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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Assunto "Alfabetização"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia(2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari(2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID(2017-04-19) CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha; SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2372772277422042; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fórum de alfabetização leitura e escrita (FALE) Flor do Grão Pará: narrando histórias entre ensino, pesquisa e extensão(2021-10-07) COSTA, Andréa Queiroz; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Esta monografia apresenta como principal objetivo analisar a narrativa dos convidados e participantes do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, que foi meu objeto de pesquisa, durante o curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, analiso também, minha trajetória acadêmica e meu encontro com o objeto de pesquisa. A metodologia aplicada foi uma pesquisa narrativa que me permitiu compreender os significados e as características do processo de alfabetização e refletir sobre as práticas docentes através de diferentes aplicações, apresentadas nos cinco Fóruns apresentados nesta monografia. Num primeiro momento apresento o Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita, como um espaço de formação inicial e continuada de ensino, a criação do FALE Flor do Grão Pará e meu encontro com a pesquisa. Num segundo momento apresento, narro e analiso os FALES ocorridos nos anos de 2018 e 2019, ressalta-se que foi possível refletir a prática docente sobre as diferentes técnicas aplicadas nos encontros e no cotidiano das aulas na universidade. Portanto é fundamental a discussão em espaços de formação inicial e continuada, que permitem e contribuem para a profissionalização docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental(2016-04-05) SILVA, Suziane Thais Martins da; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências(2021-06-17) GELL, Ana Júlia Franco; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento digital no período pandêmico: percepções de uma professora na modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)(2022-06-06) OLIVEIRA, Aline Silva; MAGNO, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541Trabalhar o letramento digital é uma tarefa desafiadora para a educação principalmente nesse período de pandemia da Covid-19 no qual estamos vivenciando. Esses desafios se ampliam ainda mais quando observamos as práticas educacionais na modalidade Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) já que os desafios nas práticas de leitura e escrita para esse público se apresenta de forma acentuada, e quando tratamos de letramento digital, os desafios aumentam ainda mais. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa qualitativa na abordagem narrativa, cujo objetivo é compreender como ocorre a inter-relação das práticas de leitura e escrita na modalidade EJAI, por meio da percepção de uma professora, buscando também identificar as competências das práticas frente ao letramento digital. A metodologia empregada na pesquisa consiste na obtenção e análise de depoimentos sobre o tema em questão com uso da Análise Textual Discursiva associada ao software Iramuteq. Concluímos que o meio digital utilizado na EJAI se apresenta como uma ponte de comunicação, mas não de fato uma ferramenta que propicie o letramento digital, pois a medida tomada para uso das ferramentas digitais ainda não pode ser considerada um processo ideal de construção do letramento digital, pois há uma notória separação dos processos tradicionais com a utilização dos meios digitais. O que necessita ser feito é uma conciliação dos saberes antigos com os novos conhecimentos tecnológicos, não os colocando à parte, mas em conjunto. Essa prática permitirá a (re)construção de práticas e habilidades necessárias para o aprendizado do letramento digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura a partir da contação de histórias: aprendizagens na formação inicial de professor(2014-12-18) MAGNO, Michelle Neves; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta reflexões acerca das aprendizagens na formação inicial docente, no decorrer das observações e práticas em sala de aula desenvolvidas em situação de estágio de iniciação à docência na condição de bolsista do programa PIBID, mediante o desenvolvimento de um projeto de alfabetização de crianças a partir da contação de histórias. O projeto foi delineado e desenvolvido desde o ingresso da aluna no curso de graduação, culminando com a experiência, analisada neste trabalho, realizada em 2014, em duas turmas de uma escola, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém-PA, sendo uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e três alunos, e outra do 3º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e oito alunos, totalizando 51 crianças e uma professora/estagiária. A pesquisa colaborativa e participante de cunho qualitativo foi desenvolvida em sala de aula, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de elaborar e executar uma proposta de contação de histórias, como prática de leitura no processo de alfabetização e letramento, a fim de proporcionar acesso ao conhecimento linguístico e literário às crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta didática se baseou em práticas de oralidade, leitura e escrita, vivenciadas pela turma, na qual a professora/estagiária contava história para a turma a partir da qual foram exploradas atividades de escrita, recontando a narrativa, em um movimento do oral para o escrito. Nesse trabalho, detectou-se que a prática de contação de histórias tem muito a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do educando, pois seu uso no ensino caracterizou-se como uma prática facilitadora do processo de ensino e aprendizagem na alfabetização e letramento das crianças, tornando o conhecimento acessível ao educando, principalmente a aqueles que ainda não sabiam ler e escrever plenamente, porque com a proposta didática desenvolvida, observou-se que os alunos conseguiram se manifestar sobre as suas compreensões leitoras e aquisições de conhecimentos, seja por meio de textos escritos ou em desenhos e até mesmo por meio de encenações de teatro, proporcionando o que se chama multiletramentos. Tal experiência proporcionou aprendizagens à professora-estagiária, relacionadas às práticas docentes de leitura em contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processamento de alfabetização e letramento das crianças surdas na Unidade Técnica Astério de Campos(2019-12-13) FRANCO, Dayse do Socorro Assunção; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Tivemos como objetivo principal averiguar o processo de alfabetização e letramento de crianças surdas. Especificamente, identificar a importância do uso da primeira língua dos surdos, a Libras, para aquisição de uma segunda língua, o português escrito. Adicionalmente, analisar a aquisição de leitura e escrita da língua portuguesa como segunda língua para surdos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental 1. Levantamos a hipótese de que crianças surdas que adquirem Libras e português ao mesmo tempo terão dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita de uma segunda língua, no caso do Brasil, o português escrito, uma vez que elas chegam à escola sem a primeira língua (L1). Nessa perspectiva, adotamos a teoria de Soares (2003), que declara que os processos de alfabetização e letramento são simultâneos e interdependentes, porque envolvem conhecimentos, habilidades e competência. Chomsky (1957 apud Quadros, 1997) defende que todo ser humano precisa ter acesso o quanto antes à sua primeira língua para adquirir uma segunda língua. Para Quadros (1997), alfabetização e letramento para surdos só serão eficazes se considerarmos o tipo de língua a que eles estão expostos. Participaram dessa pesquisa 4 alunos do 1º e 2º anos de escola pública estadual de ensino especializada para surdos na cidade de Belém, com surdez e outras deficiências. O material da pesquisa foi composto por 9 atividades pedagógicas elaboradas pela professora das crianças surdas mencionadas. Também foi realizada uma entrevista oral com essa professora regente. Os dados confirmaram que as crianças surdas estão em processo simultâneo de aquisição da primeira língua, a Libras, e da segunda língua, o português escrito, pois vivem em ambiente ouvinte e não têm domínio da sua língua natural. Tais evidências nos permitem inferir que o processo de alfabetização e letramento exigirá dessas crianças surdas um esforço enorme para que elas possam internalizar a sua língua nativa e a leitura e a escrita do português.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir de cantigas de rodas e confecção de brinquedos(2014-12-19) SILVA, Luciana Silva da; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta um estudo realizado de elaboração e execução de uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir da ludicidade desenvolvidas por cantigas de roda e jogos didáticos. A proposta foi desenvolvida para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma classe com 20 alunos, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA. A proposta didática está fundamentada na função do brinquedo e do lúdico na formação da criança, conforme Vygotsky e outros autores. A metodologia da pesquisa envolveu observação da prática, registros escritos e fotográficos que foram analisados com a intenção de investigar se essa proposta contribuiu para a aprendizagem da leitura e escrita desses alunos. As etapas metodológicas da proposta didática foram as seguintes: (1) roda de conversa sobre as cantigas que as crianças conheciam; (2) escrita no quadro da letra de uma das cantigas pela professora/estagiária; (3) leitura pela criança silenciosamente; (4) leitura da letra da cantiga em voz alta; (5) audição da cantiga em uma caixa de som; (6) canto em coro associando fala à escrita; (7) escrita do texto da cantiga de memória; (8) ilustração com desenhos associados ao texto escrito; (9) confecção de um livrinho com a cantiga escrita pela criança; (10) atividades com jogos didáticos produzidos com as palavras extraídas das cantigas; (11) confecção de brinquedos com materiais reciclados. Desse modo, a turma organizou um acervo de textos a partir de cantigas a serem lidos e explorados nas práticas de alfabetização, uma vez que as palavras das cantigas foram exploradas também em atividades como o bingo de letras e de palavras, proporcionando o estudo de letras, palavras e análise linguística, de forma significativa para a criança, a partir de um repertório conhecido. Com este trabalho entende-se que o trabalho com cantigas e a confecção de brinquedos, devido sua ludicidade, peculiar à cultura infantil, pode contribuir com um modo mais motivador para se aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se constituindo em uma alternativa para elaboração de propostas didáticas nesta perspectiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A recondução de discurso do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa no campo de formação(2017-09-14) SOUSA, Kelly de Nazaré Gonçalves de; SOUZA, Elizabeth Gomes; http://lattes.cnpq.br/6420273024357999; https://orcid.org/0000-0001-7119-0348Esta pesquisa tem como objetivo identificar em duas instâncias como os sujeitos participantes, Formador e Orientadores, reconduzem os discursos apresentados durante os momentos de formação do programa de Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em Belém. De que forma os participantes modificam/ampliam/negam as propostas pedagógicas tratadas no nível de formação quando são solicitados a desenvolver tais propostas. Utiliza como instrumento de pesquisa as gravações de áudio e leitura do material disponibilizado pelo ministério da educação, para identificar como as propostas pedagógicas presentes do programa serão colocadas na prática durante as formações. A temática da recondução dos discursos será compreendida com base nos estudos de Fairclough, cuja compreensão do discurso envolve toda a produção comunicativa humana. Analisando falas simples conduzidas nos encontros, podemos observar como as alterações acontecem, entendendo que nossos discursos acabam influenciando direta ou indiretamente a sociedade ao nosso redor e dessa maneira melhorar nossas práticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O relicário de uma professora alfabetizadora: a escrita infantil e o conhecimento na formação inicial docente(2018-12-27) TEIXEIRA, Denise Letícia do Nascimento; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530O ato inicial da aprendizagem da leitura e escrita é um processo que envolve diversas concepções teóricas e metodológicas, que visam alcançar a alfabetização dos estudantes do ensino fundamental. Com a intenção de compreender os processos que envolvem o ato de alfabetizar, o presente trabalho apresenta as possibilidades e limites acerca de uma prática educacional de alfabetização, de uma instituição Municipal de ensino da região metropolitana de Belém, do Pará. A pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, de observação participante, com ligação direta ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual a presente autora foi estagiária durante o período de 1 ano e 6 meses. Desse modo, foi desenvolvido as atividades de alfabetização com os alunos do 2º ano do ensino fundamental I, através do PPA (Projeto de Apoio Pedagógico às Crianças com Dificuldades de Aprendizagens), no qual realiza-se por intermédio da concepção pós-construtivista do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA). Ao analisar as atividades em torno das escritas infantis nota-se a potência que envolve esse trabalho, entretanto não deve ser desvincular o limite que ocorre nessa prática, como em qualquer outra prática pedagógica de ensino. Portanto, estudar, compreender, analisar uma visão de ensino é mergulhar em sua teoria e na prática pedagógica, refletir sobre o encontro da prática e teoria e reformular ideias.