Navegando por Assunto "Document management"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sobre gestão de documentos na Agência Distrital de Icoaraci(2018) COSTA, Alexandre Assunção da; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Analisa a gestão de documentos e a organização do arquivo da Agência Distrital de Icoaraci, uma unidade administrativa pertencente à Prefeitura Municipal de Belém, que fica à distância, aproximadamente, de 18 km desta capital, com vistas a identificar o fluxo documental, bem como a composição físico-orgânica de seus documentos e suas fontes geradoras; compreender a estrutura funcional, e entender sua atual “organização”. Mostra, a partir da análise e do estudo dos documentos do arquivo, como se chegou ao objetivo proposto, analisar a gestão de documentos e a organização do arquivo, identificando possíveis soluções. No diagnóstico arquivístico, pôde-se verificar a real situação do arquivo, quando então, foi feita a análise desse diagnóstico, resultando na proposição de organização do arquivo. Descreve a abordagem metodológica, que se trata de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, combinando as técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo para o levantamento dos dados. A partir dessa metodologia, permitiram-se conhecer a massa e o fluxo documental, os gêneros, as espécies e os tipos de documentais. Conclui com a identificação de equívocos quanto à guarda, à recuperação e ao acondicionamento dos documentos; verifica que o prédio onde se encontra o atual arquivo está fora dos padrões recomendados pelas organizações arquivísticas nacionais. Formula proposta de organização do arquivo, de modo a agilizar o processo de guarda e recuperação da informação; instrui quanto à organização do arquivo; e recomenda o uso de softwares desenvolvidos para a gestão documental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho a Oitava Região: estudo de caso sobre o processo para destinação de autos judiciais físicos(2018) REAL, Benedito Socorro de Moraes Vila; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Esta pesquisa descreveu as etapas do processo de destinação de autos judiciais físicos (em suporte papel) constituintes da Massa Documental Acumulada (MDA) pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) no período de 1971 a 1995, oriundos de 12 Varas Trabalhistas localizadas na Sede do TRT8, avaliando se o processo foi realizado em conformidade com os instrumentos na matéria específica para o Poder Judiciário Trabalhista. A destinação de documentos na Justiça do Trabalho compreende etapa integrante dos procedimentos de gestão de documentos. Evidencia-se, portanto, a importância de um plano de destinação adequado, tanto para evitar a formação de massa documental acumulada como para assegurar a formação de um acervo permanente mais representativo da documentação produzida. Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Operou-se por meio de pesquisa aplicada, bibliográfica e a observação participante. A coleta de dados foi realizada in loco por meio da participação e observação das atividades executadas no processo de destinação de autos judiciais físicos produzidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região. Ao analisar o processo de destinação de autos judiciais físicos no TRT8, se constatou que essa instituição seguiu praticamente em sua totalidade os instrumentos na matéria de gestão documental do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME), assim como as etapas indispensáveis para a destinação dos autos judiciais físicos a partir da identificação dos instrumentos e procedimentos requeridos em cada fase, de acordo com o PRONAME.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspectos do processo de recolhimento do fundo documental da antiga Escola de Química Industrial do Pará ao Arquivo Central da Universidade Federal do Pará(2023-07-06) SILVA, Marciel Cardoso; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153A pesquisa tem como objetivo descrever aspectos do processo de recolhimento do fundo documental da antiga Escola de Chimica Industrial do Pará ao Arquivo Central (AC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pretende-se, com isto, demonstrar a importância da preservação deste fundo para a memória da instituição. O procedimento metodológico se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de uma visita técnica ao órgão custodiador, onde se realizou uma entrevista semiestruturada com uma das servidoras responsáveis pela organização do fundo. Como resultados, demonstra-se a importância de se preservar os fundos documentais das antigas escolas para a memória institucional da UFPA e assinalam-se possibilidades de pesquisa histórica no fundo documental abordado, indicando-se perspectivas de uso desse fundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Competência em informação e a gestão da informação arquivística: padrões e indicadores(2019) SILVA, Lucas Thery Monte Verde; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A partir das discussões pós-modernas quanto ao atual paradigma arquivístico e da inserção da Competência em Informação na atuação do arquivista, surge o questionamento, objetivado nesta pesquisa, acerca de quais elementos da Competência em Informação são relevantes ao arquivista frente a Gestão da Informação Arquivística. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar tais elementos, e quanto aos objetivos específicos, sistematizou-se as temáticas elegidas (gestão de documentos, gestão da informação arquivística e competência em informação), apresentou-se as relações provindas dos elementos identificados e por fim estabeleceu-se padrões e indicadores para a performance do arquivista frente a gestão da informação arquivística. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, em bases de dados, periódicos científicos e anais de eventos e pelo método comparativo entre as temáticas elegidas. Como resultados iniciais, apresentou-se quatro tipos de relações, a saber: Relações históricas; Relações a partir do usuário; Relações a partir do arquivista; e Relações a partir da gestão da informação arquivística. A partir disso elaborou-se cinco padrões e indicadores com o intuito de nortear as atividades e a avaliação do desempenho do arquivista competente em informação perante a gestão da informação arquivística.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética na avaliação documental no Arquivo Guilherme De la Penha do Museu Paraense Emílio Goeldi(2019-12-10) SILVA, Débora da Cunha; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A avaliação de documentos representa uma função arquivística concreta e ao mesmo tempo subjetiva por se tratar de um processo intelectual, isso se deve ao fato de sua aplicação depender do contexto do arquivo que a documentação se encontra e das premissas do profissional que avalia esses documentos. A ética profissional é fundamental na compreensão dessa função por intermédio da atuação do profissional, mediante isso, a presente pesquisa busca analisar como a ética pode ser evidenciada na avaliação de documentos, e quais são os resultados de uma conduta ética no exercício das atividades profissionais, por meio de um estudo de caso no Arquivo Guilherme de La Penha, do Museu Paraense Emílio Goeldi, busca-se analisar a correlação entre ética e avaliação de documentos, bem como é feita a avaliação das temporalidades documentais e a eliminação dos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão de documentos, gestão de documentos da informação e do conhecimento e fluxos informacionais: estudo de caso da panificadora Bom Jesus(2022-12-06) SANTOS, Júlio Eduardo Ferreira dos; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143Os fluxos informacionais são processos dinâmicos capazes de evidenciar vantagens e desvantagens dentro de uma organização, de modo a permitir a melhor tomada de decisão. A partir dessa compreensão, a pesquisa elaborou a seguinte indagação: quais são as contribuições da gestão de documentos e gestão da informação e gestão do conhecimento, para a identificação dos fluxos informacionais no âmbito de empreendimentos? Como recorte amostral, foi feito um estudo de caso na “Padaria Bom Jesus”, localizada em Belém do Pará. Dessa maneira, também foi possível compreender como ocorrem os fluxos informacionais nesse empreendimento. De natureza qualitativa, o estudo teve como base o levantamento bibliográfico e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com os colaboradores da Padaria. Como resultado, foi possível conhecer o estabelecimento e identificar e compreender sua gestão de documentos e fluxos informacionais. Ademais, foi possível evidenciar algumas das necessidades relacionadas à gestão de documentos e gestão da informação e do conhecimento e fazer recomendações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão de protocolo: uma proposta teórica de novos modelos organizacionais(2019) SANTOS, Felipe César Almeida dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451O presente trabalho teve como objetivo primordial demonstrar novos modelos organizacionais para a realização das atividades de protocolo. Utilizando-se dos debates teóricos sob o protocolo, centralização, descentralização e desconcentração na perspectiva da arquivologia; Elencar os elementos que respaldam a importância da utilização dos paradigmas no protocolo e entender como escolha de um modelo afetará o programa de gestão de documentos de uma organização. Além disso, elencar possíveis entraves que poderão ocorrer durante o funcionamento de cada modelo estudado. A pesquisa tem caráter exploratório e foi desenvolvida por meio de uma análise bibliográfica envolvendo o campo arquivístico e, concomitantemente, a área administrativa, tanto de protocolo, quanto dos modelos organizacionais centralizados, descentralizados e desconcentrados. Dessa forma, a pesquisa apresenta o desenvolvimento do conceito de protocolo, desde sua epistemologia à contemporaneidade, ao se tornar também uma unidade administrativa, intrinsicamente ligada a gestão documental de uma instituição. Ademais, elucida a respeito dos modelos organizacionais selecionados, pontuando vantagens e desvantagens em uma possível aplicação em um setor de protocolo. Chegando a conclusão da necessidade de uma análise minuciosa da instituição para a elaboração dos modelos de gestão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental em meio digital: avaliação de documentos para suporte digital(2021-11-22) SOUSA, Larissa de Fátima Durães de; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A presente pesquisa trata sobre a gestão documental no meio digital e conceitua a origem e o contexto do desenvolvimento da sua prática no meio físico até sua chegada nos ambientes informacionais