Navegando por Assunto "Abaetetuba (PA)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de cenários para melhorias do sistema de abastecimento de água do município de Abaetetuba (PA) por meio de simulação computacional(2022-02-10) BATISTA, Maycon de Souza; SIQUEIRA, Eduardo Ueslei de Souza; http://lattes.cnpq.br/5330511920085815; LOPES, Raynner Menezes; http://lattes.cnpq.br/2141159049840983; https://orcid.org/0000-0001-8346-1280Nesse estudo foi analisado três cenários propostos da rede de distribuição do município de Abaetetuba-PA, utilizando a simulação como ferramenta, após sua hipotética expansão. O trabalho foi dividido em três etapas, a primeira estende-se a obtenção de dados acerca das características da área de estudo, posteriormente o segundo passo que é caracterizado pela modelagem computacional, que seria a inserção dos dados obtidos no programa, e por fim utilizando o software EPANET 2.0, foi efetuada simulação dinâmica de 24 horas nos três cenários identificando as regiões de pressão da rede consideradas críticas abaixo da norma NBR 12218/2017 que regulariza e estabelece os limites mínimos e máximos de pressão. Esse método possibilitou que fossem elencadas intervenções que poderiam gerar melhoras na operação da rede de abastecimento de água, bem como, auxiliar na tomada de decisão da concessionária responsável pelo sistema. O primeiro cenário mostrou a rede expandida sem nenhuma intervenção, após análise constatou-se que a rede atendia apenas 23,43% das áreas com pressão dentro da norma nos horários de maior consumo. No cenário 2, foram implementados reservatórios elevados, demonstrando eficiência de 91,45% após análise das pressões. Por fim, no cenário 3, foram inseridas estações pressurizadoras para normalizar as pressões que estavam em desacordo com a norma, após a inserção dos equipamentos 83,79 % das pressões apresentaram melhora. Dessa forma, o cenário 2 ofereceu melhor opção técnica, pois apresentou melhora de 91,45 % nas pressões da rede de distribuição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A concepção pedagógica norteadora da educação de meninas do educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970)(2019-07-01) COSTA, Elizabeth Rodrigues da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A presente pesquisa visa abordar a concepção pedagógica do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” na cidade de Abaetetuba, no período de 1953 a 1970. Criado pelas Missionárias Capuchinhas por intermédio dos poderes municipais e eclesiásticos, a instituição a princípio voltou seus trabalhos educativos para o público feminino, dispondo do ensino primário, que foi o primeiro curso oferecido pelas religiosas para atender as meninas abaetetubenses. Além disso, o estabelecimento de ensino teve o apoio da comunidade local por se tratar de uma instituição religiosa que dispunha de uma educação diferenciada. Além do cunho religioso, o Educandário se destacava como uma instituição privada, assistencialista e educacional. Com base nisso, as questões norteadoras da pesquisa são: Quais as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento? Quais os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula? Quais as disciplinas e suas ementas? E ainda, quais as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem? Para tentar responder tais questionamentos, a pesquisa tem como principal objetivo analisar os princípios norteadores da proposta pedagógica que orientava o ensino primário de meninas no Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” (1953-1970). Sendo este objetivo distribuído da seguinte forma: identificar as funções pedagógicas assumidas pelas irmãs no funcionamento do estabelecimento; identificar os métodos que orientavam as práticas educativas em sala de aula, listar as disciplinas e conhecer as práticas avaliativas do ensino-aprendizagem. Partindo desses objetivos, buscou-se respostas na documentação produzida pela própria instituição, de modo que viesse elucidar os motivos que levaram a origem do colégio no município de Abaetetuba e principalmente a concepção educativa das religiosas. A análise do período investigado foi feita com base na nova história Cultural defendida por Chartier, que proporciona ao pesquisador analisar de diferentes formas os fatos e acontecimentos singulares de uma determinada sociedade. Os dados encontrados na pesquisa, revelam que os princípios norteadores da instituição, visavam uma educação pautada em princípios religiosos da igreja católica, assim como, a formação de meninas para se tornarem futuramente mulheres encaixadas nos pressupostos dos anseios sociais da época, apoiados pelo Estado e pela igreja. As religiosas que administravam o colégio, além das funções de professoras, mestras, Superiora, diretora e secretária, desempenharam outras funções que envolviam missão para além dos portões do colégio. O currículo do Educandário “Nossa Senhora dos Anjos” incluía disciplinas como português, história, geografia, aritmética, ciências e religião e as seguintes práticas educativas: Educação Moral e Cívica, Jogos, Recreação e Música. As práticas avaliativas eram realizadas apenas por verificação de notas das provas realizadas pelas alunas para a promoção da série seguinte ou conclusão de curso. As prescrições encontradas nos documentos do Educandário que iam desde