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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia
    (2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus
    (2020-09-28) OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de; RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1880708749832573
    O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios da adesão à dieta sem glúten
    (2022) OLIVEIRA, Dafne Cristine Lima de; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398
    A dieta sem glúten é uma estratégia bastante utilizada como tratamento de diversas doenças. No entanto, é uma dieta muito restritiva, o que torna a sua adesão desafiadora. Assim, é comum a baixa adesão até mesmo entre pacientes celíacos, cuja única forma de tratamento é seguir essa dieta, e fatores diversos são apontados como causa para esse comportamento. Portanto, este estudo tem o objetivo de discorrer sobre os diversos fatores que podem prejudicar a adesão à dieta livre de glúten. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período de junho a dezembro de 2021, com referências dos últimos 5 anos, das bases de dados Scielo, Pubmed, Science.gov, Scopus e Google acadêmico. Este trabalho se apresenta em forma de artigo científico, realizado segundo as normas da revista onde ele foi publicado: Research, Society and Development. De acordo com a bibliografia consultada, os desafios da adesão à dieta sem glúten têm origens diversas e muitas vezes difícil solução. Questões como conhecimento do consumidor a respeito do que envolve a dieta sem glúten e a respeito dos rótulos dos alimentos mostram­se importantes para a adesão, assim como a adequação de rótulos e o conhecimento por parte dos manipuladores de alimentos. Além disso, os produtos sem glúten foram bastante abordados nos artigos por questões como custo elevado, baixa disponibilidade e acessibilidade, além dos riscos de contaminação cruzada e características sensoriais nem sempre agradáveis. Por fim, deve­se destacar ainda que diversas questões sociais e individuais como, idade, sexo, educação e saúde mental estão envolvidas na adesão à dieta sem glúten. Diante disso, fica evidente que os fatores que interferem na adesão são diversos, e ressalta­se a necessidade de atendimento individualizado e detalhado como principal meio de monitoramento da adesão à dieta, para que se apliquem intervenções assertivas. Ademais, novos estudos devem focar em intervenções, e, assim, melhorar a autonomia de pessoas que devem seguir a dieta sem glúten, minimizar o impacto de situações sociais e ainda melhorar produtos e estabelecimentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do ensino de matemática para surdos: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-20) MOURA, Aymê Clara Carvalho; SILVA, Antônia Eliane Gonçalves da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do ensino de matemática para surdos através de uma revisão bibliográfica. Que consiste na pesquisa e seleção de referenciais teóricos que discutem e problematizam o tema proposto. Essa pesquisa e seleção de dados foi consultada em artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir da análise de dados, consideramos que a educação especial é uma forma adaptada de ensino que, ao ser desenvolvida no ensino regular, promove a inclusão educacional de alunos com deficiência. No ensino da matemática, esse processo de adaptação exige conhecimento e capacitação de docentes para escolherem metodologias e ferramentas de ensino adequadas as individualidades especiais dos estudantes. Diante da análise de dados, destacamos que o docente de matemática pouco se capacita no processo de formação inicial, o que contribui para os desafios da inclusão escolar, além de haver sensos comuns e preconceitos. Há a existência de um ineficiente acompanhamento de interpretes de língua de sinais – TILS nas escolas, contribuindo para uma ineficiente inclusão no ensino de matemática. A LIBRAS é o principal elemento de comunicação para o ensino de surdos, promove a tradução de conteúdos matemáticos e facilita a aprendizagem. Os poucos recursos humanos de TILS, soma-se também aos problemas de infraestrutura das escolas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e potencialidades da atuação do conselho de alimentação escolar durante a pandemia de COVID-19
    (2023-07-04) BENÍCIO, Suele dos Santos; SOUSA, Jucilene Magalhães Alves; http://lattes.cnpq.br/5112510062144981; https://orcid.org/0000-0003-1481-6353; FRAZÃO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; https://orcid.org/0000-0003-0746-9533
    O PNAE é reconhecidamente como a mais antiga política pública na área de segurança alimentar e nutricional do Brasil, considerado um dos maiores programas no mundo quando se trata de atendimento universal a estudantes e de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Por conta disso, a sua execução precisa ser acompanhada, entrando em ação os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), que é um órgão cuja atribuição é garantir a efetividade desta execução e, assim contribuir para que os objetivos do programa sejam alcançados, principalmente quanto ao desenvolvimento integral dos estudantes. Contudo, foi durante a pandemia de Covid-19 que sua atuação se fez ainda mais necessária, não só devido ao período, como também devido a insegurança alimentar que o país se encontrava e ao desmonte de políticas públicas que estava ocorrendo, já que o PNAE era uma dessas políticas e dada a relevância social e econômica programa. O objetivo foi analisar de que forma o CAE contribuiu para que o PNAE assegurasse o direito a uma alimentação e nutrição adequadas e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em municípios paraenses. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-retrospectivo realizado a partir análise documental de artigos sobre PNAE, CAE e pandemia, legislação do PNAE e de recursos audiovisuais. Foram analisadas as falas de conselheiros de 8 (oito) gravações de um total de 4 (quatro) encontros virtuais, ocorridos no ano de 2021, em dois dias seguidos, com duração de 4 horas. Para a transcrição das falas dos conselheiros foi feito primeiro a escuta e logo após a escrita no Microsoft Word, também foi usada a ferramenta on-line e gratuita Web Captioner, a qual realiza transcrições por meio de reconhecimento de voz. Logo após foi feita a análise dos dados obtidos observando os objetivos deste trabalho. A transcrição das falas gerou 4 documentos em Word com 32, 29, 25, 30 páginas cada, e um quantitivo de 119 falas. Os resultados encontrados foram expostos em dois tópicos, sendo Desafios apontados nas falas e em seguida Potencialidades apontadas nas falas. Dentro do tópico Desafios foram gerados os subtópicos: Falta de apoio da Eex /falta de divulgação do CAE; Logístico/financeiro/ planejamento/ atendimento universal a todos os alunos matriculados nas escolas durante o período da pandemia e intervenção de outros órgãos de controle; Falta de capacitação e treinamentos adequados/ conhecimento; Dificuldades na composição/renovação do CAE/falta de interesse em participar; Infraestrutura/ ausência de local adequado, equipamentos de informática e recursos humanos para a execução e registro das atividades executadas pelo CAE. Quanto às potencialidades foram gerados: Pensamento coletivo e apoio da EEX; Compartilhamento de experiências, conhecimento/ parceria com outros órgãos; Articulação entre os atores envolvidos na execução do PNAE; Importância das formações promovidas pelo CECANE. Diante do contexto encontrado, o estudo evidencia que o CAE enfrenta os mais diversos desafios frente a execução do PNAE, e que são recorrentes, mas passíveis de solução. Para isso será necessário que todos os envolvidos na execução do programa assumam seu papel com responsabilidade. Os achados demonstram que as entidades executoras estão se eximindo de seu papel dentro do programa, e que, mesmo sem muita orientação e apoio o CAE tem conseguido contribuir para a SAN e o DHANA dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e potencialidades da atuação do conselho de alimentação escolar durante a pandemia de covid-19
    (2023-07-04) BENICIO, Suele dos Santos; SOUSA, Jucilene Magalhães Alves; http://lattes.cnpq.br/5112510062144981; https://orcid.org/0000-0003-1481-6353; FRAZAO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873
    O PNAE é reconhecidamente como a mais antiga política pública na área de segurança alimentar e nutricional do Brasil, considerado um dos maiores programas no mundo quando se trata de atendimento universal a estudantes e de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Por conta disso, a sua execução precisa ser acompanhada, entrando em ação os Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), que é um órgão cuja atribuição é garantir a efetividade desta execução e, assim contribuir para que os objetivos do programa sejam alcançados, principalmente quanto ao desenvolvimento integral dos estudantes. Contudo, foi durante a pandemia de Covid-19 que sua atuação se fez ainda mais necessária, não só devido ao período, como também devido a insegurança alimentar que o país se encontrava e ao desmonte de políticas públicas que estava ocorrendo, já que o PNAE era uma dessas políticas e dada a relevância social e econômica programa. O objetivo foi analisar de que forma o CAE contribuiu para que o PNAE assegurasse o direito a uma alimentação e nutrição adequadas e a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021, em municípios paraenses. Trata-se de um estudo transversal, descritivo-retrospectivo realizado a partir análise documental de artigos sobre PNAE, CAE e pandemia, legislação do PNAE e de recursos audiovisuais. Foram analisadas as falas de conselheiros de 8 (oito) gravações de um total de 4 (quatro) encontros virtuais, ocorridos no ano de 2021, em dois dias seguidos, com duração de 4 horas. Para a transcrição das falas dos conselheiros foi feito primeiro a escuta e logo após a escrita no Microsoft Word, também foi usada a ferramenta on-line e gratuita Web Captioner, a qual realiza transcrições por meio de reconhecimento de voz. Logo após foi feita a análise dos dados obtidos observando os objetivos deste trabalho. A transcrição das falas gerou 4 documentos em Word com 32, 29, 25, 30 páginas cada, e um quantitivo de 119 falas. Os resultados encontrados foram expostos em dois tópicos, sendo Desafios apontados nas falas e em seguida Potencialidades apontadas nas falas. Dentro do tópico Desafios foram gerados os subtópicos: Falta de apoio da Eex /falta de divulgação do CAE; Logístico/financeiro/ planejamento/ atendimento universal a todos os alunos matriculados nas escolas durante o período da pandemia e intervenção de outros órgãos de controle; Falta de capacitação e treinamentos adequados/ conhecimento; Dificuldades na composição/renovação do CAE/falta de interesse em participar; Infraestrutura/ ausência de local adequado, equipamentos de informática e recursos humanos para a execução e registro das atividades executadas pelo CAE. Quanto às potencialidades foram gerados: Pensamento coletivo e apoio da EEX; Compartilhamento de experiências, conhecimento/ parceria com outros órgãos; Articulação entre os atores envolvidos na execução do PNAE; Importância das formações promovidas pelo CECANE. Diante do contexto encontrado, o estudo evidencia que o CAE enfrenta os mais diversos desafios frente a execução do PNAE, e que são recorrentes, mas passíveis de solução. Para isso será necessário que todos os envolvidos na execução do programa assumam seu papel com responsabilidade. Os achados demonstram que as entidades executoras estão se eximindo de seu papel dentro do programa, e que, mesmo sem muita orientação e apoio o CAE tem conseguido contribuir para a SAN e o DHANA dos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafíos en la enseñanza y aprendizaje de E/LE de los estudiantes en la educación fundamental-de los años finales
    (2023-03-02) SANTOS, Suzana Américo dos; PASCOAL, Rosana Moraes; http://lattes.cnpq.br/0935591532586126; https://orcid.org/0000-0002-1321-0045
    A Espanhol como língua estrangeira estudada nas redes públicas de ensino vem sofrendo grandes impactos por parte das amplas problemáticas existente, seja ela educacional ou política. Em invés dessas divergências, este trabalho tem como objetivo compreender quais os obstáculos encontrados no desenvolvimento de ensino-aprendizagem de E/LE por alunos que estão cursando o ensino-fundamental-anos finais, dessa forma podendo identificar e analisar os motivos e as causas que sucedem para a ocorrência dessas dificuldades encontradas durante a aplicação desse ensino. Nesse aspecto, os procedimentos da metodologia desse estudo estão voltados para revisão bibliográfica de ordem qualitativa com o intuído de conhecer quais os conceptos de determinados autores como, Weiss (1997), Antunes (2008), Alexopoulou (2012), Leffa (2016), Souza (2018), que abordam assuntos relacionado a essa temática e apresentar suas contribuições a respeito da mesma. Em detrimento dos obstáculos encontrados, pode-se notar que os desafios que os alunos encontram no ensino-aprendizagem são fatores comuns referente as escolas públicas de ensino básico, e que não há uma garantia de que essas dificuldades não faram parte da vivencia do aluno durante a sua caminhada no âmbito escolar. Em suma, para que se tenha suportes para trabalhar a língua espanhola como disciplina relevante para o desenvolvimento do aprendiz inserido na sociedade, que tem direto de ter um ensino de qualidade, requer uma ampla rede de apoio, principalmente depois da revogação de sua lei 11.161/2005, que mudou completamente o cenário da língua espanhola no Brasil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios na docência: contribuições para a formação de uma professora da educação básica
    (2017) MERCÊS, Ana Maria Silva das; MORAES, Rodrigo Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5549158587518629
    O presente memorial tem como objetivo retomar meus desafios na docência, destacando minha escolarização desde a infância, até a graduação, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), minha prática docente. Para isso, busquei autores que tivessem falas dentro das vivências, entre eles: Brandão (2014). Ortiz (2005), Freire (2005), Durkheim (1982), entre outros. Retomei minhas memórias desde a infância, para perceber as diferenças e através disso acreditar em dias melhores; minha vida escolar sempre foi cheia de desafios, mas eles me permitiram chegar até aqui. Minhas experiências profissionais, me deram base, até o meu encontro com o que realmente queria: o magistério, que conquistei com dificuldades e superações que fizeram parte de minha formação nesses quatro anos de graduação, e essas experiências modificam minha vida e aperfeiçoaram minha prática pedagógica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA
    (2020-12-03) KAPPEL, Camila Fleck; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    A educação do campo vem ampliando seu espaço a partir dos movimentos sociais que lutam pelo direito a uma educação de qualidade. O município de Medicilândia está localizado na região norte do Brasil na extensão da rodovia Transamazônica no sudoeste do estado do Pará, tem uma grande extensão rural, com estradas vicinais sem pavimentação asfáltica e difícil acesso. Neste trabalho buscaremos responder a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes de educação do campo no sistema modular rural das escolas do município de Medicilândia-PÁ? Este artigo tem como objetivo identificar de que forma é ofertado o ensino fundamental maior nas escolas do campo, e os principais desafios enfrentados pelos docentes da Educação do Campo no sistema modular de ensino fundamental das escolas do município de Medicilândia. Os objetivos específicos estão em: Compreender a logística do professor de ciências que atua do sistema modular rural de ensino fundamental; analisar se há acompanhamento pedagógico e de suporte ao professor no sistema modular rural de ensino fundamental; caracterizar aspectos que interferem no trabalho do professor de ciências. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas semiestruturadas que orientaram a entrevista que tem características quantitativas e qualitativas, direcionada para 05 professores de ciências do ensino fundamental maior que atuam nas escolas municipais, em turmas do sistema modular de ensino fundamental do campo. As turmas do sistema modular de ensino fundamental são anexas a uma escola sede urbana e as turmas são formadas em escolas rurais distribuídas ao longo das vicinais do município. O sistema modular de ensino fundamental ora apresentado tem grande relevância social para os jovens do campo deste município Diante dos relatos apresentados pelos docentes pode-se observar que são muitos os desafios enfrentados por eles. Entre tantos desafios identificou-se que nenhum professor que atua nas turmas de ciências tem formação superior específica na área de ciências e ainda atuam ministrando múltiplas disciplinas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão no Campus Universitário de Bragança no período de pandemia da COVID-19: desafios e possibilidades
    (2023-06-29) SILVA, Jordana Melo da; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450
    O presente trabalho tem como tema a gestão no Campus Universitário de Bragança durante o período de pandemia da COVID-19, explorando os desafios enfrentados e as possibilidades surgidas nesse contexto. A pandemia representou um desafio sem precedentes para as instituições de ensino superior, exigindo a adoção de medidas emergenciais e a reconfiguração das práticas de gestão. O objetivo deste estudo é analisar como a gestão do Campus Universitário de Bragança se adaptou e enfrentou os desafios impostos pela pandemia, buscando identificar as estratégias utilizadas e as possibilidades surgidas nesse período. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando como principais fontes de dados entrevistas com gestores e docentes. Uma parte importante da pesquisa é dedicada à análise das estratégias adotadas pela gestão do campus para superar os desafios e explorar as possibilidades surgidas durante a pandemia. São identificadas ações como a criação de grupos de trabalho para o planejamento e monitoramento das atividades, a realização de capacitações para os docentes no uso de tecnologias educacionais, a implementação de sistemas de suporte psicossocial aos estudantes e a promoção de ações de solidariedade e engajamento com a comunidade. Por fim, o estudo conclui que a gestão do Campus Universitário de Bragança enfrentou grandes desafios durante a pandemia, mas encontrou possibilidades de inovação e transformação. A adaptação “rápida” e eficiente às novas demandas, a busca por soluções criativas e a preocupação com o bem-estar da comunidade acadêmica foram elementos-chave nesse processo. A pesquisa ressalta a importância de continuar aprimorando a gestão e desenvolvendo estratégias que possibilitem enfrentar futuros desafios de forma mais resiliente e preparada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações do pacto nacional de alfabetização na idade certa (PNAIC)
    (2019-06-26) SILVA, Danila Castilho da; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383
    O presente trabalho trata das implicações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, a pesquisa está vinculada aos fatores que abordam políticas educacionais de alfabetização, o qual se trata especificamente do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Procurei compreender quais os impactos do programa no processo de alfabetização e letramento, levando em considerações suas metodologias e técnicas linguísticas, assim como, sua eficácia. Partindo de tal pressuposto, meu intuito foi, além de abordar o processo de alfabetização dentro do programa, analisar se os objetivos propostos pelo mesmo estão sendo alcançados com êxito, assim como, compreender seus desafios, limitações e insucessos. Baseando-se nessa perspectiva irei analisar os conceitos de alfabetização descritos por vários autores, principalmente, Magda Soares (2004) e Emília Ferreiro (2015), assim como, descrever como o PNAIC tem sido implantado nas escolas de forma geral. A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Licenciatua en Letras - Lengua Española en el municipio de Abaeteuba (PA): desafíos en el ejercicio del trabajo docente
    (2017) BARBOSA, Aluízio Batista; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819
    Ao desenvolver o tema “O curso de licenciatura em Letras - língua espanhola no município de Abaetetuba (Pa): desafios no exercício da docência” o presente trabalho buscou conhecer quais as dificuldades apresentadas pelos docentes, no exercício do trabalho docente, no contexto do sistema educacional vigente. Apesar da inserção do espanhol nas escolas, são observadas de modo empírico, que existem ações que inviabilizam o desenvolvimento integral dessa língua na educação brasileira. Assim, identificar quais são os desafios e onde eles podem ser situados, é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino da língua espanhola no Brasil, entre eles é destacado Bellott, 2010; Bittar (2012); Sedycias (2005) o qual destaca o ensino do espanhol no Brasil, através da organização de vários artigos. Após essa abordagem foi realizada aplicação de entrevistas a docentes de língua espanhola que atuam no município de Abaetetuba para a obtenção de uma diagnose mais efetiva, já que parte da percepção e conhecimento dos profissionais que atuam e convivem diretamente no contexto escolar, tanto público e particular.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Los desafíos de los profesores en enseñar E/ LE: Un análisis en las Escuelas públicas de enseñanza media de Barcarena/PA
    (2016) CORMINO, Maria da Conceição Santos; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Este trabalho tem por objetivo evidenciar os desafios enfrentados pelos professores ao ensinarem espanhol para o ensino médio das escolas públicas da cidade de Barcarena. Esta investigação de caráter qualitativo foi feita com o uso de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de entrevistas para os professores das escolas José Maria Machado, José Maria de Moraes e Palmira Gabriel. Também apresenta documentos oficiais, como a lei 11.161/05 e as contribuições de Ramos (2007), além de outros autores, para compreender as dinâmicas ocorridas com a língua espanhola dentro do sistema educacional brasileiro e seu reflexo com relação aos desafios que os professores de espanhol enfrentam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pesca artesanal no município de São João de Pirabas: um olhar sobre as oportunidades e desafios, ao longo dos anos
    (2024-07-24) BARROSO, Dariane Pinheiro; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    A pesca artesanal de pequena escala emprega cerca de 90% dos pescadores, a nível mundial. O estado do Pará detém 562 km de costa e conta com aproximadamente 163 comunidades adeptas da pesca artesanal, distribuídas em 17 municípios litorâneos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar a comunidade de pescadores artesanais pirabenses, levando em consideração suas principais características culturais e históricas. A coleta primária de dados para análise foi feita por meio de questionário técnico-participativo e por fontes bibliográficas multivariadas. Posteriormente, foi realizado uma entrevista com a aplicação de perguntas referentes aos desafios que esses trabalhadores enfrentam no seu dia a dia. Os dados analisados indicaram que os atores que atuam na pesca artesanal no município de São João de Pirabas tem como mercadoria os mariscos, pescados e crustáceos, além de seus subprodutos, a exemplo, o “grude” e mesmo com uma grande variedade de produtos, ainda obtém os rendimentos financeiros discretos, fato que leva muitos profissionais desta área a situações de marginalização ou esquecimento. Diante deste panorama desafiador, torna-se evidente a urgência de ações estratégicas para promover melhorias nas condições laborais desses atores. É necessário que haja medidas como o estabelecimento de políticas que assegurem uma remuneração justa, a implementação de programas de capacitação profissional e a criação de mecanismos para captação eficiente de recursos pelo poder público são cruciais para garantir a sustentabilidade da atividade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da coordenação pedagógica no contexto da escola Antônio de Oliveira Gordo (AOG) no município de Moju - Pará: limites, desafios e perspectivas
    (2019-06-13) GOES, Lauriane Correia; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho tem como objetivo compreender a função da coordenação pedagógica no que concerne às limitações, às possibilidades e às perspectivas da sua atuação no contexto da Escola Antônio de Oliveira Gordo, localizada no município de Moju, no Pará. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso etnográfico, por nos permitir compreender e retratar as particularidades do objeto em questão num determinado espaço e tempo. Para definir a metodologia, dialoguei com teóricos como André (1995); Lüdke; André (1986); Bogdan; Biklen (1994), entre outros. Como procedimentos de coleta de dados, foi feita a observação do cotidiano da referida escola, realizadas entrevistas e registros fotográficos. Como aporte teórico utilizei Almeida e Placco (2012), Clementi (2009), Libâneo (2010), entre outros. Os dados analisados permitiram identificar e analisar a prática da coordenação pedagógica na escola Antônio de Oliveira Gordo, assim, é possível afirmar que o profissional desta área realiza várias funções, diante de várias instâncias da escola, ou seja, diante do corpo docente, do corpo discente, do corpo gestor-administrativo, frente ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e frente as demais atividades da escola, assim as coordenadoras da escola Antônio de Oliveira Gordo, são responsáveis por organizar a formação continuada docente, orientar os professores nas suas práticas, ajudar na elaboração das avaliações dos alunos, atender pais e alunos, vigiar entrada e saída de alunos, possibilitar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) junto à comunidade escolar. Também foi possível perceber que a coordenação pedagógica é uma função repleta de desafios, pois, quem assume esse papel tem que realizar além de suas tarefas a de outros profissionais, comprometendo inclusive a sua identidade dentro da escola. Concluímos com este trabalho que ainda que os desvios de função seja uma realidade no cotidiano da coordenação pedagógica da Escola Antônio de Oliveira Gordo, a maior perspectiva é o reconhecimento profissional.
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