Navegando por Assunto "Feirantes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática: reflexão sobre os conhecimentos matemáticos utilizados pelos feirantes do município de Castanhal-PA(2020-07-01) FRANÇA, Jéssica Furtado de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como principais sujeitos da pesquisa três feirantes da cidade de Castanhal-Pa que foram entrevistados na ocasião de sua atividade laboral. O objetivo desse estudo foi discutir a matemática do cotidiano de feirantes de Castanhal numa perspectiva de Etnomatemática. Para tal, elaborou-se um roteiro de entrevista e com as respostas obtidas foi possível constatar que esses indivíduos fazem o uso da Matemática no seu dia a dia, e no decorrer das suas atividades laborais que cada sujeito desenvolve habilidades matemáticas próprias a partir de suas necessidades para lidar com obstáculos em decorrência de suas práticas laborais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática: relações matemáticas de feirantes e conteúdos escolares(2023-12-20) BARROS, Bruno Ricardo de Souza; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062A presente pesquisa objetivou discutir a relação do ensinar-aprender a Matemática e os conhecimentos matemáticos de feirantes e agricultores-comerciantes da agrovila do Cupiúba. Sob a perspectiva da Etnomatemática procurou entender as práticas socioculturais a partir do questionamento: que práticas matemáticas e conhecimentos matemáticos escolarizados se estabelecem pelos/as feirantes da feira da Ceasa e dos feirantes e/ou agricultores da Agrovila do Cupiúba do município de Castanhal-Pa? Foram sujeitos da pesquisa cinco feirantes e/ou agricultores, sendo dois da agrovila do Cupiúba e três da feira da Ceasa, área urbana de Castanhal. Vale destacar que durante a realização da pesquisa, o grupo de feirantes estava em plena jornada de trabalho. Para produção de dados foram empregados dois instrumentos: primeiramente, entrevista e as anotações a partir de observações. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, na qual o pesquisador explora questões relacionadas aos sujeitos pesquisados, além disso, caracteriza-se por ser caráter exploratório, uma vez que busca investigar os conhecimentos matemáticos de um determinado grupo. A utilização da Etnomatemática como abordagem de ensino se torna ainda mais clara e relevante, destacando a importância de aproximar os conhecimentos matemáticos que comparecem nas práticas socioculturais e aos conteúdos curriculares discutidos em aulas de Matemática.