os métodos pedagógicos em sala de aula, disciplinas e práticas avaliativas, revelam que a instituição visava formar meninas nos pressupostos de uma educação, que além da base religiosa, valorizava o ideal feminino propagado no período, de forma que as alunas fossem formadas para desempenharem seu papel como futuras mães, esposas e do lar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As consequências causadas pelo consumo de água do rio Tabatinga na comunidade nossa senhora do Perpetuo Socorro no município de Abaetetuba-PA(2019-07-22) CARDOSO, Adriana Farias; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Sabe-se que qualquer alteração no meio aquático pode acarretar prejuízos a todo e qualquer ecossistema e um dos grandes desafios que as atuais e futuras gerações podem enfrentar seria diversas patologias acometidas por consumo de águas contaminadas. Desse modo, o presente artigo objetivou realizar um levantamento a partir de uma pesquisa de campo exploratória na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A pesquisa surgiu com base na problemática identificada com a observação e vivência em lócus (Situada na ilha Sirituba em Zona Rural no Município de Abaetetuba/PA), sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e pesquisa de campo com observações e entrevistas semiestruturadas para os moradores da comunidade. Os dados coletados através das entrevistas evidenciaram que a comunidade sofre com problemas associados com o consumo de água, apresentando coceiras, diarreias, dores no estômago, manchas no corpo e queda de cabelos. Esses sintomas segundo os entrevistados possivelmente podem está relacionados com o impacto socioambiental oriundo de diversos tipos de lixos despejados na fonte de onde é retirada a água para o consumo diário, além da proximidade com o pólo industrial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente(2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação inicial do pedagogo para atuação na educação especial(2019-06-07) COSTA, Francisauro; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este estudo aborda a temática da formação do profissional pedagogo do Curso de Pedagogia/UFPA-Abaetetuba com ênfase na Educação Especial, tendo como base a compreensão de que o currículo é o guia, o instrumento que norteará o processo de formação docente dos futuros educadores. Assim, o presente estudo tem como objetivos analisar o perfil de pedagogo proposto pelo PPC do Curso de Pedagogia para atuação na Educação Especial; analisar como a Educação Especial está contemplada nas ementas das disciplinas do PPC do curso de Pedagogia e analisar quais as habilidades e competências são definidas no PPC para atuação do pedagogo na Educação Especial. Para fazer tal discussão, utilizei como metodologia a abordagem qualitativa e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (2011), do desenho curricular, das ementas das disciplinas e da proposta de reestruturação curricular do curso de Pedagogia do Campus do Guamá/UFPA (1999). Para avaliar os resultados dos dados coletados, utilizei como técnica de tratamento a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011) com base em Câmara (2013). O referencial teórico se baseia nas concepções de autores como Glat e Blanco (2007); Glat, Pletsch e Fontes (2007); Mesquita (2007) para abordar a discussão da formação docente com ênfase na Educação Especial. Para o entendimento de currículo, estabeleço um diálogo a partir da compreensão de Veiga (1998), Sacristán (2000) e Goodson (1995). Para discorrer sobre o conceito de competência usei as obras de Rios (2001, 2003). Portanto, o resultado deste estudo demonstrou que a Educação Especial está contemplada de maneira obrigatória apenas no Núcleo Básico, por meio da oferta da disciplina “Fundamentos da Educação Especial”. Evidenciou-se ainda que o enfoque da Educação Especial está presente em maior significância no Núcleo Eletivo de Educação Especial mediante disciplinas eletivas. Nesse sentido, concluo que o curso de Pedagogia se apresenta em um estado de fragilidade em relação à Educação Especial, ou seja, apresenta grandes lacunas teórico-práticas que corroboram para a construção de um perfil de profissional minimamente preparado para trabalhar com alunos público alvo da Educação Especial em idade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias de vidas e formação de uma comunidade camponesa: o caso da comunidade São Miguel de Murutinga em Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dilcilene Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560O presente trabalho tem como base o resgate e reconstituição da história de formação da Comunidade São Miguel de Murutinga, zona rural do município de Abaetetuba Pará. O objetivo é o incentivo aos estudantes, filhos de camponeses e comunidade em geral, do local pesquisado, a conhecerem a sua própria identidade, resgatando e valorizando suas raízes, mantendo presente a memória histórica da comunidade. Partimos metodologicamente de entrevistas abertas, com a indagação do surgimento da comunidade, filmagem em vídeo, fotos e também realizou-se uma caminhada histórica. O primeiro entrevistado foi o coordenador da comunidade, que indicou a Srª. Maria José, pessoa que teve essencial papel na fundação da comunidade junto ao seu irmão Manoel Sávio, e também foi a primeira