relevante no âmbito das ações da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvaterra-PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História e memória da minha vida e a formação profissional
    (2018) CARDOSO, Maria Lúcia Pinheiro; PEIXOTO, Rosiane Morais; http://lattes.cnpq.br/3731083746358462
    O presente trabalho objetiva apresentar e analisar a minha trajetória de vida, considerando as práticas educacionais vivenciadas na minha infância, experiências em família, a formação acadêmica e à docência, observando as influências destas fases em minhas práticas pedagógicas. Enfim, dos acontecimentos que foram marcantes e merecem ser lembrados, porque foram bons ou ruins. Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma discursiva, circunstanciada numa perspectiva histórica, toda essa minha trajetória de vida fazendo também uma análise das atividades acadêmicas que desenvolvi ao longo do período de formação e na atuação profissional. Para desenvolvimento desse memorial utilizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico. Os resultados alcançados que relato aqui foi como o processo de formação reverteu-se numa tomada de consciência, acerca de meu papel como educadora e as mudanças que essa prática provoca em meu dia- a- dia com as crianças e na escola. Estabelecendo também relações entre as teorias estudadas no curso de pedagogia e a prática pedagógica em sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial de formação: o conhecimento como forma de aperfeiçoamento e suas contribuições nas práticas pedagógicas
    (2018) MONTEIRO, Edileia Teles; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    O presente trabalho tem como objetivo abordar sucintamente aspectos de minha infância, trajetória, com o conhecimento de aperfeiçoamento, nas práticas pedagógicas, trazendo fatos relevantes de minha vida acadêmica e profissional, dando ênfase às na formação de minha vida a e profissional acadêmica Para dar embasamento teóricos recorreu-se a autores como Paulo freire Ano (1996), Emília Ferreiro Ano(1986),Souza (2004) entre outros, essencial para a aprimoramento de meu conhecimento tendo como forma de esclarecimento sob a parte teórica que direta indiretamente está presente em nosso convívio escola como instrumento de trabalho para uma melhor compreensão, tendo, visto que o foco está no ensino aprendizagem de docentes e discentes que fazem parte da educação principalmente daqueles que não tiveram acesso escolar e tendo oportunidades de estar repassando toda minha trajetória acadêmica e de forma para todos que o lerem Através deste memorial acadêmico procuro demostrar a importância das práticas pedagógicas diferenciadas e facilitadoras e relacioná-las com teorias dos conhecimentos sistematizados na universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial educação no campo: reflexões de uma professora do município de Anapu
    (2023-01-23) SOUSA, Camila Silva e; PONTES, Dienne Marly de Souza
    Esta pesquisa em forma de memorial acadêmico abordará a educação do campo, através de relatos reais sobre a minha história de vida. Tenho como objetivo propor reflexão sobre as dificuldades vivenciadas por pessoas que residem na zona rural do município de Anapu; analisar os fatores que envolvam a educação e que interferem na aprendizagem e na permanência do aluno campesino, verificar o processo e os critérios de seleção dos educadores que atuam na região rural do município de Anapu. Refletir sobre as práticas Pedagógicas dos professores que atuam na região rural do município de Anapu. A pesquisa se justifica por trazer elementos da realidade do povo da zona rural deste município, uma vez que é de suma importância refletir sobre a educação ofertada ao povo campesino, sendo que esta muitas vezes não leva em consideração a complexidade de fatores que envolvem a vida dos alunos do campo que precisam trabalhar para ajudar no sustento familiar. Para fundamentar teoricamente este trabalho através em Freire (1987) e Hage e Barros(2010). No desenvolvimento deste estudo optei por dividir em quatro partes. A parte inicial deste memorial farei uma narrativa pessoal relembrando a partir da minha infância. Na segunda parte irei descrever como tive os primeiros contatos com a escola. Na terceiro parte relatarei o início da minha profissão. Por último narrarei sobre o PARFOR. Nas considerações finais farei reflexões sobre os achados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial reflexivo: contribuições do magistério na minha formação acadêmica do PARFOR
    (2018) MORAES, Maria das Dores Pinheiro; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Neste memorial reflexivo é exposto a história e a análise do processo de formação, que por mim foi vivenciada, na construção e no exercício do magistério. Para tal abordagem fez-se necessário a descrição de fatos e eventos que estiveram relacionados direta ou indiretamente com minha formação. Assim, descrevo os processos de formação, desde minha infância até a conclusão do curso de licenciatura plena em Pedagogia pela plataforma Freire na Ufpa, dentro do contexto cronológico para evidenciar a relevância da educação em minha vida. Também são abordadas as relações interpessoais construídas no dia a dia de convivência com os alunos e colegas de trabalho. Para a realização desse trabalho cada fato foi posto sob a ótica de um embasamento teórico pautado em autores como: Saviani (1994), Libâneo (1994), Áries (1981), Santos (2006), Zabala (1998), entre outros. Nesse sentido, a reconstrução da minha história contribuiu com a reflexão da minha prática docente antes e após a formação superior no curso de Pedagogia, que entre outras coisas considera a educação um processo inacabado e por isso isento de pensamentos estáticos e amorfos. Graças a formação obtida no curso de Pedagogia minhas ideias se reconfiguraram para um aprimoramento contínuo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memorial: bastidores da formação profissional de um professor de educação básica
    (2023-01-24) CUNHA, João da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    Quando falamos em ensino superior nos vem à cabeça algo impossível, pelo menos para nós que viemos de baixo; Lembro que em minha cidade quando víamos um doutor passando as pessoas comentavam: - ‘’ ele se formou em tal lugar’’, -‘’não é qualquer um que consegue estudar 05 anos para estar trabalhando hoje’’, isso não acontecia somente com os doutores, precisavam ver quando passava um delegado. Tínhamos a maior admiração aos professores, que muitas das vezes não tinham nem ensino superior, davam aula apenas com magistério concluído, as vezes nem precisava de tanto. Lá na nossa realidade, nem por um segundo me imaginava concluindo hoje minha graduação, ainda mais por uma federal por intermédio da PARFOR. Os desafios foram enormes, pelo acesso à educação precária que tive em minha infância; as autoridades faziam o que podiam para amenizar a grande evasão escolar, a falta de formação dos professores, a estrutura precária das escolas, mas de fato ainda era insuficiente. Além de mostrar a realidade da dificuldade que é essa trajetória de uma pessoa humilde aos bastidores da formação em ensino superior, mostrarei também a minha atual visão de educação, visão essa que boto em pratica no meu dia a dia como educador. Ao finalizarem a leitura espero que compreendam a importância da oferta a educação superior as pessoas carentes, em como isso transforma realidades, nos traz a luz da sociedade, nos capacita a capacitar outros como nós. O ensino aprendizagem é o único meio de garantir os direitos e deveres dos cidadãos, é o único meio de garantir uma vida digna para as pessoas, é a única forma de evoluirmos. Sem estudo, sem conhecimento estamos andando a passos largos para as injustiças sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias: o retrospecto de minha história educacional e uma breve reflexão de atuação profissional
    (2018) PINHEIRO, Regina da Conceição Quaresma; AZEVEDO, Antonio Reis Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/6909197579392941
    O presente memorial foi solicitado como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como objetivo registrar minhas memórias procedentes da infância, da vida escolar, vivência e prática docente e o ingresso no curso superior, resgatando momentos que são relevantes no percurso de minha vida pessoal e profissional. Reflete ainda o processo de construção do conhecimento durante o período de formação e aprendizagem, bem como as transformações que ocorreram em minha prática educativa, diante de uma nova compreensão das teorias, busco rever minhas concepções pedagógicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
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