Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Discentes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança
    (2023-12-15) CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e expectativas dos discentes do curso de arquivologia da Universidade Federal do Pará
    (2017) GUERREIRO, Josué Matos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586
    Este trabalho tem por objeto de estudo uma análise dos atuais desafios e expectativas do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, contemplando a prática e o estudo científico que ultrapassam a simples formação do profissional arquivista, conforme demonstra as definições de autores consagrados e o resultado das pesquisas com os entrevistados. A pesquisa aplicada caracteriza-se como bibliográfica, documental, descritiva, qualitativa e quantitativa. O objetivo é apresentar as atuais expectativas dos discentes e desafios do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para realizá-lo desdobra-se nas seguintes fases: breve levantamento histórico sobre a arquivologia e sua inserção nas universidades Federais, mapeando os principais momentos que marcaram o estudo da disciplina no Brasil; Estudo de caso no âmbito da Universidade Federal do Pará, através da aplicação de questionário on line, com respostas abertas feitas a todos os graduandos do curso de arquivologia da UFPA dos anos 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, para identificar as percepções dos discentes do curso, analisá-las e discuti-las, e assim melhor compreende-las. O resultado obtido aponta que são muitos os desafios a serem ultrapassados pelos discentes, durante e após a graduação, a pouca infraestrutura física, os recursos materiais, os cursos de capacitação, o mercado de trabalho, entre outros que não contribuem para o desenvolvimento do arquivista. Quanto aos resultados, a pesquisa mostrou-se satisfatória, visto que os discentes e a comunidade acadêmica do curso, lutam incansavelmente para o pleno desenvolvimento e reconhecimento desse profissional perante a sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências de escolarização de alunos com deficiência da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira
    (2022-11-25) CONCEIÇÃO, Samantha Costa; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho tem como objeto de estudo as experiências de escolarização de alunos com deficiência em uma Instituição de Educação Superior. E tem como objetivo identificar e analisar as trajetórias de escolarização de alunos com deficiência que ingressaram nos cursos de graduação, no qual a questão central da problemática é: Como a experiência da deficiência marca a trajetória de escolarização no ensino superior? Em decorrência disso, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. E para dar centralidade às experiências dos discentes optou-se pela utilização de questionário. Dessa forma, a pesquisa revela que a trajetória acadêmica é singular para cada sujeito. E de um modo geral, a Universidade Federal do Pará do campus de Altamira tem procurado contribuir no desempenho da inclusão, porém precisa melhorar bastante e driblar as barreiras que ainda acontecem, cientes de que para se construir uma cultura de acessibilidade é fundamental pensar no acesso, na acessibilidade, na aprendizagem e na permanência.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA