Navegando por Assunto "Deaf students"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos(2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental(2019-12-05) LOPES NETO, Alexandre Alfaia; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez, Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares. Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA(2018-06-29) SILVA, Rosileno Pantoja da; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556A presente pesquisa intitulada O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA, investiga o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos em turmas regulares de ensino na escola Enedina Sampaio Melo município de Igarapé-Miri, em especial no que tange o ensino e aprendizagem da língua Portuguesa. Busca-se entender as interfaces educacionais desses alunos, embora estejam inseridos em turmas regulares de ensino. Portanto, a presente pesquisa constituirá em um momento oportuno de conhecimento e produção de saber acerca da compreensão da língua portuguesa pelos alunos surdosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação do interprete de Libras, no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo(2018) SOUSA, Luana de Lima; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida profissional e acadêmica de Luana de Lima Sousa, objetivando descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso na Universidade Federal do Pará(UFPA), sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo da educação inclusiva de alunos surdos durante todo esse percurso histórico, mas especificamente, a relação do interprete de libras no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo.