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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará
    (2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação como instrumento de construção da autonomia dos educandos
    (2018-04-08) CARVALHO, Hilda Catarina Xavier de; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    Este trabalho tem como objetivo analisar como professores e alunos compreendem o processo avaliativo aplicado no dia-a-dia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elizabeth Farias Lobato e sua relação com o desenvolvimento da autonomia dos alunos. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi o questionário e a pesquisa documental, utilizamos com os alunos um questionário fechado e com os professores um questionário aberto, além de analisar atas da escola e documentos da secretaria de educação de Bagre. O aporte teórico utilizado nesse trabalho foi Hoffmann (1991,2000,2001, 2003, 2005,), Luckesi (1990,1997,2002,2003,2005,2011), Freire (2000,2001,2004,2005,2011,) Romão (2005) Gadotti e Romão (2012), Chizzotti (2009),Fernandes (2014), Pádua (2004), Richardson, (2015). Bardin (2006), que muito contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Desse modo a pesquisa aponta que apesar dos professores apresentarem um certo avanço no entendimento sobre o papel da avaliação no processo ensino aprendizagem, ainda subsiste o ato de aplicar exames para verificar a aquisição ou não de conhecimento por parte dos alunos, uma prática que conforme a pesquisa discute, apresenta-se prejudicial ao processo cotidiano de partilha e aquisição de conhecimento. O que me permite concluir que o conceito e a aplicabilidade do processo de avaliação deve sim, estar comprometido com a função de envolver o aluno no vasto campo de interação entre o conhecimento escolar e sua concepção de mundo, de maneira a torna-lo autônomo dentro de uma avaliação processual.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O benefício de prestação continuada para a pessoa com deficiência (BPC): a importância do BPC para as famílias dos beneficiários residentes nas comunidades ribeirinhas do município de Abaetetuba – PA
    (2018) SANTOS, Leidiane Ferreira dos; SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da; PORTELA, Roselene de Souza; http://lattes.cnpq.br/6438556520914699
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Benefício da Prestação Continuada (BPC) na melhoria das condições de vida das famílias dos beneficiários atendidas/acompanhadas no CRAS Ribeirinho Pólo 04 no município de Abaetetuba-Pá, a cidade está localizada na região do Baixo Tocantins. A política de assistência social tem seu percurso histórico marcado por diversos avanços e retrocessos, que refletem as mudanças estruturais da sociedade capitalista, sua institucionalização no Brasil se deu por mecanismos legais, dentre eles, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2005, marco histórico, que organizou os níveis de proteção social, como a proteção social básica, de responsabilidade do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) que oferta serviços e benefícios socioassistenciais. A abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo, e para a compreensão desse trabalho foram feitos, levantamentos bibliográficos, pesquisas documentais e a pesquisa de campo, sendo que para a realização desta ultima, utilizamos uma entrevista semiestruturada, aplicada com 03 familiares dos beneficiários nas localidades Rio Costa Sirituba e Rio Urubueua Cabeceira, para manter o sigilo, as famílias foram identificadas com nomes fictícios regionais como família Açaí, Farinha e Peixe. A realidade da vida ribeirinha dificulta o acesso dos usuários e seus familiares as politicas socias, ficando dependentes das dinâmicas de marés características do fator amazônico, portanto é necessário levar em consideração as especificidades e singularidade da região para o planejamento da política de assistência social. Constatou-se que a renda obtida por meio do BPC da pessoa com deficiência (BPC/PCD) contribui para a subsistência das 03 famílias dos beneficiários, muito embora a pesquisa venha demonstrar que ele ainda não promove a autonomia de seus beneficiários e de seus familiares. Deste modo, o BPC/PCD proporciona uma renda que possibilita minimamente a melhoria das condições de vida dos beneficiários, todavia essa situação não se expande para as famílias, negando direitos sociais que são necessárias para a condição de cidadania dos sujeitos. O BPC/PCD é um benefício de caráter não contributivo, e visa à autonomia dos beneficiários, ocorre que o modelo neoliberal imputa requisitos para a concessão desses direitos, como a renda per capta, que inviabiliza essa autonomia. Essa contradição gera mais desigualdades sociais e a necessidade de repensar a política social, posto que esta se encontra em constante construção e mudanças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La autonomia del estudiante en la enseñanza y aprendizaje de lengua española
    (2017) FERREIRA, Eraldo do Couto; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Neste artigo busca-se enfatizar a importância da autonomia do estudante no ensino e aprendizagem de língua espanhola, na rede básica de educação. Para a elaboração deste artigo foram selecionadas e analisadas as ideias de autores como Paiva (2006), Silva (2008), Monteiro (2012), Filho (2002), Moita Lopes (2005), e outros mais que discorrem a respeito da importância do trabalho cooperativo na busca de uma aprendizagem mais eficiente, embasado na autonomia do aluno. Apoiado nesses autores buscou-se conceituar ensino, aprendizagem e autonomia, distinguir o papel de professor e do aluno nesse processo, para alcançarem o objetivo esperado, e sugerir algumas ferramentas importantes que contribuirão para o exercício da autonomia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leituras Freireanas em contexto da pandemia de COVID-19: vivências e experiências dos sujeitos da EJA
    (2023-07-07) AVIZ, Meire Santos de; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente artigo aborda a temática Leituras Freireanas em Contexto da Pandemia de Covid-19: vivências e experiências dos sujeitos da eja, tendo por objetivo analisar as narrativas dos alunos da EJA Campo, no sentido de compreender as experiências vividas por essa juventude amazônica no contexto pandêmico de Covid-19. Apresenta como locús de pesquisa a Escola E.M.E. I.F Zulmira Pinto Guedes, localizada na comunidade Vila dos Neves no Município de Tracuateua no Estado do Pará. A coleta de dados utiliza a técnica do Grupo Focal (GF) com questões semiestruturadas gerais e específicas que tratam sobre as experiências e percepções em relação à temática deste estudo. Posteriormente ocorre a análise das falas sob a ótica da análise de conteúdo. Como resultado nota-se que a partir das experiências vividas os alunos construíram saberes que os possibilita ser um indivíduo autônomo, consciente e reflexivo em sua vida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Manejo florestal não madeireiro das famílias extrativistas da reserva extrativista Mapuá, comunidade santíssima trindade, Rio Aramã, Breves (PA)
    (2020-12-10) SILVA, Alberis Gomes da; FOPPA, Carina Catiana; http://lattes.cnpq.br/0150061207696674
    Este Plano de Ação foi construído coletivamente, a partir das demandas da Comunidade Santíssima Trindade Breves- PA e se efetiva pelo diálogo de saberes entre povos e comunidades tradicionais e a academia. O objetivo é fortalecer o Manejo Não Madeireiro sustentável realizado pelas famílias extrativistas da Comunidade, como caminho para sustentabilidade e busca refletir sobre a contribuição que a Reserva Extrativista (RESEX) tem com os Povos das Florestas. O Plano de Ação foi estruturado a partir das pesquisas dos Tempos Comunidades (TC) com contribuições e discussões levantadas no decorrer do estudo e pesquisas participativas e com o Tempo Universidade (TU) de acordo com o que está previsto no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, os diálogos e pesquisas tiveram a participação direta e coletiva da comunidade e trouxe a importância e contribuição das RESEXs para a conservação e proteção da floresta, após 30 anos de assassinato do idealizador, sindicalista e ativista Chico Mendes. Os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) são os principais provedores de renda na Comunidade Santíssima Trindade. Por isso, este Plano de Ação priorizou dialogar com a comunidade sobre os entraves e problemáticas existentes nas Reservas Extrativistas, os “grandes empreendimentos” e estratégias do agronegócio que atingem as Resex e Povos Tradicionais, bem como trabalhar as ferramentas de resistências, a necessidade de autonomia e organização enquanto Comunidades Tradicionais. A autonomia comunitária local é primordial para os processos sociais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
    (2019-12-18) LIMA, Mariely Layane Almeida de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção.
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