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Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Assunto "Ação docente"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado: proposta de intervenção no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Belém-Pa(2020-01-06) MORAES, Maria Eliana de Souza; OLIVEIRA, Emília Pimenta; http://lattes.cnpq.br/3683186030112093Tem-se como objetivo, no presente trabalho, relatar uma experiência realizada no período de estágio supervisionado obrigatório, em que tive a oportunidade de aplicar na prática o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica” como proposta de prática de ensino, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola pública municipal de Belém. O texto está organizado da seguinte forma: introdução, caracterização da escola onde foi realizado o projeto, trabalho pedagógico desenvolvido pela professora regente, organização do ambiente físico da sala de aula, materiais pedagógicos disponíveis, observação da prática docente, atividades desenvolvidas durante o estágio e práticas pedagógicas, parte em que será relatada a realização do projeto citado. As conclusões a que se chegou foram as seguintes: que o projeto “Açaí: essência da cultura amazônica”, de natureza interdisciplinar, teve como objetivo unir à abordagem de temas regionais, próximos a realidade e identidade dos alunos às áreas de conhecimento que a explicam, com a oportunidade do aprofundamento de seus componentes curriculares. A escolha do tema “açaí” se deve ao fato deste ser parte da identidade e cultura do paraense. O açaí é cultura material e, ao mesmo tempo, cultura imaterial por meio de mitos, narrativas e lendas. É um elemento formador de identidade, entendida antropologicamente como o “reconhecimento de si mesmo” em contraposição a alteridade, que se refere ao “reconhecimento do outro”. O trabalho com o açaí enquanto recurso e tema de pesquisa e ensino-aprendizagem foi valioso como prática do estágio e para além do esperado, apresentou à Escola a importância de um planejamento integrado, o prazer do trabalho coletivo que diante da realidade vivenciada pelos professores e alunos da referida escola, os quais precisavam respectivamente, no seu fazer docente e vida discente, de experiências que os envolvessem numa formação cidadã sustentável, alicerçada na pesquisa científica e no fortalecimento da cultura paraense.