digitais, impulsionada pelo crescimento vertiginoso desse novo tipo de suporte nos mais variados âmbitos da sociedade. Tem por objetivo analisar como as novas tecnologias interferem na função avaliação de documentos, direcionada aos suportes digitais. Como embasamento teórico, buscou-se os conceitos que estão ligados e formam a base da função, como: o ciclo documental, teoria de valor e tabela temporalidade. A justificativa desse estudo se caracteriza pela necessidade de o arquivista atuar perante esse novo cenário tecnológico informacional. Isso contribui para o desenvolvimento de ferramentas para os sistemas informatizados de gestão, que atendam às funcionalidades arquivísticas, garantindo assim, uma das principais contribuições da profissão, que é proporcionar o amplo acesso às informações independente do suporte em que esteja inserida para a sociedade. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, buscando analisar quais elementos permitem a aplicação da avaliação em documentos digitais de acordo com as legislações, normas e diretrizes da área que tratam sobre o tema a partir da revisão bibliográfica. O universo de pesquisa é direcionado à produção científica na área relacionada, com amostra delineada nas bases de conhecimento Google Acadêmico, Scielo e Brapci e os resultados serão demonstrados a partir dos parâmetros de filtragem das publicações dos últimos 7 anos. Os termos de busca utilizados serão compostos pelos termos “Avaliação” e “Documento digital”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão documental: análise da aplicação dos instrumentos normativos da FUNAI/CTL Belém/PA (2013-2019)(2019) VIEIRA, Bruna Rafaela Reis; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153As organizações modernas tornam-se complexas à medida da crescente necessidade de gerenciamento de suas informações, sendo o arquivo uma unidade essencial na organização de massas documentais. Nesse sentido, o presente estudo, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, pois visa compreender o processo relativo à criação e aplicação de instrumentos normativos construídos por intermédio das Políticas de Gestão Documental da Fundação Nacional do índio (FUNAI), possuindo como locus a Coordenação Técnica Local de Belém. Assim, para o alcance deste objetivo faz-se necessário compreender quanto a descrição do processo de gestão documental, assim como analisar a estrutura legal dos instrumentos normativos. Considerando a bibliografia estudada, e a partir de entrevistas e aplicação de questionários ao corpo técnico do Arquivo Intermediário da Coordenação Técnica Local da FUNAI em Belém. Chegando a analise quanto ao cenário divergente das instruções advindas das diretrizes de gestão disponibilizadas pela FUNAI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A “Gestão documental” das cartas e datas de Sesmarias do Estado do Grão Pará e Maranhão: uma perspectiva histórico-arquivística(2019) FERREIRA, Evacy Vilhena; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153O objetivo deste trabalho foi compreender, do ponto de vista arquivístico e histórico, o processo de organização dos documentos sesmariais, considerando que a organização territorial da Amazônia está intimamente relacionada a distribuição de cartas de sesmarias. Metodologicamente, além da pesquisa bibliográfica, utilizou-se fontes documentais como jornais, pronunciamentos, correspondências, bem como entrevistas com servidores públicos diretamente envolvidos nos usos e acessos desses documentos no contexto contemporâneo. Desse modo, abordou-se o contexto histórico de produção dessa documentação e suas formas de organização no âmbito da administração pública, buscando-se entender as influências políticas sobre esse processo. Concluiu-se que em determinados momentos, a organização das cartas de datas de sesmarias do Grão Pará e Maranhão aproximou-se dos métodos utilizados pelo fazer arquivístico contemporâneo, apresentando, no entanto, diversas lacunas ao longo do tempo, com reflexos na sua utilização e no acesso aos usuários. Como contribuição do trabalho, propõe-se a realização de uma análise diplomática em uma carta de sesmaria, indicando uma possível forma de complementar os trabalhos de “gestão” realizados. Também propõe-se uma maneira de facilitar o acesso a esses documentos por meio de um índice apresentado ao final do trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Papel da competência em informação no processo de avaliação documental(2019) CAMPOS, Emilly Amanda Chucre de; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A presente pesquisa tem como objetivo identificar elementos da Competência em Informação no processo de Avaliação Documental. O estudo foi desenvolvido por meio uma revisão bibliográfica aplicada a bases de dados, livros, teses, dissertações, monografias, entre outros. Possui uma abordagem qualitativa onde foram identificadas por meio da análise comparativa as semelhanças e diferenças entre os métodos de avaliação documental e os indicadores da Competência em Informação. O resultado da pesquisa indicou qual a relação da Competência em Informação com a avaliação documental e espera-se que este resultado possa provocar novas reflexões sobre a importância da Competência em Informação dentro da Arquivologia e que a mesma possa se apropriar ainda mais dos preceitos da Competência em Informação para a melhoria da área.