Navegando por Assunto "Acolhimento institucional"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização(2022-12-19) SANTANA, Karolina de Fátima Farias; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651Estudamos neste trabalho a contextualização sobre as crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. Foi questionado como se dá o acolhimento institucional e o ensino da aprendizagem diante da realidade a qual vivem e como os professores podem auxiliar no processo de inclusão a partir de um olhar mais amoroso e inclusivo. Como objetivo geral, analisamos o processo de escolarização de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional a partir da literatura produzida sobre o tema. Como aporte teórico explanamos sobre uma breve história do acolhimento institucional e as reflexões entre a situação de acolhimento do aluno e sua escolarização. Para a metodologia foi utilizado o método bibliográfico a partir da literatura que aborda o tema e que mesmo com suas limitações foi possível um universo amostral. E com a conclusão, mostramos a importância da escola no crescimento e desenvolvimento das crianças institucionalizadas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a compilação e divulgação do conhecimento produzido na última década sobre a relação estabelecida entre a escolarização de crianças e o acolhimento institucional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional(2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A garantia do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional(2019) BORGES, Jamille Guimarães; BASTOS, Ronald Corecha; http://lattes.cnpq.br/5669050032328919Tendo em vista que o acolhimento institucional está previsto em lei como medida de proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, esta pesquisa aborda os entraves institucionais à garantia do direito à convivência familiar e comunitária de menores acolhidos, a fim de analisar a possibilidade de aplicação de medidas alternativas e o respeito ao caráter provisório deste acolhimento como forma de priorizar a reinserção familiar e comunitária. É necessário compreender a natureza jurídica do acolhimento institucional, seus paradigmas, sua evolução histórica no Brasil, seus principais princípios, as consequências da sua aplicação arbitrária, a importância do direito à convivência familiar e comunitária e a comparação das prerrogativas da lei com a realidade. Realiza-se, então, uma pesquisa aplicada, uma vez que utilizará conhecimentos teóricos obtidos na pesquisa para a melhor compreensão dos problemas que envolvem o tema e elaboração de propostas pertinentes, através do método exploratório, uma vez que, além do levantamento bibliográfico, será realizado análises de dados capazes de oferecer uma melhor compreensão da temática abordada. Utilizou-se pesquisa bibliográfica, baseada na doutrina, artigos científicos, revistas, documentos eletrônicos e enciclopédias na busca e alocação de conhecimento sobre os entraves institucionais à garantia do direito a convivência familiar e comunitária de menores em situação de acolhimento correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores. A abordagem do tratamento da coleta de dados será qualitativa, pois busca fonte direta, interpretação de fenômenos e atribuição de significados. Obtém-se questões sobre o perfil de instituições e dos menores acolhidos e apresenta-se conclusões sobre a análise realizada.