Curso de Educação do Campo - CABAE
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O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
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Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por Assunto "Abaetetuba (PA)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As consequências causadas pelo consumo de água do rio Tabatinga na comunidade nossa senhora do Perpetuo Socorro no município de Abaetetuba-PA(2019-07-22) CARDOSO, Adriana Farias; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Sabe-se que qualquer alteração no meio aquático pode acarretar prejuízos a todo e qualquer ecossistema e um dos grandes desafios que as atuais e futuras gerações podem enfrentar seria diversas patologias acometidas por consumo de águas contaminadas. Desse modo, o presente artigo objetivou realizar um levantamento a partir de uma pesquisa de campo exploratória na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A pesquisa surgiu com base na problemática identificada com a observação e vivência em lócus (Situada na ilha Sirituba em Zona Rural no Município de Abaetetuba/PA), sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e pesquisa de campo com observações e entrevistas semiestruturadas para os moradores da comunidade. Os dados coletados através das entrevistas evidenciaram que a comunidade sofre com problemas associados com o consumo de água, apresentando coceiras, diarreias, dores no estômago, manchas no corpo e queda de cabelos. Esses sintomas segundo os entrevistados possivelmente podem está relacionados com o impacto socioambiental oriundo de diversos tipos de lixos despejados na fonte de onde é retirada a água para o consumo diário, além da proximidade com o pólo industrial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente(2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias de vidas e formação de uma comunidade camponesa: o caso da comunidade São Miguel de Murutinga em Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dilcilene Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560O presente trabalho tem como base o resgate e reconstituição da história de formação da Comunidade São Miguel de Murutinga, zona rural do município de Abaetetuba Pará. O objetivo é o incentivo aos estudantes, filhos de camponeses e comunidade em geral, do local pesquisado, a conhecerem a sua própria identidade, resgatando e valorizando suas raízes, mantendo presente a memória histórica da comunidade. Partimos metodologicamente de entrevistas abertas, com a indagação do surgimento da comunidade, filmagem em vídeo, fotos e também realizou-se uma caminhada histórica. O primeiro entrevistado foi o coordenador da comunidade, que indicou a Srª. Maria José, pessoa que teve essencial papel na fundação da comunidade junto ao seu irmão Manoel Sávio, e também foi a primeira catequista da mesma. Seguindo-se da indicação do padre Hilário Taplett, um dos fundadores da comunidade. E assim sucessivamente indicam dois senhores que foram sócios da cooperativa de arroz, um agricultor e uma professora aposentada, comtemplando a metodologia bola-de-neve (Bernard, 1995) onde os entrevistados surgem aleatoriamente a partir de indicação. Os relatos apontam que a Comunidade São Miguel de Murutinga passou por momentos de intensas mobilizações desde a sua formação comunitária, com a luta pela terra, educação, com a conquista da escola municipal, assim como da energia elétrica, e a criação da cooperativa de arroz que foi fundamental para o aspecto econômico da comunidade, que passou a ser considerada uma referência e reconhecida como a „ilustre‟ comunidade de Murutinga, que são considerados grandes conquistas e fonte de orgulho para os comunitários. E no momento presente as lutas continuam principalmente no aspecto econômico e organizacional com o fortalecimento da Agricultura Familiar. Portanto os resultados aqui apresentados são frutos da história oral, do reconhecimento da comunidade e de seus moradores enquanto algo de imensa importância carregado de valores e fundados na luta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Isso vem de uma aprendizagem”: discutindo o conceito de tecnologia a partir de diferentes olhares(2018-10-05) ABREU, Fernanda Abreu de; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410Objetivo deste trabalho é apresentar algumas definições conceituais sobre o termo “tecnologia” e analisar os usos e definições adotadas por agricultores familiares produtores de farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz). São inúmeras as ferramentas selecionadas e utilizadas durante o processo que vai desde a produção de mandioca até o transporte da farinha para os pontos de comercialização. A pesquisa empírica foi realizada na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Ramal do Abaetezinho, no município de Abaetetuba-PA. Foi feita pesquisa bibliográfica sobre o tema “tecnologia”, sendo fundamental o texto de Vieira Pinto (2005). Para o trabalho empírico, utilizamos a metodologia qualitativa, especialmente por meio de entrevistas, tendo sido entrevistados 08 (oito) agricultores de várias idades, homens e mulheres, sendo todos da própria comunidade. Como principais resultados, pode-se constatar a difusão do conceito de tecnologia entre os teóricos, e também, entre os agricultores, as noções são variadas, indo desde aqueles que percebem como tecnologias apenas aquilo que é produzido em processos industriais, até outros que entendem que suas próprias “invenções” são tecnologias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do curso de licenciatura em educação do campo na reconstrução do modo de vida camponês: a experiência da comunidade São Miguel de Murutinga, Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dielly Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560Esta monografia tem como objetivo descrever a contribuição da formação em Educação do Campo de Abaetetuba, no renascer da Agricultura Familiar na Comunidade São Miguel de Murutinga, a partir da construção de projetos realizados nesta comunidade. O presente trabalho descreve as situações que essa agricultura familiar vem enfrentando ao longo do tempo, bem como os principais fatores que influenciaram para o enfraquecimento e desestruturação do modo de vida camponês. Ressalta-se também, discussões sobre a perspectiva da formação do curso de Educação do campo visando o desenvolvimento rural, tendo como uma pequena experiência a realidade dos agricultores de Murutinga. A experiência parte, desde o ano de 2014 até o ano de 2018, referentes ao histórico da comunidade, participação em políticas públicas e parceria com diferentes instituições governamentais e não governamentais, a forma como os movimentos sociais começam a surgir e interagir na comunidade e como os diversos aspectos: econômicos, culturais, educacionais, etc., começam a acompanhar essa dinâmica através da luta dos agricultores familiares pela garantia de seus direitos. Deste modo, a metodologia utilizada foram pesquisas de campo do tipo qualitativas, com aplicações de questionários semi-estruturados, entrevista histórica. Como conclusão os resultados obtidos em relação a capacitação teórica e prática dos agricultores a respeito dos sistemas de produção, a reorganização social da comunidade, resgate da autonomia dos agricultores, participação de jovens nos processos de ensino e aprendizagem tanto em relação as práticas desenvolvidas nos lotes como no desenvolvimento de pesquisa pelos estudantes da comunidade visando alternativas sociais e econômicas, parceria com instituições municipais, estaduais e com representantes de cooperativas. Acrescentando sugestões e perspectivas, para futuras ações a serem trabalhadas e alcançadas na agricultura Familiar no município de Abaetetuba, como, um segundo passo para o desenvolvimento rural.