Faculdade de Educação - FAED/CALTA
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/CALTA por Assunto "Aprendizagem"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação escolar na E.M.E.F. Prof. Antonio Alves dos Santos(2018) BARROS, Sônia Mara; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986O presente trabalho destaca em tema a avaliação escolar e tem por objetivo refletir sobre de que maneira ocorre o processo avaliativo nas turmas de 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Antônio Alves dos Santos. Esta pesquisa tem como base referencial teórico sobre concepções de avaliação e dados coletados por meio de aplicação de questionário a professores e alunos da referida escola, no qual nos revela que todos os professores têm plena consciência da importância da avaliação crítica para a realização do seu trabalho, embora muitos não a desenvolvam de forma correta e planejada. Verifica-se na fala dos professores que os mesmos utilizam de diversos instrumentos avaliativos, sendo esta base para avançarem no ensino aprendizagem, porém através das falas dos alunos, percebese ainda uma prática voltada somente para provas bimestrais, onde o bom comportamento é o estímulo para boas notas, avaliando apenas o conhecimento memorizado. Conclui-se que há uma diversidade de pensamentos sobre avaliação entre professores e alunos, pois parece não haver um diálogo no momento de escolher os instrumentos avaliativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF "O Mundo da Criança"(2018) ALVES, Maria dos Reis da Silva; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho trata das Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF “O Mundo da Criança”, na zona urbana do município de Novo Repartimento-PA. O objetivo dessa pesquisa é analisar casos de dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança” e como os professores percebematravés de sondagens bimestrais para observar esse processo ao final do 3ª ano. A metodologia foi dividida em dois momentos: o levantamento do referencial teórico, observação em sala de aula, aplicação de questionários a dois professores e reflexão sobre o processo de aquisição de leitura e escrita de alunos do terceiro ano, onde após a resposta da questão número um, pôde-se entender os diferentes níveis de cada uma das crianças selecionadas pelos docentes através de sorteio.Os dados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades de leitura e escrita, estando alguns no nível pré-silábico, e que os professores possuem dificuldades para alfabetizar principalmente por não possuírem materiais didáticos e falta de metodologias criativas no processo de alfabetização, mas sempre lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil na escola Sesi Altamira(2015) PINHEIRO, Josinei Lima; SILVA, Crismayklayta Silva da; http://lattes.cnpq.br/6014717883752616O estudo em evidência visa enfatizar a importância do lúdico na educação infantil na escola SESI Altamira. Visto que, o assunto em discussão, no que concerne jogos e brincadeiras tem grandes contribuições no processo de formação da criança, Objetivando investigar ás atribuições dada pelos professores ás atividades lúdicas e se a mesma é utilizada como recurso no processo de ensino-aprendizagem. De forma sucinta, este trabalho tem como referenciais teóricos os autores:Brougere(2011), Bruhns (1999), Dantas (2011), Huizinga (1980), Kishimoto (2011), Kramer (2003) entre outros. Aborda em seus capítulos primeiramente a questão do contexto histórico do lúdico e sua relação com a educação infantil. No segundo capítulo foi realizada uma breve retrospectiva teórica sobre as mudanças ocorridas socialmente no contexto infantil, e no terceiro capítulo foi descrito o resultado da pesquisa e das observações realizadas com os professores e alunos. As observações ocorreram na escola SESI Altamira, os sujeitos da pesquisa foram 4 professores e duas turmas de educação infantil (jardim II) sendo no total 46 alunos observados. A técnica de observação foi a abordagem qualitativa, na observação participante e questionários com questões abertas voltadas para o lúdico. A partir das observações foram realizados quadros comparativos correspondentes ao grau de eficácia em relação ao ensino/aprendizagem dos alunos por meio de atividades metodológicas tradicional/convencional e lúdicas. As respostas dos professores permitiram verificar o que pensam, falam e como os mesmos agem com relação ao lúdico e ensino/aprendizagem. Comprovou-se por meio da observação e da resposta dos questionários que os professores de Educação infantil reconhecem o lúdico com recurso eficaz no processo de ensino/aprendizagem; no entanto apesar das respostas serem positivas com relação o uso continuo dessas atividades, o que se percebeu foi que a maioria não possui o hábito de conciliar ludicidade com ensino de conteúdos curriculares, há um grande disparato entre realidade e teoriaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA(2023-06-05) ROCHA, Andressa Dutra Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.