Navegando por Assunto "CRAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O CRAS como lugar de práticas educativas em prol da qualidade de vida dos idosos(2018-10-01) FREITAS, Joseane do Socorro Ferreira de; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Este artigo é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso que tinha como foco práticas educativas do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Viseu-Pará, cujo objetivo consistiu em analisar as ações educativas desenvolvidas pelo CRAS de Viseu, com os idosos, focando a relação entre estas e a valorização do idoso e sua qualidade de vida como direito de cidadania. E quanto a problemática desta pesquisa, configuramos uma questão que pode ser traduzida na seguinte indagação: Como se configuram as práticas educativas do CRAS de Viseu-Pará voltadas para idosos, tendo em vista a valorização deles e sua qualidade de vida? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas, que resultou em asserções que caracterizam o CRAS como um espaço de educação não formal que desenvolve ações socioeducativas voltadas para diferentes públicos, embora neste trabalho nos voltemos para os idosos, sendo assim a pesquisa mostra que são desenvolvidas várias práticas educativas que convergem para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas da terceira idade, numa perspectiva em que essas pessoas são vistas como cidadãs. Portanto o trabalho representa uma construção que pode contribuir para problematizarmos pensamentos e atitudes que minimizam a cidadania dos idosos, assim como sinaliza um trabalho que pode servir de estímulos para outras propostas, inclusive para serem trabalhadas na escola no sentido de educar as novas gerações para respeitarem e valorizarem os idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios e limites do trabalho profissional no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Sebastião Abaetetuba/PA, no contexto atual de regressão de direitos(2018) FURTADO, Kelliane de Jesus Silva; SANTOS, Layana Azevedo dos; CASTILHO, Daniela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0258171579733219; https://orcid.org/0000-0002-6976-7985O presente trabalho faz uma discussão acerca dos desafios e limites do trabalho profissional dos/as assistentes sociais do CRAS São Sebastião, localizado no município de Abaetetuba/ Pará. O CRAS insere-se em uma realidade amazônica, demarcado por particularidades próprias, porém, partícipe da realidade que se instaura em nível nacional. A partir de uma abordagem da conjuntura atual em que se acirram as expressões da questão social, marcada por medidas de cortes de orçamento, contrarreformas e propostas de emendas constitucionais que beneficiam os interesses do capitalismo em detrimento dos direitos socialmente conquistados, objetivou-se analisar a atuação profissional dos/as assistentes sociais neste espaço, buscando compreender a execução da Política de Assistência Social, identificando os limites e desafios impostos aos profissionais, e referendando a importância do projeto ético-político profissional dos/as assistentes sociais para a uma prática emancipadora. Para o alcance dos objetivos, usou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica explorou autores/as que discutem sobre a política social; a assistência social, sobre a profissão do serviço social e seu Projeto ético-político. Os/as autores/as utilizados na pesquisa bibliográfica, partem de uma perspectiva crítica da realidade sócio histórica em que se inserem. A pesquisa de campo contou com a colaboração dos/as profissionais do espaço sócio ocupacional do CRAS São Sebastião, que se submeteram a questionários com perguntas fechadas e abertas que discorriam sobre seu exercício profissional, desafios, limites e perspectivas para a profissão frente a conjuntura atual. Analisam se os resultados a partir da perspectiva de urgente necessidade de efetivação e materialização do Projeto Ético-Político profissional para uma prática crítica e condizente com os pressupostos da profissão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões formativas sobre minhas experiências como educadora social no CRAS de Santarém Novo-Pará(2023-01-30) RAIOL, Esmeralda de Jesus Barata; SOUSA, José de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219O CRAS é uma repartição pública estatal amparada nas três esferas governamentais: Federação, Estado e Municípios, que fazem as orientações técnicas e organizam os serviços da Proteção Social Básica – PSB. O CRAS é o principal acesso aos programas, projetos e benefícios de transferência de renda da Assistência Social. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar experiências que vivenciei no CRAS em Santarém Novo como Educadora Social função esta que muitas vezes é confundido com a função do Pedagogo. O pedagogo é o profissional capacitado no curso de formação superior em pedagogia. Já o educador social (Orientador social), pode ou não ter formação superior e é o profissional que atua em espaços da educação não formal com grupos sociais. Por tanto, esta é uma pesquisa autobiográfica com narrativas de experiências que vivenciei enquanto educadora social no CRAS: “Ação Família”, no Município de Santarém Novo, de 2012 a 2016. Durante o período em que trabalhei no CRAS, exerci diversas funções como Coordenadora de Projetos, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Social e Secretária Municipal de Assistência Social. Vivenciei e lidei com inúmeras situações de conflitos, agressões, violências, abusos e outros diversas situações que chegavam para atendimento no CRAS. Os relatos aqui contados são de extrema relevância tanto por suas características, quanto por terem sido experiencias que me fizeram buscar a entender mais sobre o papel do pedagogo no âmbito do CRAS. O trabalho social com famílias exige técnica, método, disciplina, empatia, engajamento e mais do que isso, requer conhecimento, pesquisa e vontade de contribuir com o desenvolvimento de seres críticos e autônomos capazes de buscarem a mudança de suas realidades. Nisto consiste o conhecimento pedagógico social.