CCAST - Campus Universitário de Castanhal
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por Assunto "3D modeling"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um protótipo de realidade virtual: tour imersivo pelo prédio da FACOMP(2025-09-16) SOARES, Lucas dos Santos; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de tour virtual em ambiente 3D da Faculdade de Computação da UFPA, visando superar barreiras geográficas que dificultam o acesso de estudantes e interessados às suas instalações. A solução foi construída utilizando Blender, A-Frame e hospedagem no GitHub Pages, permitindo a exploração interativa diretamente em navegadores, sem necessidade de equipamentos especializados. Foram avaliadas as percepções de 20 discentes, que indicaram alta satisfação com a navegação e a fidelidade visual, evidenciando o potencial da aplicação para fins educacionais, culturais e institucionais. O processo de concepção e avaliação apontou como pontos fortes a autonomia na exploração do ambiente virtual, além de desafios relacionados a bugs em dispositivos móveis e à melhoria da qualidade gráfica. Como trabalhos futuros, recomenda-se aprimorar usabilidade, acessibilidade e desempenho, além de incorporar recursos multimídia para enriquecer a experiência imersiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Introdução à modelagem 3D com Blender: um estudo de caso aplicado para a facilitação do aprendizado de criação de objetos 3D, voltado para alunos de graduação(2023-12-19) CORREA, Beatriz Pinheiro; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389A modelagem 3D é uma área de grande expansão dentro de diversas profissões, pode auxiliar na visualização e entendimento de um projeto. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência à aplicação do minicurso inicial para facilitação do aprendizado de modelagem 3D, para alunos de graduação de diferentes áreas do conhecimento. A proposta foi embasada em pesquisas bibliográficas e experimentação utilizando o software open-source Blender, para identificação e validação de ferramentas iniciais de modelagem 3D. A metodologia deste trabalho apresentou uma revisão bibliográfica para identificação e validação das ferramentas utilizadas, a aplicação de formulário, para identificação de perfil e das áreas do conhecimento dos participantes, por fim a aplicação do minicurso com a proposta de criação de um objeto tridimensional.