catequista da mesma. Seguindo-se da indicação do padre Hilário Taplett, um dos fundadores da comunidade. E assim sucessivamente indicam dois senhores que foram sócios da cooperativa de arroz, um agricultor e uma professora aposentada, comtemplando a metodologia bola-de-neve (Bernard, 1995) onde os entrevistados surgem aleatoriamente a partir de indicação. Os relatos apontam que a Comunidade São Miguel de Murutinga passou por momentos de intensas mobilizações desde a sua formação comunitária, com a luta pela terra, educação, com a conquista da escola municipal, assim como da energia elétrica, e a criação da cooperativa de arroz que foi fundamental para o aspecto econômico da comunidade, que passou a ser considerada uma referência e reconhecida como a „ilustre‟ comunidade de Murutinga, que são considerados grandes conquistas e fonte de orgulho para os comunitários. E no momento presente as lutas continuam principalmente no aspecto econômico e organizacional com o fortalecimento da Agricultura Familiar. Portanto os resultados aqui apresentados são frutos da história oral, do reconhecimento da comunidade e de seus moradores enquanto algo de imensa importância carregado de valores e fundados na luta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Isso vem de uma aprendizagem”: discutindo o conceito de tecnologia a partir de diferentes olhares(2018-10-05) ABREU, Fernanda Abreu de; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410Objetivo deste trabalho é apresentar algumas definições conceituais sobre o termo “tecnologia” e analisar os usos e definições adotadas por agricultores familiares produtores de farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz). São inúmeras as ferramentas selecionadas e utilizadas durante o processo que vai desde a produção de mandioca até o transporte da farinha para os pontos de comercialização. A pesquisa empírica foi realizada na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-PA. Foi feita pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia”, sendo fundamental o texto de Vieira Pinto (2005). Para o trabalho empírico, utilizamos a metodologia qualitativa, especialmente por meio de entrevistas, tendo sido entrevistados 08 (oito) agricultores de várias idades, homens e mulheres, sendo todos da própria comunidade. Como principais resultados, pode-se constatar a difusão do conceito de tecnologia entre os teóricos, e também, entre os agricultores, as noções são variadas, indo desde aqueles que percebem como tecnologias apenas aquilo que é produzido em processos industriais, até outros que entendem que suas próprias “invenções” são tecnologias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do curso de licenciatura em educação do campo na reconstrução do modo de vida camponês: a experiência da comunidade São Miguel de Murutinga, Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dielly Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560Esta monografia tem como objetivo descrever a contribuição da formação em Educação do Campo de Abaetetuba, no renascer da Agricultura Familiar na Comunidade São Miguel de Murutinga, a partir da construção de projetos realizados nesta comunidade. O presente trabalho descreve as situações que essa agricultura familiar vem enfrentando ao longo do tempo, bem como os principais fatores que influenciaram para o enfraquecimento e desestruturação do modo de vida camponês. Ressalta-se também, discussões sobre a perspectiva da formação do curso de Educação do campo visando o desenvolvimento rural, tendo como uma pequena experiência a realidade dos agricultores de Murutinga. A experiência parte, desde o ano de 2014 até o ano de 2018, referentes ao histórico da comunidade, participação em políticas públicas e parceria com diferentes instituições governamentais e não governamentais, a forma como os movimentos sociais começam a surgir e interagir na comunidade e como os diversos aspectos: econômicos, culturais, educacionais, etc., começam a acompanhar essa dinâmica através da luta dos agricultores familiares pela garantia de seus direitos. Deste modo, a metodologia utilizada foram pesquisas de campo do tipo qualitativas, com aplicações de questionários semi-estruturados, entrevista histórica. Como conclusão os resultados obtidos em relação a capacitação teórica e prática dos agricultores a respeito dos sistemas de produção, a reorganização social da comunidade, resgate da autonomia dos agricultores, participação de jovens nos processos de ensino e aprendizagem tanto em relação as práticas desenvolvidas nos lotes como no desenvolvimento de pesquisa pelos estudantes da comunidade visando alternativas sociais e econômicas, parceria com instituições municipais, estaduais e com representantes de cooperativas. Acrescentando sugestões e perspectivas, para futuras ações a serem trabalhadas e alcançadas na agricultura Familiar no município de Abaetetuba, como, um segundo passo para o desenvolvimento rural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Qualidade da água de abastecimento público do município de Abaetetuba, estado do Pará(2021-05-24) FARIAS, Agatha Marques; LACERDA, Marta Lima; TEIXEIRA, Thaise Daniele Paixão; http://lattes.cnpq.br/8936868519195790; LOPES, Raynner Menezes; http://lattes.cnpq.br/2141159049840983; https://orcid.org/0000-0001-8346-1280Devido à crescente exploração da água subterrânea para diversos fins, o uso dos Índices de Qualidade da Água (IQA) como instrumentos complementares na avaliação da qualidade e caracterização das fontes hídricas tem se mostrado satisfatório, tornando-se uma ferramenta bastante útil para facilitar a comunicação entre profissionais e a compreensão da população interessada no assunto. Tendo isso em vista o trabalho tem como objetivo a caracterização do sistema de abastecimento de água público e a avaliação da qualidade da água subterrânea utilizada para o abastecimento do município de Abaetetuba – PA. Foram aplicados três Índices de Qualidade, no caso, Índice de Qualidade Natural de Águas Subterrâneas (IQNAS), Índice de Qualidade da Água Subterrânea (IQAS) e Índice Relativo de Qualidade (IRQ). Com os resultados dos parâmetros de qualidade de água e profundidades dos poços, fornecidos pela companhia responsável pelo abastecimento no município, foi possível calcular os índices de todos os poços da região de estudo. Destacaram-se os poços do bairro algodoal e da ETA, que obtiveram resultados ligeiramente inferior (“boa”) para o IQNAS, sendo que na água do poço da ETA, o conceito também foi ligeiramente inferior (“aceitável”) para o IQAS e consideravelmente inferior (“péssima”) para o IRQ, possivelmente pela elevada concentração de nitrato (14 mg.L-1) na água do poço da ETA. Contudo, em sua maioria, os poços usados na captação apresentam água com qualidade satisfatória.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da ourivesaria no município de Abaetetuba-PA(2018-06-29) SILVA, Júlia Rita Ferreira da; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues deO presente trabalho consiste na elaboração de um glossário dos termos linguísticos da ourivesaria, apresentando como referencial teórico as ciências do léxico - lexicografia, lexicologia e terminologia - tendo como enfoque maior a terminologia para o estudo dos termos desta comunidade que está sendo analisada, de acordo com os autores Faulstich (2001), Cabré (1999), Biderman (2001), Pavel (2002) e Krieger e Finatto (2004). A pesquisa foi conduzida a partir da aplicação do questionário semântico lexical (QSL), elaborado na disciplina, Introdução à Terminologia, do curso de Letras. No entanto, a ida ao campo foi de fundamental importância para que se pudesse extrair o maior número de termos, contextualizando e ilustrando os itens apresentados. O QSL foi aplicado à três informantes, na cidade de Abaetetuba, em três unidades de produção diferentes. Disso, resultou um glossário ilustrado com 61 itens terminológicos, sendo contextualizado por uma narrativa etnográfica. Espera-se que possamos dar uma boa visibilidade ao léxico dessa comunidade, considerando de forma fundamental a riqueza cultural que lhe é peculiar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terminologia da serraria tradicional(2018-06-29) NEGRÃO, Jairo Negrão; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho teve como objetivo investigar o léxico especializado utilizado pelos profissionais da área da serraria tradicional no município de Abaetetuba-Pa. E também de resgatar e manter essa especificidade salva através de trabalho acadêmico da terminologia da serraria tradicional, realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), no município de Abaetetuba-PA. Tendo como referencial teórico as ciências do léxico, juntamente com os teóricos que são referencias na área da terminologia como: (Rey, 1985, p. 159), (Alves, 2001, p 25), (Barbosa, 1991), (Weinrich, 1979, p. 314), Frubel (2006, p. 62), (Rondeau, 1984, p.1), Maria Teresa Cabré, (KRIEGER e FINATTO, 2004, p. 35), Faulstich (1995) e Barros (2004, p. 100). A metodologia de pesquisa consistiu na ida a campo, em que foram feitas as entrevistas com os profissionais da área, de forma oral, no que resultou a possibilidade de subtrair das gravações e das capturas de imagens os termos-entradas e as variações lexicais, necessário para a produção do glossário ilustrado da terminologia da serraria tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Variação lexical em Abaetetuba-PA(2018-06-29) CARDOSO, Ellen Susy Macedo; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244No presente artigo, visa-se abordar a variação lexical na cidade de Abaetetuba, estado do Pará. Tem como orientação teórico-metodológica a Sociolinguística Variacionista e a Geografia Linguística, visto analisar tanto questões de natureza social quanto dialetal. A partir da aplicação do questionário Semântico-Lexical (QSL), elaborado e utilizado pelo projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), a 6 (seis) falantes do gênero masculino, de faixas etárias diferentes, nativos da localidade, residentes em 3 (três) bairros equidistantes na topografia do município, depreendeu-se a variação linguística presente na cidade com base em 5 (cinco) itens lexicais, para os quais elaboraram-se 5 (cinco) cartas lexicais. Observou-se que há uma relativa variação entre os termos, especialmente no que se refere às especificidades sociais dos informantes. Sendo assim, indivíduos mais jovens parecem apresentar um léxico mais diversificado em relação aos mais idosos. Além disso, a variação diatópica foi perceptível, guardadas as peculiaridades do falar abaetetubense, especialmente no que tange a termos relacionados à religiosidade.