IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por Assunto ":Remote teaching"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos(2021-06-15) SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado.